> TABOCAS NOTICIAS

.

.

sábado, 27 de junho de 2026

ITABUNA-BA: Multidão na 1ª noite do Ita Pedro 2026 confirma a celebração da cultura nordestina na maior festa de São Pedro do Brasil

A primeira noite do Ita Pedro 2026 confirmou a grandiosidade do Maior São Pedro do Brasil, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), e o envolvimento de todas as secretarias do município e dos Governos Estadual e Federal, além de empresas parceiras.

Nem mesmo com a chuva intermitente na madrugada durante parte da programação, o entusiasmo do público que compareceu em massa à Arena Zé Cachoeira, no Bairro Banco Raso, não diminuiu.
Todos puderam acompanhar grandes atrações como Gusttavo Lima, Pablo, Dorgival Dantas, Donas do Bar e Dilsinho Dantas, além de prestigiar artistas locais que também deram um verdadeiro espetáculo. A programação teve início por volta das 18 horas e o público já começava a chegar bem cedo para curtir a festa.

O pedreiro Miguel Gonçalves, morador do Bairro São Pedro, foi um deles. Chegou cedo na maior empolgação para ver o cantor Pablo, que se apresentou na madrugada “Estou muito feliz. Será a primeira vez que vou ver Pablo cantar”, disse emocionado.

Muito além da programação musical, a primeira noite do Ita Pedro evidenciou a ampla estrutura planejada pela FICC. A atuação integrada das forças de segurança pública, garantiu a segurança e o conforto do público durante toda a noite.

As equipes de saúde estiveram mobilizadas com postos de atendimento e suporte do SAMU-192 durante 24 horas, enquanto o Batalhão de Bombeiros Militares, as forças de segurança e os órgãos de trânsito trabalharam conjuntamente para assegurar uma festa tranquila e organizada.

A Vigilância Sanitária, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, os serviços de limpeza urbana, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a fiscalização da SESOP e SEDEC e demais secretarias municipais também atuaram de forma permanente para garantir o bom funcionamento do evento.

Prefeitura lança 'atestado de banho' para cidade encarar frio extremo em Santa Catarina

Por Folhapress
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Na Serra catarinense, a prefeitura de Lages usou o bom humor nas redes sociais com a divulgação de um "atestado de banho" para a população enfrentar, sem constrangimentos, temperaturas que chegaram a -1,8?°C na cidade.

Prefeitura de Lages 'libera' população de banho gelado. Em postagem bem-humorada, o time de comunicação nas redes sociais da prefeitura da cidade na serra catarinense liberou um atestado para "dispensa o banho devido às temperaturas muito baixas" até o fim do frio.

A iniciativa fez parte das ações da prefeitura para alertar a população sobre os cuidados necessários no inverno rigoroso. Em Lages, as mínimas ficaram abaixo de 0°C nos últimos três dias: -2,68?°C na quarta-feira, -1,84?°C na quinta-feira e -0,64?°C ontem.

Prefeitura reforçou ações de proteção social. A administração da cidade informou que escolas públicas foram autorizadas a permitir ausências sem prejuízo pedagógico. A gestão também ampliou os canais de atendimento a crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias e animais de estimação.

Defesa Civil tem equipes atuando à noite para aplicar sal nas vias, reforçar a sinalização e monitorar pontos propensos ao gelo. "As madrugadas ainda exigem atenção especial, principalmente nas áreas mais suscetíveis à formação de geada e de gelo", disse o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro. Mais no bahianoticias

Terremoto de magnitude 6 atinge Afeganistão

Tremor foi sentido em Cabul e também em regiões do Paquistão; até o momento, não há registro oficial de mortos, feridos ou danos materiais
SBT News, com informações da Reuters
Alerta do Centro Nacional de Sismologia | Reprodução
Um terremoto de magnitude 6 atingiu a região montanhosa de Hindu Kush, no Afeganistão, neste sábado (27), e foi sentido em diversas áreas do país, incluindo a capital Cabul, além de regiões do vizinho Paquistão. As informações são da agência Reuters.

Segundo a publicação, até o momento não há registro oficial de mortos, feridos ou danos materiais. De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), o tremor ocorreu a uma profundidade de 100 quilômetros, o que fez com que fosse sentido em uma área extensa.

Ainda segundo a Reuters, mais cedo neste sábado, um terremoto de magnitude 5,4 também foi registrado no Paquistão, de acordo com o EMSC. Não há indicação, até o momento, de que os dois eventos sísmicos estejam relacionados.

Parreira tem piora clínica e passará por cirurgia

Internado na UTI, o ex-técnico da Seleção Brasileira de 83 anos apresentou complicações clínicas
SBT News
Carlos Alberto Parreira em homenagem feita pelo Fluminense em 2024 | Divulgação/Fluminense F.C
O ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, apresentou uma piora no quadro clínico durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. Segundo boletim médico divulgado neste sábado (27), o treinador será submetido a uma cirurgia.

De acordo com o hospital, o paciente "apresentou complicações clínicas e será submetido a um procedimento cirúrgico, na via aérea superior, no final da tarde deste sábado".

O boletim médico acrescenta que, apesar das complicações, "no momento, ele encontra-se estável, mas necessitou ser sedado e voltou a respirar com auxílio de aparelhos".

Internação do ex-técnico
Internado desde o dia 16 de junho com um quadro de inflamação pulmonar, Parreira vinha apresentando sinais de melhora nos últimos dias. Em boletim anterior, divulgado na segunda-feira (22), o hospital informou que ele estava sob menor nível de sedação e respondia aos estímulos da equipe médica, embora permanecesse internado na UTI com inflamação pulmonar e insuficiência respiratória aguda.

ITABUNA-BA: Governo do Estado entrega novo ambulatório do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), fez a entrega do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães na manhã desta quinta-feira, dia 25. Na solenidade, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, representou o governador Jerônimo Rodrigues que cumpriu agendas em Barreiras, na zona oeste.

Segundo a secretária, a entrega do novo ambulatório representa mais uma ação do governo estadual em parceria com os municípios. “A gente esteve aqui há cerca de um ano e meio para a inauguração do novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, um investimento de R$ 56 milhões para ampliar leitos de UTI e de internamento e Centro Cirúrgico, e viu que tinha limitação quanto ao ambulatório”, recordou.

Ela acrescentou que “o hospital havia crescido, ganhou outro tamanho e complexidade e o ambulatório tinha apenas dois consultórios. Por isso, naquele ato, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a requalificação do ambulatório e sua ampliação para a instalação de 10 leitos de consultórios. Mais AQUI

Madrasta é condenada após morte de menina em máquina de lavar

A condenação foi proferida pela 1ª Vara Criminal de Cascavel em 24 de junho. Ainda cabe recurso e, por isso, Suzana poderá recorrer em liberdade.
Foto: Reprodução/TV Globo
A madrasta de Isabelly de Oliveira Assumpção, que morreu afogada em 2022 dentro de uma máquina de lavar em Cascavel (PR), foi condenada a 8 anos e 6 meses de prisão por abandono de incapaz com resultado em morte. A informação foi confirmada ao UOL pela defesa da ré, Suzana Bazar. Amaury Junior e Folha do Estado da Bahia

A condenação foi proferida pela 1ª Vara Criminal de Cascavel em 24 de junho. Ainda cabe recurso e, por isso, Suzana poderá recorrer em liberdade.

Isabelly tinha 3 anos quando morreu, em 7 de maio de 2022. No momento do afogamento, ela estava sob os cuidados da madrasta. A menina morava com a mãe e passava os fins de semana com o pai, na casa onde ele vivia com Suzana.

Segundo as investigações, Isabelly brincava com brinquedos dentro da máquina de lavar enquanto estava sobre um banco de plástico colocado em frente ao eletrodoméstico. Ela caiu no interior da máquina e se afogou. Em depoimento, Suzana admitiu ter colocado o banco no local, circunstância que embasou a condenação por negligência.

Homem é flagrado após retirar pacote com dinheiro falso em agência dos Correios na Bahia

Reprodução TV São Francisco
Um homem de 21 anos foi detido em flagrante, na quinta-feira (25), após retirar um pacote com dinheiro falso em uma agência dos Correios, na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Via G1

Segundo a Polícia Civil (PC), o suspeito, que não teve o nome divulgado, já era investigado pelo crime. As apurações apontam que ele iria repassar as cédulas durante os festejos de São Pedro do município, que começam nesta sexta (26).

Ao todo, foram contabilizadas dez notas de R$ 100, totalizando R$ 1 mil. O material foi encaminhado para a delegacia, onde o caso foi registrado.

O suspeito foi levado para a mesma unidade policial. Conforme apurou a TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia na região, depois de ser ouvido, ele foi liberado para responder em liberdade pelo crime de moeda falsa.

Atenção para o alistamento: O prazo termina na próxima terça-feira

Jovens que completam 18 anos devem regularizar a situação para evitar multas e problemas com documentos
Redação, João Lemes
Geral – O procedimento vale para os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 e pode ser feito de forma gratuita pela internet, no site oficial, ou diretamente na Junta de Serviço Militar da cidade. Para as mulheres, a inscrição é voluntária e também deve ser realizada dentro desse mesmo período.

Quem perder a data corre o risco de ficar em débito com o serviço e terá que pagar multa. A irregularidade pode travar a vida do jovem, impedindo a emissão de passaporte, a posse em cargos públicos, a matrícula em faculdades e a participação em concursos. A orientação das autoridades é para não deixar para a última hora, evitando congestionamentos no sistema ou filas de última hora nos órgãos oficiais.

ITABUNA-BA: Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e Prefeitura entregam nova feira do São Caetano

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e a Prefeitura de Itabuna, entregam nova feira do São Caetano na tarde desta quinta-feira, dia 25. Na solenidade, o titular da SEDUR – BA, Joaquim Belarmino Cardoso Neto, representou o governador Jerônimo Rodrigues que cumpriu agenda em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que tornou-se simbolicamente a capital da Bahia para homenagear a importância histórica do município na Independência do Brasil.

Ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD), da primeira-dama Andrea Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e do coordenador de obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Davi Soares Lyra, o secretário Joaquim Neto disse de sua felicidade em compartilhar emoções com os feirantes e consumidores dos mais de 25 bairros da região do São Caetano.

“Cheguei mais cedo e pude conversar com as pessoas que expressaram sua alegria pela entrega deste equipamento e me disseram de sua gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues”, discursou o titular da SEDUR BA, que também fez referências elogiosas ao ex-governador e ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, presente ao ato.

“Essa obra consumiu investimentos de mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado. São 208 boxes para frutas, carnes, cereais, dentre outros produtos hortigranjeiros construídos em um equipamento amplo e confortável que favorece todo o entorno e fortalece a economia. Antes, era um local insalubre, sujo e com riscos de desabamento da cobertura. Então, os feirantes e consumidores terão a partir de agora uma nova estrutura”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro caminhou entre a multidão que compareceu à solenidade de entrega tendo ao seu lado o deputado Paulo Magalhães e o ex-ministro Rui Costa. Ele destacou a importância do novo equipamento para a comunidade local e da própria cidade.

“É um momento muito especial para Itabuna que ganha o que me parece sua mais importante obra com capacidade de atrair novos consumidores e dinamizar a atividade dos feirantes. Fico feliz em fazer esta entrega e agradeço ao Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues e também ao ex-governador Rui pela sensibilidade em atender ao nosso pedido e autorizar o inicio desta obra”, disse Augusto Castro.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Roberto José da Silva, a entrega da nova feira do São Caetano representa muito para a cidade, cuja maioria da população sempre frequentou aquele espaço. “Com a feira reforma, ampliada e requalificada as pessoas voltarão a comprar produtos. “Hoje acontece a entrega à Prefeitura pelo Governo do Estado. Agora, vamos seguir os passos já traçados em reunião com os feirantes”, explicou.

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em 5,8%. Em 2025, o índice do trimestre encerrado em maio era 6,2%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, atingir a mínima histórica para o período indica que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”.

O levantamento aponta que o país tinha 6,1 milhões de desocupados, patamar considerado estável em comparação ao trimestre móvel terminado em fevereiro (6,2 milhões) e diminuição de 9,3% em relação ao ano anterior, quando eram 6,7 milhões.

A população ocupada ficou em 102,7 milhões no trimestre terminado em maio, 0,5% acima do período terminado em fevereiro (mais 558 mil pessoas).

PNAD
A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, sejam com ou sem carteira assinada, temporárias e por conta própria, por exemplo.

Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

RENDIMENTO

Cabo Verde se torna a menor nação do Mundo a disputar mata-mata de Copa

Seleção fez história ao conquistar a classificação
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Divulgação/Fifa
Cabo Verde fez história e está classificada ao mata-mata da Copa do Mundo pela primeira vez, logo em sua estreia no mundial. Além disso, o país se tornou a menor nação do planeta a disputar um mata-mata do Mundial.

Com pouco mais de 500 mil habitantes, Cabo Verde será o terceiro país menos populoso da história a disputar uma Copa do Mundo. O país é um arquipélago localizado na costa oeste da África, com aproximadamente 4 mil km² de extensão territorial.

Apesar da pequena população, estima-se que a diáspora cabo-verdiana seja muito maior. Segundo o jornal local Expresso das Ilhas, cerca de 1,5 milhão de cabo-verdianos vivem em diferentes partes do mundo, número que supera em muito a população residente no arquipélago.

Cabo Verde conquistou sua independência de Portugal em 1975. A seleção nacional iniciou sua trajetória internacional em 1978, conforme registros da Fifa. Em 2026, os Tubarões Azuis alcançaram um feito inédito ao garantir classificação para a primeira Copa do Mundo de sua história.

Desenrola: R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas pela Caixa

O Desenrola Famílias é destinado para pessoas físicas com rendimento mensal de até cinco salários-mínimos, e oferece condições especiais
Foto: Reprodução / Gov.br
Agência Brasil- A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta sexta-feira (26), que R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas através do programa Novo Desenrola Brasil. As dívidas tiveram desconto médio de 79,3%.

Desse total, R$ 460,66 milhões correspondem ao Desenrola Famílias, R$ 2 bilhões ao Desenrola Empresas e mais de R$ 3 bilhões ao Desenrola Fies. No Desenrola Rural, já foram renegociados cerca de R$ 3,5 milhões.

O Desenrola Famílias é destinado para pessoas físicas com rendimento mensal de até cinco salários-mínimos, e oferece condições especiais. Através do programa, clientes contam com juros de 1,99% ao mês, descontos de até 90% e prazos de 12 a 48 meses, com parcelas de R$ 50.

O programa contempla contratos firmados até 31 de janeiro de 2026 que apresentem atrasos entre 91 e 720 dias.

Aumento no endividamento e inadimplência
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os índices de endividamento e inadimplência têm avançado em 2026.

Google libera mudança de endereço do Gmail sem perda de dados

Opção já está disponível no Brasil; é recomendado fazer backup de mensagens antes da troca. Será possível mudar nome uma vez a cada 12 meses
Foto: Reprodução
O Google iniciou a liberação gradual de uma ferramenta que permite a usuários alterar o endereço principal de email do Gmail sem a necessidade de criar uma nova conta ou perder o histórico de mensagens e arquivos armazenados. A opção já está disponível no Brasil.  Folha do Estado da Bahia

Até então, quem desejava trocar o nome de usuário (a parte que antecede o “@gmail.com”) precisava abrir uma conta do zero e transferir manualmente os dados de serviços como Google Drive, Fotos e Agenda.

Com a atualização, o endereço antigo é automaticamente convertido em um email alternativo vinculado à mesma conta. Isso significa que o usuário continuará recebendo mensagens enviadas para o endereço anterior na mesma caixa de entrada e poderá utilizá-lo para fazer login nos serviços da empresa.

A mudança, no entanto, tem restrições. O Google limita a criação de novos endereços finais a uma vez a cada 12 meses, com um teto histórico de até três alterações por conta (totalizando quatro endereços diferentes ao longo do tempo). Uma vez criado o novo email, não é possível excluí-lo, mas o usuário pode reverter o endereço principal para o original a qualquer momento.

A novidade está sendo distribuída aos poucos e pode não estar disponível imediatamente para todos os perfis. Contas corporativas ou escolares (gerenciadas pelo Google Workspace) dependem de liberação dos administradores do sistema.

Abaixo, veja o passo a passo para verificar a disponibilidade do recurso e realizar a alteração no computador.

PASSO A PASSO
1. Verifique a disponibilidade
Acesse a página de configurações de email da Conta do Google (myaccount.google.com/google-account-email). No menu à esquerda, clique em “Informações pessoais”, vá até a seção “Email” e clique em “Email da Conta do Google”. Se a opção “Alterar email da Conta do Google” estiver visível, o recurso já está ativo para o seu perfil.

2. Atenção aos efeitos colaterais

‘Guru das Copas’ prevê eliminação do Brasil para o Japão e aposta em zebra histórica

Vini Jr, artilheiro do Brasil na Copa com quatro gols 
Divulgação: Rafael Ribeiro/CBF
O confronto entre Brasil e Japão pela fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026 ganhou um ingrediente extra fora das quatro linhas. Conhecido por ter acertado os campeões das últimas três edições do torneio, o economista alemão Joachim Klement projetou uma eliminação precoce da Seleção Brasileira justamente diante dos japoneses.  Correio24horas

A previsão foi divulgada meses antes do início do Mundial, quando o chaveamento ainda não estava definido. Na projeção, Klement apontou o Brasil como líder do Grupo C, cenário que acabou se confirmando, e indicou o Japão como adversário da equipe comandada por Carlo Ancelotti no primeiro duelo eliminatório.

Joachim Klement previu os campeões desde a Copa de 2014 Crédito: Reprodução/Redes sociais
Segundo o economista, a seleção japonesa reúne características que a colocam em condição de surpreender. “O Japão é uma equipe muito melhor do que muitas pessoas imaginam. É um time equilibrado, forte em todas as posições, sem superestrelas”, afirmou à época.

Klement classificou a possível eliminação brasileira como uma das maiores zebras da história da competição. Entre os argumentos apresentados pelo alemão estão vitórias recentes dos japoneses diante de seleções tradicionais, além do triunfo sobre o Brasil em amistoso disputado em 2025.

A metodologia utilizada pelo economista combina indicadores esportivos e socioeconômicos para projetar o desempenho das seleções. O modelo considera fatores como posição no ranking da FIFA, tamanho da população, PIB per capita, clima e tradição no futebol.

Morre a idosa que revelou o segredo da longevidade

A santa-mariense ficou conhecida ao revelar o segredo para viver mais de um século
Santa Maria – RS – (Região Central) – Rosa Joana da Silva Gracioli morreu na quinta-feira (25), aos 107 anos. A informação foi confirmada pelo filho Admar da Silva. Segundo a família, ela não resistiu a uma infecção urinária. O velório ocorre nesta sexta-feira (26), na Capela da Angelos Oeste. Rosa ganhou projeção neste ano ao emocionar milhares de pessoas com sua simplicidade e bom humor.

O segredo da longevidade
Poucos dias depois de completar 107 anos, Rosa recebeu a reportagem do Diário em casa. A resposta sobre o segredo da longevidade viralizou nas redes sociais. “Comer pouco, beber pouco e não fumar. Isso é o principal para uma pessoa ter saúde”, disse. O vídeo teve milhares de visualizações e transformou a aposentada em símbolo de vitalidade.

Mais de um século de história
Nascida em 26 de abril de 1919, no distrito de Três Barras, Rosa viu grandes mudanças ao longo da vida. Viúva havia mais de 30 anos, deixou quatro filhos, 10 netos, 18 bisnetos e dois trinetos. Gostava de acompanhar novelas, mantinha o bom humor e era torcedora apaixonada do Grêmio. Também fazia questão de cuidar da aparência, com os cabelos arrumados e as unhas pintadas. Fonte: Diário de Santa Maria

Aposta de R$ 3,50 em Salvador fatura R$ 1,6 milhão na Lotofácil

Lotofácil – Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Um jogo simples da Lotofácil, registrado por R$ 3,50 em uma casa lotérica do bairro de Valéria, em Salvador, acertou as 15 dezenas do concurso realizado nesta sexta-feira, 26. O bilhete baiano dividiu o prêmio principal com outras quatro apostas do país, cabendo a cada um dos ganhadores o montante de R$ 1.657.052,19.

As dezenas sorteadas no concurso de sexta-feira foram: 01 – 05 – 07 – 08 – 09 – 10 – 11 – 13 – 15 – 16 – 17 – 18 – 20 – 22 – 24.

Rateio completo por faixa de premiação
A Lotofácil realiza sorteios diários de segunda-feira a sábado. Os jogadores devem marcar de 15 a 20 números dentre os 25 disponíveis no volante, e os prêmios são distribuídos aos bilhetes que computarem de 11 a 15 acertos.

O balanço oficial de ganhadores e os respectivos valores pagos por faixa neste último concurso constam a seguir:

O próximo concurso da modalidade será sorteado na noite deste sábado (27), com estimativa de prêmio a ser atualizada pelas Loterias Caixa.

Sequência de sorte para o estado da Bahia
Este é o segundo dia consecutivo em que o prêmio principal da modalidade contempla o estado. Na noite de quinta-feira, 25, uma aposta realizada no município de Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), também cravou os 15 números sorteados e garantiu ao proprietário do bilhete um prêmio individual de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

Prefeito divide opiniões ao se disfarçar de pessoa em situação de rua: ‘Sentir na pele’

Prefeito passou cerca de 20 horas disfarçado como morador de rua
 Reprodução/ Instagram
O prefeito de Criciúma, em Santa Catarina, Vaguinho Espíndola (PSD), dividiu opiniões ao decidir viver por algumas horas a rotina de uma pessoa em situação de rua para compreender de perto os desafios enfrentados por essa população. Disfarçado, ele permaneceu cerca de 20 horas nas ruas da cidade sem ser reconhecido, nem mesmo pela própria família. Mais no Bnews

Durante a experiência, realizada no último dia 10 de junho, o prefeito contou que recebeu aproximadamente R$ 6 em esmolas enquanto estava em um semáforo. Além disso, moradores ofereceram café e alimentos. Em um dos momentos que mais o marcaram, a esposa e os filhos passaram por ele, mas não perceberam que se tratava do prefeito.

“Senti na pele o que é ser invisível”, afirmou Vaguinho em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a iniciativa teve como objetivo conhecer de forma mais profunda a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas a esse público.

A proposta inicial era permanecer 24 horas nas ruas, mas a ação foi interrompida após cerca de 20 horas, quando o prefeito acabou sendo identificado por uma equipe da assistência social do próprio município. Toda a experiência foi acompanhada por um fotógrafo da prefeitura.

“Foi uma experiência transformadora. Quis entender de perto o que essas pessoas enfrentam diariamente para que possamos desenvolver políticas públicas mais eficientes. Vivi situações que me impactaram profundamente”, relatou o prefeito.

Bahia rejeita proposta de 7 milhões de euros do Besiktas, da Turquia, por Ramos Mingo

Por Bia Jesus / Carlos Matos / BN
Foto: Catarina Brandão/EC Bahia
O Bahia recusou uma proposta de 7 milhões de euros (cerca de R$41,3 milhões) do Besiktas, da Turquia, pelo zagueiro Santiago Ramos Mingo. A diretoria tricolor optou por manter o defensor no elenco por considerá-lo uma peça importante para a sequência da temporada. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo Bahia Notícias.

A decisão reforça a estratégia do clube de priorizar o desempenho esportivo neste momento, mesmo diante de uma oferta significativa do mercado internacional.

Titular desde que chegou ao Bahia, em janeiro de 2025, Mingo se consolidou como um dos principais pilares do sistema defensivo da equipe. O zagueiro soma 72 partidas com a camisa tricolor e participou das campanhas dos títulos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, conquistados em sua primeira temporada pelo clube.

Primeiro avião da FAB com ajuda humanitária chega à Venezuela após terremotos

Missão brasileira leva equipes de resgate, médicos, cães farejadores e suprimentos para reforçar as operações nas áreas atingidas pela tragédia
Foto: Reprodução/Defesa Civil/FAB
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com ajuda humanitária às vítimas dos terremotos na Venezuela pousou na noite de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, em Maracay. A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar as operações de resgate e assistência no país vizinho.  Por: Metro1 

A aeronave KC-390 Millennium transportou médicos, cães farejadores, especialistas da Defesa Civil, bombeiros militares de diferentes estados e técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de equipamentos e suprimentos destinados às áreas mais afetadas pelos tremores.

O envio faz parte de uma operação coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, com apoio do Esquadrão Zeus, unidade da FAB especializada em transporte de tropas e missões humanitárias.

Ainda neste sábado (27), o governo brasileiro prevê o envio de uma segunda aeronave à Venezuela. O voo levará equipamentos para montagem de um hospital de campanha, medicamentos, materiais cirúrgicos e 100 purificadores de água movidos a energia solar para ampliar o atendimento às vítimas.

Os terremotos atingiram a costa norte da Venezuela na última quarta-feira (24), com magnitudes de 7,2 e 7,5 em um intervalo inferior a um minuto. Os abalos provocaram o desabamento de edifícios, destruíram parte da infraestrutura do país e foram considerados os mais fortes registrados na região em mais de um século.

Segundo o balanço mais recente das autoridades venezuelanas, ao menos 920 pessoas morreram e mais de 1.400 ficaram feridas. Entre as vítimas estão dois brasileiros. Equipes de resgate seguem trabalhando na busca por sobreviventes, enquanto o país recebe apoio humanitário de diversas nações.

Jaques Wagner assume relação com empresário baiano e ex-sócio do Banco Master

Senador nega ligação com empresa da nora e cita indiretamente empresa de consultoria de ACM Neto
bahia.ba/politica
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador baiano Jaques Wagner (PT) confirmou nesta sexta-feira (26) que mantém relação com o empresário baiano Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, durante entrevista concedida após deixar a liderança do governo no Senado. A mudança no comando da bancada ocorreu depois do senador virar alvo de operação da Polícia Federal (PF) envolvendo o Banco Master.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta senama, que a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para a função. Wagner voltou a negar irregularidades e afirmou que não possui qualquer vínculo com a empresa da nora, alvo das investigações.

O senador afirmou que conheceu Augusto Lima durante o processo de privatização da Cesta do Povo e disse que a PF tenta construir uma narrativa sem fundamento. “Conheci Augusto Lima no processo de privatização [do Cesta do Povo]. Criou-se uma relação. Sei que muita gente tem consultorias espalhadas pelo país. Eu poderia ter uma consultoria, não poderia? Não tenho. A Polícia Federal está construindo uma tese de que essa empresa da minha nora na verdade foi construída para me servir. Não tenho nada a ver com a empresa”, declarou.

Durante a entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Wagner também direcionou críticas ao pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), ao mencionar a empresa de consultoria.

Justiça solta dois suspeitos investigados pela morte da adolescente Thamiris

Decisão ocorre por ausência de provas; terceiro investigado permanece preso
Fotos: Reprodução/Redes sociais
A Justiça determinou a soltura de Rodrigo “Farinha” e Leandro, investigados por suposto envolvimento na morte da adolescente Thamiris, em Salvador. A decisão ocorreu após o fim da prisão temporária e devido a não ter elementos suficientes que comprovem a autoria da dupla no crime, ambos são liberador.

Um terceiro investigado continua preso por responder a outro processo relacionado à violência doméstica. Rodrigo “Farinha” havia sido preso novamente após o Ministério Público da Bahia (MPBA) recorrer de uma decisão que havia suspendido sua prisão.

Depois que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) restabeleceu a medida, ele se apresentou espontaneamente à Justiça e permaneceu custodiado na Polinter durante o período da prisão temporária. As investigações também passaram a considerar um celular que, segundo o processo, pertenceria à adolescente.

A defesa de Rodrigo informou que não foi comunicada previamente sobre a localização e apreensão do aparelho, mas afirmou esperar que o conteúdo do celular contribua para esclarecer o caso e identificar os verdadeiros responsáveis pelo crime. A investigação segue em andamento para esclarecer a morte de Thamiris e prender todos os envolvidos.

Ônibus exclusivos para mulheres, com motoristas femininas, deu certo em Maceió: pioneira

Rinaldo de Oliveira / SNB
Maceió, capital de Alagoas, é pioneira na implantação de ônibus exclusivos para mulheres com botão de pânico e motoristas femininas.  Foto: Ascom DMTT
Que avanço importante. Os ônibus exclusivos para mulheres, com motoristas femininas e botão de pânico, deram certo em Maceió, a primeira capital brasileira a adotar esse modelo como política pública permanente contra o assédio de passageiras nos coletivos.

O programa Massa Mulher, lançado há pouco mais de 2 meses, teve uma forte aprovação popular na capital de Alagoas, onde as mulheres representam 60% do total de usuários do sistema de transporte coletivo. As quatro linhas abertas exclusivamente para o público feminino tiveram 8 mil embarques logo na primeira semana e a prefeitura investiu em tecnologia.

Quando o botão de pânico é apertado, o dispositivo comunica imediatamente a polícia, em tempo real. Os ônibus rosa, como são conhecidos, também têm ar-condicionado (“Geladão”), entradas USB e espaço para cadeirantes.

Como funciona
O serviço funciona nos dias úteis. Leva e traz passageiras de bairros para o centro da cidade. O valor da passagem é exatamente o mesmo do transporte convencional da cidade:

Com cartão Vamu Cidadão: R$ $3,49, pagamento no crédito ou débito (aproximação): R$ $4,00 e estudantes têm Passe Livre utilizando o cartão Vamu Escolar.

O embarque é restrito a mulheres, crianças de até 12 anos acompanhadas por uma mulher, pessoas que se identificam com o gênero feminino e homens que estejam acompanhando mulheres com deficiência. Mais no sonoticiaboa

Venezuela registra novo terremoto de magnitude 4,9 após tragédia que deixou mais de 900 mortos



Tremor de magnitude 4,9 reacende temor da população, enquanto milhares de pessoas permanecem desaparecidas
Foto: Reprodução/X
Um novo terremoto de magnitude 4,9 foi registrado nesta sexta-feira (26) na Venezuela e voltou a ser sentido por moradores de Caracas e Maracay. Apesar de menos intenso que os tremores da última quarta-feira (24), o novo abalo aumenta a preocupação devido à fragilidade de prédios e estruturas já comprometidas pela tragédia. Por: Metro1

O país ainda enfrenta as consequências dos dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que atingiram a região norte da Venezuela com menos de um minuto de diferença. Os tremores, considerados os mais fortes registrados no país em mais de um século, deixaram um rastro de destruição na capital Caracas e no estado de La Guaira.

Segundo o balanço mais recente divulgado pelo governo venezuelano, o desastre já provocou 920 mortes e 3.360 feridos. As autoridades informaram ainda que pelo menos 172 pessoas continuam soterradas, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 50 mil pessoas estejam desaparecidas.

As equipes de resgate seguem em uma corrida contra o tempo para localizar sobreviventes durante a chamada "janela de ouro", período considerado crucial nas primeiras 72 horas após um terremoto. No entanto, os danos estruturais dificultam o avanço das operações.

Até o momento, o governo contabiliza danos em centenas de edifícios e mantém o estado de La Guaira sob forte controle das forças de segurança para facilitar os trabalhos de emergência e o transporte de vítimas. Paralelamente, engenheiros avaliam imóveis que permaneceram de pé para identificar riscos de novos desabamentos.

A tragédia também mobilizou uma ampla resposta internacional. Países como Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia e Espanha enviaram equipes de resgate, especialistas e ajuda humanitária para auxiliar no atendimento às vítimas e nas buscas por desaparecidos. As autoridades venezuelas mantiveram o alerta para novos tremores e orientam a população a evitar áreas consideradas de risco enquanto as inspeções continuam.

Votos no STF esvaziam tese sobre penduricalhos, dizem entidades

Por Gustavo Zeitel / Folhapress
Foto: Felipe Sampaio / STF
Entidades da sociedade civil avaliam que a tese do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre penduricalhos, formulada há apenas três meses, já sofre um processo de esvaziamento pelos próprios ministros da corte, resultado de uma cultura corporativista.

Nesta sexta-feira (26), os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino apresentaram um voto conjunto a fim de liberar parte dos penduricalhos que haviam sido rejeitados na decisão de março. Foram seguidos pelo presidente do tribunal, Edson Fachin, em julgamento que vai até terça-feira (30) no plenário virtual.

No voto, eles defendem a autorização do pagamento de adicionais como férias não usufruídas, plantões judiciais, licença-prêmio e verbas retroativas reconhecidas antes da tese do STF. Os valores ainda permanecem submetidos ao limite de 35% do vencimento básico do magistrado.

"É mais um passo para o enfraquecimento da tese do STF, que não foi suficiente para resolver a questão e, mesmo assim, está sendo mais fragilizada", diz Fernanda de Melo, especialista em relações governamentais da entidade República.org.

Em abril, já havia acontecido uma primeira flexibilização. Naquele mês, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou uma norma que previa a criação de novos penduricalhos, pagamentos extras que são usados para driblar o teto de R$ 46.366 do funcionalismo público.

ITABUNA-BA: ALOK TRANSFORMA O ITAPEDRO 2026 EM ESPETÁCULO DE MÚSICA, LUZES E TECNOLOGIA E LEVA MULTIDÃO À ARENA ZÉ CACHOEIRA

Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
A segunda noite do ItaPedro 2026 ficou marcada por um dos momentos mais esperados da festa. O DJ Alok levou uma verdadeira multidão à Arena Zé Cachoeira nesta sexta-feira (26) e protagonizou um espetáculo que uniu música eletrônica, tecnologia e emoção, fazendo o público vibrar do início ao fim da apresentação. 
Foto Gabriel Guedes | Ipolítica
Dono de sucessos que conquistaram as pistas de dança em diversos países, Alok apresentou um repertório repleto de hits internacionais e nacionais, transformando a arena em uma grande celebração. Com uma produção de alto nível, efeitos visuais e uma performance eletrizante, o artista fez milhares de pessoas cantarem e dançarem durante todo o show.
Foto Gabriel Guedes | Ipolítica
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o espetáculo de drones que iluminou o céu de Itabuna. A apresentação desenhou a imagem do escritor Jorge Amado, um dos maiores ícones da literatura brasileira e filho da região, bandeira da Bahia e a inscrição “Eu amo(em coração) Itabuna”, arrancando aplausos e emocionando o público presente.
Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
Outro destaque da apresentação foi a participação especial do cantor Zeeba, parceiro de Alok em músicas de grande sucesso. Juntos, os artistas interpretaram canções que ultrapassaram fronteiras e conquistaram milhões de ouvintes ao redor do mundo, elevando ainda mais a energia da Arena Zé Cachoeira.
Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
A combinação de tecnologia, efeitos visuais, música e interação com o público consolidou a apresentação como um dos pontos altos do ItaPedro 2026. A arena permaneceu completamente lotada durante o show, confirmando o enorme sucesso de público e reforçando o festival como um dos maiores eventos juninos do Brasil.  Confira a abertura do show de Alok no Itapedro.

ALCOBAÇA-BA: Campeonato Municipal de Futebol 2026 começa dia 12 de julho com rodada dupla

Egito empata com Irã, avança em 2º e enfrentará Austrália no mata-mata

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
O Egito garantiu classificação direta e o Irã espera passar em 3º  /  Troy Wayrynen/Reuters
Egito e Irã empataram em 1 a 1 neste sábado (28), em Seattle, pela 3ª e última rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Já classificada no começo do jogo, a seleção egípcia até buscou a vitória para tentar a liderança, mas teve pela frente valentes iranianos que arrancaram o empate para sonhar com uma vaga. Mahmoud Saber abriu o placar e Ramin Rezaeian deixou tudo igual.

O empate teve um gosto agridoce para o Egito. Ao mesmo tempo que comemorou a classificação inédita ao mata-mata de uma Copa do Mundo, a seleção do norte da África pode lamentar não ter ficado com a liderança da chave. Os egípcios encerram a fase de grupos com uma vitória e dois empates.

O Egito já conhece o seu adversário na 2ª fase da Copa do Mundo e ele será a Austrália. A desvantagem desse confronto é muito provavelmente enfrentar a Argentina nas oitavas de final. A chave egípcia é também a mesma do Brasil, em um improvável encontro na semifinal.

O Irã não garantiu a sua classificação com o empate, mas tem ela com bem provável neste momento. Os iranianos somam 3 pontos e têm saldo 0, credenciais que devem sim garanrtir o vaga no mata-mata como um dos melhores terceiros colocados. Nesta posição, a seleção asiática tem altas chances de enfrentar a Suíça na 2ª fase. Mais no flashscore

Modelo matemático projeta eliminação do Brasil diante do Japão e movimenta debate antes do mata-mata

Economista alemão que ganhou notoriedade por previsões em Copas anteriores aponta zebra contra a Seleção
Sidnei Campos /  jornalfolhadoestado 
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A classificação da Seleção Brasileira para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026 trouxe confiança ao torcedor após o crescimento apresentado pela equipe ao longo da fase de grupos. No entanto, uma projeção internacional voltou a movimentar o debate sobre o futuro da equipe no torneio. Com informações Antenados/Jéssica Campos

Um estudo desenvolvido pelo economista alemão Joachim Clement, conhecido por utilizar modelos estatísticos para projetar cenários em Copas do Mundo, apontou que o Brasil pode ser eliminado pelo Japão já no primeiro confronto eliminatório da competição.

A projeção ganhou repercussão internacional por conta do histórico atribuído ao pesquisador, que ficou conhecido por análises que coincidiram com campeões das últimas edições do Mundial.

Segundo o levantamento, o Japão apareceria como responsável por uma das principais surpresas desta Copa ao interromper a caminhada brasileira antes das fases mais avançadas.

Como funciona a projeção
De acordo com a metodologia apresentada, o modelo utiliza diferentes indicadores para construir probabilidades de desempenho das seleções.

Entre os fatores considerados estão ranking internacional, indicadores econômicos, população dos países, histórico em Copas do Mundo, tradição esportiva e variáveis ligadas ao contexto competitivo.
Além disso, o estudo inclui elementos aleatórios justamente para tentar reproduzir situações comuns em grandes torneios, como lesões, suspensões, decisões de arbitragem e oscilações de desempenho.

O próprio autor do modelo reforça que o objetivo não é prever resultados exatos, mas indicar cenários com base em probabilidades estatísticas.

Brasil chega em alta para o confronto
Apesar da repercussão da projeção, o momento da Seleção Brasileira é diferente daquele retratado apenas pelos números.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti encerrou a fase de grupos na liderança da chave, apresentando evolução coletiva e desempenho consistente nos últimos compromissos.

O destaque brasileiro tem sido Vinicius Júnior, que chega ao mata-mata como um dos principais nomes do torneio e peça central do sistema ofensivo.

Do outro lado, o Japão confirmou classificação após empate diante da Suécia e mostrou organização tática, intensidade e eficiência para avançar ao mata-mata.

Decisão marcada para segunda-feira
Brasil e Japão entram em campo na próxima segunda-feira (29), no NRG Stadium, em Houston, em duelo eliminatório que promete atrair atenção mundial.

De um lado estará uma Seleção que busca manter vivo o sonho do hexacampeonato. Do outro, uma equipe japonesa que chega embalada pela possibilidade de escrever um dos capítulos mais marcantes de sua história.

Entre projeções matemáticas e previsões estatísticas, o futebol segue preservando aquilo que o tornou imprevisível: a bola rolando continua sendo o único fator capaz de confirmar qualquer cenário.

Nova espécie de aranha cria armadilha para lançar formigas ao ar

Foto: Reprodução/Professor Ajay Narendra et a
Pesquisadores identificaram uma nova espécie de aranha nas florestas do norte de Queensland, na Austrália, capaz de usar uma estrutura semelhante a uma catapulta para capturar formigas-verdes-arborícolas. O aracnídeo, do gênero Propostira, ainda não recebeu um nome oficial, mas foi apelidado de "aranha-balista" em referência à antiga arma de guerra romana.

Segundo o estudo publicado na revista Current Biology, a aranha constrói uma armadilha com fios de seda tensionados e um pequeno cone próximo ao solo. Quando a formiga morde a estrutura, o mecanismo é acionado e a presa é lançada para uma teia, onde fica imobilizada. Os pesquisadores acreditam que o animal também possa utilizar feromônios para atrair as formigas até a armadilha.

De acordo com os cientistas, este é o primeiro registro de uma teia desenvolvida para capturar apenas uma espécie de presa por meio de um mecanismo ativado pela própria vítima. A descoberta amplia o conhecimento sobre as estratégias de caça de aranhas e pode contribuir para novos estudos sobre engenharia biológica inspirada na natureza. Via 180graus

Bélgica espanta zebra, atropela Nova Zelândia e avança como líder de grupo

Colaboração para o UOL
Trossard comemora gol da Bélgica contra a Nova Zelândia na Copa
Imagem: Reprodução/X
A Bélgica venceu a Nova Zelândia por 5 a 1 hoje, em Vancouver, no Canadá, pela última rodada do grupo G da Copa do Mundo. Com o resultado, a Bélgica avança e enfrentará um dos melhores terceiros colocados, enquanto a seleção da Oceania está eliminada.

Leandro Trossard, duas vezes, De Bruyne, Lukaku e Saelemaekers fizeram os gols da goleada belga. Elijah Just, por sua vez, marcou o gol dos neozelandeses.

O jogo foi marcado pelo sobe e desce da tabela a cada gol que saía  simultaneamente em Egito 1x1 Irã, outro jogo da chave. Com os 3 a 0, a Bélgica estava passando em 1º lugar do grupo. No entanto, o gol da Nova Zelândia derrubou os belgas temporariamente, recolocando o Egito no 1º lugar pelo saldo de gols. Lukaku, que entrou na reta final, fez o gol do 4 a 1 que recolocou os europeus em 1º lugar. Ainda deu tempo de Saelemaekers ampliar para 5 a 1. Mais no uol

Governo libera FGTS como garantia no consignado CLT

Taxa será limitada a 1,99% ao mês; trabalhador poderá comprometer parte do fundo e verbas rescisórias
Caio Barcellos
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço | Joédson Alves/Agência Brasil
O governo federal liberou nesta sexta-feira (26) o uso de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e das verbas rescisórias como garantia em empréstimos consignados para trabalhadores com carteira assinada.

A nova regra vale para o Crédito do Trabalhador, modalidade de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento. O objetivo do governo é que a garantia reduza o risco para os bancos e ajude a baixar os juros cobrados dos trabalhadores do setor privado.

Nas operações com garantia, a taxa de juros ficará limitada a 1,99% ao mês. O teto vale tanto para contratos feitos pela Carteira de Trabalho Digital quanto para aqueles contratados nos canais próprios das instituições financeiras, como aplicativos e sites dos bancos.

Pelas regras publicadas no Diário Oficial da União (DOU), o trabalhador poderá oferecer como garantia até 10% do saldo disponível do FGTS, até 100% da multa rescisória paga pelo empregador e 35% das verbas rescisórias.

O uso de até 10% do saldo do FGTS será permitido apenas para trabalhadores que optaram pelo saque-rescisão. Já a multa rescisória poderá ser usada como garantia tanto por quem está no saque-rescisão quanto por quem aderiu ao saque-aniversário.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a regra não significa saque automático do FGTS. Os valores continuam na conta vinculada do trabalhador, mas poderão ficar bloqueados para cobrir a dívida se houver demissão e saldo devedor.

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora será mantido
Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a agência.

Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

EUA bombardeiam Ormuz e acusam Irã de romper cessar-fogo

Ataques tiveram como alvo depósitos de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar na costa sul do país
Sofia Pilagallo
Navio navega perto do Estreito de Ormuz | Foto: Reuters/Stringer
Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra alvos iranianos na região do Estreito de Ormuz nesta sexta-feira (26), em resposta ao que classificaram como uma violação do cessar-fogo firmado entre os dois países. A ofensiva marca a primeira ação militar americana contra o Irã desde a assinatura do acordo de paz inicial, em 17 de junho.

Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (CentCom), os bombardeios tiveram como alvo depósitos de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar na costa sul do país. A operação ocorreu um dia após, segundo os americanos, um drone iraniano atingir o cargueiro M/V Ever Lovely, de bandeira singapuriana, enquanto a embarcação deixava o Estreito de Ormuz pela costa de Omã.

Em nota oficial, o CentCom afirmou que a ofensiva foi uma "forte resposta" ao ataque contra o navio comercial e acusou Teerã de descumprir os termos do acordo de paz. "A agressão injustificada contra a navegação comercial por parte das forças iranianas violou claramente o cessar-fogo. Além disso, o comportamento perigoso do Irã prejudicou a liberdade de navegação, num momento em que o comércio flui cada vez mais através deste corredor comercial internacional vital", informou o comando. Mais no sbtnews