Andrei Netto, correspondente/De Paris/Estadão Conteúdo/http://noticias.bol.uol.com.br
A França, um dos países com legislação mais conservadora em matéria de drogas no Ocidente, aprovou na quinta-feira (9), a entrada no mercado de Sativex, o primeiro remédio à base de maconha a ser liberado pela Agência Nacional de Segurança Medicamental (ANSM), órgão do Ministério da Saúde.
O spray bucal, fabricado pelo laboratório britânico GW Pharmaceuticals, é recomendado para esclerose múltipla.
A aprovação coloca a França no rol de 17 países da Europa e 22 do mundo que já adota o spray à base de maconha. A decisão do Ministério da Saúde não significa, porém, a entrada imediata da droga no mercado. As vendas só devem ser autorizadas a partir de 2015.
Até agora, a França dispunha apenas de uma brecha legal que permitia que cerca de uma centena de pacientes fossem tratados sob um regime especial e temporário de autorização. É o caso de pessoas que usam donabinol, derivado de cannabis que tem como indicação o combate a náuseas e vômitos em pacientes de quimioterapia. Mas a lei estipulava como condição que o medicamento só podia ser utilizado caso fosse a única opção de tratamento apropriado.
O uso não será previsto em casos de câncer terminal e ficará restrito a adultos homens, já que os princípios ativos podem se concentrar no leite materno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário