> TABOCAS NOTICIAS : Europeus se reúnem para discutir ação armada na Síria

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Europeus se reúnem para discutir ação armada na Síria


Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (que engloba 28 países) se reúnem hoje (6) em Vilnius (Lituânia) para discutir temas como política de segurança e defesa comum nas regiões do Norte da África e Médio Oriente. Os debates ocorrem no momento em que os líderes mundiais divergem sobre uma ação militar, liderada pelos Estados Unidos, na Síria.
A alta representante para os Negócios Estrangeiros [equivalente a ministra das Relações Exteriores] da União Europeia, Catherine Ashton, disse que não devem ser adotadas medidas, mas deve ser divulgada uma posição comum sobre a Síria. Por enquanto, entre os europeus apenas a França e o Reino Unido se declararam favoráveis à intervenção militar.
Nas conversas informais, os líderes europeus defendem que seja esperado o resultado do trabalho dos peritos das Nações Unidas sobre os ataques com armas químicas, no último dia 21, quando mais de 1.000 pessoas morreram.Para o chanceler de Portugal, Rui Machete, uma intervenção militar na Síria só deve ocorrer se houver autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse que o Brasil é contra a intervenção militar por acreditar que a solução para o fim do impasse deve ser por meio do diálogo e do consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário