O BC informou ainda que o fluxo cambial começou o ano no vermelho. Nos três primeiros dias de janeiro, o déficit estava em 480 milhões de dólares e, diante da expectativas de saídas contínuas, deve contribuir para manter o dólar valorizado.
O déficit no fluxo cambial de 2013 coincide com a forte valorização do dólar no Brasil, que acumulou alta de 15,11 por cento ante o real, diante do crescente pessimismo de investidores com o desempenho da economia brasileira e da possibilidade de mudança no programa de estímulos do Federal Reserve.
Em maio, o Fed deu os primeiros sinais de que poderia reduzir sua compra mensal de ativos de 85 bilhões de dólares, o que reduziria a liquidez internacional. O anúncio efetivo de corte aconteceu somente em dezembro, o que deixou os mercados nervosos durante todos esses meses.
Diante desse cenário, o BC iniciou em agosto passado forte programa de intervenção cambial através de leilões de contratos de swaps cambiais e de venda de dólares com compromisso de recompra.
O Brasil tem registrado forte déficit em transações correntes e que não tem sido mais financiado pelos investimentos produtivos vindos de fora.
O BC informou também que os bancos encerraram dezembro com posição cambial vendida de 18,124 bilhões de dólares, maior do que os 13,608 bilhões de dólares vistos em 16 de dezembro passado. http://br.reuters.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário