> TABOCAS NOTICIAS

.

.

sábado, 27 de junho de 2026

ITABUNA-BA: Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis espera dobrar meta no Ita Pedro – 2026

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna ( AACRRI) espera dobrar a meta estabelecida para o Ita Pedro – 2026. No 2º dia da festa, seus agentes, colabores e catadores independentes fizeram a coleta de um total de 2,057,000 quilos de materiais recicláveis como latas, garrafas PET e papelão na área de shows, quase o dobro da noite de abertura quando coletaram 1.631, 400 quilos.

Na sexta, houve a repetição do número de catadores da noite anterior, mas muitos não foram à base da AACRRI não tendo sido cadastrados. Na primeira noite foram mais de 60 catadores da associação e cerca de 90 avulsos, que receberam equipamentos de proteção e o direito ao café do início da noite e da manhã e um lanche reforçado na madrugada e ao espaço de convivência e puderam vender o material coletado a preço justo no final da noite de festa.

Entre os catadores avulsos, muitos são de outras cidades como Ilhéus, Itacaré e até da capital. “Por isso, o impacto social do Programa Recicla Itabuna é muito grande. A operação é organizada em equipes de trabalho nos turnos da noite e da manhã. Todos receberam estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentação, água potável e espaço para descans”, afirma o secretário de Relações Institucionais e coordenador do Programa, Rosivaldo Pinheiro.

Para ele, o Programa Recicla Itabuna é uma amostra da política pública de sustentabilidade da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), desde o fechamento do lixão, ainda em 2021, ao assumir o primeiro mandato. “A nossa expectativa é que no final de cada noite da festa no domingo, após os quatro dias e noite, seja recolhidas oito toneladas de materiais recicláveis que serão encaminhadas à Central de Triagem da AACRRI no Bairro Lomanto”, reafirmou Rosivaldo Pinheiro.

Austrália reforça bloqueio a redes sociais para menores de 16 anos

Governo australiano endurece regras contra redes sociais para adolescentes e avalia multas a plataformas que descumprirem a lei
Valdir Antonelli - olhardigital
Governo australiano prepara ações contra redes sociais como Instagram e YouTube por possível descumprimento da proibição a menores. – Imagem: Bangla press/Shutterstock
A Austrália decidiu intensificar a fiscalização da lei que proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos. A medida ocorre após o governo levantar dúvidas sobre a eficácia da regra, que já está em vigor há seis meses.

O movimento, explica a Reuters, também vem acompanhado da preparação de ações contra plataformas digitais que, segundo autoridades, podem não estar cumprindo integralmente as exigências estabelecidas no país.

Pressão aumenta sobre a lei das redes sociais
O primeiro-ministro Anthony Albanese afirmou que o objetivo é “blindar juridicamente” a legislação, fechando brechas e reduzindo as chances de contestação nos tribunais. A preocupação central é garantir regras mais sólidas diante de possíveis disputas legais.

O que queremos é garantir que as leis sejam o mais robustas possível e que resistam a quaisquer contestações judiciais que venham a surgir. Anthony Albanese, primeiro-ministro australiano, à Australian Broadcasting Corp.

Na prática, o governo também avalia ampliar o poder do comissário de eSafety, órgão responsável por fiscalizar a internet no país. A proposta é reforçar a capacidade de monitoramento e aplicação das regras.
Plataformas entram na mira de investigações

O plano australiano inclui investigações e possíveis processos contra redes sociais como Instagram, da Meta, e YouTube, do Google. A avaliação é de que parte dessas empresas pode não ter seguido integralmente a proibição.

A ministra das Comunicações, Anika Wells, afirmou que o governo se prepara para ações contra cinco grandes plataformas. Em caso de descumprimento comprovado, as multas podem chegar a 49,5 milhões de dólares australianos (cerca de 34 milhões de dólares americanos).

Entre os pontos mais sensíveis estão os sistemas de verificação de idade, que continuam sendo questionados por estudos recentes. Mais no olhardigital

E os penduricalhos ??

E os penduricalhos ??
É bom. É muito bom né.
Liberados, vamos à festa !

Inglaterra vence Panamá e passa como líder da sua chave

Em dia de Bellingham e Kane
Kane e Bellingham deram a liderança à Inglaterra  *  ANGELA WEISS / AFP / AFP / Profimedia
A Inglaterra venceu o Panamá por 2 a 0, neste sábado (27), pela 3ª e última rodada do Grupo L da Copa. A partida no MetLife Stadium, em Nova Jersey, teve gols de Bellingham e Harry Kane, que ultrapassou Gary Liniker como maior artilheiro inglês em Copas com 11 gols. A marca histórica veio com passe do meia do Real Madrid, melhor em campo com a nota 9,4.  Flashscore Notícias / Daniel Ottoni

Com o resultado, o Panamá fechou sua participação na Copa sem pontuar, longe da classificação e na lanterna da chave. A Inglaterra, que chegou a figurar na vice-liderança, prestes a enfrentar Portugal na 2ª fase, retomou a dianteira do grupo para fechar a presença na 1ª fase invicta, com 7 pontos.

A chave, após vitória da Croácia sobre Gana, teve os europeus na segunda posição, com os africanos terminando em 3°, também se classificando.

O Panamá chegou para o duelo sendo o único time da Copa que ainda não havia balançado as redes adversárias nesta Copa. O time da América Central terminou o torneio eliminado, mantendo a escrita negativa em sua participação.

Assim como em 2018, quando anotou um hat-trick contra este mesmo adversário, o atacante Harry Kane voltou a marcar, mas agora em menor proporção, chegando a três gols neste Mundial. O adversário da Inglaterra na 2ª fase da Copa ainda será definido.

Trinca deu pouco resultado no 1° tempo
Debaixo de chuva, a Inglaterra escalou um time com alterações, testando Rogers, Saka e Rashford na sua linha de meias.

Como esperado, a Inglaterra controlou o jogo contra um Panamá que se tentou se defender para explorar os espaços que aparecessem. Em rara chance no 1° tempo, Rodríguez fez Pickford trabalhar.

O goleiro panamenho Mosquera também foi bem quando exigido em tentativa de Rashford no lance de maior perigo da Inglaterra.

Aos 31 minutos, chegou para a Inglaterra a informação da vitória parcial da Croácia sobre Gana, com o time dos Balcãs assumindo a liderança para deixar os britânicos em segundo. O English Team insistiu em criar pelo meio, desperdiçando a tentativa de chegada pelos lados do campo em um 1° tempo de poucas emoções.

Brilho de Bellingham

Mortos por terremotos na Venezuela sobem para 1.430

Novo balanço foi divulgado pelo presidente da Assembleia Nacional; equipes de resgate seguem procurando desaparecidos entre os escombros
Caroline Vale / SBT
Equipes de emergência atuam no local de prédio desabado em Caracas após terremotos. | Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
A Venezuela registrou um novo aumento no número de vítimas dos terremotos que atingiram o país na última quarta-feira (24). Em declaração à mídia estatal venezuelana neste sábado (27), o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, informou que o total de mortos chegou a 1.430. O balanço anterior apontava 920 mortes.

Segundo ele, o governo venezuelano contabiliza 3.238 feridos, enquanto equipes de resgate buscavam por desaparecidos sob estruturas que desabaram após os tremores. Além disso, são 3.142 famílias afetadas pela tragédia.

"Elas estão recebendo assistência em abrigos montados nos sete estados. Em termos de assistência médica direta em nossos hospitais, foram realizados mais de 5.000 atendimentos", afirmou Rodríguez.

Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com menos de um minuto de diferença e provocaram destruição em diversas regiões do país. Os maiores danos foram registrados em La Guaira, declarada "zona de desastre" pelas autoridades venezuelanas. Também houve impactos em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua, Carabobo e Falcón.

Segundo o governo, centenas de edifícios foram danificados ou destruídos. As operações de resgate contam com o apoio de bombeiros, militares, voluntários e equipes internacionais, que enfrentam dificuldades causadas pelos danos à infraestrutura e pelas interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Enquanto as buscas prosseguem, autoridades e organismos internacionais alertam que o número de vítimas pode continuar aumentando nos próximos dias, à medida que novas áreas atingidas são acessadas pelas equipes de emergência.

Entre as vítimas fatais estão dois brasileiros, cuja morte foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O governo brasileiro enviou uma missão humanitária para auxiliar nos trabalhos de resgate e atendimento à população afetada.

Força Aérea Brasileira chega à Venezuela

Croácia vence Gana com drama e se garante no mata-mata da Copa do Mundo

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
A Croácia está mais uma vez no mata-mata da Copa  /  Peter Cziborra/Reuters
A Croácia venceu Gana por 2 a 1 neste sábado (27), na Filadélfia, e se garantiu na 2ª fase da Copa do Mundo com o resultado. Croatas e ganeses fizeram um jogo brigado e no final ficou tudo igual. Petar Sucic abriu o placar para uma pouco inspirada Croácia, que viu os adversários lutarem até conseguir o empate com Derrick Luckassen. Porém, com muito coração, Nikola Vlasic decidiu o jogo.

Medalhista nos últimos dois Mundiais, a Croácia chega ao mata-mata pela terceira Copa do Mundo consecutiva e quer manter o seu impressionante retrospecto no principal torneio do futebol. Os croatas disputaram a competição pela primeira vez em 1998 e chegaram ao menos na semifinal em metade das seis edições em que estiveram presentes.

Passando na 2ª colocação do Grupo L, a Croácia ainda não tem seu adversário definido para a 2ª fase, pois enfrentará o vice-líder do Grupo K, que será definido ainda neste sábado. Com a classificação atual, o rival dos croatas seria Portugal.

Gana, apesar da derrota, também se classificou via terceiros melhores colocados. A seleção africana se garantiu graças a vitória sobre Panamá e o empate diante da Inglaterra. Essa é a terceira vez que os ganeses vão ao mata-mata de uma Copa do Mundo, a primeira em 16 anos.

Classificada como uma das terceiras melhores seleções colocadas, Gana ainda não tem um adversário definido. Porém, com o cenário atual, a Colômbia é o rival mais provável neste momento.

Croácia sempre viva
A etapa inicial foi marcada por intensidade física, mas pouco brilho ofensivo entre as duas seleções. Em meio a ataques sem muita criatividade. Depois da pausa para hidratação, Gana cedeu espaço na entrada da própria área, e a Croácia não desperdiçou. Petar Sucic acertou um chute de longe, rasteiro, para abrir o placar. Mais no flashscore

CAIRÚ-BA: Corpo de mulher desaparecida há uma semana é encontrado em Morro de São Paulo

Corpo de Verônica foi localizado parcialmente enterrado em área ligada ao suspeito da intermediação de um terreno
Foto: reprodução
Uma mulher identificada como Verônica, moradora de Morro de São Paulo, em Cairu, que estava desaparecida há uma semana, foi encontrada morta na quinta-feira (25). O corpo foi localizado parcialmente enterrado em uma área da comunidade.

Segundo informações do Aratu On, Verônica desapareceu após discutir com um homem durante uma cobrança relacionada à devolução do dinheiro pago por um terreno. O corpo foi encontrado nos fundos de um terreno ligado ao suspeito da intermediação do imóvel.

De acordo com a Polícia, o suspeito deixou a ilha após o desaparecimento e ainda não foi localizado. A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte, a autoria e a motivação do crime. Até o momento, não há confirmação de prisões.

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV na Copa

CazéTV afirmou que realizou ajustes na forma de exibição das publicidades de casas de apostas após receber críticas de parte do público
Liminar busca interromper imediatamente peças consideradas potencialmente incompatíveis com as regras de publicidade responsável | Divulgação
Exame.com / SBT - O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou, em caráter liminar, a suspensão de ações publicitárias de casas de apostas, as chamadas bets, exibidas durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026 pela CazéTV. A medida foi assinada na sexta-feira, 26, pelo conselheiro relator Luiz Celso de Piratininga Jr. e busca interromper imediatamente peças considerada potencialmente incompatíveis com as regras de publicidade responsável.

A decisão tem natureza cautelar e foi adotada antes da abertura de um processo formal no Conselho de Ética do Conar. Segundo o órgão, a urgência da medida decorre da necessidade de evitar a continuidade de práticas que podem contrariar o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), enquanto o mérito do caso ainda é analisado.

No centro da apuração estão ações de merchandising realizadas durante as transmissões esportivas, nas quais narradores e comentaristas apresentavam ofertas de apostas em tempo real, destacando odds, indicadores numéricos que representam a probabilidade estimada de um evento acontecer e potencial de ganho, para lances específicos das partidas.

O Conar avalia se esse formato pode estimular apostas impulsivas e induzir o público a uma percepção equivocada sobre as chances reais de ganho.

No despacho, o relator afirma que a associação entre comentários esportivos e as apostas imediatas pode comprometer a clareza da comunicação comercial e confundir o consumidor sobre a probabilidade de sucesso nas apostas. O documento também aponta possíveis falhas na identificação das inserções como publicidade, o que pode dificultar a distinção entre conteúdo editorial e conteúdo patrocinado.

Além da CazéTV, a liminar alcança as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO, que deverão ser notificadas pelo órgão. O Conar concedeu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem quais providências foram adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo medidas voltadas à proteção do público infantojuvenil.

Embora não tenha poder de aplicar multas ou outras sanções legais, o Conar pode recomendar a suspensão, alteração ou retirada de campanhas publicitárias. Suas decisões, em geral, são acatadas pelas empresas do mercado.

Governo prepara novas restrições às bets
A decisão do Conar amplia a pressão regulatória sobre a publicidade de apostas esportivas durante a Copa do Mundo. Nesta semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, também instaurou uma investigação para apurar possíveis irregularidades nas campanhas de casas de apostas exibidas durante as transmissões da CazéTV.

A Senacon pretende analisar se as peças respeitaram as regras previstas na legislação brasileira, que proíbem mensagens capazes de incentivar o consumo impulsivo, sugerir ganhos fáceis ou minimizar os riscos financeiros das apostas esportivas. Caso sejam identificadas infrações ao Código de Defesa do Consumidor, o órgão poderá adotar medidas administrativas contra as empresas envolvidas.

O endurecimento da fiscalização também ocorre em paralelo à preparação de novas regras pelo governo federal para a publicidade do setor.

Também na sexta, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo deverá anunciar nos próximos dias novas exigências para propagandas de casas de apostas. Entre as medidas estudadas está a inclusão obrigatória de alertas sobre os riscos das apostas, em formato semelhante aos avisos presentes em propagandas de cigarros e bebidas alcoólicas.

Segundo o ministro, as novas obrigações deverão alcançar tanto as plataformas de apostas quanto os veículos de comunicação que exibem esse tipo de publicidade. Durigan também confirmou que a CazéTV e as empresas patrocinadoras já foram notificadas pelas autoridades em razão das campanhas exibidas durante a Copa do Mundo.

O que diz a CazéTV
Em nota ao portal F5, a CazéTV afirmou que realizou ajustes na forma de exibição das publicidades de casas de apostas após receber críticas de parte do público. Apesar das mudanças, o Conar entendeu que havia elementos suficientes para conceder a liminar e determinar a interrupção imediata das peças questionadas.

ITABUNA-BA: Multidão na 1ª noite do Ita Pedro 2026 confirma a celebração da cultura nordestina na maior festa de São Pedro do Brasil

A primeira noite do Ita Pedro 2026 confirmou a grandiosidade do Maior São Pedro do Brasil, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), e o envolvimento de todas as secretarias do município e dos Governos Estadual e Federal, além de empresas parceiras.

Nem mesmo com a chuva intermitente na madrugada durante parte da programação, o entusiasmo do público que compareceu em massa à Arena Zé Cachoeira, no Bairro Banco Raso, não diminuiu.
Todos puderam acompanhar grandes atrações como Gusttavo Lima, Pablo, Dorgival Dantas, Donas do Bar e Dilsinho Dantas, além de prestigiar artistas locais que também deram um verdadeiro espetáculo. A programação teve início por volta das 18 horas e o público já começava a chegar bem cedo para curtir a festa.

O pedreiro Miguel Gonçalves, morador do Bairro São Pedro, foi um deles. Chegou cedo na maior empolgação para ver o cantor Pablo, que se apresentou na madrugada “Estou muito feliz. Será a primeira vez que vou ver Pablo cantar”, disse emocionado.

Muito além da programação musical, a primeira noite do Ita Pedro evidenciou a ampla estrutura planejada pela FICC. A atuação integrada das forças de segurança pública, garantiu a segurança e o conforto do público durante toda a noite.

As equipes de saúde estiveram mobilizadas com postos de atendimento e suporte do SAMU-192 durante 24 horas, enquanto o Batalhão de Bombeiros Militares, as forças de segurança e os órgãos de trânsito trabalharam conjuntamente para assegurar uma festa tranquila e organizada.

A Vigilância Sanitária, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, os serviços de limpeza urbana, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a fiscalização da SESOP e SEDEC e demais secretarias municipais também atuaram de forma permanente para garantir o bom funcionamento do evento.

Prefeitura lança 'atestado de banho' para cidade encarar frio extremo em Santa Catarina

Por Folhapress
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Na Serra catarinense, a prefeitura de Lages usou o bom humor nas redes sociais com a divulgação de um "atestado de banho" para a população enfrentar, sem constrangimentos, temperaturas que chegaram a -1,8?°C na cidade.

Prefeitura de Lages 'libera' população de banho gelado. Em postagem bem-humorada, o time de comunicação nas redes sociais da prefeitura da cidade na serra catarinense liberou um atestado para "dispensa o banho devido às temperaturas muito baixas" até o fim do frio.

A iniciativa fez parte das ações da prefeitura para alertar a população sobre os cuidados necessários no inverno rigoroso. Em Lages, as mínimas ficaram abaixo de 0°C nos últimos três dias: -2,68?°C na quarta-feira, -1,84?°C na quinta-feira e -0,64?°C ontem.

Prefeitura reforçou ações de proteção social. A administração da cidade informou que escolas públicas foram autorizadas a permitir ausências sem prejuízo pedagógico. A gestão também ampliou os canais de atendimento a crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias e animais de estimação.

Defesa Civil tem equipes atuando à noite para aplicar sal nas vias, reforçar a sinalização e monitorar pontos propensos ao gelo. "As madrugadas ainda exigem atenção especial, principalmente nas áreas mais suscetíveis à formação de geada e de gelo", disse o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro. Mais no bahianoticias

Terremoto de magnitude 6 atinge Afeganistão

Tremor foi sentido em Cabul e também em regiões do Paquistão; até o momento, não há registro oficial de mortos, feridos ou danos materiais
SBT News, com informações da Reuters
Alerta do Centro Nacional de Sismologia | Reprodução
Um terremoto de magnitude 6 atingiu a região montanhosa de Hindu Kush, no Afeganistão, neste sábado (27), e foi sentido em diversas áreas do país, incluindo a capital Cabul, além de regiões do vizinho Paquistão. As informações são da agência Reuters.

Segundo a publicação, até o momento não há registro oficial de mortos, feridos ou danos materiais. De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), o tremor ocorreu a uma profundidade de 100 quilômetros, o que fez com que fosse sentido em uma área extensa.

Ainda segundo a Reuters, mais cedo neste sábado, um terremoto de magnitude 5,4 também foi registrado no Paquistão, de acordo com o EMSC. Não há indicação, até o momento, de que os dois eventos sísmicos estejam relacionados.

Parreira tem piora clínica e passará por cirurgia

Internado na UTI, o ex-técnico da Seleção Brasileira de 83 anos apresentou complicações clínicas
SBT News
Carlos Alberto Parreira em homenagem feita pelo Fluminense em 2024 | Divulgação/Fluminense F.C
O ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, apresentou uma piora no quadro clínico durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. Segundo boletim médico divulgado neste sábado (27), o treinador será submetido a uma cirurgia.

De acordo com o hospital, o paciente "apresentou complicações clínicas e será submetido a um procedimento cirúrgico, na via aérea superior, no final da tarde deste sábado".

O boletim médico acrescenta que, apesar das complicações, "no momento, ele encontra-se estável, mas necessitou ser sedado e voltou a respirar com auxílio de aparelhos".

Internação do ex-técnico
Internado desde o dia 16 de junho com um quadro de inflamação pulmonar, Parreira vinha apresentando sinais de melhora nos últimos dias. Em boletim anterior, divulgado na segunda-feira (22), o hospital informou que ele estava sob menor nível de sedação e respondia aos estímulos da equipe médica, embora permanecesse internado na UTI com inflamação pulmonar e insuficiência respiratória aguda.

ITABUNA-BA: Governo do Estado entrega novo ambulatório do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), fez a entrega do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães na manhã desta quinta-feira, dia 25. Na solenidade, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, representou o governador Jerônimo Rodrigues que cumpriu agendas em Barreiras, na zona oeste.

Segundo a secretária, a entrega do novo ambulatório representa mais uma ação do governo estadual em parceria com os municípios. “A gente esteve aqui há cerca de um ano e meio para a inauguração do novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, um investimento de R$ 56 milhões para ampliar leitos de UTI e de internamento e Centro Cirúrgico, e viu que tinha limitação quanto ao ambulatório”, recordou.

Ela acrescentou que “o hospital havia crescido, ganhou outro tamanho e complexidade e o ambulatório tinha apenas dois consultórios. Por isso, naquele ato, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a requalificação do ambulatório e sua ampliação para a instalação de 10 leitos de consultórios. Mais AQUI

Madrasta é condenada após morte de menina em máquina de lavar

A condenação foi proferida pela 1ª Vara Criminal de Cascavel em 24 de junho. Ainda cabe recurso e, por isso, Suzana poderá recorrer em liberdade.
Foto: Reprodução/TV Globo
A madrasta de Isabelly de Oliveira Assumpção, que morreu afogada em 2022 dentro de uma máquina de lavar em Cascavel (PR), foi condenada a 8 anos e 6 meses de prisão por abandono de incapaz com resultado em morte. A informação foi confirmada ao UOL pela defesa da ré, Suzana Bazar. Amaury Junior e Folha do Estado da Bahia

A condenação foi proferida pela 1ª Vara Criminal de Cascavel em 24 de junho. Ainda cabe recurso e, por isso, Suzana poderá recorrer em liberdade.

Isabelly tinha 3 anos quando morreu, em 7 de maio de 2022. No momento do afogamento, ela estava sob os cuidados da madrasta. A menina morava com a mãe e passava os fins de semana com o pai, na casa onde ele vivia com Suzana.

Segundo as investigações, Isabelly brincava com brinquedos dentro da máquina de lavar enquanto estava sobre um banco de plástico colocado em frente ao eletrodoméstico. Ela caiu no interior da máquina e se afogou. Em depoimento, Suzana admitiu ter colocado o banco no local, circunstância que embasou a condenação por negligência.

Homem é flagrado após retirar pacote com dinheiro falso em agência dos Correios na Bahia

Reprodução TV São Francisco
Um homem de 21 anos foi detido em flagrante, na quinta-feira (25), após retirar um pacote com dinheiro falso em uma agência dos Correios, na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Via G1

Segundo a Polícia Civil (PC), o suspeito, que não teve o nome divulgado, já era investigado pelo crime. As apurações apontam que ele iria repassar as cédulas durante os festejos de São Pedro do município, que começam nesta sexta (26).

Ao todo, foram contabilizadas dez notas de R$ 100, totalizando R$ 1 mil. O material foi encaminhado para a delegacia, onde o caso foi registrado.

O suspeito foi levado para a mesma unidade policial. Conforme apurou a TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia na região, depois de ser ouvido, ele foi liberado para responder em liberdade pelo crime de moeda falsa.

Atenção para o alistamento: O prazo termina na próxima terça-feira

Jovens que completam 18 anos devem regularizar a situação para evitar multas e problemas com documentos
Redação, João Lemes
Geral – O procedimento vale para os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 e pode ser feito de forma gratuita pela internet, no site oficial, ou diretamente na Junta de Serviço Militar da cidade. Para as mulheres, a inscrição é voluntária e também deve ser realizada dentro desse mesmo período.

Quem perder a data corre o risco de ficar em débito com o serviço e terá que pagar multa. A irregularidade pode travar a vida do jovem, impedindo a emissão de passaporte, a posse em cargos públicos, a matrícula em faculdades e a participação em concursos. A orientação das autoridades é para não deixar para a última hora, evitando congestionamentos no sistema ou filas de última hora nos órgãos oficiais.

ITABUNA-BA: Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e Prefeitura entregam nova feira do São Caetano

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e a Prefeitura de Itabuna, entregam nova feira do São Caetano na tarde desta quinta-feira, dia 25. Na solenidade, o titular da SEDUR – BA, Joaquim Belarmino Cardoso Neto, representou o governador Jerônimo Rodrigues que cumpriu agenda em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que tornou-se simbolicamente a capital da Bahia para homenagear a importância histórica do município na Independência do Brasil.

Ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD), da primeira-dama Andrea Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e do coordenador de obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Davi Soares Lyra, o secretário Joaquim Neto disse de sua felicidade em compartilhar emoções com os feirantes e consumidores dos mais de 25 bairros da região do São Caetano.

“Cheguei mais cedo e pude conversar com as pessoas que expressaram sua alegria pela entrega deste equipamento e me disseram de sua gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues”, discursou o titular da SEDUR BA, que também fez referências elogiosas ao ex-governador e ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, presente ao ato.

“Essa obra consumiu investimentos de mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado. São 208 boxes para frutas, carnes, cereais, dentre outros produtos hortigranjeiros construídos em um equipamento amplo e confortável que favorece todo o entorno e fortalece a economia. Antes, era um local insalubre, sujo e com riscos de desabamento da cobertura. Então, os feirantes e consumidores terão a partir de agora uma nova estrutura”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro caminhou entre a multidão que compareceu à solenidade de entrega tendo ao seu lado o deputado Paulo Magalhães e o ex-ministro Rui Costa. Ele destacou a importância do novo equipamento para a comunidade local e da própria cidade.

“É um momento muito especial para Itabuna que ganha o que me parece sua mais importante obra com capacidade de atrair novos consumidores e dinamizar a atividade dos feirantes. Fico feliz em fazer esta entrega e agradeço ao Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues e também ao ex-governador Rui pela sensibilidade em atender ao nosso pedido e autorizar o inicio desta obra”, disse Augusto Castro.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Roberto José da Silva, a entrega da nova feira do São Caetano representa muito para a cidade, cuja maioria da população sempre frequentou aquele espaço. “Com a feira reforma, ampliada e requalificada as pessoas voltarão a comprar produtos. “Hoje acontece a entrega à Prefeitura pelo Governo do Estado. Agora, vamos seguir os passos já traçados em reunião com os feirantes”, explicou.

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em 5,8%. Em 2025, o índice do trimestre encerrado em maio era 6,2%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, atingir a mínima histórica para o período indica que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”.

O levantamento aponta que o país tinha 6,1 milhões de desocupados, patamar considerado estável em comparação ao trimestre móvel terminado em fevereiro (6,2 milhões) e diminuição de 9,3% em relação ao ano anterior, quando eram 6,7 milhões.

A população ocupada ficou em 102,7 milhões no trimestre terminado em maio, 0,5% acima do período terminado em fevereiro (mais 558 mil pessoas).

PNAD
A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, sejam com ou sem carteira assinada, temporárias e por conta própria, por exemplo.

Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

RENDIMENTO

Cabo Verde se torna a menor nação do Mundo a disputar mata-mata de Copa

Seleção fez história ao conquistar a classificação
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Divulgação/Fifa
Cabo Verde fez história e está classificada ao mata-mata da Copa do Mundo pela primeira vez, logo em sua estreia no mundial. Além disso, o país se tornou a menor nação do planeta a disputar um mata-mata do Mundial.

Com pouco mais de 500 mil habitantes, Cabo Verde será o terceiro país menos populoso da história a disputar uma Copa do Mundo. O país é um arquipélago localizado na costa oeste da África, com aproximadamente 4 mil km² de extensão territorial.

Apesar da pequena população, estima-se que a diáspora cabo-verdiana seja muito maior. Segundo o jornal local Expresso das Ilhas, cerca de 1,5 milhão de cabo-verdianos vivem em diferentes partes do mundo, número que supera em muito a população residente no arquipélago.

Cabo Verde conquistou sua independência de Portugal em 1975. A seleção nacional iniciou sua trajetória internacional em 1978, conforme registros da Fifa. Em 2026, os Tubarões Azuis alcançaram um feito inédito ao garantir classificação para a primeira Copa do Mundo de sua história.

Desenrola: R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas pela Caixa

O Desenrola Famílias é destinado para pessoas físicas com rendimento mensal de até cinco salários-mínimos, e oferece condições especiais
Foto: Reprodução / Gov.br
Agência Brasil- A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta sexta-feira (26), que R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas através do programa Novo Desenrola Brasil. As dívidas tiveram desconto médio de 79,3%.

Desse total, R$ 460,66 milhões correspondem ao Desenrola Famílias, R$ 2 bilhões ao Desenrola Empresas e mais de R$ 3 bilhões ao Desenrola Fies. No Desenrola Rural, já foram renegociados cerca de R$ 3,5 milhões.

O Desenrola Famílias é destinado para pessoas físicas com rendimento mensal de até cinco salários-mínimos, e oferece condições especiais. Através do programa, clientes contam com juros de 1,99% ao mês, descontos de até 90% e prazos de 12 a 48 meses, com parcelas de R$ 50.

O programa contempla contratos firmados até 31 de janeiro de 2026 que apresentem atrasos entre 91 e 720 dias.

Aumento no endividamento e inadimplência
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os índices de endividamento e inadimplência têm avançado em 2026.

Google libera mudança de endereço do Gmail sem perda de dados

Opção já está disponível no Brasil; é recomendado fazer backup de mensagens antes da troca. Será possível mudar nome uma vez a cada 12 meses
Foto: Reprodução
O Google iniciou a liberação gradual de uma ferramenta que permite a usuários alterar o endereço principal de email do Gmail sem a necessidade de criar uma nova conta ou perder o histórico de mensagens e arquivos armazenados. A opção já está disponível no Brasil.  Folha do Estado da Bahia

Até então, quem desejava trocar o nome de usuário (a parte que antecede o “@gmail.com”) precisava abrir uma conta do zero e transferir manualmente os dados de serviços como Google Drive, Fotos e Agenda.

Com a atualização, o endereço antigo é automaticamente convertido em um email alternativo vinculado à mesma conta. Isso significa que o usuário continuará recebendo mensagens enviadas para o endereço anterior na mesma caixa de entrada e poderá utilizá-lo para fazer login nos serviços da empresa.

A mudança, no entanto, tem restrições. O Google limita a criação de novos endereços finais a uma vez a cada 12 meses, com um teto histórico de até três alterações por conta (totalizando quatro endereços diferentes ao longo do tempo). Uma vez criado o novo email, não é possível excluí-lo, mas o usuário pode reverter o endereço principal para o original a qualquer momento.

A novidade está sendo distribuída aos poucos e pode não estar disponível imediatamente para todos os perfis. Contas corporativas ou escolares (gerenciadas pelo Google Workspace) dependem de liberação dos administradores do sistema.

Abaixo, veja o passo a passo para verificar a disponibilidade do recurso e realizar a alteração no computador.

PASSO A PASSO
1. Verifique a disponibilidade
Acesse a página de configurações de email da Conta do Google (myaccount.google.com/google-account-email). No menu à esquerda, clique em “Informações pessoais”, vá até a seção “Email” e clique em “Email da Conta do Google”. Se a opção “Alterar email da Conta do Google” estiver visível, o recurso já está ativo para o seu perfil.

2. Atenção aos efeitos colaterais

‘Guru das Copas’ prevê eliminação do Brasil para o Japão e aposta em zebra histórica

Vini Jr, artilheiro do Brasil na Copa com quatro gols 
Divulgação: Rafael Ribeiro/CBF
O confronto entre Brasil e Japão pela fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026 ganhou um ingrediente extra fora das quatro linhas. Conhecido por ter acertado os campeões das últimas três edições do torneio, o economista alemão Joachim Klement projetou uma eliminação precoce da Seleção Brasileira justamente diante dos japoneses.  Correio24horas

A previsão foi divulgada meses antes do início do Mundial, quando o chaveamento ainda não estava definido. Na projeção, Klement apontou o Brasil como líder do Grupo C, cenário que acabou se confirmando, e indicou o Japão como adversário da equipe comandada por Carlo Ancelotti no primeiro duelo eliminatório.

Joachim Klement previu os campeões desde a Copa de 2014 Crédito: Reprodução/Redes sociais
Segundo o economista, a seleção japonesa reúne características que a colocam em condição de surpreender. “O Japão é uma equipe muito melhor do que muitas pessoas imaginam. É um time equilibrado, forte em todas as posições, sem superestrelas”, afirmou à época.

Klement classificou a possível eliminação brasileira como uma das maiores zebras da história da competição. Entre os argumentos apresentados pelo alemão estão vitórias recentes dos japoneses diante de seleções tradicionais, além do triunfo sobre o Brasil em amistoso disputado em 2025.

A metodologia utilizada pelo economista combina indicadores esportivos e socioeconômicos para projetar o desempenho das seleções. O modelo considera fatores como posição no ranking da FIFA, tamanho da população, PIB per capita, clima e tradição no futebol.

Morre a idosa que revelou o segredo da longevidade

A santa-mariense ficou conhecida ao revelar o segredo para viver mais de um século
Santa Maria – RS – (Região Central) – Rosa Joana da Silva Gracioli morreu na quinta-feira (25), aos 107 anos. A informação foi confirmada pelo filho Admar da Silva. Segundo a família, ela não resistiu a uma infecção urinária. O velório ocorre nesta sexta-feira (26), na Capela da Angelos Oeste. Rosa ganhou projeção neste ano ao emocionar milhares de pessoas com sua simplicidade e bom humor.

O segredo da longevidade
Poucos dias depois de completar 107 anos, Rosa recebeu a reportagem do Diário em casa. A resposta sobre o segredo da longevidade viralizou nas redes sociais. “Comer pouco, beber pouco e não fumar. Isso é o principal para uma pessoa ter saúde”, disse. O vídeo teve milhares de visualizações e transformou a aposentada em símbolo de vitalidade.

Mais de um século de história
Nascida em 26 de abril de 1919, no distrito de Três Barras, Rosa viu grandes mudanças ao longo da vida. Viúva havia mais de 30 anos, deixou quatro filhos, 10 netos, 18 bisnetos e dois trinetos. Gostava de acompanhar novelas, mantinha o bom humor e era torcedora apaixonada do Grêmio. Também fazia questão de cuidar da aparência, com os cabelos arrumados e as unhas pintadas. Fonte: Diário de Santa Maria

Aposta de R$ 3,50 em Salvador fatura R$ 1,6 milhão na Lotofácil

Lotofácil – Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Um jogo simples da Lotofácil, registrado por R$ 3,50 em uma casa lotérica do bairro de Valéria, em Salvador, acertou as 15 dezenas do concurso realizado nesta sexta-feira, 26. O bilhete baiano dividiu o prêmio principal com outras quatro apostas do país, cabendo a cada um dos ganhadores o montante de R$ 1.657.052,19.

As dezenas sorteadas no concurso de sexta-feira foram: 01 – 05 – 07 – 08 – 09 – 10 – 11 – 13 – 15 – 16 – 17 – 18 – 20 – 22 – 24.

Rateio completo por faixa de premiação
A Lotofácil realiza sorteios diários de segunda-feira a sábado. Os jogadores devem marcar de 15 a 20 números dentre os 25 disponíveis no volante, e os prêmios são distribuídos aos bilhetes que computarem de 11 a 15 acertos.

O balanço oficial de ganhadores e os respectivos valores pagos por faixa neste último concurso constam a seguir:

O próximo concurso da modalidade será sorteado na noite deste sábado (27), com estimativa de prêmio a ser atualizada pelas Loterias Caixa.

Sequência de sorte para o estado da Bahia
Este é o segundo dia consecutivo em que o prêmio principal da modalidade contempla o estado. Na noite de quinta-feira, 25, uma aposta realizada no município de Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), também cravou os 15 números sorteados e garantiu ao proprietário do bilhete um prêmio individual de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

Prefeito divide opiniões ao se disfarçar de pessoa em situação de rua: ‘Sentir na pele’

Prefeito passou cerca de 20 horas disfarçado como morador de rua
 Reprodução/ Instagram
O prefeito de Criciúma, em Santa Catarina, Vaguinho Espíndola (PSD), dividiu opiniões ao decidir viver por algumas horas a rotina de uma pessoa em situação de rua para compreender de perto os desafios enfrentados por essa população. Disfarçado, ele permaneceu cerca de 20 horas nas ruas da cidade sem ser reconhecido, nem mesmo pela própria família. Mais no Bnews

Durante a experiência, realizada no último dia 10 de junho, o prefeito contou que recebeu aproximadamente R$ 6 em esmolas enquanto estava em um semáforo. Além disso, moradores ofereceram café e alimentos. Em um dos momentos que mais o marcaram, a esposa e os filhos passaram por ele, mas não perceberam que se tratava do prefeito.

“Senti na pele o que é ser invisível”, afirmou Vaguinho em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a iniciativa teve como objetivo conhecer de forma mais profunda a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas a esse público.

A proposta inicial era permanecer 24 horas nas ruas, mas a ação foi interrompida após cerca de 20 horas, quando o prefeito acabou sendo identificado por uma equipe da assistência social do próprio município. Toda a experiência foi acompanhada por um fotógrafo da prefeitura.

“Foi uma experiência transformadora. Quis entender de perto o que essas pessoas enfrentam diariamente para que possamos desenvolver políticas públicas mais eficientes. Vivi situações que me impactaram profundamente”, relatou o prefeito.

Bahia rejeita proposta de 7 milhões de euros do Besiktas, da Turquia, por Ramos Mingo

Por Bia Jesus / Carlos Matos / BN
Foto: Catarina Brandão/EC Bahia
O Bahia recusou uma proposta de 7 milhões de euros (cerca de R$41,3 milhões) do Besiktas, da Turquia, pelo zagueiro Santiago Ramos Mingo. A diretoria tricolor optou por manter o defensor no elenco por considerá-lo uma peça importante para a sequência da temporada. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo Bahia Notícias.

A decisão reforça a estratégia do clube de priorizar o desempenho esportivo neste momento, mesmo diante de uma oferta significativa do mercado internacional.

Titular desde que chegou ao Bahia, em janeiro de 2025, Mingo se consolidou como um dos principais pilares do sistema defensivo da equipe. O zagueiro soma 72 partidas com a camisa tricolor e participou das campanhas dos títulos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, conquistados em sua primeira temporada pelo clube.

Primeiro avião da FAB com ajuda humanitária chega à Venezuela após terremotos

Missão brasileira leva equipes de resgate, médicos, cães farejadores e suprimentos para reforçar as operações nas áreas atingidas pela tragédia
Foto: Reprodução/Defesa Civil/FAB
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com ajuda humanitária às vítimas dos terremotos na Venezuela pousou na noite de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, em Maracay. A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar as operações de resgate e assistência no país vizinho.  Por: Metro1 

A aeronave KC-390 Millennium transportou médicos, cães farejadores, especialistas da Defesa Civil, bombeiros militares de diferentes estados e técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de equipamentos e suprimentos destinados às áreas mais afetadas pelos tremores.

O envio faz parte de uma operação coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, com apoio do Esquadrão Zeus, unidade da FAB especializada em transporte de tropas e missões humanitárias.

Ainda neste sábado (27), o governo brasileiro prevê o envio de uma segunda aeronave à Venezuela. O voo levará equipamentos para montagem de um hospital de campanha, medicamentos, materiais cirúrgicos e 100 purificadores de água movidos a energia solar para ampliar o atendimento às vítimas.

Os terremotos atingiram a costa norte da Venezuela na última quarta-feira (24), com magnitudes de 7,2 e 7,5 em um intervalo inferior a um minuto. Os abalos provocaram o desabamento de edifícios, destruíram parte da infraestrutura do país e foram considerados os mais fortes registrados na região em mais de um século.

Segundo o balanço mais recente das autoridades venezuelanas, ao menos 920 pessoas morreram e mais de 1.400 ficaram feridas. Entre as vítimas estão dois brasileiros. Equipes de resgate seguem trabalhando na busca por sobreviventes, enquanto o país recebe apoio humanitário de diversas nações.

Jaques Wagner assume relação com empresário baiano e ex-sócio do Banco Master

Senador nega ligação com empresa da nora e cita indiretamente empresa de consultoria de ACM Neto
bahia.ba/politica
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador baiano Jaques Wagner (PT) confirmou nesta sexta-feira (26) que mantém relação com o empresário baiano Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, durante entrevista concedida após deixar a liderança do governo no Senado. A mudança no comando da bancada ocorreu depois do senador virar alvo de operação da Polícia Federal (PF) envolvendo o Banco Master.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta senama, que a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para a função. Wagner voltou a negar irregularidades e afirmou que não possui qualquer vínculo com a empresa da nora, alvo das investigações.

O senador afirmou que conheceu Augusto Lima durante o processo de privatização da Cesta do Povo e disse que a PF tenta construir uma narrativa sem fundamento. “Conheci Augusto Lima no processo de privatização [do Cesta do Povo]. Criou-se uma relação. Sei que muita gente tem consultorias espalhadas pelo país. Eu poderia ter uma consultoria, não poderia? Não tenho. A Polícia Federal está construindo uma tese de que essa empresa da minha nora na verdade foi construída para me servir. Não tenho nada a ver com a empresa”, declarou.

Durante a entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Wagner também direcionou críticas ao pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), ao mencionar a empresa de consultoria.

Justiça solta dois suspeitos investigados pela morte da adolescente Thamiris

Decisão ocorre por ausência de provas; terceiro investigado permanece preso
Fotos: Reprodução/Redes sociais
A Justiça determinou a soltura de Rodrigo “Farinha” e Leandro, investigados por suposto envolvimento na morte da adolescente Thamiris, em Salvador. A decisão ocorreu após o fim da prisão temporária e devido a não ter elementos suficientes que comprovem a autoria da dupla no crime, ambos são liberador.

Um terceiro investigado continua preso por responder a outro processo relacionado à violência doméstica. Rodrigo “Farinha” havia sido preso novamente após o Ministério Público da Bahia (MPBA) recorrer de uma decisão que havia suspendido sua prisão.

Depois que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) restabeleceu a medida, ele se apresentou espontaneamente à Justiça e permaneceu custodiado na Polinter durante o período da prisão temporária. As investigações também passaram a considerar um celular que, segundo o processo, pertenceria à adolescente.

A defesa de Rodrigo informou que não foi comunicada previamente sobre a localização e apreensão do aparelho, mas afirmou esperar que o conteúdo do celular contribua para esclarecer o caso e identificar os verdadeiros responsáveis pelo crime. A investigação segue em andamento para esclarecer a morte de Thamiris e prender todos os envolvidos.

Ônibus exclusivos para mulheres, com motoristas femininas, deu certo em Maceió: pioneira

Rinaldo de Oliveira / SNB
Maceió, capital de Alagoas, é pioneira na implantação de ônibus exclusivos para mulheres com botão de pânico e motoristas femininas.  Foto: Ascom DMTT
Que avanço importante. Os ônibus exclusivos para mulheres, com motoristas femininas e botão de pânico, deram certo em Maceió, a primeira capital brasileira a adotar esse modelo como política pública permanente contra o assédio de passageiras nos coletivos.

O programa Massa Mulher, lançado há pouco mais de 2 meses, teve uma forte aprovação popular na capital de Alagoas, onde as mulheres representam 60% do total de usuários do sistema de transporte coletivo. As quatro linhas abertas exclusivamente para o público feminino tiveram 8 mil embarques logo na primeira semana e a prefeitura investiu em tecnologia.

Quando o botão de pânico é apertado, o dispositivo comunica imediatamente a polícia, em tempo real. Os ônibus rosa, como são conhecidos, também têm ar-condicionado (“Geladão”), entradas USB e espaço para cadeirantes.

Como funciona
O serviço funciona nos dias úteis. Leva e traz passageiras de bairros para o centro da cidade. O valor da passagem é exatamente o mesmo do transporte convencional da cidade:

Com cartão Vamu Cidadão: R$ $3,49, pagamento no crédito ou débito (aproximação): R$ $4,00 e estudantes têm Passe Livre utilizando o cartão Vamu Escolar.

O embarque é restrito a mulheres, crianças de até 12 anos acompanhadas por uma mulher, pessoas que se identificam com o gênero feminino e homens que estejam acompanhando mulheres com deficiência. Mais no sonoticiaboa

Venezuela registra novo terremoto de magnitude 4,9 após tragédia que deixou mais de 900 mortos



Tremor de magnitude 4,9 reacende temor da população, enquanto milhares de pessoas permanecem desaparecidas
Foto: Reprodução/X
Um novo terremoto de magnitude 4,9 foi registrado nesta sexta-feira (26) na Venezuela e voltou a ser sentido por moradores de Caracas e Maracay. Apesar de menos intenso que os tremores da última quarta-feira (24), o novo abalo aumenta a preocupação devido à fragilidade de prédios e estruturas já comprometidas pela tragédia. Por: Metro1

O país ainda enfrenta as consequências dos dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que atingiram a região norte da Venezuela com menos de um minuto de diferença. Os tremores, considerados os mais fortes registrados no país em mais de um século, deixaram um rastro de destruição na capital Caracas e no estado de La Guaira.

Segundo o balanço mais recente divulgado pelo governo venezuelano, o desastre já provocou 920 mortes e 3.360 feridos. As autoridades informaram ainda que pelo menos 172 pessoas continuam soterradas, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 50 mil pessoas estejam desaparecidas.

As equipes de resgate seguem em uma corrida contra o tempo para localizar sobreviventes durante a chamada "janela de ouro", período considerado crucial nas primeiras 72 horas após um terremoto. No entanto, os danos estruturais dificultam o avanço das operações.

Até o momento, o governo contabiliza danos em centenas de edifícios e mantém o estado de La Guaira sob forte controle das forças de segurança para facilitar os trabalhos de emergência e o transporte de vítimas. Paralelamente, engenheiros avaliam imóveis que permaneceram de pé para identificar riscos de novos desabamentos.

A tragédia também mobilizou uma ampla resposta internacional. Países como Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia e Espanha enviaram equipes de resgate, especialistas e ajuda humanitária para auxiliar no atendimento às vítimas e nas buscas por desaparecidos. As autoridades venezuelas mantiveram o alerta para novos tremores e orientam a população a evitar áreas consideradas de risco enquanto as inspeções continuam.

Votos no STF esvaziam tese sobre penduricalhos, dizem entidades

Por Gustavo Zeitel / Folhapress
Foto: Felipe Sampaio / STF
Entidades da sociedade civil avaliam que a tese do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre penduricalhos, formulada há apenas três meses, já sofre um processo de esvaziamento pelos próprios ministros da corte, resultado de uma cultura corporativista.

Nesta sexta-feira (26), os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino apresentaram um voto conjunto a fim de liberar parte dos penduricalhos que haviam sido rejeitados na decisão de março. Foram seguidos pelo presidente do tribunal, Edson Fachin, em julgamento que vai até terça-feira (30) no plenário virtual.

No voto, eles defendem a autorização do pagamento de adicionais como férias não usufruídas, plantões judiciais, licença-prêmio e verbas retroativas reconhecidas antes da tese do STF. Os valores ainda permanecem submetidos ao limite de 35% do vencimento básico do magistrado.

"É mais um passo para o enfraquecimento da tese do STF, que não foi suficiente para resolver a questão e, mesmo assim, está sendo mais fragilizada", diz Fernanda de Melo, especialista em relações governamentais da entidade República.org.

Em abril, já havia acontecido uma primeira flexibilização. Naquele mês, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou uma norma que previa a criação de novos penduricalhos, pagamentos extras que são usados para driblar o teto de R$ 46.366 do funcionalismo público.

ITABUNA-BA: ALOK TRANSFORMA O ITAPEDRO 2026 EM ESPETÁCULO DE MÚSICA, LUZES E TECNOLOGIA E LEVA MULTIDÃO À ARENA ZÉ CACHOEIRA

Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
A segunda noite do ItaPedro 2026 ficou marcada por um dos momentos mais esperados da festa. O DJ Alok levou uma verdadeira multidão à Arena Zé Cachoeira nesta sexta-feira (26) e protagonizou um espetáculo que uniu música eletrônica, tecnologia e emoção, fazendo o público vibrar do início ao fim da apresentação. 
Foto Gabriel Guedes | Ipolítica
Dono de sucessos que conquistaram as pistas de dança em diversos países, Alok apresentou um repertório repleto de hits internacionais e nacionais, transformando a arena em uma grande celebração. Com uma produção de alto nível, efeitos visuais e uma performance eletrizante, o artista fez milhares de pessoas cantarem e dançarem durante todo o show.
Foto Gabriel Guedes | Ipolítica
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o espetáculo de drones que iluminou o céu de Itabuna. A apresentação desenhou a imagem do escritor Jorge Amado, um dos maiores ícones da literatura brasileira e filho da região, bandeira da Bahia e a inscrição “Eu amo(em coração) Itabuna”, arrancando aplausos e emocionando o público presente.
Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
Outro destaque da apresentação foi a participação especial do cantor Zeeba, parceiro de Alok em músicas de grande sucesso. Juntos, os artistas interpretaram canções que ultrapassaram fronteiras e conquistaram milhões de ouvintes ao redor do mundo, elevando ainda mais a energia da Arena Zé Cachoeira.
Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
A combinação de tecnologia, efeitos visuais, música e interação com o público consolidou a apresentação como um dos pontos altos do ItaPedro 2026. A arena permaneceu completamente lotada durante o show, confirmando o enorme sucesso de público e reforçando o festival como um dos maiores eventos juninos do Brasil.  Confira a abertura do show de Alok no Itapedro.

ALCOBAÇA-BA: Campeonato Municipal de Futebol 2026 começa dia 12 de julho com rodada dupla