> TABOCAS NOTICIAS : Trump diz que não vai "demitir pessoas" por vazamento de plano de ataque

domingo, 30 de março de 2025

Trump diz que não vai "demitir pessoas" por vazamento de plano de ataque

Presidente dos Estados Unidos reiterou apoio à equipe de segurança nacional após escândalo de inclusão de jornalista em grupo com informações sigilosas
Donald Trump diz que não demitirá ninguém após vazamento de dados sigilosos. | Divulgação/Casa Branca
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou no sábado (29) que não demitirá ninguém de sua equipe por causa do vazamento de planos de sua gestão para um ataque aéreo contra os Houthis no Iêmen. As informações sigilosas, que poderiam colocar em risco militares americanos, foram enviadas num grupo de mensagens de aplicativo que, por engano, incluiu um jornalista.

"Eu não demito pessoas por causa de fake news e caças às bruxas”, disse Trump em entrevista à NBC News.

Ele também afirmou ter confiança em Mike Waltz, seu conselheiro de segurança nacional, e Pete Hegseth, seu chefe do Pentágono. Waltz adicionou acidentalmente Jeffrey Goldberg, editor da revista The Atlantic, a um grupo no aplicativo Signal onde altos funcionários estavam discutindo planos para atacar os Houthis.

Durante a conversa, Hegseth compartilhou detalhes de como o ataque ocorreria, antes de ele acontecer. Depois, a Atlantic publicou um artigo sobre essa troca interna de mensagens, causando choque no meio da segurança nacional.

Trump quer evitar repetir a rotatividade que marcou seu primeiro mandato. Mike Flynn, seu primeiro conselheiro de segurança nacional, foi forçado a deixar o cargo após poucas semanas, durante a fase inicial da investigação sobre a Rússia.

Quando perguntado se houve conversas sobre demitir Waltz, Trump foi enfático: “Nunca ouvi falar disso. E ninguém além de mim toma essa decisão, e eu nunca ouvi isso.”
Vazamento de dados sigilosos

A revista norte-americana The Atlantic revelou a existência de um grupo de mensagens no aplicativo Signal, onde altos funcionários do governo Trump discutiram detalhes operacionais de um ataque ao Iêmen.  Leia tudo AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário