> TABOCAS NOTICIAS : Como substituir o álcool 70% líquido após proibição da venda em supermercados

terça-feira, 16 de abril de 2024

Como substituir o álcool 70% líquido após proibição da venda em supermercados

O uso do álcool 70% líquido se tornou comum para limpeza e desinfecção de ambientes depois da pandemia, mas com a proibição do produto pela Anvisa, consumidores buscam soluções para substituir o produtor. Por Vitor Guerra / SNB

Segundo a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre as alternativas que podem suprir a ausência do álcool 70%, estão alvejantes contendo hipoclorito e desinfetantes de uso geral. Com informçaões de ND Mais

A comercialização do produto já era proibida há 20 anos devido ao alto grau de inflamabilidade, mas a agência reguladora flexibilizou as regras devido a pandemia do covid-19.

Proibido no Brasil
A partir do dia 30 de abril a venda livre do álcool 70% passa a ser proibida.

O produto é muito inflamável e pode trazer riscos durante o armazenamento e até mesmo manuseio.

Além disso, o produto pode causar ressecamento da pele e irritação em áreas sensíveis, como olhos.

Em nota, a agência ressaltou que a liberação da venda do álcool foi determinada por uma situação excepcional.

Muito usado para desinfetar ambientes durante a pandemia, o produto agora deverá ser substituído por outras opções.

Como substituir?
Na nota da Anvisa, a agência indica saneantes com ação antimicrobiana e desinfetante para uso geral.

Veja algumas opções que podem substituir o álcool líquido 70%:
Hipoclorito, água sanitária: mais conhecida como água sanitária, o hipoclorito serve para limpar superfícies reduzindo a contaminação por vírus, parasitas e bactérias. Ao utilizar o produto, é muito importante evitar o contato direto, uma vez que a água sanitária tem ação corrosiva e pode causar queimaduras.

Iodopovidona: a iodopovidona é um antisséptico poderoso, muito usado para desinfectar a pele de pacientes antes de cirurgia, ou até mesmo para limpar mãos e braços da equipe cirúrgica no pré-operatório. O produto impede a proliferação de microorganismos na pele e pode proteger feridas.

Quaternários de amônio: o quaternário de amônio é muito indicado para limpeza de locais que possam conter vírus. Podendo ser encontrado em bactericidas, desinfetantes comuns e semicríticos, fungicidas e agentes de controles de fungos e bolor, o produto é um dos que podem substituir o álcool 70% líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário