> TABOCAS NOTICIAS : O que é hipopotomonstrosesquipedaliofobia?

sexta-feira, 9 de junho de 2017

O que é hipopotomonstrosesquipedaliofobia?

Uma fobia, basicamente, é um medo ou aversão irracional que uma pessoa pode sentir a coisas que nem sempre lhe oferecem riscos.

Há uma enorme lista de fobias consideradas pela medicina e outras que conhecemos, mas que ainda não fazem parte da literatura médica. Algumas são bem conhecidas nossas, como a claustrofobia (medo de confinamento), aracnofobia (medo de aranhas) e pirofobia (medo do fogo).

Considerando que essas são fobias de grafia simples, o que você sabe sobre hipopotomonstrosesquipedaliofobia?Sendo a sexta maior palavra da língua portuguesa (ficando atrás de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose e anticonstitucionalissimamente), ela serve para designar uma fobia incomum.

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia, ironicamente, é o medo que algumas pessoas têm de pronunciar palavras grandes. Confira a etimologia deste termo:

– Hipopoto: do grego hippopoto, significa grande.
– Monstro: palavra latina para “monstruoso”.
– Sesquipedali: forma mutilada do latim sesquipedalian, que significa “palavra grande” (literalmente, “um pé e meio de largura” do latim).
– Fobia: “medo”.

Agora, se você tentou e não conseguiu pronunciá-la, saiba que existem alguns sinônimos mais simples para hipopotomonstrosesquipedaliofobia. São eles, equipedalofobia e sesquipedaliofobia. [ Super Curioso ] [ Fotos: Reprodução / Super Curioso ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário