> TABOCAS NOTICIAS : 04 DE DEZEMBRO

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

04 DE DEZEMBRO

4 de Dezembro – Dia Nacional do Perito Criminal

perito_criminal
A Lei número 11.654, de 15 de abril de 2008, institui o dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal.

Perito Criminal é o policial a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo.
O Perito Criminal estuda o corpo (ou objeto envolvido no delito), refaz o mecanismo do crime (para saber o que ocorreu), examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais, entre outras coisas. Nos estados onde a Polícia Científica é desvinculada da Polícia Civil, o Perito Criminal, na qualidade de detentor de autoridade científica, atua como Chefe de Polícia Científica. Mais em Fonte: Portal São Francisco / Wikipédia

4 de Dezembro – Dia do Trabalhador em Minas de Carvão – Miners’ Day

mineiros
O dia 04 de dezembro é conhecido mundialmente como o Dia do Trabalhador em Minas de Carvão. Esta data é celebrada com preces para Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. No Brasil, pouca gente celebra ou conhece o significado desta data.

Santa Bárbara viveu por volta do ano 300 D.C. na cidade de Nicomédia, na antiga região da Bitínia, Ásia Menor, hoje noroeste da Turquia. Bárbara nasceu em uma família rica e pagã, que adorava deuses greco-romanos. Conta-se que ela era uma moça tão bela e invejada, que quando seu pai precisou sair de viagem decidiu erguer uma torre e aprisioná-la em seu topo para que ninguém lhe fizesse nenhum mal. No topo da torre ele construiu uma sala de banho, para que ela não precisasse deixar o local nem para se banhar. As únicas entradas de luz da torre eram as duas janelas da sala de banho.
Durante o período em que esteve confinada, Bárbara entrou em profunda meditação e teve uma visão de Jesus Cristo, convertendo-se ao Cristianismo. Quando o pai pagão retornou de viagem, a filha havia aberto uma nova janela no topo da torre, e desenhado com seu próprio dedo uma cruz no mármore do piso da torre. Quando perguntou à filha o motivo das modificações, ela respondeu que havia se convertido ao Cristianismo, e que as três janelas eram para que fosse iluminada pela Santíssima Trindade. Além disso, o pai percebeu que Bárbara havia destruído todas as imagens dos santos pagãos que ele havia colocado na torre.  Mais em Fonte: Fagundes Construção e Mineração / Quiosque Azul / Our Calendar

Dia da Propaganda e Publicidade - 04 de Dezembro

O termo propaganda, do latim Propagare, quer dizer multiplicar, espalhar idéias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação oupensamento. Introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o fito de propagar a fé católica pelo mundo, a propaganda, tem como objetivo expressar e espalhar princípios e teorias.

A primeira propaganda

No início de 1800, época do Príncipe Regente, houve a abertura dos Portos e a fundação do jornal "Gazeta do Rio de Janeiro" onde foi publicado o primeiro anúncio. Nessa época, o texto dos anúncios não era muito importante e alguns nem tinham título, mostrando somente o nome do produto. Somente por volta de 1875, começaram a utilizar ilustrações e rimas nos anúncios.

A propaganda cresceu com a multiplicação de jornais e revistas, e surgiram também cartazes e painéis ao ar livre. A primeira agência de publicidade surgiu em São Paulo em 1913 e, nos anos 30, o rádio foi o meio de comunicação do momento. Os anos de 1941 a 45 foram anos de guerra e esse tema foi usado também nas propagandas.


Em 1950 surgiu a TV Tupi, sendo o primeiro canal de TV brasileiro e da América Latina. Nessa época, os comerciais eram ao vivo e ser garota-propaganda era um cargo de importância na televisão. Com a Constituição de 1988, foram criadas leis com restrições à propaganda que até os dias de hoje vem passando por modificações.

mundo estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aproveitado pela indústria do marketing.

Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da propaganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos, num saber-fazer que conduz e orienta sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados.

Políticos são muito preocupados hoje em dia com o seu marketing pessoal. A imagem do marketeiro político é cada dia mais presente em eleições. É sua responsabilidade gerenciar a figura pública dos políticos, a imagem de bom pai , de alguém muito envolvido com a família e preocupado com o povo. De http://www.portalescolar.net 


Dia do Pedicuro - 04 de dezembro

Embora grande parte dos pedicuros trabalhe como autônomo – sem registro em carteira – existem, segundo a Relação Anual de Informações Sociais de 2007 (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 599 profissionais registrados formalmente no mercado de trabalho, sendo a maior parte delas do sexo feminino, na faixa etária de 37 anos.

O pedicuro, ao contrário do podólogo, que faz análise profunda e clínica dos pés, cuida mais da parte visual. Segundo o Dicionário Aurélio, o pedicuro é aquele que se dedica aos cuidados ou embelezamento dos pés, tratando, aparando, polindo e esmaltando as unhas. É importante, todavia, que esse profissional respeite os critérios de higiene, esterilizando os objetos para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso.

A profissão é reconhecida como pedicure, calista ou pedicuro pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do MTE, sob o código 5161-40 e, apesar de existir dois projetos de lei em tramitação, ainda não existe uma lei ou decreto que regulamente o exercício da profissão. É um caso típico onde o exercício e a prática acabam formando o profissional e como o mercado de trabalho de pedicure é exclusivamente do setor privado, é importante que os profissionais se qualifiquem e usem isso como diferencial para atrair mais clientes.

A melhor homenagem que poderia oferecer a estes valorosos profissionais é indicar os melhores produtos para que sigam nos deslumbrando com o seu trabalho dedicado. Por mais talentoso que seja o profissional, ele precisa ter os equipamentos corretos. cortadores de unhas, tesouras especiais, kits de produtos de limpeza, lixas e alicates precisam estar sempre em dia, afiados e limpos.

Mas, como todo cuidado é pouco, sugiro que você tenha o seu próprio kitpara cuidar das unhas. Assim, você garante a qualidade e a segurança do processo, sem riscos para a sua saúde. De http://www.portalescolar.net


04 de dezembro - Dia do Orientador Educacional

O Orientador Educacional atua, principalmente, auxiliando o aluno nos aspectos sociais, individuais e profissionais, verificando suas aptidões, habilidades, qualidades e identificando também suas possíveis deficiências.

A profissão foi criada através da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.

Números do INEP

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), em 1999, dos 112.517 alunos matriculados nos cursos da área de educação, 2.823 se graduaram na habilitação Orientação Educacional.

Em relação ao Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, realizado pelo MEC, este ano a carreira de Pedagogia foi avaliada em 585 cursos. É a segunda carreira em termos de participação, atrás apenas de Administração, que teve 637 cursos analisados.

Quanto ao número de inscritos, foram 48.584 estudantes de Pedagogia, curso com o terceiro maior contingente de participantes, atrás deAdministração (49.412) e Direito (50.462).

O Provão avaliou 4.279 cursos e foi aplicado no último dia 10 de junho em mais de 500 municípios brasileiros, além do Distrito Federal. De http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário