Se você já utiliza o seu computador há alguns anos, já deve ter ouvido falar de como é necessário fazer uma desfragmentação periódica ao seu disco rígido, seja de técnicos ou em sites especializados, o importante é que a desfragmentação é uma parte fundamental para o bem-estar da sua máquina, por isso, aqui você irá saber o porque é importante, e principalmente, como fazer esta tarefa que é mais simples do que parece.
Se utiliza um disco SSD, atenção!
Se você usa um SSD, a desfragmentação deve ser evitada, pois os SSDs são muito rápidos e não se desgastam com a procura de arquivos fragmentados. Por isso, se realizarmos uma desfragmentação de um SSD, o ganho de velocidade será insignificante, além da mesma ser prejudicial para o disco rígido.
Porque fazer uma desfragmentação do disco rígido
Quando algum arquivo é apagado do HD, o espaço vazio que era ocupado pelo arquivo será utilizado para armazenar outro arquivo qualquer, mas se esse espaço for pequeno para o novo arquivo, o mesmo será dividido, ocupando assim vários pedaços vazios do HD. Agora imagine que isso acontece com cada programa que é desinstalado e com cada download que é apagado. Por isso, com o passar do tempo, o disco rígido terá que trabalhar cada vez mais para procurar cada fragmento dos arquivos a serem abertos e isto, a longo prazo, diminui o tempo de vida do disco. Basicamente, o que a desfragmentação do disco faz é, uma reorganização dos arquivos do seu HD, juntando todos os “pedaços” soltos de programas e reorganizando-os de seguida, tornando assim mais fácil a leitura de tais arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário