> TABOCAS NOTICIAS : Entenda a crise argentina

sábado, 25 de janeiro de 2014

Entenda a crise argentina

Em artigo na edição de hoje, o jornal O Estado de S. Paulo tenta explicar o estágio astual da crise argentina. Vale a pena ler.
Tendo garantido, há oito meses, que um dos princípios de sua política econômica era "cuidar do valor da moeda" e, por isso, aconselhava os que pretendiam se enriquecer à custa da desvalorização do peso a "esperar outro governo", a presidente argentina, Cristina Kirchner, nada teve a declarar nos últimos dias. Seu governo não terminou, mas o peso se desvalorizou vertiginosamente. A queda na quinta-feira foi a maior desde 2002, quando a Argentina estava mergulhada numa grave crise financeira e política. Só em janeiro, a desvalorização é de mais de 20%. Uma discreta intervenção do Banco Central no mercado oficial de câmbio evitou que a cotação do dólar ficasse acima de 8 pesos.
Numa variação que vem sendo interpretada como a medida da desconfiança com relação à política econômica do governo argentino, a desvalorização do peso no mercado paralelo já era muito forte e acabou chegando ao mercado oficial, diante da reação quase complacente do Banco Central à alta do dólar nos últimos dias.
Como a economia, o governo está em crise e sem apoio popular. CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário