> TABOCAS NOTICIAS : EUA e Israel perdem direito de voto na Unesco

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EUA e Israel perdem direito de voto na Unesco

AFP - Agence France-Presse
Estados Unidos e Israel perderam automaticamente nesta sexta-feira seu direito de voto na Unesco, já que não apresentaram qualquer compromisso a respeito de sua contribuição financeira à organização, declarou à AFP uma fonte interna.

"Na lista de países que perderam seu direito de voto, estarão os Estados Unidos e Israel", declarou a fonte, que pediu para não ser identificada.

"Nenhum deles apresentou a documentação necessária esta manhã para evitar perder o direito de voto", acrescentou.

Os dois países cessaram de pagar sua contribuição depois da admissão da Palestina como Estado membro da Unesco, em 2011.

A saída dos Estados Unidos provocou uma grande crise financeira na organização, que perdeu 22% de seu orçamento, de 653 a 507 milhões de dólares.

Para compensar a perda, cerca de 300 funcionários correm o risco de perderem seu emprego. A agência da ONU empregava em 2012 1.200 pessoas na sede em Paris e em 900 outras cidades em todo o mundo.

Apesar dessas dificuldades, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, de nacionalidade búlgara, que conseguiu arrecadar 75 milhões de dólares para enfrentar a crise, foi reeleita no início de outubro.

"A lista de países que não terão mais direito de voto será anunciada provavelmente amanhã (sábado) em sessão plenária", indicou a mesma fonte na Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário