O Capital Intelectual significa a união das habilidades humanas, técnicas e conceituais já citadas há muito tempo nos primórdios da administração, a diferença é que hoje é explorado de uma maneira diferente, é explorado de maneira estratégica. Esse conjunto de habilidades é o que torna o profissional completo para o mercado globalizado.
As empresas hoje estão mais dispostas a investir em seu capital humano, pois tem ciência do quão vantajoso é investir em pessoas que tem o potencial de alavancar uma organização. O Capital Intelectual é adquirido com o tempo, e é a junção do conhecimento + habilidade + experiência adquirida, aspectos que dão base para melhor tomada de decisão nas organizações. É um recurso intangível e valioso, pois não se pode rouba-lo uma vez já adquirido, é exclusivamente seu. A maneira como você vai conduzir sua vida e carreira é que mede o nível de seu Capital Intelectual.
Três pontos importantes para o desenvolvimento do Capital Intelectual:
- Conhecimento: a chave para dar início ao desenvolvimento de suas habilidades, a busca pelo saber. Deve ser buscado dia após dia, acompanhando todas as mudanças existentes no meio.
- Saber Fazer: não basta ter conhecimento, é necessário coloca-lo em prática, da melhor maneira possível, utilizando as melhores ferramentas disponíveis, aquelas ferramentas e teorias que você aprendeu na 1° fase do conhecimento.
- Explorar suas habilidades: teste a si mesmo e desenvolva habilidades que você considera importante para crescer na sua vida pessoal e na vida profissional: liderança, comunicação, empatia, motivação, são exemplos de habilidades que todos devemos exercitar, independente da área profissional. Fonte: Administradores
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