Milhares de anos antes de inventarmos os CDs, os povos da antiguidade também armazenavam informações em discos. Isso levou um especialista a classificar o Disco de Phaistos o primeiro CD-ROM da história. As informações são do Daily Mail.
Gareth Owens, do Instituto Tecnológico Educacional de Creta, na Grécia, fez essa classificação devido à maneira como as informações estão dispostas no artefato. O Disco de Phaistos é uma misteriosa tábula circular com inscrições em espiral.
O objeto foi descoberto em 1908 no palácio de Phaistos, na Grécia, e desde então pesquisadores tentam decifrá-lo. Acredita-se que o disco, que tem cerca de 15 cm de diâmetro, tenha mais de 4.000 anos. O objeto é coberto de informações escritas com figuras dos dois lados e muitos especialistas acreditam que seu conteúdo deva ser lido de fora para dentro.
Owens disse ao site Archaeology News Network que o disco pode ser uma dedicatória a uma mãe. O pesquisador crê que um dos lados é dedicado a uma mulher grávida e o outro a uma mulher dando a luz.
O artefato é importante porque é da Creta Minoica, a primeira civilização letrada da Europa. Fonte: Com informações do R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário