Utilizando facas, pinças e instrumentos cirúrgicos, Brian Dettmer esculpe uma página de um livro de cada vez.
Nada dentro das enciclopédias antigas, revistas médicas, ilustração de livros, ou dicionários é realocado ou implantado, apenas removido.
Dettmer manipula as páginas e as bordas dos livros para formular suas esculturas. Ele também dobra, enrola, e empilha vários livros para criar formas esculturais completamente originais.
"Meu trabalho é uma colaboração com o material existente e seus criadores passados. As peças completas expõem novas relações de elementos internos do livro exatamente onde eles são descrito, assim como em sua concepção original", diz ele.
"A riqueza e a profundidade do livro é universalmente respeitada, mas muitas vezes não se sabe como o monopólio da forma e a relevância da informação desaparece com o tempo. O objetivo pretendido do livro acaba diminuindo e ele torna-se linear perante um mundo não-linear. Alterando sua forma física de informação e deslocando funções pré-concebidas, novos e inesperados papéis surgem", explicou o artista.
Dettmer é originalmente de Chicago, nos EUA, onde estudou em Columbia College. Ele atualmente vive e trabalha em Atlanta e seu trabalho é conhecido mundialmente.
Fonte: Mymodernmet Foto: Reprodução / Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário