Quantidade de aeroportos regionais deverá aumentar 55% até 2014, totalizando 200 aeródromos regionais em todo país, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC).
Para que o crescimento seja acompanhado por Mato Grosso neste período, os investimentos estimados em R$ 270 milhões já deveriam ter começado a ser aplicados, observa o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Chryssafidis.
Montante a ser aportado envolve 15 aeroportos regionais, localizados nos municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, São Félix do Araguaia, Sinop e Rondonópolis, por serem localidades mais atrativas aos turistas, visando a Copa do Mundo de 2014. No caso de Rondonópolis (aeroporto Maestro Marinho Franco), escolhido para servir de apoio ao aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande) durante os jogos da Copa, seriam necessários R$ 27 milhões para melhorar a infraestrutura. No entanto, a previsão é que sejam aplicados R$ 8 milhões.
Em todo país, pesquisa realizada pela Abetar identificou 175 aeroportos onde deveriam ser aplicados R$ 2,4 bilhões para adequar a infraestrutura e atender a previsão de demanda para os próximos 15 anos. "No entanto era preciso que o processo de execução execução destes investimentos tivesse começado este ano, porque inclui qualificar gestores na área de transportes em cada Estado da federação, não apenas investimentos em obras".
Apesar disso, o presidente da Abetar garante que o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, está empenhado em garantir a realização do projeto de expansão dos aeroportos regionais. "Ele é necessário para que daqui 10 ou 15 anos não estejamos discutindo a necessidade de um novo pacote de investimentos em aeroport os regionais". Na segunda-feira (25), Bittencourt declarou que os aeroportos regionais são prioridade e que os investimentos estão sendo discutidos com o governo.
Detalhamento dos investimentos necessários estão sendo feitos por meio do Plano de Aviação Regional. Atualmente há 129 aeroportos regionais em todo país.
Demanda - Com a expansão do setor aéreo, um dos problemas enfrentados pelas empresas tem sido a falta de profissionais qualificados para atuar nas funções. Por isso, algumas empresas estão inaugurando os próprios centros de formação. É o caso da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, como explica o diretor de Comunicação e Marca da empresa, Gianfranco Beting.
"Temos parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul para formação de pilotos e um centro de formação para atender 2,5 mil profissionais interessados em atuar na área". fonte: Gazeta de Cuiaba - Silvana Bazani
Para que o crescimento seja acompanhado por Mato Grosso neste período, os investimentos estimados em R$ 270 milhões já deveriam ter começado a ser aplicados, observa o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Chryssafidis.
Montante a ser aportado envolve 15 aeroportos regionais, localizados nos municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, São Félix do Araguaia, Sinop e Rondonópolis, por serem localidades mais atrativas aos turistas, visando a Copa do Mundo de 2014. No caso de Rondonópolis (aeroporto Maestro Marinho Franco), escolhido para servir de apoio ao aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande) durante os jogos da Copa, seriam necessários R$ 27 milhões para melhorar a infraestrutura. No entanto, a previsão é que sejam aplicados R$ 8 milhões.
Em todo país, pesquisa realizada pela Abetar identificou 175 aeroportos onde deveriam ser aplicados R$ 2,4 bilhões para adequar a infraestrutura e atender a previsão de demanda para os próximos 15 anos. "No entanto era preciso que o processo de execução execução destes investimentos tivesse começado este ano, porque inclui qualificar gestores na área de transportes em cada Estado da federação, não apenas investimentos em obras".
Apesar disso, o presidente da Abetar garante que o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, está empenhado em garantir a realização do projeto de expansão dos aeroportos regionais. "Ele é necessário para que daqui 10 ou 15 anos não estejamos discutindo a necessidade de um novo pacote de investimentos em aeroport os regionais". Na segunda-feira (25), Bittencourt declarou que os aeroportos regionais são prioridade e que os investimentos estão sendo discutidos com o governo.
Detalhamento dos investimentos necessários estão sendo feitos por meio do Plano de Aviação Regional. Atualmente há 129 aeroportos regionais em todo país.
Demanda - Com a expansão do setor aéreo, um dos problemas enfrentados pelas empresas tem sido a falta de profissionais qualificados para atuar nas funções. Por isso, algumas empresas estão inaugurando os próprios centros de formação. É o caso da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, como explica o diretor de Comunicação e Marca da empresa, Gianfranco Beting.
"Temos parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul para formação de pilotos e um centro de formação para atender 2,5 mil profissionais interessados em atuar na área". fonte: Gazeta de Cuiaba - Silvana Bazani
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