> TABOCAS NOTICIAS : Luiz Gonzaga é o grande homenageado das festas juninas

sábado, 23 de junho de 2012

Luiz Gonzaga é o grande homenageado das festas juninas


No ano em que completaria 100 anos, o cantor e compositor Luiz Gonzaga é o grande homenageado das festas juninas do Nordeste do país. Por toda região, os eventos devem se estender até o mês de julho. As cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) costumam atrair mais de 2 milhões de pessoas. Na noite deste sábado (23), começam os festejos relativos ao Dia de São João (24 de junho).

Confira aqui o hotsite do Diario com a programação junina.

A edição 2012 do São João de Campina Grande vai até 1º de julho, para um público estimado em 2 milhões de pessoas. A festa terá shows com artistas locais, regionais e nacionais, apresentações de quadrilhas juninas, forró pé de serra e grupos folclóricos, além de literatura de cordel e culinária regional, entre outras atrações. A novidade do ano são as Reverências ao Rei do Baião, com a Casa de Gonzaga, uma réplica da residência onde ele morou em Exu, Pernambuco. Um dos destaques será a Cantoria de Viola no São João, com apresentações de consagrados repentistas, expressando com poesias, rimas e repentes uma das mais puras e criativas manifestações culturais do Nordeste.

De acordo com a prefeitura de Caruaru, a festa da cidade deve atrair cerca de 200 mil pessoas neste ano. A rede hoteleira já atingiu 100% de ocupação. Entre as atrações do evento estão Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró, Chiclete com Banana, Aviões do Forró entre outros. Os turistas também vão encontrar fogueiras, comidas típicas e exposições. Além disso, podem aproveitar para conhecer o Alto do Moura, maior centro de artes figurativas da América Latina, segundo a Unesco, local onde fica localizada a Casa-Museu do Mestre Vitalino. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.


João Pessoa e Olinda, em Pernambuco, também homenageiam Gonzagão. O São João de Olinda conta com festas de rua, como o Acorda Povo, promovido pelo Coco de Dona Ana Lúcia, que ocorre neste sábado. As festas na cidade são realizadas até 30 de junho, sempre a partir das 16h, com feirinha cultural, quadrilhas e grupos de forró. Em João Pessoa, a programação inclui mais de 50 apresentações até dia 29 de junho. Além de Luiz Gonzaga, a cidade homenageia Marinês, a rainha do xaxado.

Cuidados - O período de festas juninas exige atenção e cuidados. O governo do estado da Paraíba está realizando a campanha Marcas Que Ficam para Sempre, cujo objetivo é conscientizar vendedores e consumidores sobre os riscos das queimaduras relacionadas a fogos de artifícios e fogueiras. Somente no mês de junho do ano passado, a Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital de Trauma, em Campina Grande, atendeu 97 pessoas.

Estradas - O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, estará em Caruaru hoje para intensificar as ações da campanha de trânsito durante as festas de São João. A campanha, que tem o cantor Leonardo como protagonista, alerta os motoristas sobre os riscos de acidentes nas estradas e vias, neste período.

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF) aumentou a fiscalização na região. Na Paraíba, os esforços estão concentrados na cidade de Campina Grande e vão até a meia-noite do dia 1º de julho. Serão intensificadas as ações de fiscalização para coibir o consumo de álcool antes de dirigir e o excesso de velocidade. Para isso, serão utilizados bafômetros e radares móveis ao longo das rodovias federais que cortam o estado.

A PRF orienta que os motoristas, antes de pegar a estrada, façam uma revisão preventiva do veículo, verificando estepe, chaves de roda, farol, freios, limpador de para-brisas, entre outros. A documentação do veículo e do motorista também deve ser verificada.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário