247 – A arrancada mais surpreendente captada pelo Datafolha aconteceu no Recife. Na capital pernambucana, Geraldo Júlio, do PSB, disparou e saltou de 7% para 29%, empatando com o petista Humberto Costa. Sob as bênçãos do governador Eduardo Campos, tido como possível presidenciável em 2014, Geraldo Júlio surpreendeu até os mais otimistas entre os socialistas. E acendeu uma luz amarela no PT.
Recife foi uma cidade onde o partido cometeu algumas trapalhadas. Impediu a reeleição do atual prefeito, João da Costa, não respeitou o resultado das prévias e criou um ambiente favorável até à saída de um de seus principais quadros no Estado, Maurício Rands, que migrou para o PSB.
Lula encarou a questão como uma disputa pessoal com Eduardo Campos. E mergulhou de corpo e alma na campanha de Humberto Costa. Agora, vem sendo aconselhado a pisar no freio, para não sofrer uma possível derrota em Recife. Leia na coluna de Vera Magalhães, na Folha:
Freio Com a disparada de Geraldo Júlio (PSB) em Recife, empatando com Humberto Costa, setores do PT aconselham que Lula deve sair de cena por lá, para evitar que a eventual derrota seja lida como vitória de Eduardo Campos sobre o ex-presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário