> TABOCAS NOTICIAS : Festa cruzeirense acaba com morte e confusão com PM

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Festa cruzeirense acaba com morte e confusão com PM

Após o triunfo do Cruzeiro sobre o Vitória, por 3 a 1, em Salvador, na noite desta quarta-feira, que garantiu matematicamente o título de tricampeão brasileiro, uma grande quantidade de torcedores do clube se dirigiu para a Praça da Estação, na região central da capital mineira, para comemorar a conquista. A alegria, no entanto, não durou muito. De acordo com o Bom Dia Brasil, da TV Globo, um adolescente de 16 anos morreu depois de cair da carroceria de uma caminhonete. Além disso, policiais militares alegaram que houve um início de depredação a lojas e dispersou a multidão.

A Polícia Militar utilizou bombas de gás lacrimogênio, em alguns pontos da concentração. Houve correria entre os torcedores que comemoravam o título cruzeirense, inclusive crianças, idosos e mulheres. Muitas pessoas desistiram e, em pouco tempo, a Praça da Estação, tradicional local público para festas e shows em Belo Horizonte, estava esvaziada.

Logo após o término do jogo em Salvador, um grande número de cruzeirenses se concentrou na Praça Sete, outro ponto central e bastante utilizado para manifestações de diferentes naturezas, incluindo comemorações esportivas. De lá, a maioria dos torcedores celestes se dirigiu para a Praça da Estação, a dois quarteirões de distância.

Muitos torcedores que estavam na Praça da estação protestaram contra a ação da Polícia Militar, considerando que não havia depredações. Já a PM justificou a necessidade de ação para dispersar os mais exaltados pela prática de vandalismo.

Matheus Henrique, de 21 anos, disse que estava no local desde o início da comemoração e não viu nenhum tipo de confusão entre os torcedores e protestou contra a ação da polícia. "A PM não vai conseguir estragar a festa não. A gente está desde o final do jogo, estava tudo tranquilo, do nada começaram a soltar bomba e tacar gás tentando espantar a multidão, mas não vai conseguir não, nós vamos comemorar", afirmou o torcedor.

Ramon Oliveira, que estava no local há pouco tempo, se mostrou chateado com a confusão. "Acho uma sacanagem, desnecessário, eu pelo menos não via acontecer nada, pode ter acontecido mas eu não vi. Cheguei tem um 30 minutos, estava tudo ordeiro, não vou embora não, vou para onde a torcida for", ressaltou.

No entanto, o UOL Esporte viu algumas lojas depredadas na Avenida Amazonas, próximo à Praça da Estação, com portas arrombadas e alguns vândalos fazendo pequenos saques. Outros torcedores, revoltados com a ação da polícia, chutaram bancas de revistas, portas de lojas e a polícia, em grupo, tentava conter essa atitude. Tinha até fogo em alguns pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário