> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Palestras e atividades educativas na Semana das Hepatites Virais

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ITABUNA-BA: Palestras e atividades educativas na Semana das Hepatites Virais

A Coordenação Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais estará realizando no período de 21 a 25 de maio, a Semana da Hepatite, marcada por uma ampla programação de debates, palestras, oficinas e ações educativas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (73)3214-8209 ou (73)8866-3847.
A programação terá início na segunda-feira (21), às 19 horas,  com uma palestra no auditório do Sest/Senat para odontólogos, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde da região e pessoas da comunidade.
As atividades no período de 22 a 25 de maio incluem palestras e oficinas sobre o agravo e doenças sexualmente transmissíveis na própria Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS, para profissionais de salões de beleza, tatuadores e população em geral das 9 às 15 horas, além da oferta de testes rápidos de HIV e Hepatite C, e coleta de material para exame de Hepatite B.
A coordenadoraMaria Vitória Ramos Gonçalves explica que oobjetivo da campanha é capacitar profissionais de saúde, conscientizar e testar a população sobre as Hepatites Virais, uma vez que esse agravo é silencioso, podendo o vírus permanecer no organismo sem apresentar sintomas por até 20 anos.
Ela observa que a Hepatite B tem vacina, mas a Hepatite C não, o que aumenta a vulnerabilidade das pessoas em relação à doença: “A Hepatite pode ter cura se descoberta a tempo, mas também pode levar à morte se não tratada ou curada”.
Os exames e tratamentos são oferecidos gratuitamente pela rede de saúde pública do município através do Centro de Referência Júlio Brito, que disponibiliza de um infectologista e uma hepatologista para atendimento aos pacientes.
Vigília
Neste domingo (20), às 18 horas na Catedral de São José, a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS, realiza a Vigília das Velas, com celebração de  uma missa em memória das pessoas vitimadas da AIDS.
 Maria Vitória está convidando toda a população itabunense e de cidades circunvizinhas para que participem da celebração, com uma reflexão sobre a vida e história dos pacientes  que morreram. Texto: Kleber Torres Foto : Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário