> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE JUNHO

quarta-feira, 20 de junho de 2012

20 DE JUNHO

20 de Junho – Dia Mundial do Refugiado – World Refugee Day

O Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho, conforme resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000. A escolha coincide com a data em que se comemora o Dia do Refugiado Africano e representa um ato de solidariedade ao continente que abriga milhões de refugiados e tem mostrado tradicionalmente grande generosidade com os mesmos.
O Brasil abriga hoje mais de 3.500 refugiados de cerca de 60 países diferentes – a maioria deles (80%) vinda da África. A maioria dessa população se concentra em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A legislação brasileira sobre refúgio é considerada uma das mais modernas do mundo. Os refugiados oficialmente reconhecidos pelo governo federal recebem a proteção do Estado e têm todos os direitos e deveres que qualquer estrangeiro em situação regular no país – exceto direitos políticos e deveres militares. Fonte: Nações Unidas no Brasil / Altius Director

20 de Junho – Dia Nacional do Vigilante

O Dia Nacional do Vigilante é comemorado a cada 20 de junho, data da publicação da Lei número 7.102/1983, que reconheceu a qualificação profissional dos vigilantes.
A segurança privada nasceu em 1820 nos Estados Unidos, quando Allan Pinkerton organizou um grupo de homens para dar proteção ao então presidente Abrahan Lincoln. Desse modo criou a primeira empresa de segurança privada do mundo, a Pinkerton’s.
No Brasil, as empresas surgiram nos anos sessenta, devido ao aumento de assaltos a instituições financeiras, com o objetivo de proteger patrimônios e pessoas e realizar transporte de valores. Desde então surgiram os trabalhadores em segurança privada, sob várias denominações, como os vigias, guardiões, rondantes, fiscais de pátio, fiscais de piso e similares, que atuam em estabelecimentos industriais, comerciais ou residenciais. Mas essa categoria conhecida genericamente por “vigilante”, só ganhou qualificação profissional a partir de junho de 1983, quando a segurança privada foi regulamentada através da lei 7.102.
Assim auxiliadas, as empresas prestadoras de serviços de segurança puderam padronizar as normas de constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de segurança privada. Atualmente, existem no país cerca de duas mil empresas de segurança privada, que geram mais de quinhentos e oitenta mil postos de trabalho formais e diretos. Porém, com o aumento da criminalidade, o número cresce dia-a-dia. Fonte: Senado Federal / ETESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário