> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Casal que viveu junto por mais de 40 anos morre no mesmo dia e emociona família no Rio de Janeiro

Uriel e Amélia passaram os últimos momentos de vida internados no mesmo quarto de hospital em Volta Redonda
© Reprodução / Instagram
Uma história de amor e companheirismo que atravessou mais de quatro décadas teve um desfecho emocionante em Volta Redonda. O casal Uriel Baptista e Amélia Souza Martins Baptista morreu no mesmo dia, no último domingo (14), após passar os últimos momentos de vida internado no mesmo quarto de um hospital.

Uriel morreu às 0h15. Cerca de dez horas depois, às 10h, Amélia também faleceu. Ambos tinham 88 anos e eram conhecidos pela família pela relação marcada por carinho, cumplicidade e uma convivência inseparável.

Segundo familiares, Uriel morreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda, sepse urinária e senilidade. Já Amélia tinha diagnóstico de demência vascular avançada e faleceu em consequência de uma sepse urinária.

História de amor e companheirismo
Uriel deixa um filho, três netos e um bisneto. Um dos familiares, Enio Grant de Assis Baptista, destacou o vínculo construído pelo casal ao longo dos anos.

“Ela não era mãe do meu pai, mas eles já eram casados quando eu nasci. Para mim, sempre foi minha avó”, contou ao g1.

Segundo ele, Uriel e Amélia eram conhecidos entre os parentes pela dedicação um ao outro e pelo cuidado mútuo, construindo uma história de amor que perdurou por mais de 40 anos.

A morte dos dois no mesmo dia comoveu familiares e amigos, que viram no desfecho da história a continuidade de uma relação marcada pela parceria e pelo companheirismo até os últimos momentos de vida.

Receita Federal pagará lote especial de restituição automática do Imposto de Renda

Valores contemplam contribuintes que não precisaram declarar, mas tiveram imposto retido em 2024.
Agência Gov | via RFB
A Receita Federal informa que será pago, no dia 15 de julho de 2026, o lote especial de restituição automática do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), destinado a contribuintes que não entregaram declaração, mas tiveram imposto retido na fonte ao longo de 2024 (ano-calendário).

O crédito será realizado exclusivamente em conta vinculada à chave Pix do tipo CPF do contribuinte, e a consulta estará disponível a partir de 8 de julho no Meu Imposto de Renda (MIR).

Restituição automática (“cashback”):

A restituição automática, também chamada de “cashback”, refere-se a uma iniciativa piloto da Receita Federal para devolver valores de imposto já pagos por contribuintes que, embora tenham tido retenção, não atingiram os critérios de obrigatoriedade de entrega da declaração.

Nesses casos, a própria Receita Federal elabora uma declaração no modelo simplificado, com base nas informações disponíveis em seus sistemas. Essa declaração passa pelas etapas regulares de processamento e fica disponível ao contribuinte no ambiente Meu Imposto de Renda, no aplicativo ou no site da Receita Federal(gov.br/receitafederal). Mais na agenciagov

Entidades consideram insuficiente redução da taxa Selic

CNI, CUT e CBIC pedem continuidade do movimento
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil
A redução de 0,25% ponto percentual na taxa básica de juros da economia, a Selic, foi considerada insuficiente por entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Para as representações da indústria e dos trabalhadores, o corte nos juros é incapaz de reverter “o quadro de estagnação dos investimentos” e não atende “às necessidades urgentes do país e do povo brasileiro”.

A decisão de reduzir a Selic de 14,50% para 14,25% ao ano foi anunciada nesta quarta-feira (17) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Para a CNI, a redução não contribui para a reversão da asfixia financeira das empresas e das famílias.

“Enquanto os juros reais continuarem tão elevados, beneficiando diretamente o capital especulativo, o custo do crédito vai seguir inviabilizando os planos de produção e expansão da indústria. Da mesma forma, a medida se mostra ineficaz em aliviar o orçamento das famílias, das empresas e do próprio governo, que seguirão estrangulados pelo serviço da dívida, adiando a retomada do consumo e do investimento e a superação do fantasma da inadimplência”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban. Mais na agenciabrasil

Incêndio atinge área de Paraisópolis, na zona sul de SP

Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quinta-feira (18); não há informações sobre vítimas
Naiara Ribeiro, Agência SBT
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 5h26 na Rua do Símbolo, na Vila Andrade. A corporação diz que o fogo já foi controlado.

Cerca de 10 viaturas dos Bombeiros foram empenhadas para o combate ao incêndio.

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 50 famílias foram atingidas. Até o momento, não há informações sobre feridos.

Caso Master: PF mira Jaques Wagner e banqueiro em nova fase da operação Compliance Zero

Operação apura suspeitas de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro; são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em três estados
Foto: Divulgação/Agência Senado
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga a participação de agentes públicos em um suposto esquema de irregularidades envolvendo instituições financeiras. A investigação aponta para um esquema bilionário de fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça ligado ao Banco Master. Por: Metro1 

Entre os alvos desta etapa estão o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Congresso, e o banqueiro Augusto Ferreira Lima, dono do Banco Pleno.

A operação também cumpre 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens são executadas no Distrito Federal, em São Paulo e na Bahia.

Além disso, foram determinadas medidas cautelares, como proibição de contato entre investigados, suspensão de passaportes e monitoramento eletrônico.

Segundo a PF, os fatos sob apuração podem configurar crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Carro é destruído por incêndio, mas Bíblia é encontrada com páginas intactas no Paraná

Um carro foi completamente destruído após pegar fogo, mas uma Bíblia que estava dentro dele ficou com as folhas intactas. O caso aconteceu em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. 
Crédito da imagem: (Foto: Cedidas/ Marcio Faccioli/Reginaldo Tinti/Anuncifácil)
Um carro foi completamente destruído após pegar fogo, mas uma Bíblia que estava dentro dele ficou com as folhas intactas. O caso aconteceu em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. Fonte: G1

O dono do carro, Márcio Faccioli, de 43 anos, contou que a Bíblia ficava em cima do porta-luvas do veículo. Imagens feitas por ele mostram que a capa e as bordas dela ficaram queimadas. Mas, ao ser aberta, é possível ver que as folhas não foram comprometidas. Veja as imagens acima. Fonte: G1

"Eu dei conta na hora que eu removi o carro da garagem. Os irmãos da igreja também vieram me ajudar e viram que a Bíblia estava no mesmo lugar. Ela ficou preservada. Para mim foi uma situação muito emocionante. Impactou toda a comunidade aqui da minha cidade e a região. Foi coisa de Deus", contou ao g1.

Márcio contou que a situação aconteceu na manhã de segunda-feira (15). Ele lembra que tinha deixado o veículo ligado na garagem, enquanto foi à cozinha para tomar um café. Ao retornar, ele notou que havia chamas próximas à bateria do carro, que se alastravam rapidamente.

"Eu já tenho esse carro há uns dez anos. Todo dia de manhã eu pego ele, ligo e venho para a cozinha tomar um café rápido. Tenho essa prática com ele há vários anos e, dessa vez, não foi diferente. Só que, para minha surpresa, quando voltei para a garagem para pegar ele, já estava com o início de incêndio. Não deu para fazer muita coisa, foi muito rápido", contou.

Promessa de dinheiro fácil e Pix são meios mais usados por golpistas

Estudo da Agência Lupa mostra que golpes costumam ser recorrentes
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal Jr/Agência Brasi
Promessas de dinheiro fácil vindas de marcas conhecidas com pagamentos instantâneos via Pix se tornaram a combinação mais frequente usada pelos golpistas online do Brasil. É o que aponta a segunda edição do relatório A Jornada dos Golpes, divulgado nesta quarta-feira (17).

O estudo do Observatório Lupa, núcleo de pesquisa da Agência Lupa, tomou por base 115 conteúdos fraudulentos virais que circularam pelo país entre maio de 2024 e abril de 2026. Foi constatado que cerca de um terço dos golpes exigia pagamentos exclusivamente via Pix. Outros 71% dos golpes prometiam algum tipo de vantagem financeira e 74% exploravam a credibilidade de empresas ou personalidades conhecidas para dar às fraudes uma aparência de legitimidade.

A pesquisa identificou que boa parte dos golpes utiliza estratégias repetitivas que são, por essa razão, previsíveis. Entre as estratégias que reaparecem ao longo do ano com pequenas adaptações se incluem promoções falsas, indenizações inexistentes, vagas de emprego fraudulentas, benefícios sociais fictícios e brindes supostamente gratuitos. E sempre acompanhando datas sazonais e temas em evidência no noticiário.

A pesquisadora responsável pelo estudo, Beatriz Farrugia, indicou que os criminosos não precisam criar golpes completamente novos para continuar fazendo vítimas.

“Eles reutilizam estruturas que já funcionaram, adaptam a narrativa ao contexto do momento e se aproveitam da confiança que as pessoas depositam em marcas conhecidas, instituições e figuras públicas”.

Como isso torna as fraudes cada vez mais previsíveis, Beatriz afirmou que acaba abrindo espaço para ações preventivas mais eficazes.

Distorção
Para aumentar a taxa de sucesso das fraudes, os criminosos exploram especialmente contextos de vulnerabilidade econômica e a expectativa de obtenção de dinheiro fácil ou descontos significativos.

Os pesquisadores identificaram que uma das principais estratégias é a distorção de fatos reais. Em 66% dos golpes analisados, criminosos partiram de informações verdadeiras para construir narrativas enganosas.

Isso inclui manipulação de reportagens jornalísticas, comunicados oficiais, campanhas legítimas, decisões judiciais, programas governamentais e páginas institucionais, visando criar conteúdos que parecem autênticos à primeira vista. No período anterior, esse índice era de 55%.

Segundo Beatriz, o uso de elementos reais torna os golpes mais difíceis de serem identificados.

“Muitas vezes, a fraude não nasce de uma informação totalmente inventada, mas da adulteração de fatos verdadeiros, marcas reconhecidas ou notícias que já circulam na imprensa”.

De acordo com o relatório, mais de 15 empresas de varejo, bancos, marketplaces e plataformas digitais tiveram suas marcas utilizadas indevidamente por criminosos para conferir legitimidade às fraudes.

Entre as marcas mais exploradas, destaque para Mercado Livre e Nubank, com quatro ocorrências cada. Shopee, Serasa e Rede Globo aparecem também entre os nomes mais utilizados pelos golpistas.

Além de empresas, personalidades públicas, jornalistas, médicos e influenciadores foram frequentemente usados para dar veracidade às mensagens fraudulentas.

Redes sociais
A pesquisa evidencia que a maior parte das fraudes é iniciada em redes sociais abertas, como Facebook, Instagram e TikTok, migrando depois para ambientes mais privados, especialmente formulários online, onde ocorre a coleta de dados pessoais, e aplicativos de mensagens.

O WhatsApp apareceu em quase 65% dos golpes analisados entre maio de 2025 e abril de 2026, consolidando-se como o principal canal de circulação desse tipo de conteúdo no país.

Nesse ambiente, os pagamentos instantâneos tornaram-se uma ferramenta importante para os criminosos. As transferências por Pix costumam ser apresentadas como forma única de arcar com taxas supostamente necessárias para liberar benefícios, promoções, brindes ou indenizações inexistentes.

Responsabilidade

ITABUNA-BA: Prefeitura divulga lista final com mais de 200 profissionais aprovados para cobertura do Ita Pedro 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), divulgou nesta quarta-feira, dia 17, o resultado final do credenciamento de imprensa para a cobertura da 5ª edição do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil, que será realizada entre os dias 25 e 28 de junho de 2026.

Ao todo, mais de 200 profissionais de imprensa tiveram seus credenciamentos aprovados para atuar na cobertura oficial do evento, reforçando a dimensão do Ita Pedro e o interesse dos veículos de comunicação de Itabuna e da Bahia em acompanhar uma das maiores festas juninas do Brasil.

O processo foi conduzido conforme as regras estabelecidas no Edital nº 002/2026, seguindo critérios técnicos para a habilitação dos profissionais e veículos de comunicação interessados na cobertura oficial do evento.

Após análise da documentação apresentada pelos inscritos, foram deferidos os credenciamentos dos profissionais que atenderam integralmente aos requisitos previstos no edital. A relação completa dos credenciados está disponível no Diário Oficial do Município (click aqui)

Os candidatos que tiveram o pedido de credenciamento indeferido podem consultar, individualmente, em seu acesso ao sistema de credenciamento, os motivos que levaram ao indeferimento da solicitação.

A Secretaria de Comunicação Social ressalta que cada inscrição é analisada de forma individualizada, observando rigorosamente os critérios estabelecidos no edital, assim como as respectivas respostas e justificativas também são disponibilizadas de forma individual a cada candidato.

A entrega das credenciais dos profissionais e veículos de comunicação credenciados será realizada na sede da SECOM. A data e o horário para retirada serão divulgados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Itabuna.

Brasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos

Pesquisa aponta maior risco para idosos e população vulnerável
Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Um estudo lançado nesta quarta-feira (17) estima que aproximadamente 120 mil mortes no Brasil entre 2000 e 2019 estiveram associadas às ondas de calor. Isso equivale a 0,6% da mortalidade total registrada no período, excluindo os óbitos por causas externas (acidentes e violências).

Também houve aumento do risco de internações por doenças respiratórias, renais e gastrointestinais durante períodos de temperaturas extremas.

O estudo Saúde e ondas de calor no Brasil: evidências sobre mortalidade, morbidade hospitalar e implicações para o SUS foi elaborado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A coordenação técnica dos projetos é do Ciência&Clima, cooperação técnica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e do ProAdapta, parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil (MMA) e o Ministério Federal do Meio Ambiente, Ação Climática, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMUKN) da Alemanha.

Os dados abrangem 5.566 municípios brasileiros, quase a totalidade. Apenas quatro foram excluídos por incompatibilidades técnicas e administrativas, segundo os pesquisadores: Itaparica (BA), Madre de Deus (BA), Fernando de Noronha (PE) e Bombinhas (SC).

As análises indicam associação consistente entre a exposição ao calor extremo e o aumento da mortalidade, especialmente entre idosos, pessoas com doenças respiratórias, mulheres e indivíduos com menor escolaridade. Mais na agenciabrasil

Edição rural do Minha Casa, Minha Vida irá construir 300 casas em cidades do sul da Bahia

Divulgação
O Ministério das Cidades selecionou propostas para a construção de 300 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida Rural em municípios do sul da Bahia. Via Pimenta.blog

A Portaria nº 697 contemplou Itabuna, Itacaré, Camacã, Canavieiras, Belmonte e Itaju do Colônia. Cada um terá direito a 50 unidades habitacionais destinadas a famílias residentes em áreas rurais.

As propostas de Itabuna e Itacaré partiram do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul). Já os projetos de Camacã, Canavieiras e Belmonte ficaram sob responsabilidade do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento.

Em Itaju do Colônia, a proposta é da Associação Indígena Hã-Hã-Hãe da Aldeia Baheta.

A versão rural do programa é voltada para agricultores familiares, trabalhadores do campo, comunidades tradicionais, assentados, quilombolas e povos indígenas. O objetivo é reduzir o déficit habitacional em áreas rurais e melhorar as condições de moradia de famílias de baixa renda.

A portaria também ampliou a meta nacional do programa para 50 mil unidades habitacionais rurais. A Bahia ficou com uma das maiores fatias da distribuição, somando 8.445 moradias aprovadas, o equivalente a quase 17% de todas as unidades previstas no país. A próxima etapa será a formalização dos contratos junto ao Governo Federal para viabilizar a construção das moradias.

SUDOESTE
A seleção do Minha Casa, Minha Vida Rural também alcançou municípios do sudoeste baiano. Entre eles estão Ibiassucê, com 16 unidades habitacionais, e Ibitiara, contemplada com 35 moradias. As propostas foram apresentadas por associações comunitárias, dentro da estratégia do programa de atender famílias residentes em áreas rurais e comunidades tradicionais.

Colômbia vence Uzbequistão com brilho de Luis Díaz e assume ponta no grupo de Portugal

Luis Díaz garantiu a vitória da Colômbia sobre o Uzbequistão   
 REUTERS/Eloisa Sanchez
A Colômbia estreou na Copa do Mundo com vitória por 3 a 1 sobre o Uzbequistão, nesta quarta-feira (17), no estádio Azteca, pelo Grupo K. O brilho foi de Luis Díaz, que deu a assistência para Muñoz abrir o placar e fez o segundo gol. Campaz matou o jogo, e Fazyullaev marcou o primeiro dos uzbeques na história do torneio.

O duelo que fechou a 1ª rodada da Copa colocou a Colômbia na liderança do Grupo K, após o empate de Portugal com a República Democrática do Congo. Os colombianos encaram os congoleses na próxima terça (23), às 23h (de Brasília), em Guadalajara.

O Uzbequistão se mostrou competitivo em sua estreia geral em Copas, sobretudo pelo bloqueio defensivo, mas pagou pela falha do goleiro Yusupov no lance decisivo. O próximo desafio é contra Portugal, também na terça (23), às 14h, em Houston.

O craque resolve
Já virou rotina nesta Copa do Mundo: o craque do time chama a responsabilidade e decide o jogo. Luis Díaz correspondeu às expectativas da Colômbia e comandou a vitória na estreia. Ele quase abriu o placar em um chute na trave, mas pouco depois deu grande assistência para Daniel Muñoz marcar.

Antes de Díaz brilhar, Jhon Arias era quem mais encontrava brechas na retranca uzbeque. Foi dele a primeira finalização da Colômbia e o passe para o chute na trave, em um primeiro tempo de imposição e paciência dos sul-americanos.

O ritmo caiu na segunda etapa, e uma falha do goleiro Camilo Vargas deu a Fazyullaev o primeiro gol da história do Uzbequistão em Copas. Logo na sequência, porém, o craque apareceu de novo: Puerta roubou a bola no meio-campo e serviu Luis Díaz, que contou com a colaboração de Yusupov para marcar.

Retranca de Cannavaro falha na hora H
Campeão mundial com a Itália e Bola de Ouro em 2006, Fabio Cannavaro montou um ferrolho para a estreia do Uzbequistão em Copas. A seleção asiática teve 28% de posse de bola e quase não atacou em um primeiro tempo de resistência à pressão colombiana.

O setor liderado por Abdukodir Khusanov, do Manchester City, aguentou até onde deu. A pressão nem foi grande no segundo tempo, mas a falha de Yusupov comprometeu os uzbeques em seu melhor momento. A seleção já estava na base do desespero quando Campaz fechou o placar nos acréscimos. Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini

STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal

Tese final deverá basear processos que tramitam em todo o país
André Richter - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (17) a tese final do julgamento dos recursos protocolados contra a decisão da Corte que ampliou a responsabilidade civil das big techs por conteúdos ilegais.

O texto deverá basear os processos que tramitam no Judiciário de todo o país e esclarece a decisão na qual o Supremo reconheceu, em junho do ano passado, a responsabilidade das plataformas pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.

Na semana passada, o julgamento dos recursos foi concluído, mas a tese final da decisão ficou pendente para a sessão de hoje.

A Corte confirmou que as plataformas podem ser responsabilizadas civilmente pelos danos decorrentes gerados por terceiros.

"O provedor de aplicações de internet será responsabilizado civilmente, de forma solidária, nos termos do art. 21 do Marco Civil da Internet pelos danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros em casos de crime ou atos ilícitos, sem prejuízo do dever de remoção do conteúdo, salvo se demonstrada dúvida razoável quanto à ilicitude", diz a tese.

A responsabilização será aplicada em casos de falhas sistêmicas das redes, ou seja, quando as plataformas deixarem de adotar medidas de prevenção ou de remoção dos conteúdos ilícitos.

O Supremo também fixou prazo de 60 dias para que as big techs implementem as medidas determinadas para ampliar a responsabilidade civil por conteúdos ilegais.

Entre as medidas, as empresas devem proibir acesso dos usuários a vídeos com exploração e abuso sexual, violência física e indução a comportamentos que levem a danos à saúde física ou mental de crianças ou adolescentes. Além disso, as plataformas são obrigadas a manter representante legal no país para receber intimações da Justiça.

O fim do processo que tratou das responsabilidades também foi declarado pelos ministros. Dessa forma, não cabe mais questionamentos.

Responsabilização

Itabuna vai participar da 2ª edição do Projeto Justiça em Território – Presença que Transforma do TJBA

Itabuna vai participar da 2ª edição do Projeto “Justiça em Território – Presença que Transforma” uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) que busca aproximar o Poder Judiciário da população por meio de ações integradas de cidadania, proteção social, promoção de direitos e diálogo institucional.

A proposta foi apresentada à Procuradoria-Geral do Município e às secretarias municipais na tarde de terça-feira, dia 16, em um encontro com representantes do TJBA no Gabinete do Prefeito com a participação do procurador-geral do Município, Álvaro Ferreira, do assessor João Victor Dultra de Almeida e dos secretários.

No sul da Bahia, a programação do TJBA acontecerá entre os dias 22 e 24 de julho nas cidades de Ilhéus e Itabuna, reunindo serviços gratuitos, sessão de julgamento, atividades educativas, ações de acolhimento e debates sobre temas contemporâneos do sistema de justiça.

O projeto está estruturado em três grandes frentes de atuação: a transferência provisória da sede da Presidência para os municípios de Ilhéus e Itabuna; a realização de sessão de julgamento do Órgão Especial na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a oferta de serviços voltados à promoção da cidadania para a população. Mais AQUI

Copom corta taxa de juros e reduz Selic para 14,25% ao ano

Decisão do Banco Central marca novo corte de juros após manutenção em abril e reforça expectativa de flexibilização gradual da política monetária
Vicklin Moraes/SBT
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (17), reduzir a taxa básica de juros, a Selic, para 14,25 ao ano. A decisão foi unânime entre os membros do Comitê, presidido por Gabriel Galípolo.

A última alteração da Selic ocorreu em abril deste ano, quando o comitê reduziu a taxa em 14,5% ao ano. Antes disso, a mudança mais recente havia sido em março de 2025, com redução de 0,25 ponto percentual.

Segundo o Banco Central, os indicadores mais recentes apontam aceleração da atividade econômica no primeiro trimestre, com setores mais sensíveis ao ciclo econômico ganhando força e mercado de trabalho ainda resiliente.

Ao mesmo tempo, a inflação cheia e os núcleos inflacionários voltaram a acelerar, ampliando a distância em relação à meta estabelecida pela autoridade monetária. As expectativas do mercado para a inflação de 2026 e 2027 permanecem em 5,30% e 4,10%, respectivamente, acima do centro da meta.

Banco Central mantém discurso de cautela

SALVADOR-BA: Prédio dos Correios na Pituba vai a leilão pela 21ª vez com lance mínimo de R$ 130,3 milhões

Divulgação / Correios
O prédio dos Correios localizado na Avenida Paulo VI, na Pituba, em Salvador, será colocado à venda pela 21ª vez em leilão extrajudicial. O imóvel terá lance inicial de R$ 130,347 milhões, enquanto a avaliação oficial é de R$ 159,313 milhões. O certame está marcado para o dia 25 de junho e prevê a venda do complexo comercial, que possui aproximadamente 41.947 metros quadrados de área construída em um terreno de 34.689 metros quadrados.

O espaço reúne um edifício empresarial de 20 pavimentos, prédio anexo de quatro andares, auditório, restaurante e estacionamento. Caso não haja propostas na primeira oferta, o edital estabelece novas etapas de disputa com redução do valor mínimo. A segunda oferta será de R$ 114,053 milhões, equivalente a um desconto de 12,5%, enquanto a terceira poderá chegar a R$ 97,760 milhões, 25% abaixo do lance inicial.

Segundo o edital, o imóvel permanece ocupado e será vendido nas condições atuais. A documentação informa a existência de uma área invadida de cerca de 814 metros quadrados e de um processo de reintegração de posse que tramita na Justiça Federal. Caberá ao futuro comprador adotar as medidas necessárias para negociação, desocupação e regularização da posse.

O edital também estabelece que o pagamento poderá ser realizado conforme as condições previstas no certame, com sinal após a arrematação, comissão do leiloeiro e prazo de até 60 dias para quitação integral do imóvel.

Brasil desenvolve stent de resina para baratear custo de tratamento cardíacos

Lorena Fassina / SNB
O stent de resina desenvolvido na Unicamp é mais barato, melhora a recuperação dos pacientes e é absorvidos pelo corpo em 2 anos. - Fotos: Unicamp

Vai Ciência! Pesquisadores brasileiros desenvolveram um stent biodegradável, de resina, feito em impressora 3D, que pode revolucionar os tratamentos cardíacos no futuro.

A tecnologia criada na Universidade Estadual de Campinas promete reduzir custos, melhorar a recuperação dos pacientes e evitar problemas causados pelos modelos metálicos tradicionais. Esses dispositivos bioabsorvíveis se dissolvem no organismo após a cicatrização e liberam óxido nítrico, evitando novos entupimentos e inflamações.

Os novos stents intracoronários desenvolvidos por cientistas do Instituto de Química da Unicamp podem ser absorvidos pelo próprio organismo em até dois anos.

Inovação brasileira
A inovação representa um avanço importante na medicina cardiovascular brasileira.

Atualmente, muitos stents usados em tratamentos cardíacos são feitos de metal e permanecem no corpo permanentemente. Embora salvem vidas, esses dispositivos podem causar complicações em alguns casos por causa da rigidez e da presença contínua no organismo.

Os pesquisadores brasileiros buscam justamente resolver esse problema.

Resultados animadores
Além de serem biodegradáveis, os novos stents também foram projetados para liberar óxido nítrico, substância que ajuda na regeneração celular e melhora a recuperação dos vasos sanguíneos.

A tecnologia ainda está em fase inicial de pesquisa, mas os resultados já são considerados bastante promissores pelos cientistas.

Outro ponto importante é o custo.

Bem mais barato
Hoje, tratamentos com stents podem variar entre R$ 1.200 e R$ 10 mil, dependendo do modelo utilizado. A expectativa é que a nova tecnologia brasileira ajude a reduzir esses valores no futuro e facilite o acesso de mais pacientes aos procedimentos cardíacos.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

ITABUNA-BA: 12ª Conferência Municipal de Saúde debate fortalecimento do SUS e construção de políticas públicas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), encerra nesta quarta-feira, dia 17, a 12ª edição da Conferência Municipal de Saúde, que acontece no Centro Universitário UNEX Itabuna, na Praça José Bastos, com a proposta de promover um diálogo democrático e a participação popular na construção das políticas públicas que nortearão as ações da saúde municipal nos próximos anos.

A abertura ocorreu na terça-feira, dia 16, com a palestra magna ministrada pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes de Santana, que abordou o tema central do evento, destacando a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da participação social e da integração entre gestão, ciência e comunidade para a garantia de uma saúde pública mais eficiente, inclusiva e humanizada.

Nesta terça-feira, a programação prossegue com debates, Grupos de Trabalho e apresentações de propostas que serão analisadas pelos participantes e escolhidas na Plenária para representar as demandas de Itabuna nas etapas das Conferências Estadual e Nacional.

A cidade também será representada por 16 delegados, sendo oito do segmento de usuários dos serviços de saúde, quatro trabalhadores e quatro gestores.Na suplência estarão dois representantes do segmento de usuários dos serviços de saúde, um trabalhador da saúde e um gestor.

A primeira atividade de hoje contou com a aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal de Saúde e na sequência das discussões em grupo sobre os principais desafios da saúde pública em Itabuna.

Menino que corria descalço ganha tênis novo, vence corrida e emociona no MA

Rinaldo de Oliveira / SNB
Depois de ganhar um par de tênis novo de uma jogadora de futebol, o menino Levi, que corria descalço, chega em 1º lugar no Maranhão. - Fotos: reprodução/ Instagram/ @correlevi

Ele conseguiu! O menino que corria descalço e segurava as sandálias nas mãos agora cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Levi Araújo, de apenas 8 anos, emocionou novamente o Maranhão ao vencer uma corrida neste fim de semana, em Balsas, depois de ganhar um par de tênis novo.

A história do pequeno atleta ficou conhecida em abril, quando ele apareceu correndo descalço durante uma competição e conquistou o segundo lugar mesmo sem estrutura adequada para treinar.

O vídeo viralizou nas redes sociais e tocou milhares de pessoas pela determinação e alegria do menino. Agora ele foi além e mostrou onde é capaz de chegar com apoio e oportunidade.

Com apoio, primeiro lugar
Levi voltou às pistas no último fim de semana e dessa vez alcançou o lugar mais alto do pódio. A mãe dele, Eliene Araújo Gomes, contou em entrevista ao Só Notícia Boa que o tênis foi um presente da jogadora Cristiane Rozeira, uma das maiores atletas da história do futebol feminino brasileiro.

A atitude emocionou a família, que vive uma situação financeira muito difícil.

Além do tênis, Levi também recebeu apoio da loja esportiva Mazzul Esportes, que ajudou a custear a viagem até Balsas para que ele pudesse competir. A empresa forneceu transporte, roupas esportivas e ainda doou duas cestas básicas para a família.

Esperando patrocinador
Mesmo enfrentando dificuldades, Levi segue correndo com alegria e impressionando quem acompanha suas competições.

Até agora, nenhuma empresa apareceu oficialmente para patrocinar os treinos e a carreira do menino, considerado extremamente promissor por quem acompanha o esporte na região.

Nas redes sociais, internautas celebraram a vitória do garoto.

Aplausos nas redes
“Agora ele correu de tênis, mas a força sempre veio do coração”, comentou uma pessoa.

Outro escreveu: “Esse menino merece o mundo”. Mais no sonoticiaboa

Fifa faz teste antidoping surpresa em hotel da Seleção Brasileira nos EUA

Por Leonardo Baran, dos Estados Unidos / Bia Jesus/bn
Fotógrafo: Rafael Ribeiro / CBF
A Fifa realizou, na tarde desta quarta-feira (17), um teste antidoping surpresa no hotel da Seleção Brasileira, o The Ridge, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Representantes da entidade que comanda o futebol mundial estiveram no local onde a delegação brasileira está concentrada para realizar exames em alguns jogadores do elenco.

Entre os atletas testados esteve o lateral-direito Danilo, escalado para conceder entrevista coletiva nesta quarta. Por causa do procedimento, o jogador se atrasou para o atendimento à imprensa.

Os exames antidoping em Copas do Mundo seguem protocolos estabelecidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e pela Fifa. O processo pode envolver coleta de sangue e urina, com divisão das amostras em frascos A e B, este último utilizado em caso de contraprova.

A testagem pode ocorrer de forma surpresa em centros de treinamento, hotéis das delegações ou após partidas. A medida tem como objetivo garantir a integridade da competição, ampliar a capacidade de detecção de possíveis irregularidades e assegurar condições iguais entre os atletas.

Após encontro com Lula, Trump diz que situação política do Brasil é “perigosa”

Presidente dos Estados Unidos comentou o ambiente político no Brasil ao responder perguntas sobre tarifas comerciais e ações contra facções criminosas
Por Lala Freitasblogdovalente
Foto: Site oficial da Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (17) que a situação política no Brasil se tornou “um pouco perigosa”. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa em Évian-les-Bains, na França, ao ser questionado sobre as relações entre os dois países e medidas adotadas pelo governo americano.

Ao responder a um jornalista, Trump mencionou uma conversa recente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e avaliou o cenário político brasileiro. “Na verdade, passei bastante tempo com ele [Lula]. E o Brasil se tornou um país um pouco complicado, não é? Politicamente. A situação política ficou um pouco perigosa. Você está falando do Brasil, certo? Tem sido algo desagradável. Ouvi dizer que prenderam hoje uma pessoa que estava concorrendo a um cargo público. Fiquei sabendo disso depois que saí de lá”, declarou.

Na sequência, o presidente americano voltou a comentar o assunto e citou o deputado federal Eduardo Bolsonaro, a quem chamou de “Bolsonaro Jr”. Segundo Trump, ele tomou conhecimento do caso logo após encerrar compromissos com Lula.

“Ele estava indo bem nas pesquisas e o prenderam porque fez uma declaração no Texas. Prenderam, ou querem prendê-lo, para ter algo contra ele”, afirmou.

PIX movimentou R$ 1,813 trilhão em pagamentos em maio

Dados são do Banco Central. Segundo a Autoridade Monetária foram realizadas 6,311 bilhões de operações no quinto mês do ano
Ana Paula Lobo  / convergenciadigital
O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira, 15/6, que o Pix movimentou R$ 1,813 trilhão em pagamentos em maio. Foram realizadas 6,311 bilhões de operações, segundo as estatísticas de pagamento por atividade econômica.

O montante de pagamentos realizados com o Pix subiu em maio ante abril, quando o BC contabilizou R$ 1,768 trilhão em operações. Foram 5,924 bilhões de transações no mês anterior. Em maio de 2025, as transações somaram R$ 1,53 trilhão em recursos, totalizando 5,241 bilhões de operações.

Dezembro de 2025 foi o mês com maior volume de recursos com pagamentos via Pix da série histórica, com R$ 1,938 trilhão. O mês é potencializado com o pagamento de 13º salário.

Dados da autoridade monetária mostram ainda que o pagamento de pessoa física para pessoa física responde pela maior quantidade de recursos movimentados. Em maio, essas operações somaram R$ 440,2 bilhões. Em segundo lugar ficam os pagamentos de pessoa física para “comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas”, com R$ 109,7 bilhões.

Gana marca no fim e vence Panamá em duelo truncado da Copa do Mundo

Gana arrancou a vitória no fim em Toronto
*Piroschka Van De Wouw/Reuters
Gana venceu o Panamá por 1 a 0 nesta quarta-feira (17), em Toronto, pela 1ª rodada do Grupo L da Copa do Mundo. O encontro entre africanos e centro-americanos foi limitado por uma soma de falta de inspiração e baixa qualidade técnica dos times. O duelo truncado teve pelo predomínio dos panamenhos, mas praticamente no último lance os ganeses conseguiram marcar com Caleb Yirenkyi. Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

Dona do segundo melhor resultado da África em Copas do Mundo, Gana mostrou em campo que vive um momento difícil tecnicamente, mas que não falta coração. A seleção que ficou fora da última Copa Africana de Nações encerrou, inclusive, uma sequência de seis jogos sem vencer. Os 3 pontos somados deixam os ganeses na condição de sonhar, já que qualquer ponto roubado contra Inglaterra e Croácia deve significar classificação.

O Panamá jogou melhor que o adversário na maior parte do tempo e chegou a ter o seu primeiro ponto em Mundiais nas mãos. Contudo, isso não ocorreu e é difícil imaginar que os panamenhos consigam isso neste Mundial. Nos jogos seguintes, contra europeus, o objetivo dos centro-americanos é sobreviver e sofrer a menor quantidade de gols possível.

Os dois times voltam a atuar na próxima terça-feira (23), pela 2ª rodada do Grupo L da Copa do Mundo. Gana enfrenta a Inglaterra, às 17h (horário de Brasília), em Boston. O Panamá duela com a Croácia, às 20h, em Toronto.

ITABUNA-BA: Junho Violeta - Hospital Beira Rio e Prefeitura promovem ação de prevenção do ceratocone

O Hospital Beira Rio (HBR) realizou uma ação voltada para a saúde ocular dos jovens de Itabuna que marca a campanha nacional Junho Violeta dedicada à conscientização sobre o ceratocone. No dia 12 passado, foram atendidas crianças e adolescentes de 11 a 17 anos estudantes das escolas públicas do município, com suspeita da doença.

A iniciativa foi uma realização do HBR com o apoio das secretarias municipais de Saúde e da Educação, reforçando o compromisso conjunto com a prevenção da cegueira evitável e o diagnóstico precoce das doenças oculares.

A ação contou com avaliação oftalmológica especializada e exames complementares para identificação da doença, permitindo o encaminhamento adequado dos casos diagnosticados. De acordo com a Dra. Larissa Andrade Kowalski, oftalmologista do Hospital Beira Rio, e coordenadora da atividade, “cuidar da visão é investir no futuro. O ceratocone tem tratamento e, quando diagnosticado precocemente, suas consequências podem ser significativamente reduzidas”.

“A conscientização da população, especialmente de pais, professores e profissionais de saúde, é uma das ferramentas mais importantes para garantir que crianças e adolescentes recebam o diagnóstico e o tratamento no momento certo”, destaca a médica. Mais AQUI

Lula passa recado para Trump: 'Não se meta nas eleições do Brasil'

Por Ronne Oliveira/BN
Fotos: Reprodução / CanalGovBr / The White House
Em entrevista coletiva concedida hoje, quarta-feira (17), após se reunir na cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o sistema eleitoral brasileiro, mandou um recado direto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e cobrou a cooperação jurídica internacional para a extradição de cidadãos brasileiros investigados que se encontram em território norte-americano. Confira o momento: instagram

"Ele pode gostar do Bolsonaro, do pai, do filho, do neto. Afinal de contas, gosto não se discute. Agora, não se meta nas eleições do Brasil, que as eleições são problema do Brasil. A única coisa que quero é o respeito pelo Brasil que eu tenho pelos Estados Unidos, só isso", exige o presidente.

O presidente mencionou ainda, em tom diplomático, que planeja apresentar a urna eletrônica a Donald Trump em um próximo encontro. "Se tem alguém que tem que aprender com as eleições civilizadas do Brasil é meu amigo Trump. Na próxima, vou levar a urna eletrônica para ele ver como é", completa.

Lula comentou sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem se referiu como inelegível e sob o alcance da Justiça brasileira, e mencionou a presença de apoiadores do ex-mandatário nos Estados Unidos que buscam interlocução com o governo americano.

Ex-diretor do BC disse a Vorcaro que mercado responsabilizaria Campos Neto pela “emenda Master”

Foto: Divulgação - Banco Master / Raphael Ribeiro - BCB
O ex-diretor do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, alertou ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro que o mercado financeiro responsabilizaria o dono do conglomerado e do então presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, pela “emenda Master”. A emenda foi uma proposta apresentada em 2024 pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) para ampliar de R$250 mil para R$1 milhão a cobertura de investimentos garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

A proposta foi rejeitada no Senado. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o texto da emenda foi produzido pelo Banco Master e reproduzido na íntegra pelo parlamentar. A proposição foi chamada de “emenda master” pois a instituição de Daniel Vorcaro tinha como estratégia vender CDBs (Certificados de Depósito Bancário) com alta remuneração, usando a cobertura do FGC como atrativo.

O objetivo era aumentar a captação de dinheiro por meio desse instrumento, o que poderia dar uma sobrevida à instituição. Segundo análise do material apreendido pela Polícia Federal, um trecho de conversa via WhatsApp no dia 13 de agosto de 2024, mostra uma conversa de Vorcaro com ex-diretor jurídico do banco Luiz Rennó, que disse: "Vc [sic] sextuplica seu negócio. Bora".

O material também traz trechos de uma conversa entre Paulo Sérgio e Vorcaro via WhatsApp em 14 de agosto de 2024, após a apresentação da emenda no Senado. "Mercado colocando a conta dessa MP em você [Vorcaro]", disse o ex-diretor do BC, que também questionou sobre repercussão ainda maior após o episódio.

Hospital é condenado após bebê cair em parto e ter traumatismo

O Hospital Maternidade Sofia Feldman, localizado no bairro Tupi, na região Norte de Belo Horizonte, foi condenado a indenizar a família de uma bebê que sofreu traumatismo craniano após cair no chão durante o parto realizado na recepção da unidade. As informações são do Metrópoles.

A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na terça-feira (16/6) e é da juíza Moema Miranda Gonçalves, da 8ª Vara Cível de Belo Horizonte. O valor total da indenização é de R$ 175 mil, sendo R$ 75 mil destinados à criança e R$ 50 mil para cada um dos pais. 

O caso ocorreu em 6 de maio de 2022. A gestante chegou ao hospital em trabalho de parto, passou por triagem inicial e foi classificada como risco “verde”, sendo orientada a aguardar na recepção. No entanto, mesmo com o avanço das dores e sinais de evolução do parto, não houve nova avaliação da paciente.

Cerca de uma hora depois, a criança nasceu na recepção da unidade e acabou caindo no chão durante o parto, sofrendo traumatismo craniano com hematoma epidural, o que exigiu cirurgia neurológica de urgência.

Na defesa apresentada à Justiça, o hospital afirmou que o parto foi imprevisível e que seguiu os protocolos de atendimento, além de alegar que a classificação de risco inicial estava correta e que a situação se tratou de um evento fortuito.

ITABUNA-BA: Seminário de Igualdade Étnico-Racial discute políticas públicas

Representantes da Divisão de Igualdade Racial da Prefeitura de Itabuna e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) reuniram-se na terça-feira, dia 16, na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) para avaliar o cenário de racismo e discriminação racial e indígena em Itabuna.

O encontro foi conduzido pela professora Maria do Carmo Rebouças, da Universidade Federal do Sul da Bahia, que coordena o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS18), criado pelo governo brasileiro perante as Nações Unidas, com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. “São dez metas, nas áreas de saúde, educação, trabalho, segurança pública e justiça”, afirmou a educadora.

Ela falou ainda que a meta é contribuir para a promoção da política de igualdade racial em Itabuna via uma parceria com a UFSB e o ODS18. “Produzimos dados científicos e diagnósticos sobre a questão racial no município e com as evidências, conseguimos ajudar os gestores a tomar decisões mais assertivas com promoção da igualdade racial.

A expectativa é a de que até a primeira semana de julho, a Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza firme uma parceria com a UFSB e o OBS 18 para obter os dados que permitem estratégias de combate à discriminação racial.

O secretário de Promoção Social e Combate a Pobreza, Erasmo Ávila, agradeceu à UFSB pelo apoio e disse que de acordo com o Censo do IBGE (2022) 59% da população de Itabuna se declara negra; 20,2% parda enquanto 0,6% indígena. Outros 20,1% se declaram branca e 0,1% amarela.

“É necessário trabalhar a causa étnico-racial nas escolas e fazer movimentos. A SEMPS precisa desses de mais dados sobre a questão racial e acompanhar de perto essa questão”, comentou.

Torcedores da Mancha são denunciados por ameaças a Leila

Segundo a acusação, os três participaram da manifestação que teve caráter intimidatório
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/X
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou três líderes da Mancha Alviverde, torcida organizada do Palmeiras, por ameaça contra Leila Pereira, presidente do clube. O caso envolve um protesto realizado em junho de 2023 em frente à sede da Crefisa, empresa presidida por Leila.

Foram denunciados Jorge Luis Sampaio Santos, Felipe Mattos dos Santos, conhecido como Fezinho, e Thiago Amorim de Melo, o Pato Roko. Segundo a acusação, os três participaram da organização e liderança da manifestação, que, de acordo com o MP, teve caráter intimidatório.

A investigação aponta que a mobilização tinha como principal objetivo constranger e ameaçar Leila em razão do encerramento de repasses financeiros destinados à Mancha.

O trio está preso preventivamente em outra investigação, que apura uma emboscada contra torcedores da Máfia Azul, do Cruzeiro, que resultou na morte de um torcedor da Raposa.

Jorge Luis Sampaio Santos afirmou, em defesa, que uma manifestação política foi tratada como crime e que é inocente. Já Leila preferiu não se manifestar. A defesa dos outros dois torcedores não foi encontrada.

Mobilização nacional reforça combate à violência contra a pessoa idosa

Iniciativa busca fortalecer a prevenção, a repressão e a conscientização sobre os diversos tipos de violência praticados contra idosos
Agência Gov | Via MJSP
A mobilização nacional ocorre simultaneamente nas 27 unidades da Federação
A Diretoria de Operações Integradas (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deu início à Operação Virtude na segunda-feira (15/6). A mobilização nacional é voltada ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, ocorre simultaneamente nas 27 unidades da Federação e marca as atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A operação é coordenada pela Senasp e executada pelas forças de segurança pública dos estados e do Distrito Federal. O objetivo é fortalecer a prevenção, a repressão e a conscientização sobre os diversos tipos de violência praticados contra a população idosa, promovendo a garantia de direitos e a proteção desse público em todo o território nacional.

Ao longo do mês, serão promovidas atividades de conscientização sobre a importância do respeito e da garantia de direitos das pessoas idosas.

A Operação Virtude reforça o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das forças de segurança estaduais com o enfrentamento da violência, da negligência, do abandono e de outras violações de direitos que atingem a população idosa. A mobilização também contribui para fortalecer a rede de atendimento e promover um envelhecimento com dignidade, segurança e respeito.