> TABOCAS NOTICIAS

.

.

sábado, 27 de junho de 2026

ITABUNA-BA: ALOK TRANSFORMA O ITAPEDRO 2026 EM ESPETÁCULO DE MÚSICA, LUZES E TECNOLOGIA E LEVA MULTIDÃO À ARENA ZÉ CACHOEIRA

Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
A segunda noite do ItaPedro 2026 ficou marcada por um dos momentos mais esperados da festa. O DJ Alok levou uma verdadeira multidão à Arena Zé Cachoeira nesta sexta-feira (26) e protagonizou um espetáculo que uniu música eletrônica, tecnologia e emoção, fazendo o público vibrar do início ao fim da apresentação. 
Foto Gabriel Guedes | Ipolítica
Dono de sucessos que conquistaram as pistas de dança em diversos países, Alok apresentou um repertório repleto de hits internacionais e nacionais, transformando a arena em uma grande celebração. Com uma produção de alto nível, efeitos visuais e uma performance eletrizante, o artista fez milhares de pessoas cantarem e dançarem durante todo o show.
Foto Gabriel Guedes | Ipolítica
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o espetáculo de drones que iluminou o céu de Itabuna. A apresentação desenhou a imagem do escritor Jorge Amado, um dos maiores ícones da literatura brasileira e filho da região, bandeira da Bahia e a inscrição “Eu amo(em coração) Itabuna”, arrancando aplausos e emocionando o público presente.
Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
Outro destaque da apresentação foi a participação especial do cantor Zeeba, parceiro de Alok em músicas de grande sucesso. Juntos, os artistas interpretaram canções que ultrapassaram fronteiras e conquistaram milhões de ouvintes ao redor do mundo, elevando ainda mais a energia da Arena Zé Cachoeira.
Fotos Reynaldo Felix e Fred Pontes
A combinação de tecnologia, efeitos visuais, música e interação com o público consolidou a apresentação como um dos pontos altos do ItaPedro 2026. A arena permaneceu completamente lotada durante o show, confirmando o enorme sucesso de público e reforçando o festival como um dos maiores eventos juninos do Brasil.  Confira a abertura do show de Alok no Itapedro.

ALCOBAÇA-BA: Campeonato Municipal de Futebol 2026 começa neste domingo, 28, com rodada dupla

Egito empata com Irã, avança em 2º e enfrentará Austrália no mata-mata

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
O Egito garantiu classificação direta e o Irã espera passar em 3º  /  Troy Wayrynen/Reuters
Egito e Irã empataram em 1 a 1 neste sábado (28), em Seattle, pela 3ª e última rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Já classificada no começo do jogo, a seleção egípcia até buscou a vitória para tentar a liderança, mas teve pela frente valentes iranianos que arrancaram o empate para sonhar com uma vaga. Mahmoud Saber abriu o placar e Ramin Rezaeian deixou tudo igual.

O empate teve um gosto agridoce para o Egito. Ao mesmo tempo que comemorou a classificação inédita ao mata-mata de uma Copa do Mundo, a seleção do norte da África pode lamentar não ter ficado com a liderança da chave. Os egípcios encerram a fase de grupos com uma vitória e dois empates.

O Egito já conhece o seu adversário na 2ª fase da Copa do Mundo e ele será a Austrália. A desvantagem desse confronto é muito provavelmente enfrentar a Argentina nas oitavas de final. A chave egípcia é também a mesma do Brasil, em um improvável encontro na semifinal.

O Irã não garantiu a sua classificação com o empate, mas tem ela com bem provável neste momento. Os iranianos somam 3 pontos e têm saldo 0, credenciais que devem sim garanrtir o vaga no mata-mata como um dos melhores terceiros colocados. Nesta posição, a seleção asiática tem altas chances de enfrentar a Suíça na 2ª fase. Mais no flashscore

Modelo matemático projeta eliminação do Brasil diante do Japão e movimenta debate antes do mata-mata

Economista alemão que ganhou notoriedade por previsões em Copas anteriores aponta zebra contra a Seleção
Sidnei Campos /  jornalfolhadoestado 
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A classificação da Seleção Brasileira para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026 trouxe confiança ao torcedor após o crescimento apresentado pela equipe ao longo da fase de grupos. No entanto, uma projeção internacional voltou a movimentar o debate sobre o futuro da equipe no torneio. Com informações Antenados/Jéssica Campos

Um estudo desenvolvido pelo economista alemão Joachim Clement, conhecido por utilizar modelos estatísticos para projetar cenários em Copas do Mundo, apontou que o Brasil pode ser eliminado pelo Japão já no primeiro confronto eliminatório da competição.

A projeção ganhou repercussão internacional por conta do histórico atribuído ao pesquisador, que ficou conhecido por análises que coincidiram com campeões das últimas edições do Mundial.

Segundo o levantamento, o Japão apareceria como responsável por uma das principais surpresas desta Copa ao interromper a caminhada brasileira antes das fases mais avançadas.

Como funciona a projeção
De acordo com a metodologia apresentada, o modelo utiliza diferentes indicadores para construir probabilidades de desempenho das seleções.

Entre os fatores considerados estão ranking internacional, indicadores econômicos, população dos países, histórico em Copas do Mundo, tradição esportiva e variáveis ligadas ao contexto competitivo.
Além disso, o estudo inclui elementos aleatórios justamente para tentar reproduzir situações comuns em grandes torneios, como lesões, suspensões, decisões de arbitragem e oscilações de desempenho.

O próprio autor do modelo reforça que o objetivo não é prever resultados exatos, mas indicar cenários com base em probabilidades estatísticas.

Brasil chega em alta para o confronto
Apesar da repercussão da projeção, o momento da Seleção Brasileira é diferente daquele retratado apenas pelos números.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti encerrou a fase de grupos na liderança da chave, apresentando evolução coletiva e desempenho consistente nos últimos compromissos.

O destaque brasileiro tem sido Vinicius Júnior, que chega ao mata-mata como um dos principais nomes do torneio e peça central do sistema ofensivo.

Do outro lado, o Japão confirmou classificação após empate diante da Suécia e mostrou organização tática, intensidade e eficiência para avançar ao mata-mata.

Decisão marcada para segunda-feira
Brasil e Japão entram em campo na próxima segunda-feira (29), no NRG Stadium, em Houston, em duelo eliminatório que promete atrair atenção mundial.

De um lado estará uma Seleção que busca manter vivo o sonho do hexacampeonato. Do outro, uma equipe japonesa que chega embalada pela possibilidade de escrever um dos capítulos mais marcantes de sua história.

Entre projeções matemáticas e previsões estatísticas, o futebol segue preservando aquilo que o tornou imprevisível: a bola rolando continua sendo o único fator capaz de confirmar qualquer cenário.

Nova espécie de aranha cria armadilha para lançar formigas ao ar

Foto: Reprodução/Professor Ajay Narendra et a
Pesquisadores identificaram uma nova espécie de aranha nas florestas do norte de Queensland, na Austrália, capaz de usar uma estrutura semelhante a uma catapulta para capturar formigas-verdes-arborícolas. O aracnídeo, do gênero Propostira, ainda não recebeu um nome oficial, mas foi apelidado de "aranha-balista" em referência à antiga arma de guerra romana.

Segundo o estudo publicado na revista Current Biology, a aranha constrói uma armadilha com fios de seda tensionados e um pequeno cone próximo ao solo. Quando a formiga morde a estrutura, o mecanismo é acionado e a presa é lançada para uma teia, onde fica imobilizada. Os pesquisadores acreditam que o animal também possa utilizar feromônios para atrair as formigas até a armadilha.

De acordo com os cientistas, este é o primeiro registro de uma teia desenvolvida para capturar apenas uma espécie de presa por meio de um mecanismo ativado pela própria vítima. A descoberta amplia o conhecimento sobre as estratégias de caça de aranhas e pode contribuir para novos estudos sobre engenharia biológica inspirada na natureza. Via 180graus

Bélgica espanta zebra, atropela Nova Zelândia e avança como líder de grupo

Colaboração para o UOL
Trossard comemora gol da Bélgica contra a Nova Zelândia na Copa
Imagem: Reprodução/X
A Bélgica venceu a Nova Zelândia por 5 a 1 hoje, em Vancouver, no Canadá, pela última rodada do grupo G da Copa do Mundo. Com o resultado, a Bélgica avança e enfrentará um dos melhores terceiros colocados, enquanto a seleção da Oceania está eliminada.

Leandro Trossard, duas vezes, De Bruyne, Lukaku e Saelemaekers fizeram os gols da goleada belga. Elijah Just, por sua vez, marcou o gol dos neozelandeses.

O jogo foi marcado pelo sobe e desce da tabela a cada gol que saía  simultaneamente em Egito 1x1 Irã, outro jogo da chave. Com os 3 a 0, a Bélgica estava passando em 1º lugar do grupo. No entanto, o gol da Nova Zelândia derrubou os belgas temporariamente, recolocando o Egito no 1º lugar pelo saldo de gols. Lukaku, que entrou na reta final, fez o gol do 4 a 1 que recolocou os europeus em 1º lugar. Ainda deu tempo de Saelemaekers ampliar para 5 a 1. Mais no uol

Governo libera FGTS como garantia no consignado CLT

Taxa será limitada a 1,99% ao mês; trabalhador poderá comprometer parte do fundo e verbas rescisórias
Caio Barcellos
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço | Joédson Alves/Agência Brasil
O governo federal liberou nesta sexta-feira (26) o uso de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e das verbas rescisórias como garantia em empréstimos consignados para trabalhadores com carteira assinada.

A nova regra vale para o Crédito do Trabalhador, modalidade de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento. O objetivo do governo é que a garantia reduza o risco para os bancos e ajude a baixar os juros cobrados dos trabalhadores do setor privado.

Nas operações com garantia, a taxa de juros ficará limitada a 1,99% ao mês. O teto vale tanto para contratos feitos pela Carteira de Trabalho Digital quanto para aqueles contratados nos canais próprios das instituições financeiras, como aplicativos e sites dos bancos.

Pelas regras publicadas no Diário Oficial da União (DOU), o trabalhador poderá oferecer como garantia até 10% do saldo disponível do FGTS, até 100% da multa rescisória paga pelo empregador e 35% das verbas rescisórias.

O uso de até 10% do saldo do FGTS será permitido apenas para trabalhadores que optaram pelo saque-rescisão. Já a multa rescisória poderá ser usada como garantia tanto por quem está no saque-rescisão quanto por quem aderiu ao saque-aniversário.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a regra não significa saque automático do FGTS. Os valores continuam na conta vinculada do trabalhador, mas poderão ficar bloqueados para cobrir a dívida se houver demissão e saldo devedor.

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora será mantido
Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a agência.

Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

EUA bombardeiam Ormuz e acusam Irã de romper cessar-fogo

Ataques tiveram como alvo depósitos de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar na costa sul do país
Sofia Pilagallo
Navio navega perto do Estreito de Ormuz | Foto: Reuters/Stringer
Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra alvos iranianos na região do Estreito de Ormuz nesta sexta-feira (26), em resposta ao que classificaram como uma violação do cessar-fogo firmado entre os dois países. A ofensiva marca a primeira ação militar americana contra o Irã desde a assinatura do acordo de paz inicial, em 17 de junho.

Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (CentCom), os bombardeios tiveram como alvo depósitos de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar na costa sul do país. A operação ocorreu um dia após, segundo os americanos, um drone iraniano atingir o cargueiro M/V Ever Lovely, de bandeira singapuriana, enquanto a embarcação deixava o Estreito de Ormuz pela costa de Omã.

Em nota oficial, o CentCom afirmou que a ofensiva foi uma "forte resposta" ao ataque contra o navio comercial e acusou Teerã de descumprir os termos do acordo de paz. "A agressão injustificada contra a navegação comercial por parte das forças iranianas violou claramente o cessar-fogo. Além disso, o comportamento perigoso do Irã prejudicou a liberdade de navegação, num momento em que o comércio flui cada vez mais através deste corredor comercial internacional vital", informou o comando. Mais no sbtnews

Governo estuda ampliar limite do MEI para até R$ 140 mil por ano, diz ministro

Proposta prevê atualização do teto do MEI após quase uma década sem reajuste e deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governo federal discute uma atualização no limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI), que pode passar dos atuais R$ 81 mil anuais para uma faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) pelo ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta será enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida busca corrigir a defasagem acumulada desde o último reajuste, em 2018, considerando a inflação do período.

A implementação deve ocorrer de forma gradual, entre 2027 e 2028, como estratégia para reduzir impactos nas contas públicas e preservar o equilíbrio fiscal.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto do MEI está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, afirmou Moretti.

Ele acrescentou que o modelo escalonado é visto como forma de viabilizar a mudança sem pressionar o orçamento. “Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, disse.

SUS inicia uso de caneta emagrecedora em projeto-piloto

Estudo com 250 pacientes vai medir perda de peso, qualidade de vida e custos do tratamento com semaglutida no SUS
SBT News
OMS inclui Ozempic e Mounjaro à lista de medicamentos essenciais. | Reprodução
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (26) o início do uso da semaglutida, princípio ativo de um dos medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação começou no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul, que passa a oferecer a terapia por meio de um projeto-piloto voltado ao tratamento da obesidade.

Durante a cerimônia de lançamento, um paciente recebeu a primeira dose do medicamento, marcando o início da oferta da semaglutida em um hospital federal. O estudo, chamado Real-Bari, vai avaliar a efetividade, o impacto clínico e o custo do uso de medicamentos à base de GLP-1 no tratamento da obesidade dentro da realidade do SUS.

"O Brasil está sendo pioneiro na utilização desse medicamento no sistema público de saúde. Estamos estimulando estudos nessa tecnologia para que o país se aprimore, cada vez mais, da sua produção e oferta de forma segura”, afirmou Padilha. “Nesse primeiro momento, ela é muito importante para o diabetes e obesidade, mas pode se estender também a outras doenças crônicas e até mesmo para tratamento de cânceres."

Cabo Verde empata com Arábia Saudita, passa em 2º e enfrentará Argentina na 2ª fase

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
Cabo Verde conseguiu avançar em um grupo com seleções experientes
Troy Taormina/Imagn Images via Reuters
Cabo Verde empatou em 0 a 0 com a Arábia Saudita nesta sexta-feira (26), em Houston, e se garantiu na 2ª fase da Copa do Mundo. Maior surpresa do Mundial, a seleção de cabo-verdiana nem precisou vencer para conseguir seu objetivo. Os africanos foram melhores contra os asiáticos mas, com a derrota do Uruguai para a Espanha, só precisaram do empate ao fim.

A classificação ao mata-mata deixou a primeira participação de Cabo Verde ainda mais histórica. Os cabo-verdianos enfrentaram um grupo complicado e seguem invictos, com três empates contra Espanha, Uruguai e Arábia Saudita. A defesa da seleção africana é destaque, com apenas dois gols sofrido até aqui.

Cabo Verde terá a oportunidade enfrentar a Argentina, atual campeã mundial, no seu primeiro duelo de mata-mata em Copas do Mundo. Caso consiga o milagre de avançar até a semifinal, os cabo-verdianos poderão encontrar o Brasil, pois estarão do mesmo lado da chave.

A Arábia Saudita, por outro lado, encerrou uma campanha decepcionante na Copa do Mundo. Os sauditas fizeram apenas 2 pontos e pagaram caro pela goleada sofrida para a Espanha na 2ª rodada. Longe de repetir algo tão impactante como o triunfo sobre a Argentina em 2022, a seleção do Oriente Médio já vislumbra o Mundial que receberá em 2034.

Maior empate do mundo
A tensão tomou conta dos minutos iniciais em Houston, com as duas equipes brigando pela posse. Coube aos sauditas o primeiro lance de perigo, quando Salem Al-Dawsari tentou finalizar e viu o lance ser interrompido por um bloqueio. Não demorou para Cabo Verde devolver na mesma moeda. Um chute de Willy Semedo testou os reflexos de Mohammed Al-Owais pela primeira vez na partida.

Os cabo-verdianos passaram a ter mais controle no meio do primeiro tempo e seguiram assim no resto do duelo. As chances mais claras surgiram depois do intervalo. Kevin Pina foi o primeiro a testar a meta adversária com um chute de perigo. Enquanto isso, a Arábia Saudita patinava para organizar qualquer jogada ofensiva consistente.

Cabo Verde ficou mais próximo da vitória contra a Arábia Saudita

Espanha vence com frango de Muslera, elimina Uruguai e avança como líder

Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini
Baena (15) garantiu a vitória da Espanha sobre o Uruguai 
* REUTERS/Eloisa Sanchez
Um frango de Muslera definiu a vitória da Espanha sobre o Uruguai por 1 a 0, nesta sexta-feira (26), em Guadalajara, pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. O gol de Baena no fim do primeiro tempo classificou La Roja para a 2ª fase como líder e eliminou a Celeste.

A Espanha vai encarar a Áustria ou a Argélia, que se enfrentam neste sábado (27) para definir a vice-liderança do Grupo J. O duelo de mata-mata será na próxima quinta (2), em Los Angeles, às 16h (horário de Brasília).

Já o Uruguai amargou a queda na fase de grupos pela segunda Copa seguida. A eliminação escancarou a crise nos bastidores da bicampeã mundial.

Em rota de colisão com o elenco, Marcelo Bielsa substituiu o goleiro Muslera no intervalo, logo após a falha. O técnico também tirou o craque do time, Valverde, no início do segundo tempo.

Número do Jogo
A Espanha só precisou de uma finalização no alvo para vencer o jogo, eliminar o Uruguai e garantir a liderança do Grupo H. E nem foi necessária uma grande finalização de Álex Baena, já que Muslera cuidou do resto.

A Espanha ainda carimbou o travessão nos minutos finais, com Ferran Torres, mas a partida deixou muito a desejar. O Uruguai teve pouquíssima organização para buscar o resultado e perdeu a cabeça nos minutos finais, com direito a expulsão de Canobbio por uma entrada de sola.

Do outro lado, a atuação apagada de Lamine Yamal limitou o desempenho dos espanhóis.

Homem é condenado por fingir câncer terminal para aplicar golpe em mulher conhecida no Tinder em SP

Foto: Reprodução
Pedro Henrique Silva, de 32 anos, foi condenado pela Justiça pelos crimes de estelionato e furto qualificado mediante fraude após fingir ter um câncer terminal para enganar uma mulher que conheceu pelo aplicativo de relacionamento Tinder e obter vantagens financeiras. A pena fixada foi de três anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto. A decisão ainda cabe recurso. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com a sentença da juíza Roberta Moraes de Barros, da 1ª Vara Criminal de Osasco, na Grande São Paulo, o réu utilizou uma narrativa falsa para conquistar a confiança da vítima, identificada como Maria, nome fictício adotado para preservar a identidade. Segundo o processo, ele afirmava ser empresário, possuir uma grande fortuna e enfrentar um câncer em estágio terminal, alegando temer morrer sozinho.

Ainda conforme a decisão, a vítima passou a recebê-lo em sua residência após o início do relacionamento. A magistrada afirmou que Pedro se valeu de "artifícios emocionais cruéis" que colocaram Maria em uma situação de "severa fragilidade emocional". Na sentença, a juíza destacou que "Ela acreditou estar auxiliando e cuidando de pessoa que padecia de doença terminal".

As investigações apontaram que o condenado utilizava curativos falsos, simulava vômitos com corante vermelho e apresentava fotografias em que aparecia com um cateter nasal, alegando estar em tratamento de quimioterapia. O processo também relata que ele criou personagens fictícios, apresentados como um médico e um advogado, que mantinham contato com a vítima por meio do WhatsApp para reforçar a falsa informação sobre a doença e a suposta proximidade de sua morte.

Segundo os autos, alegando problemas com seus cartões bancários, Pedro convenceu Maria a transferir R$ 5 mil via Pix. Posteriormente, de acordo com a acusação, ele teria acessado o celular da vítima enquanto ela lavava louça e contratado dois empréstimos em seu nome, nos valores de R$ 4,4 mil e R$ 18,1 mil. O prejuízo total estimado foi de aproximadamente R$ 27,5 mil.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Prêmio especial não acumula e pode render cerca de R$ 1,7 milhão no primeiro mês se aplicado na poupança
Quina de São João é um concurso especial e, por isso, não acumula | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
SBT Brasil - A Quina de São João 2026 pode pagar um prêmio estimado em R$ 260 milhões neste domingo (28), um dos maiores valores da história da modalidade.

Diferentemente dos concursos regulares da Quina, o prêmio especial não acumula. Caso ninguém acerte as cinco dezenas, o valor será dividido entre os apostadores da faixa seguinte.

A expectativa é de grande movimentação nas casas lotéricas e nos canais digitais da Caixa Econômica Federal até o encerramento das apostas. O sorteio será realizado às 14h (horário de Brasília).

Na Quina, o apostador pode escolher entre cinco e 15 números dentre as 80 dezenas disponíveis. A aposta simples, com cinco números, custa R$ 3.

Segundo especialistas em loterias, uma aposta simples oferece aproximadamente uma chance em 24 milhões de acertar as cinco dezenas. Já uma aposta com 15 números eleva significativamente a probabilidade, para cerca de uma chance em 8 mil, embora o valor da aposta também seja muito maior.

Outra alternativa é participar de bolões, que aumentam as chances de contemplação ao reunir diversas apostas em grupo, permitindo que o prêmio seja dividido entre os participantes caso uma das cotas seja vencedora.

Prêmio pode render R$ 1,7 milhão por mês na poupança
Se apenas uma aposta acertar as cinco dezenas, o vencedor poderá levar sozinho os R$ 260 milhões estimados pela Caixa. Aplicado na poupança, esse valor pode render cerca de R$ 1,7 milhão apenas no primeiro mês, sem considerar eventuais mudanças na taxa de remuneração da caderneta.

O montante também coloca a Quina de São João entre os concursos mais aguardados do calendário das loterias brasileiras, atraindo milhões de apostadores em busca do prêmio milionário.

Até quando é possível apostar?
As apostas simples poderão ser registradas até as 22h deste sábado (27), em qualquer casa lotérica credenciada, pelo site ou pelo aplicativo das Loterias Caixa.

Já os bolões poderão ser adquiridos até uma hora antes do sorteio, marcado para as 14h de domingo.

Pai é preso após usar ChatGPT para planejar assassinato do próprio filho de oito anos no ES

Fotos: Reprodução / Polícia Civil do Espirito Santo
Um agricultor de 36 anos foi preso de forma preventiva no município de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, sob a acusação de planejar o assassinato de seu filho de 8 anos. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o suspeito utilizava a inteligência artificial ChatGPT como uma espécie de diário para traçar as etapas do crime.

Segundo informações da Polícia Civil do Espírito Santo, a motivação seria financeira: evitar o pagamento de pensão alimentícia à ex-companheira. A captura do investigado ocorreu na última sexta-feira (19), exatamente um dia antes da data em que ele pretendia executar o crime.

Essa operação foi deflagrada após um alerta emitido pela desenvolvedora da plataforma de inteligência artificial, a OpenAI, ao FBI (a polícia federal americana), que repassou as informações sigilosas às forças de segurança brasileiras.
Veja algumas das mensagens que a empresa revelou para as forças de segurança:
Capturas dos pedidos feitos pelo pai para a I.A. | Fotos: Reprodução / PC-ES
De acordo com as conversas extraídas da plataforma, o agricultor relatou ao sistema de inteligência artificial que tentou contratar um pistoleiro por R$ 50 mil para executar o próprio filho. A transação só não ocorreu porque o criminoso contratado recusou a proposta ao descobrir que a vítima seria uma criança de 8 anos.

Além disso, o histórico de pesquisas do suspeito aponta que ele buscou exaustivamente informações sobre a obtenção de substâncias altamente tóxicas, venenos e os efeitos de diferentes compostos químicos no organismo humano.

Caso CazéTV fará governo determinar aviso de risco de prejuízo após propaganda de apostas

Por Victoria Damasceno | Folhapress
Foto: Divulgação
O Ministério da Fazenda emitirá uma determinação que vai exigir um anúncio de prejuízo após a exibição de propagandas de apostas nos moldes feito com as publicidades de cigarro. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante passagem por Pequim nesta sexta-feira (26).

O objetivo, segundo o chefe da Fazenda, é mostrar ao consumidor que as apostas causam prejuízos à saúde e financeiros. A pasta irá atuar, diz, para a medida já esteja valendo para a fase eliminatória da Copa do Mundo.

"Tratei disso com a equipe essa madrugada. Eu vou voltar ao Brasil e vou fazer esse anúncio limitando e responsabilizando ainda mais esse tipo de prática que não é bem-vinda", disse Durigan.

"Quando a gente tem esse incentivo às bets, é sempre importante lembrar quem nos lê que a bet faz mal para saúde, é como o cigarro. O Ministério da Fazenda –aqui no caso das bets–, adverte: bets faz mal à saúde, faz você perder dinheiro."

O ministro afirma que a determinação pode ser feita por medida provisória, mas que a equipe econômica ainda estuda o formato adequado.

PM relata ao STF falha de sinal da tornozeleira de Bolsonaro

Equipamento voltou a funcionar normalmente e troca não foi necessária
André Richter - repórter da Agência Brasil
© Reuters/Diego Herculano/Arquivo/Proibida reprodução
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a tornozeleira do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma falha no sinal de GPS na última sexta-feira (19).

De acordo com a corporação, que é responsável pela prisão domiciliar, a central de monitoramento emitiu um alerta de perda de sinal. O episódio ocorreu às 18h57.

Em seguida, a central entrou em contato com Bolsonaro e pediu para ex-presidente se deslocar para a parte externa da casa, para que o sinal fosse reestabelecido.

Conforme relato dos agentes que atenderam à ocorrência, uma equipe presencial também foi enviada ao local, às 20h04, e constatou que a tornozeleira não foi violada.

"Na análise restou constatado: estrutura do dispositivo intacta, Led’s acesos e com sinalização em cadência normal. Solicitação de deslocamento para visada de satélites, prontamente atendida pelo monitorado", diz o relatório da PMDF.

Após a falha de sinal, o equipamento voltou a funcionar normalmente, e a troca não foi necessária.

Prisão domiciliar

Pix cresce 20% em 2025 e supera 30 bilhões de transações, aponta Febraban

Pesquisa mostra avanço dos pagamentos instantâneos, maior uso dos canais digitais e aumento dos investimentos dos bancos em tecnologia
Foto: Divulgação
O Pix registrou crescimento de 20% no número de transações em 2025, na comparação com o ano anterior, e alcançou 30,1 bilhões de operações. Os dados são da Pesquisa de Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta sexta-feira (26).  Por: Metro1 

O volume de operações foi quase três vezes maior que o de pagamentos de contas, que somaram 9,9 bilhões de transações, com alta de 99% em relação a 2024.

Entre os demais meios de pagamento digitais, as operações com cartão de crédito cresceram 2%, chegando a 2,14 bilhões de transações. Já os pagamentos com cartão de débito avançaram 20%, totalizando 60 milhões de operações. As transferências via TED registraram queda de 8%, para 960 milhões.

A pesquisa aponta ainda que 83% de todas as transações bancárias no país já são realizadas por canais digitais, como aplicativos e internet banking. Somente pelo celular, o volume de operações aumentou 169% nos últimos cinco anos, alcançando 187,5 bilhões de transações.

Investimentos em tecnologia

Cinco minutos de oração já reduzem dor e ansiedade

MOSTRA ESTUDO 
Reprodução
Receber uma oração de cinco minutos foi associado à redução da dor e da ansiedade em pacientes de atenção primária, segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Fonte CBN

A pesquisa, publicada na revista científica Annals of Family Medicine, avaliou 180 pacientes com dor clinicamente significativa em uma clínica de família. Após a consulta médica, os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo recebeu uma oração de cinco minutos feita por outra pessoa treinada, com consentimento, como forma de apoio espiritual e emocional.

O outro grupo passou por uma intervenção de cinco minutos usada como comparação no estudo. Os pacientes foram acompanhados por até seis semanas. Os resultados mostraram que quem recebeu oração teve maior redução da dor logo após a sessão e após duas semanas, em comparação ao grupo controle.

Segundo a autora principal, Katherine Jacobson, a intervenção foi “segura, eficaz e bem recebida como tratamento complementar para dor e ansiedade”, podendo funcionar como um complemento de baixo custo e não farmacológico ao cuidado padrão.

Jornada de trabalho exaustiva dá direito a rescisão indireta

TRT-4 afastou o dano existencial por entender que empregado não comprovou impacto em projetos pessoais
Magnific
A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) reconheceu a rescisão indireta do contrato de um trabalhador que cumpria jornadas excessivas. Com a procedência do pedido, é garantido ao empregado o recebimento das verbas rescisórias como se tivesse ocorrido uma despedida sem justa causa. Conjur - Com informações da assessoria de imprensa do TRT-4

Contudo, o colegiado reformou parte da sentença proferida pelo juiz Alberto Rozman de Moraes, da 3ª Vara do Trabalho de Canoas (RS). Nesse sentido, os desembargadores indeferiram o pedido de indenização a título de dano existencial, que havia sido concedido no valor de R$ 20 mil.

Os registros de ponto juntados ao processo revelaram que o empregado chegava a cumprir mais de sete horas extras em vários dias, e trabalhava aos sábados em jornadas de até 16 horas. Além disso, por diversas vezes, ele atuou por 13 dias consecutivos sem qualquer descanso semanal.

O trabalhador argumentou que a empresa descumpria obrigações contratuais básicas, exigindo serviços que superavam suas forças físicas e mentais. Segundo ele, a habitualidade da jornada excessiva impedia o descanso necessário e tornava a manutenção do vínculo de emprego impossível.

Em sua defesa, o empregador alegou que o trabalhador teria abandonado o emprego e que a despedida deveria ser considerada por justa causa. A empresa sustentou ainda que as horas extras eram devidamente pagas ou compensadas e que o empregado jamais havia manifestado insatisfação com os horários cumpridos.

Cartões de ponto
Ao analisar o caso, o juiz Alberto Rozman de Moraes destacou que “a tese do autor, de que prestava jornada excessiva, é comprovada pelos cartões de ponto, em que há, frequentemente, prestação de mais de 5 horas extras diárias”. Com base nisso, o magistrado da primeira instância reconheceu a falta grave da empresa e decretou a rescisão indireta.

Ministro diz que Brasil não recuará na defesa do Pix

Governo nega favorecimento no sistema; audiência nos EUA em 6 de julho discutirá o tema e possível tarifa de 25%
Caio Barcellos / SBT
Bruno Moretti | Divulgação/Edilson Rodrigues/Agência Senado
O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro não vai recuar na defesa do Pix em meio à investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra práticas brasileiras. Segundo ele, o sistema de pagamentos instantâneos é uma estrutura central da economia nacional e não representa tratamento desfavorável a empresas estrangeiras.

“[O pix] é um arranjo de pagamento fundamental para a nossa economia. Isso não tem a ver com nenhum tipo de regra desfavorável a empresas de qualquer país, muito pelo contrário. Então, nós seguiremos nesse processo de diálogo, afastando essas acusações, afastando essas questões”, disse Moretti, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC.

A fala ocorre em meio à possibilidade de os Estados Unidos aplicarem uma sobretaxa de 25% sobre produtos brasileiros proposta pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês)

O órgão afirma que práticas brasileiras em áreas como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, propriedade intelectual, etanol, tarifas preferenciais e meio ambiente seriam “irrazoáveis” ou discriminatórias contra interesses dos Estados Unidos.

No caso do Pix, Washington vê favorecimento indevido ao sistema criado e operado pelo Banco Central, leitura que é rejeitada pelo governo brasileiro.

“Nós seguiremos nesse processo de diálogo, afastando essas acusações”, afirmou. Segundo o ministro, o Brasil parte da premissa de que é um país soberano e de que cabe ao governo proteger instituições consideradas decisivas para a população.

Negociações
O processo nos Estados Unidos prevê o recebimento de comentários públicos até 1º de julho e uma audiência em 6 de julho. A decisão sobre eventual resposta comercial deve ocorrer até 15 de julho. Mais no sbtnews

Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento

A Voy oferece tratamento para obesidade com canetas emagrecedoras
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (26) o funcionamento da plataforma Voy, que oferece tratamentos e avaliações de saúde personalizados para obesidade, mas que não está registrada como dispositivo médico.

“Plataformas que realizam a indicação de medicamentos e de suas dosagens se enquadram na categoria de software médico. Além disso, a empresa não está regularizada como farmácia ou drogaria e por isso não pode comercializar medicamentos de qualquer natureza”, informou a Anvisa.

De acordo com comunicado da agência, a empresa responsável pela plataforma, a Revia Gestão de Negócios Ltda., não tem autorização de funcionamento para esse tipo de atividade.

A proibição foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e proíbe a plataforma de oferecer e divulgar os serviços.

A agência alertou ainda que medicamentos adquiridos fora de farmácias e drogarias que funcionem de forma irregular não têm qualquer garantia de origem, composição e qualidade.

Outro lado
À Agência Brasil, a Revia Gestão de Negócios Ltda. informou que tem ciência da proibição e que "avalia os desdobramentos" da medida internamente para se posicionar sobre o assunto "em breve":

"Estamos cientes da notícia divulgada e ela já está sendo acompanhada de perto pela nossa equipe responsável. Neste momento, estamos avaliando internamente os desdobramentos para dar um posicionamento em breve."  Edição: Denise Griesinger

Senegal goleia Iraque com show do banco e segue vivo por vaga no mata-mata

Flashscore Notícias / Eduarda Farias
Pape Gueye comandou vitória de Senegal  *  REUTERS/Benoit Tessier
Senegal goleou o Iraque por 5 a 0 nesta quinta-feira (25), em Boston, pela última rodada do Grupo I da Copa do Mundo. Abdoulaye Seck, Ismaila Sarr, Pape Gueye (duas vezes) e Iliman Ndiaye construíram o placar elástico a favor dos africanos, em duelo marcado por uma expulsão logo no começo do primeiro tempo.

Com o resultado, Senegal encerrou sua participação na fase de grupos na terceira colocação da chave, somando três pontos. O time africano agora seca os adversários dos outros grupos e aguarda a definição oficial das vagas para saber se avança como um dos melhores terceiros colocados.

Por outro lado, o Iraque despediu-se do Mundial de forma melancólica, segurando a lanterna do grupo com nenhum ponto conquistado. A seleção asiática dá adeus ao torneio após acumular sua terceira derrota consecutiva e um saldo de gols de -11.

Pape Gueye entrou com fome de gols
O meio-campista Pape Gueye deixou seu nome na partida ao mudar completamente o destino do duelo ao entrar aos 13 minutos da segunda etapa. Demonstrando muita fome de jogo e um ímpeto ofensivo impressionante, o jogador comandou as ações da equipe e foi o melhor avaliado em campo, recebendo a nota 9.6 no Flashscore.

Apenas dois minutos após pisar no gramado, Gueye recebeu na entrada da área, limpou para a perna esquerda e acertou um lindo chute de chapa para fazer o terceiro gol senegalês. A noite inspirada do reserva não parou por aí e ele seguiu castigando a defesa iraquiana com infiltrações perigosas. Mais no flashscore

FAB envia avião com equipes de busca à Venezuela após terremotos

Foto: Sgt Müller Marin/ FAB
Uma aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola às 10h desta sexta-feira (26/06) em missão humanitária para apoiar a Venezuela. O país foi atingido por pelo menos dois fortes terremotos na noite da última quarta-feira (24/06). O número de desaparecidos passa de 40 mil.

Em nota, a FAB informou que a aeronave, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus, decola da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com um grupo coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

“A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações.”

Na quinta-feira (25/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia informado sobre o envio da aeronave. Segundo ele, a missão humanitária vai auxiliar nas buscas por desaparecidos e conta com um total de 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Anatel, responsáveis pelo rastreamento de sinais de celular na tentativa de localizar possíveis vítimas sob os escombros.

O KC-390 Millennium vai transportar 9 toneladas de equipamentos para auxiliar na busca e socorro às vítimas. Ainda segundo Lula, outro voo, previsto para sábado (27/06), levará equipamentos para a montagem de um hospital de campanha na Venezuela, incluindo 100 purificadores de água com painel solar e medicamentos.

Dembélé dá show, França goleia Noruega e termina fase de grupos 100%

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
Dembélé viveu uma das maiores tardes de sua carreira em Boston  /  Dylan Martinez/Reuters
A França goleou a Noruega por 4 a 1 nesta sexta-feira (26), em Boston, pela 3ª e última rodada do Grupo I da Copa do Mundo. O confronto de classificados valia a liderança da chave e só os franceses pareceram se importar com isso. Diante de um adversário com time reserva, os vice-campeões mundiais viram Ousmane Dembélé dar um show com três gols e decidir a partida. No fim, Desiré Doué fechou a conta.

Com a categória vitória em Boston, os franceses garantiram os 100% de aproveitamento na fase de grupos. Isso não ocorria com a França desde 1998, ano do primeiro título mundial dos Bleus. O ponto de atenção da equipe de Didier Deschamps é a defesa, pois a equipe não conseguiu sair sem ser vazada em nenhum dos três primeiros jogos.

A liderança colocou a França do lado oposto do Brasil na chave e assim os dois gigantes só se enfrentam em uma eventual final. Os franceses terão pela frente um dos melhores terceiros colocados e por isso ele ainda não está 100% definido. Porém, é muito provável que seja a Suécia. Nas oitavas de final, a bicampeã mundial poderá ter um encontro gigantesco com a Alemanha.

A Noruega perdeu a sua primeira partida neste Mundial e assim ficou na vice-liderança do Grupo I. No entanto, o resultado já esperado pelo fato de não ter colocado força máxima para enfrentar a França. Essa é a segunda vez que os noruegueses passam de fase em Copas do Mundo, a outra também foi em 1998, quando caíram nas oitavas de final para a Itália.

Diferentemente da França, a Noruega é uma possível adversária do Brasil nas oitavas de final. Para isso, o país nórdico terá que bater a Costa do Marfim na 2ª fase, rival já definida.

Show de Dembélé
Bastou pouco mais de meio minuto para a França deixar claro que não pouparia a Noruega, mesmo diante de um time recheado de reservas. Kylian Mbappé quase abriu o caminho ainda nos primeiros 30 segundos, acertando a trave, e a sequência de pressão se manteve nos minutos seguintes. O gol, no fim, era questão de tempo: aos 6 minutos, um chute forte de pé direito de Ousmane Dembélé inaugurou o marcador. Mais no flashscore

Enem 2026: Candidatos podem conferir resultado de atendimento especial

Quem teve pedido reprovado pode entrar com recurso até 3 de julho
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (26), o resultado do atendimento especializado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026.

O resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado deverá ser consultado no endereço eletrônico da Página do Participante do exame no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Resultados
O participante que solicitar atendimento especializado e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por exemplo de cão-guia/cão de apoio emocional ou usar material próprio.

Se o documento, a declaração ou o parecer que motivou a solicitação de tempo adicional for aceito, o participante terá direito ao tempo adicional de 60 minutos em cada um dos dois dias do exame, desde que tenha sido solicitado no ato de inscrição.

Recurso administrativo
Os candidatos que tiverem a solicitação negada poderão entrar com recurso administrativo a partir desta segunda-feira (29) até a próxima sexta-feira, 3 de julho.

Para solicitar nova análise quanto aos atendimentos especializados, é necessário enviar documentação que comprove a condição alegada.

O participante deverá prestar informações exatas e verdadeiras no sistema de inscrição quanto à condição que motiva a solicitação de atendimento especializado e/ou de recurso de acessibilidade, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame a qualquer tempo. Mais na agenciabrasil

Voto de relatores do STF mantém parte dos penduricalhos

Moraes, Dino, Gilmar e Zanin apresentam voto conjunto que libera retroativos e mantém veto ao auxílio-alimentação
José Matheus Santos, Emanuelle Menezes * sbt
Sessão plenária do STF | Gustavo Moreno/STF
Os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Flávio Dino apresentaram, nesta sexta-feira (26), um voto conjunto nos embargos de declaração que discutem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os chamados "penduricalhos" pagos a magistrados e membros do Ministério Público.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e segue aberto até a próxima terça-feira (30), período em que os outros seis ministros ainda podem apresentar votos. O texto foi redigido por Moraes e acompanhado pelos outros três relatores das ações.

O voto mantém o núcleo da decisão tomada pelo STF em março, mas esclarece pontos que, na prática, permitem a retomada e a regulamentação de uma série de benefícios, incluindo pagamentos retroativos, conversão de férias em dinheiro e a implantação imediata da Parcela de Valorização por Tempo de Antiguidade na Carreira (PVTAC).

O que muda
Se o entendimento dos quatro relatores for confirmado pelos demais ministros, juízes e membros do Ministério Público poderão voltar a receber uma série de verbas que ficaram em dúvida após a decisão do STF tomada em março.

Na prática, o voto autoriza o pagamento em dinheiro de férias, licenças-prêmio e plantões acumulados antes do julgamento, desde que esses períodos não tenham sido usufruídos por necessidade do serviço e respeitando o limite de 35% do salário fixado.

Os relatores também determinam a implantação imediata da PVTAC – verba adicional paga a cada cinco anos de exercício da atividade jurídica. O benefício havia sido extinto e agora pode voltar a ser pago, mesmo antes da regulamentação definitiva pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Outra mudança é que o voto permite que essa parcela seja recebida junto com outros adicionais por tempo de serviço, desde que o mesmo período de trabalho não seja usado para calcular dois benefícios diferentes.

Além disso, os relatores autorizam a retomada do pagamento de gratificações por acúmulo de acervo – pagas a magistrados e membros do Ministério Público que assumem volume extra de processos ou acumulam funções – após regulamentação do CNJ e do CNMP.

Auxílio-saúde permanece; alimentação continua proibido

Jovens ocupados são a maioria, mas 6,2 milhões seguem como “nem-nem”

Levantamento do MTE mostra alta rotatividade nos empregos
Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que no primeiro trimestre de 2026, entre os 32,9 milhões de jovens entre 14 e 24 anos, a maioria (13,9 milhões) estava ocupada e outros 6,2 milhões estavam fora da escola e do trabalho, pertencendo ao grupo chamado de “nem-nem”.

Os dados são do Diagnóstico da Juventude Brasileira, realizado pelo MTE, com o cruzamento de dados das bases do IBGE/PNAD Contínua, MTE/RAIS e eSocial.

Os números mostram que, apesar de existirem 13,9 milhões de jovens ocupados, mais da metade (52%) dos adolescentes que trabalham permanece menos de um ano no mesmo emprego. Aqueles que só estudam totalizam 12,8 milhões, os que só trabalham são 9,6 milhões e 4,3 milhões estudam e trabalham.

“A conclusão é a de que temos muita gente na escola, menos gente fora do mundo do trabalho ou da escola. Nosso primeiro esforço é trazer essas pessoas de volta para a escola. Eventualmente trabalhando, se precisar, para poder remunerar”, disse a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MT, Paula Montagner.

A participação dos jovens de 14 a 17 anos na força de trabalho é de 15,6% e é avaliada como uma boa notícia por significar que mais pessoas nessa faixa etária estão estudando. Já a dos jovens entre 18 e 24 anos ficou em 68,7% e ainda não recuperou o patamar pré-pandemia, havendo margem para reinserir quem saiu da força de trabalho.

Segundo a pesquisa, o jovem está mais escolarizado do que nunca e usa o diploma como porta de entrada. O desafio é transformar a credencial de escolaridade aliada à experiência em trabalho decente, qualificado e bem remunerado.

PT aciona Justiça para barrar propagandas de bets em jogos

Iniciativa mira anúncios em canais de televisão, serviços de streaming e plataformas digitais; autores alegam risco à saúde pública
Camila Stucaluc / sbt
Site de apostas (bet) no Brasil | Agência Brasil
Integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolaram, na quinta-feira (25), uma ação popular na Justiça do Distrito Federal para proibir a publicidade de empresas de apostas durante transmissões esportivas. A iniciativa mira anúncios em canais de televisão, serviços de streaming, plataformas digitais e redes sociais.

Os autores argumentam que o modelo atual de publicidade das bets deixou de se restringir aos intervalos das partidas e passou a integrar a própria transmissão. Assim, “a partida deixa de ser apresentada como competição desportiva e passa a funcionar como vitrine de jogatina, na qual o torcedor é interpelado como apostador”.

“O problema mais relevante é o estímulo ativo realizado dentro da própria transmissão. O estímulo ativo ocorre quando a transmissão apresenta determinada aposta, informa a odd (estimativas de sucesso) do momento, menciona o mercado disponível, associa uma hipótese esportiva a uma oportunidade de ganho e direciona o espectador para a plataforma de aposta”, diz o texto.

No documento, os autores afirmam que o objetivo da ação não é proibir a transmissão do futebol ou análises táticas, mas separar a exibição do evento da promoção de um produto de alto risco à saúde pública. O pedido é para barrar anúncios, merchandising, exibição de odds, QR Codes, cupons, links, comentários patrocinados e outras formas de incentivo às apostas durante as transmissões.

DESAPARECIDO - Leandro dos Santos

BA: Família procura por homem desaparecido após ser visto durante São João em SAJ
Leandro dos Santos foi visto pela última vez nas imediações da biblioteca municipal de Santo Antônio de Jesus; caso foi registrado na delegacia.
Por Lala Freitasblogdovalente
Familiares de Leandro dos Santos, de 34 anos, procura informações sobre o seu paradeiro após o desaparecimento registrado no dia 22 de junho, em Santo Antônio de Jesus, durante o período dos festejos de São João.

Segundo informações da família, Leandro foi visto pela última vez na noite do dia 22, nas proximidades da biblioteca municipal do município. Desde então, não há notícias sobre o seu paradeiro.

Diante da situação, a família registrou uma ocorrência na delegacia de Muniz Ferreira, cidade onde o homem reside, para que o caso seja investigado pelas autoridades policiais.

Como forma de ampliar a busca por informações, familiares disponibilizaram dois números de contato para qualquer pessoa que possa ajudar na localização de Leandro dos Santos: (75) 99833-5803 e (75) 98706-4081.

Até o momento, não há novas informações sobre o desaparecimento. O caso segue sob apuração.

Venezuela: Mortos chegam a 920; 50 mil estão desaparecidos

Novo balanço foi divulgado por presidente da Assembleia Nacional após duplo terremoto que devastou diferentes áreas do país
Caroline Vale / sbt
 Equipes de resgate e voluntários vasculhavam os escombros de prédios desabados em Caracas Reprodução/Reuters 
O número oficial de mortos pelos terremotos que atingiram a Venezuela subiu para 920, segundo informou na tarde desta sexta-feira (26) Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional. Segundo ele, o governo recebeu relatos de 3.360 pessoas feridas. Equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes entre os escombros.

As autoridades venezuelanas estimam que centenas de pessoas ainda estejam presas sob estruturas colapsadas quase dois dias após os dois fortes tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5 na escala Richter, que atingiram o país com menos de um minuto de diferença. O chefe do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Tom Fletcher, fala em 50 mil desaparecidos.

"Trata-se de uma operação de resgate extremamente completa. Há mais de 50.000 pessoas desaparecidas e mais de 500 mortas. Portanto, buscar sobreviventes entre os escombros é uma tarefa colossal", declarou Fletcher à agência AFP, em Genebra.

As operações de busca mobilizam bombeiros, militares, voluntários e equipes internacionais. Segundo Rodríguez, 871 socorristas internacionais estão no país. Em diversas áreas atingidas, a falta de energia elétrica dificulta as buscas, que são realizadas com lanternas, equipamentos especializados e, em alguns casos, manualmente.

Os maiores danos foram registrados em La Guaira, estado costeiro onde foi decretado "zona de desastre". Também há relatos de destruição em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua, Carabobo e Falcón. "Um total de 383 edifícios foram danificados, incluindo casas unifamiliares e multifamiliares", afirmou o parlamentar da Venezuela.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) avalia que o número final de vítimas pode ultrapassar 10 mil mortos, considerando a intensidade dos tremores e os danos registrados em áreas densamente povoadas.

Dois brasileiros entre as vítimas fatais
Entre as vítimas estão dois brasileiros. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou na quinta-feira (25) a morte de uma mulher e de um homem brasileiros. Uma das vítimas identificadas é Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, ex-moradora do Gama, no Distrito Federal. O irmão dela confirmou a informação nas redes sociais.

O governo brasileiro autorizou o envio de uma missão humanitária composta por 44 profissionais, incluindo integrantes da Defesa Civil, bombeiros, especialistas da Anatel, médicos e cães farejadores. O Brasil também enviará um hospital de campanha, medicamentos, insumos médicos e purificadores de água para auxiliar a população afetada.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, classificou os terremotos como o pior desastre natural enfrentado pelo país nas últimas décadas.

Jaques Wagner chama atuação da PF de “patacoada” e diz que investigação tenta criar narrativa

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Alvo da operação Compliance Zero, senador Jaques Wagner (PT) criticou a condução da investigação da Polícia Federal (PF) e a apreensão em seu apartamento localizado em Brasília. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o parlamentar afirmou que houve “espetacularização” durante a operação.

O senador criticou a exposição da investigação e questionou a divulgação de imagens da operação. Wagner chamou de “patacoada” a fotografia de valores apreendidos sobre uma cama com o símbolo da Polícia Federal.

“Para que aquela patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF? Esse processo era comum na Lava Jato”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a crítica não é contra a investigação, mas contra a forma como o caso foi divulgado. “Eu não estou pedindo que não me investiguem, só estou dizendo para não fazer a patacoada que fazem. Aquela foto foi para tudo que é capa de jornal. Eu acho que isso é condenação a priori”, disse.

Em referência à investigação da empresa de sua nora, que recebeu 3,5 milhões do Banco Master, o senador disse que a Polícia Federal estaria construindo uma tese contra ele. “Acham que a empresa foi construída para me servir e vão correr atrás de provar essa tese. Não vão provar”, declarou.

Wagner também rebateu a ideia de que o caso teria origem na Bahia e citou o Banco Central ao falar sobre o Banco Master. “Nada começou na Bahia. Quem visualizou o Banco Master foi Roberto Campos Neto e seu Banco Central”, afirmou.

RD do Congo eleva número de mortos por ebola para 304

Com mais de 1,1 mil casos confirmado, 95% dos leitos hospitalares do país estão ocupados
Camila Stucaluc * sbt
Novo surto de ebola no Congo ocorre em decorrência da variante Bundibugyo | Reuters
Subiu para 304 o número de mortes por ebola na República Democrática do Congo. A atualização foi feita na noite de quinta-feira (25) pelo governo local, que também confirmou 1.155 casos da doença.

O novo surto de ebola no Congo ocorre em decorrência da variante Bundibugyo, cepa rara da doença para a qual ainda não há vacina aprovada. Segundo as autoridades, as infecções foram detectados majoritariamente nas províncias de Kivu do Norte, Kivu do Sul e Ituri, localizadas no nordeste congolês.

“A presença de grupos armados continua limitando o acesso humanitário em múltiplas zonas de saúde afetadas ou em risco”, disse o governo. No último domingo (7), por exemplo, uma equipe funerária foi atacada enquanto caminhava para o cemitério de Nyamurongo, em Bunia, deixando dois feridos.

O cenário é tratado como emergência de saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade alerta, contudo, que a desconfiança da população aliada à violência armada, que aumenta os deslocamentos, atrapalham as ações emergenciais, deixando o país mais vulnerável para a doença.

Na quinta-feira (25), Jean Kaseya, diretor-geral do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças, alertou que, embora o surto ainda não tenha atingido o pico, 95% dos leitos hospitalares do país estão ocupados. Mais no sbtnews