
Segundo uma reportagem do Vice, os criminosos do país estão atrás de modelos do Nokia 8210, um celular lançado em 1999 que não tem GPS, Bluetooth ou WiFi. Isso torna o dispositivo praticamente impossível de rastrear com precisão.
Essa corrida por esse e outros celulares antigos tem ocorrido pelo fato de a polícia britânica estar utilizando técnicas bem avançadas para hackear smartphones de criminosos, obtendo informações sobre parceiros e rastreando sua localização. Esse avanço na ação da polícia aconteceu depois da criação da Nacional Crime Agency, que tem usado técnicas de espionagem para hackear iPhones, Androids e até celulares comuns vendidos atualmente.
Outra vantagem desse modelo da Nokia em específico é que ele tem uma bateria de alta duração, além de não possuir conexões muito comuns nos dias de hoje pelas quais a polícia poderia obter dados caso capturasse o dispositivo. O que ele tem de mais moderno é um sensor infravermelho que servia para transferir os contatos de um celular antigo para um novo quando o dono fizesse a troca.
Os traficantes de drogas britânicos não são os únicos que têm recorrido a aparelhos antigos para fugir da espionagem. Famosos norte-americanos como Rihanna já foram fotografados usando o icônico Motorola V3 depois dos escândalos do vazamento de fotos íntimas do iCloud. Fonte: Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário