Se você tem um nome simples, de fácil pronúncia, pode agradecer aos seus pais. Eles te deram mais chances de ganhar amigos e benefícios no ambiente de trabalho, de acordo com um estudo da Universidade de Melbourne e da Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram como a pronúncia dos nomes pode influenciar a impressão que as pessoas têm das outras.
De acordo com a pesquisa, o efeito que um nome fácil causa é muito mais positivo do que um nome difícil de falar. Esse fator levaria as pessoas de “bons nomes” a conquistar mais favorecimentos e promoções no trabalho. O mesmo vale para conquistar vagas de emprego – nomes simples costumam ficar na frente.
De acordo com a pesquisa, o efeito que um nome fácil causa é muito mais positivo do que um nome difícil de falar. Esse fator levaria as pessoas de “bons nomes” a conquistar mais favorecimentos e promoções no trabalho. O mesmo vale para conquistar vagas de emprego – nomes simples costumam ficar na frente.
“A pesquisa revelou que o efeito do nome não se deve apenas ao tamanho dele ou à sua sonoridade exótica ou incomum, mas ao quão fácil é a sua pronúncia”, afirmou Simon Laham, um dos autores do estudo, feito nos Estados Unidos com 500 primeiros e últimos nomes de advogados.
Segundo Adam Alter, co-autor da pesquisa, o efeito provavelmente também existe em outras indústrias e em muitos outros contextos. “As pessoas simplesmente não estão conscientes do sutil impacto que os nomes podem ter em seus julgamentos”, disse Alter.
O estudo sugere ainda que as ações de bolsas de valores com nomes simples tendem a ter uma performance mais positiva do que ações com nomes complexos.
Segundo Laham, os resultados poderiam nos ajudar a gerenciar melhor nossas escolhas, além de diminuir o preconceito e aprender a julgar de forma mais justa. Por Época NEGÓCIOS Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário