> TABOCAS NOTICIAS

.

.

terça-feira, 23 de junho de 2026

PF deflagra operação contra banco do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal; R$ 670 milhões são bloqueados

Por Fernanda Mamonablogdovalente
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23/6), a Operação Miragem contra a cúpula do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A ação mobilizou mais de 50 policiais federais para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.

Além das buscas, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, bem como o bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões. A operação teve como base uma investigação iniciada a partir de relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil, que apontaram indícios de irregularidades na condução da instituição financeira.

Segundo a Polícia Federal, há suspeitas de que administradores do banco tenham criado mecanismos para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real. De acordo com as investigações, isso teria ocorrido por meio da alteração de informações contábeis e da geração artificial de receitas.

Ainda conforme a PF, a prática teria permitido inflar o valor de ativos e ocultar problemas que poderiam comprometer a saúde financeira da instituição. As movimentações sob investigação envolvem cifras de centenas de milhões de reais, o que elevou o nível de atenção dos órgãos de fiscalização.

ITAPETINGA-BA: Parte da estrutura do palco desaba e interrompe show de Amado Batista no São João

Redes sociais
Na noite desta segunda-feira (22), parte da estrutura de sustentação do palco principal do São João de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, desabou por volta das 23h30, durante a apresentação do cantor Amado Batista, provocando a interrupção imediata do espetáculo e momentos de correria entre o público. Via ipiauonline

O incidente ocorreu quando o circuito do Forró registrava grande concentração de pessoas. O artista goiano — uma das atrações mais aguardadas da programação municipal — já havia cantado por cerca de vinte minutos quando técnicos ouviram um estalo na lateral esquerda do palco, alerta que levou à paralisação do show.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e isolaram rapidamente a área próxima ao palco para evitar que o comprometimento da estrutura atingisse espectadores na pista e na área VIP. A ação preventiva impediu ferimentos graves, segundo a organização; não houve registro de vítimas com lesões sérias.

O episódio gerou tumulto momentâneo enquanto parte do público tentava se afastar das grades de proteção. “Ouvimos um barulho estranho e o som falhou. Logo em seguida, vimos os músicos correndo para trás e a equipe pedindo calma no microfone. Foi um susto muito grande, mas a polícia agiu rápido para afastar todo mundo”, afirmou o comerciante Marcos Silva, que assistia ao show em frente ao palco.

Investigação preliminar
A suspeita inicial da organização é de que uma falha em uma das sapatas de apoio, possivelmente agravada pela acomodação do solo, tenha comprometido o nivelamento da estrutura e provocado o desabamento parcial. Técnicos responsáveis pela montagem do palco já iniciaram uma inspeção para avaliar os danos e determinar a causa precisa do incidente.

A assessoria de Amado Batista informou que o cantor passa bem e agradeceu a eficiência da equipe de segurança na contenção do problema. A prefeitura municipal e os responsáveis pelo evento ainda não informaram se haverá nova data para a apresentação nem como ficará a programação do São João após a interdição da área afetada.

Autoridades locais prometeram prioridade à apuração do caso e à verificação das demais estruturas do evento para garantir a segurança do público e dos artistas nas próximas noites de festa.

Com PAA, renda da agricultura familiar cresce até 30% e dependência do CadÚnico cai

Pesquisa apresentada pelo MDS identificou aumento da renda dos beneficiários e redução de até 57% na permanência no Cadastro Único
Agência Gov | via MDS
Roberta Aline / MDS
Ministro Wellington Dias apresentou dados da pesquisa em encontro em Brasília
Agricultores familiares beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) registraram aumento de até 30% na renda per capita e redução de até 57% na probabilidade de permanência no Cadastro Único. Os resultados são da pesquisa apresentada nesta segunda-feira (22), em Brasília, durante o lançamento da avaliação de impacto e resultados do programa, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

No evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que a política deve alcançar uma quantidade maior de pessoas. “É preciso uma jornada que possa alcançar maior escala e possa, a partir daí, colocar produtores e produtoras em condição de uma linha direta com o mercado. E é claro, com isso elevar a renda. Eu estou falando de combate à subnutrição e à desnutrição”, reforçou Dias.

O estudo foi desenvolvido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A pesquisa avaliou os impactos das modalidades Compra com Doação Simultânea (CDS) e PAA Leite sobre a inclusão produtiva e a segurança alimentar e nutricional.
Mais autonomia

A pesquisa mostra que os beneficiários da modalidade Compra com Doação Simultânea tiveram aumento médio de R$ 50 na renda per capita, o equivalente a crescimento de 30%. Entre os participantes do PAA Leite, o aumento foi de R$ 32 por pessoa, representando avanço de 19% na renda. Mais na agenciagov

Veja os cenários de classificação do Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2026

Seleção depende de si para confirmar vaga e ainda briga pela liderança do Grupo C
Juliano Franca / bahia.ba/esporte
Foto: Divulgação/Fifa
O Grupo C da Copa do Mundo de 2026 segue com a Seleção Brasileira em posição confortável após os dois primeiros jogos. Com quatro pontos somados, o Brasil aparece bem posicionado na briga pela classificação para a fase eliminatória, mas ainda depende do resultado da última rodada para confirmar sua colocação final.

Escócia e Marrocos também seguem vivos na disputa, enquanto o Haiti já não tem mais chances de avançar. A definição do grupo acontece na última rodada, quando o Brasil enfrenta a Escócia e Marrocos encara o Haiti.

Situação atual do Grupo C
Escócia: 3 pontos
Brasil: 4 pontos
Marrocos: 4 pontos
Haiti: 0 pontos

O equilíbrio na parte de cima da tabela mantém aberta a disputa pelas duas vagas diretas às oitavas de final e também pela possibilidade de terminar na liderança do grupo.
O que o Brasil precisa para se classificar

A Seleção Brasileira garante vaga no mata-mata da Copa do Mundo em caso de:
Empate com a Escócia na última rodada
Vitória sobre a Escócia, garantindo possível liderança do grupo
Derrota, dependendo de combinação de resultados e saldo de gols (cenário secundário)

Com isso, o Brasil já tem classificação encaminhada, mas ainda busca confirmar posição final dentro do grupo, o que influencia diretamente o cruzamento na próxima fase.

Possíveis adversários do Brasil nos 16-avos de final
O chaveamento da Copa do Mundo de 2026 define os cruzamentos entre grupos diferentes. Dependendo da posição final no Grupo C, o Brasil pode enfrentar:

Se terminar em 1º do Grupo C
Enfrenta o 2º colocado do Grupo F:Japão
Holanda
Suécia
Tunísia

Se terminar em 2º do Grupo C
Enfrenta o 1º colocado do Grupo F:
Japão
Holanda
Suécia
Tunísia

Possibilidade de 3º colocado
Caso se classifique como um dos melhores terceiros, o Brasil pode cruzar com líderes de outros grupos, como:
México (Grupo A)
Alemanha (Grupo E)
França (Grupo I)

Situação geral
O Brasil chega à última rodada em condição controlada e depende apenas de um resultado simples para confirmar presença na fase eliminatória. A definição da colocação será decisiva para o nível de dificuldade no primeiro confronto do mata-mata, que começa a partir dos 16-avos de final.

A Seleção ainda pode terminar líder do grupo, o que teoricamente garante um caminho mais favorável no chaveamento da competição.

Homem confunde tontura com abstinência e descobre tumor cerebral

Foto: Reprodução/Kennedy News & Media
O britânico Simon Hollister, de 55 anos, acreditava que as tonturas que sentia durante caminhadas eram consequência da decisão de parar de consumir bebidas alcoólicas. No entanto, após semanas convivendo com os sintomas, ele descobriu que enfrentava um glioblastoma, tipo de tumor cerebral agressivo e considerado um dos mais letais em adultos.

Morador de Surrey, na Inglaterra, Simon iniciou uma rotina mais saudável em janeiro de 2025, com o objetivo de perder peso e melhorar a qualidade de vida. Além das tonturas frequentes, ele passou a apresentar falhas de memória e dificuldades para encontrar palavras simples durante conversas. Diante da persistência dos sintomas, decidiu realizar uma ressonância magnética, que confirmou o diagnóstico do câncer cerebral.

Após a descoberta da doença, Simon foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor, seguida por sessões de quimioterapia e radioterapia. Apesar do tratamento, exames recentes identificaram uma nova lesão cerebral. Atualmente, ele busca recursos para custear terapias complementares e tratamentos experimentais. Ao compartilhar sua história, o britânico faz um alerta para que sintomas persistentes não sejam ignorados e reforça a importância da investigação médica precoce. Via 180graus

Coruja ferida vira mãe de 500 filhotes órfãos, ensina como sobreviver e emociona santuário

Lorena Fassina * SNB
Casper é o nome coruja que virou mãe de 500 filhotes órfãos num santuário no Canadá. Sem poder sair, ela ensina bebês a voltarem à natureza. - Fotos: OWL Orphaned Wildlife Rehabilitation Society

Que mãe incrível. Uma coruja virou mãe adotiva e já ajudou a criar mais de 500 filhotes órfãos. Ela se tornou símbolo de cuidado e proteção em um centro de reabilitação animal no Canadá. A ave, chamada Casper, dedica a vida há 26 anos para ensinar pequenos filhotes resgatados a sobreviver na natureza. Logo ela, que ficou ferida e não pode mais ser livre.

A supermãe vive província da Colúmbia Britânica, no Canadá, no Orphaned Wildlife Rehabilitation Society, um santuário especializado em recuperação de animais silvestres. Casper é uma coruja da espécie grande-corno e chegou ao local em 1999 após sofrer ferimentos graves que a impediram de voltar à vida selvagem.

E foi justamente ali que ela encontrou uma nova missão. “Eles olham para ela, seguem ela e imitam o comportamento dela”, explicou Rob Hope, gerente do centro de reabilitação.

Talento raro
Os cuidadores perceberam que Casper tinha um talento raro: um forte instinto maternal.

Desde então, ela passou a cuidar de filhotes órfãos resgatados pelo centro.

Ao longo de mais de duas décadas, já foram mais de 500 corujinhas acolhidas pela “mãe adotiva”.

E ela continua ensinando
Neste momento, Casper está cuidando de mais quatro filhotes. Os especialistas, a presença dela faz toda diferença no desenvolvimento das pequenas corujas. Mais no sonoticiaboa

Argélia vence de virada e elimina Jordânia da Copa do Mundo

Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini
Amine Gouri garantiu a vitória da Argélia sobre a Jordânia * REUTERS/Carlos Barria
A Argélia venceu a Jordânia por 2 a 1 na madrugada desta terça-feira (23), no Levi's Stadium, em Santa Clara, pela 2ª rodada do Grupo J da Copa do Mundo. Al-Rashdan abriu o placar para os jordanianos no primeiro tempo, mas Benbouali e Gouiri garantiram a virada na reta final.

A Argélia chegou a 3 pontos e assumiu a 3ª posição. Uma vitória no duelo direto contra a Áustria na última rodada garante a vaga no mata-mata em 2º lugar. Se empatar ou perder, fará contas em 3º. O jogo decisivo é no domingo (27), às 23h (de Brasília), em Kansas City.

Já a Jordânia está eliminada com uma rodada de antecedência. A seleção estreante passou perto de seu primeiro ponto em Copas, mas voltou a pagar pela fragilidade na bola aérea, assim como na derrota para a Áustria. A despedida será contra a líder Argentina, também às 23h de domingo, em Dallas.

Bola parada salva Argélia
Os escanteios pela direita tiraram a Argélia de uma enrascada na Califórnia. Embora tivesse mais volume ofensivo e domínio da posse desde o começo, a seleção africana sofria para superar a Jordânia em organização.

O alívio começou aos 24 do segundo tempo, quando Mahrez cruzou e Benbouali cabeceou no canto para empatar. O craque do time saiu, mas seu substituto, Anis Hadj Moussa, fez a cobrança que parou no pé de Amine Gouiri após um bate-rebate. O camisa 9 mandou para dentro e decretou a virada.

Luca Zidane falha de novo
A virada no segundo tempo livrou Luca Zidane de mais um jogo como vilão da Argélia. O goleiro não conseguiu segurar o chute sem muita força de Al-Rashdan no primeiro tempo, que ainda tocou na mão do filho de Zizou antes de entrar.

Justiça amplia buscas para localizar cantor Kauan em ação de R$ 864 mil

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A Justiça ampliou as tentativas de localizar o cantor Kauan, da dupla com Matheus, em ação movida por Edison João Geraissate Filho que ultrapassa R$ 864 mil.

Segundo informação de Fabia Oliveira, na decisão recente, o juiz Carlos Henrique Loução autorizou a realização de pesquisas em sistemas conveniados do Judiciário para encontrar endereços atualizados do sertanejo, após sucessivas dificuldades para efetivar a citação do cantor no processo.

A medida permite consultas em bases como Sisbajud, Renajud, Infojud e Sniper, que reúnem informações financeiras, fiscais e cadastrais. Caso os novos endereços também não resultem na localização de Kauan, o magistrado autorizou ainda que a parte autora busque informações junto a concessionárias de serviços públicos e operadoras de telefonia, como Equatorial, Saneago, Vivo, TIM e Claro. Via BN

Anac autoriza companhias aéreas da Espanha e da Nigéria a operar voos regulares no Brasil

Foto: Divulgação
O mercado aéreo brasileiro ganha dois novos players internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a espanhola Wamos Air S.A. e a nigeriana Air Peace Ltd. a operar voos regulares de passageiros e cargas com origem e destino no Brasil. Via 180graus

A Wamos Air foi liberada para operações regulares internacionais. Já a Air Peace recebeu permissão para serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e cargas.

Com a autorização, as duas empresas passam a integrar o seleto grupo de companhias estrangeiras aptas a atuar no país, dentro das regras e acordos internacionais.

A Anac informou que o aval veio após as empresas cumprirem os requisitos do Código Brasileiro de Aeronáutica e as exigências regulatórias para estrangeiras.

A agência também destacou que a medida faz parte de uma estratégia de ampliação da conectividade aérea internacional e de fortalecimento da concorrência no setor, o que, segundo a Anac, amplia a oferta de serviços e torna o mercado mais competitivo.

TSE tem alta de 335% em ações de pré-campanha em 2026

PT e PL lideram disputas no tribunal eleitoral em meio ao avanço do uso de inteligência artificial e intensificação da judicialização no período pré-eleitoral
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 135 ações relacionadas a pré-campanhas eleitorais desde 1º de janeiro deste ano até o momento. O volume representa uma alta de 335% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram registradas 31 ações.

Entre os partidos que mais acionaram a Corte estão o PT e o PL, ligados às pré-campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL). As iniciativas envolvem principalmente denúncias sobre uso irregular de inteligência artificial, tecnologia que não tinha a mesma presença nas eleições anteriores e que tem ampliado disputas jurídicas neste ciclo.

Nos últimos dias, o ministro do STF André Mendonça, que também é vice-presidente do TSE, decidiu favoravelmente à pré-campanha de Lula em três casos, determinando a remoção de conteúdos que associavam o presidente ao caso do Banco Master.

Em outra decisão, Mendonça ordenou a retirada de uma deepfake que simulava Flávio Bolsonaro em uma reunião com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Treze morrem afogados ao tentar escapar do calor na França

Tragédia ocorre em meio à onda de calor que atinge a Europa; autoridades emitiram alertas para os próximos dias
Reuters
Pessoas tentam se proteger do sol enquanto ventilador borrifa água antes do desfile na Semana de Moda de Milão | Foto: Alessandro Garofalo/Reuters - 22.06.2026

Três idosos morreram devido às temperaturas extremas que atingiram a França, e 13 banhistas morreram afogados ao tentar escapar de uma onda de calor que se espalhou pela Europa, onde as autoridades emitiram alertas para os próximos dias.

Milhares de escolas na França fecharam ou alteraram seus horários nesta segunda-feira (22), e meteorologistas no Reino Unido previram que as temperaturas poderiam bater recordes para o mês de junho nesta semana.

"Estamos caminhando para, no mínimo, vários dias de tempo muito, muito quente. Não sabemos quando as temperaturas começarão a cair", disse a ministra da Saúde da França, Stephanie Rist, no canal de TV TF1.

"Nadem apenas em locais supervisionados", disse o porta-voz do Serviço de Segurança Civil da França, Jérôme Boulanger, após relatar os afogamentos ocorridos entre domingo e esta segunda-feira. Mortes do tipo aumentaram 58% na França no ano passado, quando banhistas tentavam se refrescar.

Três idosos, com idades entre 80 e 95 anos, morreram no fim de semana na região de Bordeaux em consequência de problemas de saúde causados pela atual onda de calor na França, informou a autoridade local Sophie Brocas à France TV no final da noite de domingo.

A agência meteorológica Meteo France informou que 49 regiões administrativas estão sob alerta vermelho de onda de calor.

Câncer em jovens: Por que estão crescendo os casos antes dos 50 anos?

Diagnósticos em adultos crescem globalmente — e tudo indica que hábitos de estilo de vida são os principais fatores por trás do aumento
Os índices de câncer em pessoas jovens sobem a cada ano, e essa guinada tem colocado em xeque o fator de risco “idade” quando se pensa na prevenção da doença. Veja Saúde

Embora a literatura científica ainda indique que a maioria dos tumores é mais incidente na população acima dos 50 anos, essa fronteira temporal parece estar se desmanchando.

O aumento de casos antes da quinta década de vida já é notado no Brasil. O Painel Oncologia BR, ferramenta do Ministério da Saúde, mostra um crescimento expressivo de diagnósticos em adultos, especialmente naqueles entre 40 e 50 anos.

De 2013 a 2025, o número de pacientes oncológicos triplicou no país, segundo a plataforma. Na população de 40 a 44 anos, os casos saltaram de 10.171 para 33.412 nesse período. Na faixa etária de 45 a 49 anos, o crescimento também foi significativo: de 15.213 para 39.906 casos em pouco mais de uma década.

Esse crescimento é registrado também em outros países. Um estudo publicado em abril na revista BMJ Oncology analisou a população inglesa entre 2001 e 2019 e descobriu que a incidência de 11 tipos de câncer tem aumentado em média entre 1% e 4% ao ano em adultos com menos de 50 anos.

O câncer colorretal teve o maior aumento proporcional: ocorria em menos de uma pessoa (0,9) a cada 100 mil e agora se manifesta em 1,6 a cada 100 mil.

Outro trabalho publicado no BMJ Oncology, esse em 2023, analisou 29 tipos de câncer em 204 países e identificou crescimento de 79% na incidência da doença em pessoas com menos de 50 anos, entre 1990 e 2019.

No mesmo período, as mortes relacionadas ao câncer antes dessa idade aumentaram 28%. Tumores de mama, pulmão, estômago e colorretal (intestino) são os que causam mais mortes nessa faixa etária, segundo a investigação.

Para especialistas, esses números mostram uma mudança epidemiológica que não pode ser atribuída apenas ao crescimento populacional ou à melhora nos sistemas de diagnóstico.

“O que estamos vendo é provavelmente uma mudança no perfil de algumas neoplasias. Até antes de 1980, o câncer era visto como um problema de idosos. Esse cenário vem se modificando, mas houve recentemente uma aceleração dessa transformação”, analisa o oncologista Oren Smaletz, do Einstein Hospital Israelita.

Ele destaca como exemplo o câncer colorretal. “Nos últimos dez anos, deixou de ser um tumor raro em pessoas de 20 a 49 anos para se tornar o câncer que mais causa mortes nessa faixa etária em homens nos Estados Unidos. Para as mulheres, fica atrás apenas do câncer de mama”, destaca.

O que está por trás do aumento?
Alguns tipos de tumor têm sido mais associados ao crescimento geral de casos, segundo pesquisa publicada na revista Military Medical Research em 2025 e que analisou dados de 36 países entre 2000 e 2017.

Em mulheres jovens, o crescimento foi mais expressivo em cânceres colorretal, de pâncreas e mieloma múltiplo. Em homens, o aumento foi mais observado em tumores de próstata, colorretal e renal. De acordo com a investigação, desde a virada do milênio, 10% dos casos globais da doença passaram a ocorrer em pessoas abaixo dos 50 anos, com projeção de crescimento contínuo para a próxima década.

Fatores de risco ligados ao estilo de vida pesam diretamente nessa realidade. “Provavelmente esse crescimento tem alguma relação com a expansão de vários fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo, o maior consumo de alimentos ultraprocessados, de álcool e outros carcinógenos na dieta”, observa a oncologista Clarissa Baldotto, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Novamente, o tumor colorretal ilustra bem a influência dos hábitos alimentares e de atividade física que influenciam na incidência do câncer. “A dieta mais ocidental, com suas carnes processadas, consumo de refrigerantes, bebidas açucaradas, tudo isso está comprovado em numerosos estudos que acaba aumentando o risco de ter câncer colorretal. Além do papel da obesidade, sedentarismo e até do tabagismo”, aponta o oncologista do Einstein.

Dieta pobre em fibras, com baixo consumo de frutas e verduras, e o aumento de pessoas com diabetes tipo 2 também têm sido associados ao disparo nos casos de câncer de intestino. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 13% dos casos de câncer no Brasil estão relacionados ao excesso de peso.

Um estudo publicado na Cancer Epidemiology por pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) em 2024 indica que dietas com alto teor de ultraprocessados aumentam em até 25% o risco de tumores digestivos.

A análise também revela uma mudança no perfil do câncer de mama no Brasil: a proporção de casos em mulheres com menos de 40 anos passou de 8% em 2009 para 22% em 2020, outra doença que acomete cada vez mais jovens.

Diagnóstico tardio e rastreamento inadequado

Noruega bate Senegal com 2 de Haaland e se garante no mata-mata da Copa do Mundo

Mateus Figueiredo
Erling Haaland fez dois gols na vitória sobre Senegal / John Sibley/Reuters
A Noruega venceu Senegal por 3 a 2 nesta segunda-feira (22), em Nova York, pela 2ª rodada do Grupo I da Copa do Mundo. O confronto direto por uma vaga no mata-mata entregou embate de alto nível mas, ao final, os noruegues prevaleceram. Erling Haaland (duas vezes) e Marcus Pedersen fizeram os gols que deram a vitória aos nórdicos.

O resultado garantiu a Noruega no mata-mata da Copa do Mundo pela 1ª vez desde 1998, última edição que a seleção disputou até este ano. Com uma geração dourada, os noruegueses querem a sua melhor participação em Mundiais. Até hoje, a marca pertence ao elenco que disputou o torneio em 1938, com um 12º lugar.

Mesmo já classificada, a Noruega ainda tem o que disputar na fase de grupos da Copa do Mundo. Os nórdicos chegam na última rodada atrás da França e passarão como líderes da chave se vencerem os vice-campeões mundiais. Caso não consigam, Haaland e cia. entrarão no caminho do Brasil nas oitavas de final.

Senegal perdeu mais uma partida por 3 gols no Mundial e precisará de uma vitória com bom saldo de gols sobre o Iraque para sonhar com uma vaga. A única chance dos africanos irem ao mata-mata é via melhores terceiros colocados. Os Leões de Teranga foram derrotados nos quatro últimos encontros contra europeus em Copas do Mundo. O último triunfo foi em 2018, quando bateu a Polônia.

Haaland voa na Copa
Não dá para afirmar que a partida foi desequilibrada. Sobretudo no primeiro tempo, os dois times tiveram praticamente os mesmos números, apesar da Noruega chegar com mais perigo. Édouard Mendy evitou que os noruegueses saíssem à frente mais cedo com duas boas defesas. Porém, perto do intervalo, Kalidou Koulibaly cometeu erro e Marcus Pedersen não desperdiçou chance de colocar os nórdicos à frente. Mais no flashscore

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Quando uma dor de cabeça pode ser sinal de algo mais sério

MÉDICO EXPLICA QUANDO A DOR DE CABEÇA VIRA EMERGÊNCIA: OS SINAIS QUE NÃO PODEM SER IGNORADOS
Neurocirurgião aponta sintomas que distinguem dor comum de possível hemorragia cerebral e orienta o que fazer diante de casos graves/Reprodução

Uma dor de cabeça pode ser sinal de cansaço, estresse ou enxaqueca — mas também pode ser o primeiro aviso de uma hemorragia cerebral. Saber distinguir os dois casos pode salvar uma vida. O neurocirurgião João Paulo da Matta Silvestre, da Santa Casa de Maceió, explica em quais situações a dor de cabeça deixa de ser banal e passa a exigir atenção médica imediata. SESAU Alagoas com Chico Sabe Tudo

Segundo o especialista, a maior parte das dores de cabeça tem causas benignas, como enxaqueca e cefaleia tensional. O alerta vale para o paciente que nunca teve histórico de dor de cabeça e de repente sente uma dor súbita, intensa e persistente. Esse perfil, segundo ele, precisa ser avaliado com urgência.

Entre os principais sinais de que algo mais grave pode estar acontecendo estão: dor de cabeça forte e repentina, vômitos, perda de equilíbrio, tontura, formigamentos, dormências, alterações na fala e outros déficits neurológicos. Os sintomas da hemorragia cerebral aparecem repentinamente e podem incluir fraqueza, confusão mental e paralisia, particularmente em um lado do corpo. Quando esses sinais surgem juntos e de forma súbita, o médico orienta considerar a possibilidade de um evento hemorrágico.

Nos casos mais graves — convulsões, desmaios ou rebaixamento do nível de consciência — a recomendação é acionar o SAMU pelo número 192 sem hesitar. Procure um serviço médico o mais rápido possível ou ligue para o SAMU. Quanto antes o paciente tiver um tratamento adequado, melhor será sua recuperação. Se houver convulsão, a orientação é posicionar a pessoa de lado e aguardar o socorro.

Helicóptero da Guarda Costeira dos EUA cai no Alasca

Equipes de busca e resgate se mobilizaram para atender a ocorrência; causa do acidente é desconhecida
SBT News
Mergulhador de resgate da Guarda Costeira dos EUA salta de um helicóptero HH-60 Jayhawk durante uma demonstração na Seafair de 2004 em Seattle, Washington | Foto: Wikimedia Commons

Um helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos caiu no Alasca, informou a Guarda Costeira nesta segunda-feira (22). O acidente ocorreu na região de Sitka, localizada a 50 quilômetros a sudoeste da capital do estado, Juneau.

Segundo a Guarda Costeira, o helicóptero que caiu é um MH-60 Jayhawk. A instituição informou que equipes de busca e resgate se mobilizaram para atender a ocorrência.

"Equipes de emergência e recursos de busca e resgate estão respondendo no momento. A segurança, o bem-estar e o resgate de nossos tripulantes é nossa prioridade absoluta e imediata", escreveu a Guarda Costeira em publicação no X.

A causa do acidente é desconhecida, ainda de acordo com a Guarda Costeira. Uma investigação formal será conduzida para determinar as circunstâncias do ocorrido.

GANDU-BA: Pablo é atingido por lata arremessada em show de São João

O episódio foi registrado pela transmissão oficial do evento nas redes sociais
Foto: TV / Tudo New
O cantor Pablo foi atingido por uma lata arremessada pela plateia durante uma apresentação na festa de São João de Gandu, no baixo sul da Bahia, na noite de sexta-feira (19). O episódio foi registrado pela transmissão oficial do evento nas redes sociais.

As imagens mostram o momento em que o artista cantava uma versão em arrocha da música “Amor I Love You”, de Marisa Monte, quando foi atingido por uma lata verde na altura do peito. Ele não ficou ferido.

Após o ocorrido, Pablo interrompeu a apresentação e pediu a intervenção da Polícia Militar para retirar o responsável pelo ato. “Segura aí rapidinho. Por favor, Polícia Militar, retira esse rapaz que acabou de jogar uma lata em mim aqui. Rapaz, que cara miserável, rapaz. Como é que pode um negócio desse? Espere que o seu está chegando. Vou te dar um presente”, disse o cantor no palco.

Em seguida, o artista pediu que o público não hostilizasse o suspeito enquanto a situação era conduzida pelas autoridades. “Não, não, deixa a polícia resolver. Ela já está chegando”, afirmou.

Depois da atuação da segurança, Pablo voltou ao microfone e desabafou sobre o episódio. “Essa benção de Deus aqui. É brincadeira um negócio desse, rapaz? Obrigado à Polícia Militar e a toda segurança. O cara bebe para fazer besteira. Meu Deus do céu”, disse.

Na sequência, o cantor retomou a apresentação normalmente.

CLT não contempla todas as formas de trabalho modernas, diz ministra

Para Peduzzi, tecnologias como a IA são aliadas, mas exigem qualificação do trabalhador
O avanço tecnológico impõe novas formas de proteção aos trabalhadores de plataformas digitais, mas a CLT não é o único instrumento capaz de garantir essa tutela. Um arcabouço mais protetivo depende da adoção de acordos coletivos e da segurança dos precedentes.

A afirmação é de Maria Cristina Peduzzi, ministra do Tribunal Superior do Trabalho, que falou sobre o assunto durante o lançamento do Anuário da Justiça Brasil, neste mês.

Na avaliação de Peduzzi, o mercado absorveu velozmente as inovações digitais, o que requer uma resposta à altura por parte do sistema jurídico. A ministra observa que a tecnologia deve ser tratada como ferramenta útil, desde que acompanhada de uma qualificação adequada dos profissionais para extrair o seu potencial máximo.

“Nós temos que ter uma formação qualificada do ser humano em mente para obter da inteligência artificial, por exemplo, o máximo que ela pode nos fornecer. E não devemos vê-la como um inimigo, porque ela é uma realidade”, opina.

A magistrada defende que o emprego em plataformas tecnológicas deve dar amparo ao trabalhador, mas sustenta que a legislação tradicional não é a via exclusiva para promover a adequação do mercado.

“Temos que compreender que, neste novo mundo do trabalho, a CLT não é o único modelo de proteção”, defendeu.

Mais importante do que impor um modelo de trabalho rígido, segundo a ministra, é garantir que as negociações e a consolidação das jurisprudências sejam aplicadas no cotidiano da Justiça do Trabalho. Mais na conjur

Em Brasília, Ronaldo Caiado justifica atraso em evento empresarial após passar por pane em avião

Por Mauricio Leiro, de Brasília / Ronne Oliveira
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), justificou seu atraso para participar do encontro com representantes do setor industrial na tarde desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, devido a um problema técnico na aeronave em que viajaria.  Bahia Notícias

Ao chegar ao local do evento, que reuniu diversas lideranças políticas na capital federal, o chefe do Executivo goiano fez questão de se desculpar publicamente com o público e com as autoridades presentes na mesa de abertura: "Desculpem o atraso, tivemos uma pane no avião, ainda na pista de pouso", esclarece o governador.

Segundo informações de assessores próximos, a tripulação e a equipe de segurança identificaram a falha mecânica durante os procedimentos de taxiamento na pista de decolagem.

Por medidas de precaução e seguindo os rígidos protocolos de aviação, o voo foi imediatamente abortado para que os técnicos pudessem avaliar o equipamento, o que exigiu uma mudança de última hora no cronograma logístico do governador para garantir sua chegada a Brasília.

Consumo de ovos deve crescer 6% no Brasil e chegar a 307 por pessoa em 2026

Estudo apresentado por área técnica do Banco do Nordeste também aponta forte rentabilidade entre os produtores
Agência Gov | via MEC
Divulgação
O setor é destaque no Brasil, como um dos principais produtores mundiais, com produção de 59,44 bilhões de unidades em 2025
O consumo anual de ovos de galinha por cada brasileiro deve ser, em média, de 307 unidades em 2026. O volume é 6,6% acima da média registrada em 2025. O aumento deve ser impulsionado pela busca por proteínas de alto valor nutricional e menor custo em comparação a outras fontes de proteína animal. As informações constam no estudo Caderno Setorial feito pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste (BNB).

O estudo também aponta melhora da rentabilidade dos produtores em 2026. Enquanto os preços dos principais insumos apresentaram estabilidade ou queda nos primeiros meses do ano, o valor pago pela caixa de ovos registrou alta superior a 30%, favorecendo as margens da atividade.

O setor é destaque no Brasil, como um dos principais produtores mundiais, com produção de 59,44 bilhões de unidades em 2025, equivalentes a 4,95 bilhões de dúzias (+5,7%). O consumo interno absorve 98,58% da produção.

Produção em alta no Nordeste
A produção de ovos no Nordeste alcançou 10,83 bilhões de unidades em 2025, crescimento de 6,75% em relação ao ano anterior, consolidando a região como responsável por cerca de 18% da produção nacional. O desempenho tem impacto na geração de renda, emprego e investimentos, especialmente nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.

Novas regras ampliam para até 12 semanas o descanso de juízes e procuradores

Mudança pode ampliar o período de descanso ao permitir que férias em dias úteis sejam emendadas com fins de semana e feriados
Foto: Pedro França/Agência Senado
Em meio ao debate sobre benefícios e verbas indenizatórias recebidas por integrantes do Judiciário, novas normas passaram a permitir que magistrados e membros do Ministério Público dividam os 60 dias de férias anuais em até 12 períodos ao longo do ano.

As mudanças foram aprovadas no ano passado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com as novas regras, cada período de férias pode ser fracionado em blocos mínimos de cinco dias.

Na prática, a medida possibilita que juízes e procuradores programem os descansos em dias úteis, emendando fins de semana e feriados sem que essas datas sejam abatidas do total de 60 dias de férias previsto para a categoria.

A flexibilização ocorre enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) discute mecanismos para uniformizar e dar mais transparência aos chamados penduricalhos pagos a integrantes do Judiciário. De acordo com o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, a expectativa é apresentar uma proposta nacional sobre o tema até novembro.

Fato inédito na Copa: Tempestade interrompe duelo entre França e Iraque

Entenda o que dizem as regras da Fifa em caso de incidência de raios próximos aos locais dos jogos
Foto: Reprodução/Instagram/@iraqnt_en
A partida entre França e Iraque, pela segunda rodada do Grupo I da Copa do Mundo, foi interrompida nesta segunda-feira (22) após um alerta de tempestade com risco de raios no entorno do Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O confronto é o primeiro do Mundial a ser afetado pelo protocolo climático da Fifa.  Por: Metro1

A chuva começou ainda durante o primeiro tempo, mas o jogo seguiu normalmente até o intervalo. Quando as equipes deixaram o gramado, os telões do estádio emitiram o alerta meteorológico e as arquibancadas foram esvaziadas por segurança.

No momento da paralisação, a França vencia por 1 a 0, com gol de Kylian Mbappé.

Entenda o protocolo
Pelas regras da Fifa, as partidas devem ser interrompidas quando há registro de raios em um raio de aproximadamente 13 quilômetros do estádio. O jogo só pode ser retomado após 30 minutos sem novas descargas elétricas na área monitorada. Caso outro raio seja detectado, a contagem recomeça.

O procedimento já havia sido adotado durante a Copa do Mundo de Clubes de 2025, também disputada nos Estados Unidos.

Durante a paralisação, os torcedores não devem deixar o estádio. A orientação é apenas abandonar as arquibancadas e buscar abrigo nas áreas internas da arena, como corredores, lojas e praças de alimentação, até que a partida seja liberada para recomeçar.

Fluminense anuncia retorno do zagueiro Thiago Silva

Thiago Silva escreverá mais um capítulo com a camisa do Fluminense
Jorge Rodrigues/AGIF via AFP
Thiago Silva está de volta ao Fluminense. O zagueiro foi anunciado pelo clube carioca nesta segunda-feira (22) e assinou contrato até dezembro de 2026. O experiente jogador é aguardado no CT Carlos Castilho para se juntar ao grupo e iniciar os treinamentos na próxima semana, marcando sua quarta passagem pelo Tricolor. Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

"Algumas histórias nunca vão ter fim. O Monstro Thiago Silva está de volta ao Fluminense", anunciou o Fluminense nas redes sociais.

Thiago Silva volta ao clube cerca de 6 meses depois de ter deixado o clube carioca para jogar no Porto, em Portugal. O projeto do defensor era atuar no futebol europeu para conseguir uma vaga no grupo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, algo que não aconteceu.

Formado nas categorias de base do Fluminense, em Xerém, defendeu o time profissional pela 1ª vez entre 2006 e 2008, período em que conquistou a Copa do Brasil de 2007 e a final da Libertadores de 2008. Já consagrado, retornou em 2024 e ficou até o fim do ano passado, quando foi capitão da histórica campanha do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes. O jogador soma 212 jogos e 19 gols pelo clube.

Fora do Brasil, Thiago Silva também construiu uma carreira vitoriosa. No Milan, se firmou como um dos melhores zagueiros do mundo e foi campeão italiano em 2011. No PSG, tornou-se ídolo e multicampeão, vencendo sete vezes a Ligue 1. No Chelsea, a partir de 2020, conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, ambos em 2021.

Os números de Thiago Silva nas últimas temporadas
Na Seleção Brasileira, foi convocado por primeira vez em 2008, ainda no Fluminense, e se tornou um dos principais nomes do time por mais de uma década. Disputou quatro Copas do Mundo, sendo capitão em três (2014, 2018 e 2022), e conquistou a Copa América de 2019 e a Copa das Confederações de 2013, com 113 jogos e sete gols pela equipe principal.

Cubanos lideram pedidos de refúgio no Brasil e ultrapassam venezuelanos

País registrou 75,6 mil solicitações em 2025, segundo relatório do OBMigra e Ministério da Justiça
Foto: Pablo Porciuncula/AFP
No total, o país registrou 75.599 solicitações de refúgio no ano, o que representa um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. O volume é o terceiro maior da série histórica, ficando atrás apenas dos resultados de 2018 e 2019. bahia.ba/brasil

Os dados são do estudo “Refúgio em Números 2026”, produzido pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) em parceria com o Ministério da Justiça.

O levantamento considera o período de 2010 a 2025 e foi divulgado nesta segunda-feira (22), em um evento que marcou o Dia Mundial do Refugiado, celebrado no último sábado (20).

Do total de solicitações feitas ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) em 2025, 41.919 (55,4%) foram de cidadãos cubanos, um crescimento de 88,1% em relação a 2024.

Em seguida aparecem os venezuelanos, com 21.233 pedidos, seguidos por colombianos (1.432), angolanos (1.253), marroquinos (888) e ganeses (792).

Violência digital contra mulheres sobe 188% no Ligue 180

Dados comparam cinco primeiros meses de 2025 e 2026; Ministério das Mulheres atualiza capacitação de atendentes que recebem denúncias
Paola Cuenca/sbt
Uso das redes sociais | Pexels
De janeiro a maio de 2026, a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 registrou 16.725 ocorrências de violência contra mulheres cometidas no ambiente digital. O número representa um aumento de 188,6% em relação ao mesmo período do ano passado e também aponta para uma escalada no ambiente digital, que o coloca como um dos principais locais de ocorrência denunciados: antes na 7ª posição, ele já figura na 5ª colocação.

Entre os crimes registrados no ambiente digital há desde difamações e ameaças até perseguição/stalking, invasão de contas, divulgação não consentida de imagens íntimas, uso de inteligência artificial para criação de deepfakes, descumprimento de medidas protetivas e estupro.

Para a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o aumento de registros de violência digital demonstra a importância do combate à subnotificação de casos e a necessidade de divulgar informações sobre as formas de agressões possíveis de ocorrerem neste contexto. Além de lançar, nesta segunda, uma campanha de comunicação intitulada "O digital é nosso lugar", o ministério tem atualizado os protocolos de atendimento do Ligue 180.

Desde o início de junho, atendentes da Central passam por treinamentos relacionados ao sistema de registro de atendimento e às orientações a serem feitas às potenciais vítimas que buscam o serviço. Dados da pasta das Mulheres mostram que somente 30% dos contatos feitos ao Ligue 180 resultam em denúncias. A maior parte dos atendimentos funcionam como forma de orientação e direcionamento às mulheres sobre as situações vividas.

"A primeira coisa que a gente tenta passar é: entre em contato. Muitas vezes, estas mulheres precisam entender que as ações feitas contra ela são violências. O que as nossas atendentes puderem fazer para ajudar estas mulheres elas vão fazer. A mulher precisa falar, quebrar esse silêncio e ela pode ter certeza que no 180 ela terá atendimento humanizado e acolhedor", expõe a coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa.

Dados de 2025 mostram que a maior parte das vítimas de violência digital são mulheres negras, 48%. Mulheres brancas aparecem na sequência com 34,2% das denúncias registradas. A maior parte das vítimas, 50,8%, pertence a faixa etária de 25 a 49 anos. Cerca de 46% delas estavam sem rendimento ou com renda de até um salário-mínimo no momento da denúncia.

Além de identificar o tipo de violência sofrida pela mulher que busca o serviço, atendentes também fornecem orientações sobre como coletar provas digitais, acionar plataformas digitais para remoção de conteúdos e canais a serem buscados para avanço do registro criminal.

Integração

Calor extremo atinge mais pessoas no mundo e noites quentes avançam mais rápido, aponta estudo

Pesquisa publicada na revista Nature Climate Change indica que cerca de 1 bilhão de pessoas a mais enfrentam pelo menos um dia de calor extremo por ano em comparação com os anos 1970
Foto: Freepik/Divulgação
O calor extremo vem atingindo um número gradativo de pessoas em todo o planeta. Estudo divulgado nesta segunda-feira (22) na revista científica Nature Climate Change mostra que cerca de 1 bilhão de pessoas a mais enfrentam atualmente pelo menos um dia de calor extremo por ano em comparação com os anos 1970. A parcela da população mundial exposta a esse cenário subiu de 16% para 22%. Por: Metro1

A pesquisa foi conduzida por cientistas do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), no Reino Unido e na Alemanha, com base em dados de 1950 a 2024.

Noites mais quentes
Um dos principais resultados do estudo é que as noites mais quentes estão se aquecendo mais rapidamente do que os dias mais quentes. Desde os anos 1970, as dez noites mais quentes do ano registraram aumento médio de 0,32°C por década, acima dos 0,27°C observados nos dez dias mais quentes.

Impactos no Brasil
A América do Sul está entre as regiões mais afetadas. Em grande parte do continente, incluindo o Brasil, a sensação térmica máxima nos dias mais quentes aumentou entre 2°C e 4°C desde os anos 1970. À noite, a elevação ficou entre 1°C e 3°C.

O estudo também aponta crescimento no número de dias considerados perigosos. Em áreas subtropicais, como as regiões Sul e Sudeste do Brasil, houve aumento de até 50 dias por ano com calor forte ou extremo. No norte da América do Sul, o número de dias com calor muito forte cresceu em até 80 dias anuais.

Mudanças climáticas e crescimento populacional

Alex Escobar passa mal durante entrada ao vivo no Encontro e é encaminhado ao hospital

Foto: Reprodução / TV Globo
A participação de Alex Escobar no Encontro com Patrícia Poeta preocupou os internautas nesta segunda-feira (22). O jornalista da Globo entrou ao vivo para comentar a situação de Neymar na Copa do Mundo, mas apresentou sinais de indisposição durante a transmissão e, de acordo com as informações do portal O Tempo, foi encaminhado ao hospital depois do programa.

Durante a entrada, Escobar apareceu com a voz mais fraca do que o habitual e fez pausas enquanto falava sobre a expectativa de retorno do camisa 10 à Seleção Brasileira. O comportamento chamou atenção de telespectadores, que rapidamente passaram a comentar o episódio nas redes sociais. 

Até o momento, não há informação oficial sobre o estado de saúde do jornalista, que também não se pronunciou.

Vale lembrar que em março deste ano, Escobar passou por uma cirurgia para retirada de pólipos nas cordas vocais. Na época, ele precisou se afastar temporariamente das atividades na Globo para cumprir o período de recuperação.

Após o procedimento, o apresentador iniciou acompanhamento fonoaudiológico e retomou gradualmente a rotina profissional na emissora.

""os recursos possuem origem lícita e comprovada""

 ""os recursos possuem origem lícita e comprovada""...falar até papagaio fala, provar que é bom, nada !

PIMENTEIRA pronta para o São João 2026

PIMENTEIRA 

Distrito de Ilhéus - Bahia

Messi faz história, Argentina supera Áustria e avança na Copa

O homem virou semi-deus 
Reuters
A Argentina venceu a Áustria por 2 a 0, nesta segunda-feira (22), pela 2ª rodada do Grupo J da Copa do Mundo. Flashscore Notícias / Alex Xavier

Os gols do jogo foram anotados por Lionel Messi, que se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais, com 18 gols no total.

Messi abriu o placar aos 38 da 1ª etapa, 20 minutos após chutar um pênalti para fora – e se tornar também o jogador com mais penais desperdiçados (3) em Copas.

Com o resultado em Dallas, a Argentina alcançou 6 pontos na tabela, segue na liderança da chave e garantiu vaga no mata-mata do torneio com uma rodada de antecedência.

A Áustria se manteve com 3 pontos, na vice-liderança. Jordânia e Argélia – que ainda não pontuaram – jogam à meia-noite desta segunda para fechar a 2ª rodada do grupo. Na última jornada, os argentinos encaram os jordanianos, enquanto os austríacos enfrentam os argelinos.

Messi faz a diferença
A primeira partida entre Argentina e Áustria aconteceu no dia do aniversário dos 40 anos da famosa "Mão de Deus" de Maradona da Copa de 1986.

E a vitória veio nos pés de Messi: a Pulga conseguiu nota 9,2 no Flashscore com seus 2 gols, 7 finalizações e 8 toques na área adversária.

Todos os 5 gols da Argentina nesta Copa foram marcados por Lionel Messi, já que ele anotou os 3 na vitória da estreia sobre a Argélia. 

A seleção de Lionel Scaloni teve um pouco mais da metade da posse de bola (53% a 47%), finalizou o dobro (12 a 6) e criou duas grandes chances a mais do que os austríacos (3 a 1). Cada goleiro fez apenas uma defesa no jogo.

A Áustria construiu mais passes no último terço (144 a 94) e cruzou 15 vezes contra apenas 4 dos campeões mundiais, mas não assustou o goleiro Emi Martínez.

IRPF: Consulta ao 2º lote de restituição começa terça (23)

Mais de 9,5 milhões de contribuintes receberão R$ 16 bilhões em pagamentos; pagamento será no fim do mês
Caroline Vale/sbt
Aplicativo da Receita Federal | Divulgação/Agência Brasil
A Receita Federal libera a partir das 9h desta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. O pagamento será realizado no dia 30 de junho para 9.585.797 contribuintes contemplados.

O lote soma R$ 16 bilhões em restituições e se tornou o maior da história em número de beneficiados, além de se igualar ao maior valor já pago --registrado no primeiro lote deste ano, em 29 de maio.

Com os dois primeiros pagamentos de 2026, a Receita prevê atender cerca de 80% do total estimado de restituições.

Ao longo do dia 30, cerca de R$ 4,49 bilhões do total de restituições serão destinados a contribuintes com prioridade legal. Esses grupos são distribuídos da seguinte forma:
idosos acima de 80 anos;
pessoas entre 60 e 79 anos;
pessoas com deficiência ou doença grave;
profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Também serão beneficiados milhões de contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX.

Como saber se vou receber a restituição neste lote?
A consulta pode ser feita pelo portal da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial disponível para celulares e tablets. No site, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar minha restituição".

O pagamento é feito somente em conta do titular da declaração. Caso haja problemas com os dados bancários informados, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento do crédito junto ao Banco do Brasil.

Considerando a soma dos dois primeiros lotes deste ano, serão contemplados 18,3 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 32 bilhões em restituições.

Anvisa libera produtos Ypê, mas lava-roupas seguem restritos

Detergentes e desinfetantes fabricados em 2026 foram liberados; lava-roupas terão recolhimento voluntário da empresa
Warley Júnior/sbt
Produtos da Ypê | Divulgação/Ypê
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (22) novas liberações de produtos da Ypê que estavam sob restrições desde maio deste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e beneficia lotes de detergentes e desinfetantes fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026.

Segundo a agência, a medida foi adotada após a apresentação de laudos pela fabricante, a Química Amparo, que demonstraram resultados satisfatórios para todos os lotes desses produtos produzidos neste ano.

Com a decisão, foram liberados para comercialização, distribuição e uso os lava-louças das linhas Lava-Louças com Enzimas Ativas Ypê, Lava-Louças Ypê, Lava-Louças Concentrado Ypê Green e Lava-Louças Ypê Toque Suave, além dos desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê.

O que continua sob restrição
Apesar da nova liberação, a Anvisa manteve medidas para parte dos lava-roupas líquidos da marca. A agência publicou resolução prevendo o recolhimento voluntário dos produtos com lote final "1" fabricados até 31 de março de 2026.

A medida abrange diferentes versões da linha Tixan Ypê, como Combate ao Mau Odor, Cuida das Roupas, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Express, Power Act, Premium, Maciez e Primavera.

Segundo a Anvisa, o recolhimento foi informado pela própria empresa e faz parte do plano de gerenciamento e mitigação de riscos apresentado à agência.

Entenda o caso

Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado

São João, jogo do Brasil e CCJ sem reuniões reduzem ritmo na Casa
Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil
© Lula Marques/Agência Brasil
A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados.

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.

Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.

Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.

“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.

Anvisa aprova novo remédio oral para câncer de mama

Medicamento é indicado para pacientes com tumor avançado ou metastático que já passaram por terapia endócrina
Emanuelle Menezes
Câncer de mama é o mais frequente entre mulheres brasileiras | Reprodução/Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento oral para o tratamento de determinados casos de câncer de mama avançado ou metastático. A autorização foi publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.

O medicamento, chamado Inluriyo (tosilato de inlunestranto), é indicado para pacientes adultas com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia, ou metastático – quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo.

Segundo a Anvisa, o tratamento é destinado a pacientes que já passaram por terapia endócrina e apresentam um tipo específico de tumor caracterizado por receptor de estrogênio positivo (ER+), receptor HER2 negativo (HER2-) e mutação no gene ESR1.

O produto será utilizado como monoterapia, ou seja, sem necessidade de associação com outros medicamentos para a indicação aprovada.

O registro concedido à farmacêutica Eli Lilly do Brasil terá validade até junho de 2036. O medicamento será comercializado em comprimidos revestidos de 200 mg, em embalagens com 30 ou 60 unidades.

Câncer de mama é o mais frequente entre mulheres
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que foram estimados 73.610 novos casos da doença por ano no Brasil entre 2023 e 2025, o equivalente a cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer no público feminino.

Messi chega ao 17º gol em Copas do Mundo e se isola como maior artilheiro da história

Por Hugo Araújo / BN
Foto: Reprodução/Instagram/@leomessi
O craque Lionel Messi escreveu mais um capítulo histórico na Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (22), o craque argentino marcou contra a Áustria, pela segunda rodada do Grupo J, e chegou a 17 gols em Mundiais, tornando-se o maior artilheiro isolado da história da competição.

O camisa 10 iniciou a partida empatado com o alemão Miroslav Klose, ambos com 16 gols. Com a bola na rede diante dos austríacos, Messi assumiu sozinho o topo da lista de goleadores da Copa do Mundo, quebrando um recorde que pertencia ao ex-atacante da Alemanha desde 2014.

Aos 39 anos, Messi joga a sua sexta Copa do Mundo, também tendo atuado em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Na edição de 2026, o craque estreou com três gols diante da Argélia, na goleada da Argentina por 3 a 0.

Confira os maiores artilheiros da história das Copas do Mundo:
Lionel Messi (Argentina) — 17 gols
Miroslav Klose (Alemanha) — 16 gols
Ronaldo Nazário (Brasil) — 15 gols
Kylian Mbappé (França) — 14 gols
Gerd Müller (Alemanha) — 14 gols
Just Fontaine (França) — 13 gols
Pelé (Brasil) — 12 gols

Pernambucana completa 115 anos e se torna a segunda pessoa mais velha do Brasil

Foto: LongeviQuest/Reprodução
A pernambucana Beatriz Ferreira Duarte completou 115 anos neste domingo (21/06), em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Reconhecida pela organização internacional LongeviQuest, especializada na validação de supercentenários, ela é atualmente a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta mais longeva do mundo.

Nascida em 21 de junho de 1911, no município de Moreno, Beatriz construiu sua trajetória em Pernambuco, onde dedicou a maior parte da vida à família. Ao longo de mais de um século, testemunhou transformações históricas e enfrentou perdas familiares, incluindo a morte do marido, Amaro Cipriano Duarte, em 1990, além de irmãos e filhos. Hoje, mantém um legado formado por três filhos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta.

A idade da pernambucana foi oficialmente validada em setembro de 2023 após análise detalhada de documentos históricos realizada por especialistas da LongeviQuest. Cercada por familiares, Beatriz comemorou mais um aniversário e segue sendo considerada um dos maiores símbolos de longevidade do país. Via 180graus

Banco Central libera compartilhamento opcional de saldo no Pix

Medida permite ao usuário visualizar saldo e limite em pagamentos por aproximação
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou uma mudança no acesso a dados bancários relacionados ao Pix. A partir desta segunda-feira (22/6), o cliente passa a ter a opção de compartilhar informações como saldo e limite ao conectar sua conta ao Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas por meio do Open Finance.

Com a nova funcionalidade, ao realizar um pagamento via Pix em carteiras digitais que ofereçam o recurso, o usuário poderá visualizar o saldo disponível antes de concluir a transação, facilitando a tomada de decisão no momento do pagamento.

Segundo o BC, a medida busca aumentar a efetividade dos pagamentos realizados por meio do Open Finance, já que uma das principais causas de falhas nessas operações é a insuficiência de saldo.

Em comunicado, o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, afirmou que a mudança também pode estimular o desenvolvimento de novos produtos por instituições financeiras e empresas. “Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações”, destacou.

O Banco Central reforçou que o compartilhamento de dados como saldo e limite é opcional. O cliente pode cancelar apenas essa autorização específica, mantendo a vinculação da conta ativa, ou encerrar totalmente o vínculo, o que também interrompe o compartilhamento.

A atualização ocorre em meio a outras mudanças recentes no Pix. Na semana anterior, o BC retirou o teto de R$ 500 para transações realizadas por aproximação, ampliando a flexibilidade do sistema de pagamentos.

Mercado financeiro eleva projeção do IPCA para 5,33% e inflação deve estourar o teto da meta

Dado foi publicado nesta segunda-feira no Boletim Focus
Foto: Reprodução/Rafapress/Shutterstock
A expectativa do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza a inflação oficial do país, sofreu um novo reajuste positivo, passando de 5,3% para 5,33% para o fechamento deste ano. O dado foi publicado nesta segunda-feira (22) no Boletim Focus, relatório gerado semanalmente pelo Banco Central (BC) com base em projeções de analistas e instituições econômicas.

O incremento na estimativa marca a décima quinta semana consecutiva de elevação do indicador inflacionário. O movimento de alta persistiu mesmo após a divulgação do acordo diplomático para o encerramento dos conflitos armados no Oriente Médio, fator que vinha exercendo forte pressão de custos sobre as cadeias globais de combustíveis e de commodities alimentícias.

Com o novo teto projetado em 5,33%, a inflação brasileira consolida uma trajetória de descumprimento das diretrizes fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta central de inflação perseguida pela autoridade monetária é de 3%, contando com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, o que estabelece o limite mínimo em 1,5% e o teto máximo aceitável em 4,5%.

Carta do Irã na Copa pede paz e agradece Los Angeles

Após empate com a Bélgica, seleção iraniana deixou mensagem no vestiário em que homenageia torcedores e pede respeito entre as nações
Emanuelle Menezes/sbt
Carta da seleção do Irã foi deixada no vestiário após o empate por 0 a 0 com a Bélgica | Montagem: Reuters/Jessie Alcheh e Reprodução/Redes sociais

A seleção do Irã deixou uma carta escrita à mão no vestiário do SoFi Stadium, em Los Angeles, após o empate por 0 a 0 com a Bélgica, pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026, neste domingo (21). O bilhete, divulgado pela Federação Iraniana de Futebol, agradece a hospitalidade da cidade americana, homenageia os torcedores iranianos e termina com um apelo por paz, respeito e amizade entre os povos.

"Da antiga Pérsia de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável. Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade", diz trecho da carta.

O gesto acontece em meio a uma participação marcada por desafios extracampo. Desde o início do Mundial, a delegação iraniana enfrenta restrições de deslocamento impostas pelos Estados Unidos. A equipe está baseada em Tijuana, no México, e tem sido obrigada a retornar ao país após cada partida disputada em solo americano.

"Obrigado a todos os iranianos que deram seu coração, sua voz e sua alma ao Irã durante estes 180 minutos. Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações", finaliza o texto.
Bilhete pede que paz, respeito e amizade "prevaleçam entre todas as nações" | Reprodução
Apesar das dificuldades logísticas e diplomáticas, o Irã segue invicto na competição. Depois do empate por 2 a 2 com a Nova Zelândia na estreia, a seleção conquistou mais um ponto diante da Bélgica e manteve vivas as chances de classificação para a primeira fase do mata-mata.

ITABUNA-BA: Campanha de Doação de Sangue - Maria Rute Sousa precisa da nossa ajuda !

Maria Rute Sousa precisa de sangue, tipo o nosso !

Você pode doar sangue no Banco de Sangue da Santa Casa (Núcleo de Hemoterapia), localizado na Rua Antônio Muniz, 200, no bairro Pontalzinho (anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Para garantir que a doação seja segura para você e para quem vai receber, verifique os critérios básicos:

Idade e Peso: Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e presença do responsável legal) e pesar no mínimo 50 kg;
Documentação: Apresentar um documento original oficial com foto.