A escola municipal Joaquim Barreto Lima, em Sobral, na região norte do Ceará, utiliza há três semanas a água de um canal aberto para preparar a merenda dos 220 estudantes.
“Eu coo a água num pano e boto pra ferver. Do mesmo jeito com a comida. Uso pra cozinhar, porque não tem outra pra gente usar”, afirma a cozinheira da instituição, Rosilene Ferreira.
Em 30 minutos no local, a equipe de reportagem da TV Verdes Mares flagrou um cachorro bebendo água dentro do canal, boiando, uma mulher lavando roupa e pessoas tomando banho.
A diretora da escola, Francisca Eurismar Ribeiro, nega o uso da água para o preparo de comida, mas confirma que falta água para os alunos. “[A comida] é feita com a água que gente pega com a vizinhança. Com a água do canal a gente lava as coisas”, disse.
Segundo a direção, a escola tem problemas com abastecimento quase todos os meses desde 2011. A Secretaria de Educação já foi acionada, mas não se posicionou sobre o assunto. Enquanto o problema não é resolvido, os estudantes se queixam do sabor da merenda escolar e preocupam os pais.
“O sabor é muito ruim, assim de ferrugem. Mas não tem jeito, a gente não vai passar fome”, disse o aluno João Paulo Vasconcelos. "Até cachorro morto jogam dentro do canal, não é pra utilizar essa água. Ela é pra irrigação", afirmou o agricultor José Mendes. Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário