> TABOCAS NOTICIAS

.

.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Reino Unido bane redes sociais para menores de 16 anos

Governo britânico também prevê restrições a jogos e transmissões ao vivo para ampliar a proteção de crianças e adolescentes online
SBT News, com informações da Reuters
Redes sociais | Divulgação/Bruno Peres/Agência Brasil
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (15) a proibição do uso de redes sociais por menores de 16 anos e a imposição de restrições a plataformas de jogos e transmissões ao vivo. A medida está entre as mais abrangentes já adotadas no mundo para o controle da atividade online de crianças e adolescentes.

Durante uma coletiva de imprensa, Starmer afirmou que as mudanças buscam refletir os valores do Reino Unido, com o objetivo de proteger crianças no ambiente digital e limitar a influência das grandes empresas de tecnologia.

Segundo o primeiro-ministro, a decisão foi tomada após análise das evidências disponíveis e de experiências adotadas em outros países. Ele reconheceu que as redes sociais trouxeram benefícios aos jovens, mas avaliou que a proibição é a melhor alternativa diante dos desafios atuais.

“Não tomo essa decisão de forma leviana. E não vou apresentá-la como algo sem custos, como se as redes sociais não tivessem trazido benefícios aos jovens, porque isso claramente não é verdade. Mas governar é sempre uma questão de escolhas, e está claro para mim que uma proibição total é a escolha certa.”, afirmou o premiê.

Starmer disse ainda que o governo já possui os poderes necessários para iniciar a implementação da medida. A regulamentação complementar deverá ser concluída até o fim deste ano, e a proibição tem previsão de entrar em vigor na primavera do hemisfério norte, por volta de abril de 2027.

Grupo de amigos organizou salto que matou jovem em SP

Segundo delegada, evento que previa 100 saltos não era promovido por empresa especializada; três homens foram presos
SBT News
O
salto de rope jump que terminou com a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, em Limeira, no interior de São Paulo, não foi organizado por uma empresa especializada, mas por um grupo de seis amigos que se conheceram praticando o esporte. Segundo a delegada do 4º Distrito Policial de Limeira, Andréa Dantas Levy, cerca de 100 saltos estavam programados para o dia da tragédia, registrada no último sábado (13), na Ponte do Esqueleto.

As informações foram divulgadas pela delegada em entrevista ao programa Radar News, do SBT News. De acordo com ela, o evento foi divulgado nas redes sociais pela única mulher do grupo, que responde ao caso em liberdade.

Três homens envolvidos na organização foram presos preventivamente. Eles aparecem no vídeo que registrou o momento em que Maria Eduarda é lançada de uma altura de aproximadamente 40 metros sem estar conectada a qualquer equipamento de segurança.

Segundo Levy, todos os envolvidos já prestaram depoimento à polícia, mas nenhum deles conseguiu explicar exatamente em que momento ocorreu a falha que levou à morte da jovem.

“Ao que ficou apurado, os responsáveis pela colocação da corda, que é o objeto principal de segurança, não conseguem se recordar da falha, quem deveria ter colocado, a fiscalização. Mas considerando que é um esporte de alto risco, no mínimo, duas pessoas teriam que ter verificado. Ao meu ver, até três.

ALCOBAÇA-BA: MILAN É CAMPEÃO DO SUB-09 E CHELSEA CONQUISTA O TÍTULO DO SUB-12 NO 1º CAMPEONATO DE BEACH SOCCER DO PROJETO GAROTOS DO FUTURO

Foi realizado no último domingo, dia 14 de junho, o encerramento do 1º Campeonato de Beach Soccer do Projeto Garotos do Futuro de Alcobaça, com a disputa das semifinais e finais das categorias Sub-09 e Sub-12. Durante dois finais de semana de competição, atletas, familiares e torcedores puderam acompanhar partidas emocionantes, marcadas por muita técnica, habilidade, determinação e belos gols. Os jovens talentos deram um verdadeiro espetáculo nas areias da Arena Roniery Barbosa, demonstrando a força do esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e formação cidadã.
Na categoria Sub-09 participaram as equipes Milan, Olympique de Marselha, Roma e Sporting. Já na categoria Sub-12 a disputa contou com oito equipes: Barcelona, Manchester City, Liverpool, Bayern de Munique, Real Madrid, Arsenal, PSG e Chelsea.
Final Sub-09
Na grande decisão da categoria Sub-09, o Milan confirmou sua excelente campanha e conquistou o título ao vencer o Olympique de Marselha pelo placar de 3 a 1.

Os gols da equipe campeã foram marcados pelos irmãos Vitor Hugo, Rui e Pietro, com um gol cada. Davi marcou o gol de honra do Olympique de Marselha.
Final Sub-12
A decisão da categoria Sub-12 foi digna de uma grande final. Manchester City e Chelsea protagonizaram um duelo eletrizante, com muita emoção e grandes defesas dos goleiros.

No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1, levando a decisão para as cobranças de pênaltis. Após uma série inicial de quatro cobranças para cada lado, a igualdade persistiu. O campeão só foi conhecido nas cobranças alternadas, quando o jogador Levi do Manchester City desperdiçou uma cobrança e o Chelsea garantiu a vitória, levando atletas, comissão técnica e torcedores à comemoração do tão sonhado título.
Organização e Agradecimentos
O 1º Campeonato de Beach Soccer do Projeto Garotos do Futuro de Alcobaça foi uma realização da Divisão de Esportes, sob a coordenação do professor Willans Personal, contando com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Alcobaça, na gestão do prefeito Zico de Baiato.
O evento também recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, sob o comando de André Negão, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, liderada por Juraci Neto, além da participação fundamental dos pais e responsáveis dos atletas inscritos no projeto.

A organização agradece, de forma especial, a todos os parceiros e colaboradores que contribuíram para o sucesso da competição, oferecendo apoio, alimentação, lanches, premiações e suporte logístico aos atletas:
Zé Rosa Payakan, Dito do Mercadinho 15 de Novembro, Romário do BSP, Império do Pão, Sim Gás Distribuidora de Bebidas, Infomix, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Alcobaça, Doce Arte Padaria e Confeitaria, Estação Bike (Nilsinho), Raniery Super Bets, Farmácia do Povo Trabalhador (Zé Roberto e Domitila), Alexandre Tarlher, Erico, Berê, Nádia Muniz, BJ Festas, Júnior Lemos, Sr. Natal, Dr. Alex, além dos árbitros Lanlan Super Ritmos, Kidson Personal e Valdeir.

Um agradecimento especial também para Kinha e Tatoi, que prepararam o almoço e o cachorro-quente oferecidos aos atletas durante o evento.
Classificação Final
Categoria Sub-09
🏆 Campeão: Milan
🥈 Vice-campeão: Olympique de Marselha
⚽ Artilheiro: Vitor Hugo do Milan (5 gols)
🧤 Melhor Goleiro: Dudú do Milan
Categoria Sub-12
🏆 Campeão: Chelsea
🥈 Vice-campeão: Manchester City
⚽ Artilheiro e Melhor Jogador: Alyson do Chelsea
🧤 Melhor Goleiro: Kemenson do Manchester City
O sucesso da primeira edição do Campeonato de Beach Soccer do Projeto Garotos do Futuro de Alcobaça reforça o compromisso da administração municipal, dos apoiadores e da coordenação do projeto com o desenvolvimento esportivo e social das crianças e adolescentes do município. Mais do que troféus e medalhas, o evento proporcionou aprendizado, amizade, respeito e momentos inesquecíveis para todos os participantes.
👇TODAS FOTOS EM MAIS INFORMAÇÕES

Trabalhar em outro emprego na licença médica gera condenação por improbidade

Funcionário acumulou mais de 200 ausências sem justificativa
Magnific
O exercício regular de outras atividades profissionais por servidor público durante o período de licença médica afasta a alegação de incapacidade psíquica. A prática evidencia a plena capacidade de autodeterminação e configura o dolo na conduta de abandono de cargo, gerando ato de improbidade.

Com base neste entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou provimento a um recurso e manter a condenação de um médico perito por improbidade administrativa, determinando a devolução dos valores recebidos de forma indevida.

O litígio envolve uma ação civil pública ajuizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra um médico perito da autarquia. Segundo os autos, o funcionário apresentou inassiduidade habitual e não retornou ao serviço após o término de sua licença de saúde, acumulando 211 ausências injustificadas entre abril e novembro de 2015.

A autarquia apontou que, enquanto recebia sua remuneração sem trabalhar, o profissional manteve expedientes regulares em hospitais e clínicas privadas, gerando um prejuízo de mais de R$ 16 mil aos cofres públicos.

Ao acionar o Judiciário, o ente público pediu a condenação do servidor por atos de improbidade administrativa, argumentando que a conduta de enriquecimento sem causa e a lesão ao erário estavam comprovadas.

Em primeira instância, o juízo julgou o pedido procedente, condenando o réu ao ressarcimento integral do dano, ao pagamento de multa civil e à suspensão dos direitos políticos. Mais na conjur

ITABUNA-BA: Prefeitura promove festejos juninos para fortalecer tradição nas escolas urbanas e do campo

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação, durante o mês de junho promove nas 110 escolas da Rede Municipal de Ensino da zona urbana e do campo a realização dos festejos juninos internos como parte das atividades pedagógicas, reforçando a valorização da cultura nordestina no ambiente escolar. Os eventos também marcam o encerramento do primeiro semestre programado para o dia 19.

As celebrações acontecem nas próprias unidades de ensino, envolvendo alunos, professores e equipes escolares com uma programação que inclui apresentações de quadrilhas juninas, danças típicas, comidas tradicionais e atividades culturais. A proposta é trabalhar o Santo Antônio, São João e São Pedro como ferramenta educativa, integrando conteúdo pedagógico com vivências culturais.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, a iniciativa fortalece o papel da escola na formação cidadã e cultural dos estudantes. “O São João nas escolas é um momento importante de aprendizado. É quando os alunos vivenciam na prática aspectos da nossa cultura nordestina, respeitando e valorizando as tradições, tanto no campo quanto na zona urbana”, destacou.

4,4 milhões de trabalhadores começam a receber o Abono Salarial nesta segunda-feira (15)

Valores podem ser consultados pela Carteira de Trabalho Digital e pelo portal Gov.br
Agência Gov | Via Ministério do Trabalho
Reprodução/MTE
Trabalhadores nascidos em julho e agosto vão receber um total de R$ 5,5 bilhões
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a pagar nesta segunda-feira (15/6), o quinto grupo de trabalhadores com direito ao Abono Salarial. Serão pagos abonos a 4.449.043 trabalhadores nascidos em julho e agosto, com um dispêndio de R$ 5,5 bilhões.

O Abono Salarial beneficiará 3.941.508 trabalhadores de empresas privadas (Pis), com pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal, e 507.535 servidores públicos (Pasep), cujos valores serão pagos pelo Banco do Brasil. Para o atual calendário, o benefício varia de R$ 136 a R$ 1.621, de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base 2024.

Em 2026, o calendário de pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2024 teve início em 16 de fevereiro, e os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário, em 30 de dezembro de 2026.

Quem tem direito
Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como estar cadastrados no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (Pis) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), remuneração mensal média de até R$ 2.766 no ano-base 2024; ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; e ter seus dados referentes ao ano-base 2024 informados corretamente pelo empregador no eSocial.

Pagamento pela Caixa
O pagamento do Abono Salarial pela Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possuir conta corrente, conta poupança ou Conta Digital; ou por crédito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa.

Para o trabalhador não correntista, o pagamento será realizado em canais como agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa.

Pagamento pelo Banco do Brasil
Pelo Banco do Brasil, o pagamento do Abono Salarial será realizado prioritariamente por crédito em conta bancária; transferência via TED, via Pix ou presencialmente nas agências de atendimento para trabalhadores não correntistas e que não possuam Pix.

Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.

Especialista diz que dados 'equivocados' comprometem avanço da cadeia asinina no Brasil

Fotos: Divulgação
O crescimento da cadeia produtiva asinina no Brasil tem tido desafia que vão além dos desafios econômicos e produtivos. Via BN

Para o zootecnista e administrador agropecuário Alex Bastos, entidades contrárias ao aproveitamento econômico dos jumentos têm divulgado informações que, na avaliação dele, dificultam o desenvolvimento de uma atividade capaz de gerar emprego, renda e oportunidades para o semiárido nordestino.

"No entanto, parte do debate público tem sido pautada por números não oficiais sobre a população de jumentos no país. Existe uma narrativa recorrente de que a espécie estaria em risco iminente de extinção. O problema é que muitos desses números não consideram fatores importantes, como o sub-registro histórico dos animais e décadas de abandono, especialmente no Nordeste", afirma.

O especialista diz que a mecanização do campo reduziu o uso da espécie nas atividades rurais. Com isso, muitos jumentos deixaram de integrar os cadastros produtivos formais e passaram a viver soltos em áreas rurais, margens de rodovias e outros espaços sem monitoramento sistemático.

"A redução dos registros oficiais não pode ser interpretada automaticamente como redução proporcional da população. É preciso diferenciar abandono de extinção. A diminuição da presença dos animais nas atividades tradicionais não significa necessariamente o desaparecimento biológico da espécie", completou.

Japoneses recolhem lixo no estádio da Copa e repetem exemplo de educação

Rinaldo de Oliveira / SNB
Após o empate contra a Holanda, neste domingo, torcedores japoneses repetiram a tradição e recolheram o lixo que produziram na arquibancada. - Fotos: Getty Images/ ESPN

Os torcedores japoneses repetiram a tradição de recolher o lixo que produziram no estádio da Copa do Mundo e foram aplaudidos. O gesto simples, poderoso e de educação foi depois do empate em 2 a 2 contra a Holanda. Eles permaneceram no estádio para limpar a arquibancada que sujaram durante a partida.

A cena aconteceu no Dallas Stadium, no Texas, nos Estados Unidos, neste domingo, 14, logo após o fim da partida. Enquanto muitos torcedores deixavam o local, os japoneses recolhiam copos, bandejas de comida e lixo espalhado pelas cadeiras.

Usando sacos plásticos levados por eles mesmos, os fãs deixaram o estádio praticamente impecável. O gesto viralizou nas redes sociais e mais uma vez chamou atenção pela educação e respeito demonstrados pelos japoneses. 

Tradição japonesa
Essa atitude já virou tradição nas Copas do Mundo. Os torcedores do Japão também limparam estádios nos Mundiais do Catar, da Rússia e até em edições mais antigas, como a Copa de 1998.

O comportamento deles reflete um hábito cultural muito forte no Japão: o respeito pelos espaços compartilhados. Desde crianças, os japoneses aprendem na escola a importância de cuidar dos ambientes coletivos e deixar tudo limpo depois de usar. Sim, é educação.

No Japão, é comum que os próprios alunos limpem as salas de aula, corredores e banheiros das escolas. A prática ajuda a desenvolver senso de responsabilidade, empatia e colaboração.

Elogios nas redes
Vídeos da boa ação deles foram postados nas redes sociais e tiveram milhares de elogios aos torcedores japoneses.

“Isso é educação de verdade”, comentou um internauta.

Outro escreveu: “O Japão sempre dá aula de respeito e consciência coletiva”.

Gentileza e educação
Além do exemplo fora de campo, os japoneses também comemoraram o desempenho da seleção, que fez um jogo equilibrado contra a Holanda e arrancou um empate importante na competição. Mais no sonoticiaboa

Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê

Desinfetantes, lava-roupas e detergentes não podem ser vendidos
Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve suspensa a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos Ypê. A medida publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15) se aplica a desinfetantes, detergentes e lava-roupas líquidos.

Segundo a Anvisa, a ação foi motivada pelo descumprimento de requisitos previstos na RDC nº 47/2013, identificado durante inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026.

Lotes afetados
Desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê: suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026;
Detergentes lava-louças (incluindo versões com enzimas ativas, toque suave, concentrado e linhas clear e green): suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026;
Lava-roupas (Tixan Ypê e Ypê líquido - antibac, coco e baunilha, premium): suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de abril de 2026.

Análises e restrição
De acordo com a agência, os laudos apresentados pela empresa indicaram resultados satisfatórios para os produtos fabricados após essas datas, o que levou à restrição da medida apenas aos lotes mais antigos.

Para desinfetantes e detergentes, foram considerados adequados os produtos fabricados entre 1º e 31 de março de 2026. Já no caso dos lava-roupas, os testes demonstraram conformidade para os itens produzidos entre 1º de abril e 7 de maio de 2026.

Monitoramento no mercado
A agência informou ainda que os produtos atingidos que já tenham sido distribuídos e estejam disponíveis no mercado devem seguir as tratativas acordadas com a empresa quanto à manutenção de ações de monitoramento sanitário.

Entenda o caso
A crise começou no dia 7 de maio, quando a Anvisa determinou a suspensão de mais de 100 lotes de produtos da Ypê após identificar falhas consideradas graves nos processos de fabricação da unidade de Amparo.

Fies do 2º semestre: Prazo de adesão de instituições termina hoje

Inscrição é feita exclusivamente pelo Sistema do Fies, do MEC
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Arquivo/Agência Brasil
O prazo para que as instituições privadas de educação superior aderirem ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2026 continua até 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (15), no horário de Brasília.

O programa federal financia a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos em faculdades privadas e com avaliação positiva do MEC.

Prioritariamente, o Fies beneficia estudantes que não tenham concluído o ensino superior e que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.

Adesão
Desde 8 de junho, a adesão referente ao 2º semestre de 2026 pode ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no módulo FiesOferta.

As mantenedoras das faculdades privadas devem preencher, para cada curso, turno e local de oferta, as informações sobre: os valores das semestralidades escolares dos períodos que compõem a formação; a forma de reajuste do valor do curso financiado; e a realização de processo seletivo próprio.

Além disso, também deverão ser enviadas as propostas de oferta, observando a necessidade mínima de seis vagas por formação.

Conforme o edital deste processo seletivo (nº 40/2026), o termo de participação deverá ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora da instituição de ensino.

Enamed

Pesquisa BTG/Nexus: Lula lidera todos os cenários da corrida eleitoral

Distância diminui em eventual segundo turno contra Flávio
Pevê Araújo/bahia.ba/politica
Foto: Marcelo Camargo/Tânia Rego/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários para as eleições de 2026. Dados divulgados nesta segunda-feira (15), pelo instituto Nexus, em parceria com o Banco BTG Pactual, apontaram que o petista registra 9 pontos percentuais de vantagem para o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no primeiro turno.

Segundo a pesquisa estimulada, Lula fica na frente com 42% das intenções de voto, contra 33% de Flávio. Ronaldo Caiado (PSD) aparece na terceira posição, com 4%, registrando empate técnico com Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo), Joaquim Barbosa (DC) e Augusto Cury (Avante).

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) também foi testado e registrou 1% das intenções, assim como Cabo Daciolo (Mobiliza). Ainda de acordo com a pesquisa, brancos e nulos registram 5% e outros 3% entraram na categoria ‘não sabe/não respondeu’.

Lula também foi o mais citado na pesquisa espontânea, registrando 36%, contra 27% de Flávio Bolsonaro.

Lula lidera cenários para segundo turno
A simulação do segundo turno também é favorável para a candidatura petista. No primeiro cenário, Lula derrotaria Flávio Bolsonaro com 49% dos votos, contra 43% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Diante de Caiado, o petista mantém a vantagem, com 48% das intenções de voto. O ex-governador de Goiás aparece com 39%. O mesmo cenário ocorre diante de Romeu Zema.

Lula volta a ter 49% em um eventual segundo turno diante de Renan Santos. O pré-candidato do Missão soma 36%.

O instituto entrevistou 2.017 pessoas, entre os dias 12 e 14 de junho de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-06645/2026.

Reformas estruturais...

Reformas estruturais...por que será que em ano de eleição vira epidemia ?

JEQUIÉ-BA: Jovem é retirado de casa e executado com tiros de grosso calibre

Divulgação PM
A violência voltou a assustar moradores de Jequié durante a madrugada, após um jovem, identificado como Filipe Dutra Santana, ser brutalmente assassinado na Avenida Ulysses Coelho, no bairro Quilômetro Três, uma das localidades que têm registrado episódios recorrentes de criminalidade e deixado a população em clima de medo e insegurança.  Site Mateus Oliver

De acordo com informações preliminares apuradas no local, a vítima teria sido retirada do interior da própria residência por criminosos e levada para a via pública, onde foi executada sem qualquer chance de defesa, em uma ação marcada por extrema violência e que mobilizou equipes da Polícia Militar, do Departamento de Polícia Técnica e do rabecão.

Ainda conforme os primeiros levantamentos, os autores teriam utilizado arma de grosso calibre durante a execução, atingindo principalmente a região da cabeça da vítima, o que demonstra a brutalidade do crime e reforça a suspeita de uma ação planejada, embora a motivação ainda esteja sendo investigada pelas autoridades competentes.

Após os trabalhos de isolamento da área e realização da perícia, o corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado para o DPT de Jequié, onde passará por exames de necropsia antes de ser liberado aos familiares para sepultamento.

O caso aumenta a preocupação da população com a sequência de crimes violentos registrados no município, especialmente em áreas já marcadas pela atuação de grupos criminosos, enquanto a Delegacia Territorial de Jequié deve aprofundar as investigações para identificar os autores, esclarecer a motivação e apontar se o homicídio tem ligação com disputas criminosas na região.

Casos de Ebola chegam a 782 na RDC; mortes somam 178

Surto avançou para duas novas zonas de saúde e já alcança 31 zonas de saúde no país
Naiara Ribeiro-sbt, com informações da Reuters
Ebola | Reprodução Reuters
Os casos confirmados de Ebola na República Democrática do Congo (RDC) chegaram a 782, com 178 mortes registradas desde o início do surto, segundo o boletim mais recente das autoridades de saúde do país. Apenas no sábado (15), foram confirmados 72 novos casos e 29 mortes nas províncias de Ituri e Kivu do Norte.

A doença também chegou a mais duas zonas de saúde: Nia-Nia, em Ituri, e Mabalako, em Kivu do Norte. Com isso, o número de zonas de saúde afetadas subiu para 31, distribuídas pelas províncias de Ituri, Kivu do Norte e Kivu do Sul.

Segundo o relatório, 359 pacientes estavam isolados ou internados até sábado, enquanto 40 pessoas já haviam se recuperado da doença.

As autoridades também relataram 136 casos suspeitos, incluindo 49 mortes. Ao todo, 6.275 pessoas que tiveram contato com pacientes infectados estão sendo monitoradas nas três províncias afetadas. No entanto, apenas 3.548 foram efetivamente acompanhadas, o que representa uma taxa de monitoramento de 56,5%, bem abaixo da meta de 95%.

As equipes de saúde ainda enfrentam uma série de obstáculos para conter a propagação da doença. Entre eles estão a resistência à realização de testes após mortes suspeitas, a falta de vagas nos centros de tratamento, falhas no rastreamento de contatos, escassez de materiais para prevenção e controle de infecções em Kivu do Norte, baixa notificação de alertas e um déficit de financiamento estimado em US$ 21,5 milhões.

ITAGIMIRIM-BA: Caminhão atinge participantes de cavalgada, deixa dois feridos e provoca morte de cavalo

Foto: Reprodução / Radar News
Um caminhão-guincho que transportava bebidas atingiu participantes de uma cavalgada no Centro de Itagimirim, na Costa do Descobrimento. O acidente deixou duas pessoas feridas, e um cavalo acabou morto.

Segundo o Radar News, os feridos foram socorridos pelo Samu e encaminhadas ao Hospital Geral de Eunápolis, na mesma região. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o veículo desce uma ladeira em alta velocidade e invade a área onde estavam participantes do evento, ocorrido na tarde do último sábado (13).

As gravações mostram que dois homens que caminhavam ao lado dos cavalos foram atingidos e arrastados pelo caminhão. Os animais que participavam da cavalgada também foram atingidos durante a ocorrência. Um dos cavalos ficou preso sob um carro estacionado após o impacto. Pessoas que estavam no local conseguiram retirar o animal e tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo informações, o caminhão também atingiu veículos estacionados e só parou após colidir contra uma construção. Com base nas gravações e em relatos de testemunhas, há a avaliação de que a trajetória adotada pelo motorista pode ter evitado consequências mais graves.

Além de pessoas com ferimentos leves atendidas no local, os dois pacientes encaminhados para atendimento hospitalar sofreram traumas no tórax, lesões na mandíbula e corte na cabeça.

Uma das hipóteses é a de que o caminhão tenha apresentado falha no sistema de freios. No entanto, a causa do acidente ainda não foi confirmada e deverá ser determinada por meio de perícia técnica.

Iranianos recebem com cautela o acordo com os EUA

Em Teerã, o anúncio de cessar-fogo é visto com alívio, mas ainda há desconfiança em relação a Washington entre a população
Naiara Ribeiro/sbt, com informações da Reuters
Iranianos recebem com cautela o acordo com os EUA | Reprodução Reuters
Cidadãos em Teerã receberam de forma positiva, nesta segunda-feira (15), a notícia de um acordo entre Estados Unidos e Irã para interromper o conflito, mas mantêm desconfiança em relação a Washington.

A reação veio após autoridades dos dois países afirmarem ter chegado a um entendimento para encerrar a guerra e reabrir o Estreito de Ormuz. O acordo preliminar levou à queda nos preços do petróleo, mas ainda deixa temas centrais em aberto, como o futuro do programa nuclear iraniano, que deve ser discutido em novas rodadas de negociação.

Apesar do avanço, o pacto ainda não foi formalizado. A assinatura oficial está prevista para sexta-feira (19), na Suíça.

Em Teerã, os relatos apontam alívio após meses de tensão e impactos econômicos, mas também cautela diante do histórico de desconfiança entre os dois países.

Alex Poatan perde para Ciryl Gane no UFC Casa Branca e adia sonho de tricampeonato histórico

Foto: Instagram / @ufc
Não foi desta vez que Alex Poatan garantiu o cinturão interino dos pesos pesados. O brasileiro ficou perto de fazer história no UFC, mas acabou parado por Ciryl Gane na edição da Casa Branca, neste domingo (14). O francês bateu o brasileiro por nocaute técnico no segundo round e impediu que Poatan se tornasse o primeiro atleta tricampeão da história da organização.

A LUTA
Primeiro roundo muito cauteloso entre os dois lutadores. Ambos se enfrentaram de forma mais estudiosa, com algumas trocas de chutes baixos, mas poucas ações de impacto. Gane conseguiu conectar bons golpes durante o assalto, enquanto Poatan respondeu melhor na reta final.

No segundo round, o francês aumentou o ritmo e passou a controlar o combate. Com uma sequência de golpes, Gane abalou Poatan e colocou o brasileiro em situação difícil.

Mesmo sentindo os ataques, Poatan tentou resistir e se manter na luta. Gane, porém, seguiu pressionando e conectou novos golpes, incluindo um direto de esquerda que deixou o brasileiro sem reação. Diante da sequência, o árbitro Herb Dean interrompeu o combate e confirmou a vitória do francês por nocaute técnico.

Com o resultado, Gane conquistou o cinturão interino dos pesos pesados. Já Poatan adia o objetivo de alcançar um feito inédito no UFC, após já ter sido campeão dos médios e dos meio-pesados.

E AGORA?

Novo terremoto de magnitude 6,2 atinge as Filipinas

Abalo sísmico foi registrado na costa da ilha de Mindanao, às 6h18 (no horário de Brasília), a 111,9 quilômetros de profundidade
Emanuelle Menezes-sbt
Drone mostra danos após terremoto de magnitude 7,8 na Ilha de Mindanao, nas Filipinas, em 8 de junho de 2026 | GenSan DEV/Divulgação via REUTERS


Um novo terremoto, dessa vez de magnitude 6,2, atingiu o sul das Filipinas nesta segunda-feira (15). A informação é do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor ocorre uma semana após um abalo sísmico de magnitude 7,8 deixar mais de 60 pessoas mortas na mesma região.

Segundo o USGS, o terremoto foi registrado na costa da ilha de Mindanao às 17h18, no horário local (6h18 no horário de Brasília), a uma profundidade de 111,9 quilômetros.

Epicentro do terremoto (círculo laranja no mapa) está localizado a 67 km de Pondaguitan | Reprodução/USGS

O serviço geológico emitiu um alerta verde para mortes e perdas econômicas relacionadas ao tremor. Há baixa probabilidade de vítimas e danos.

As Filipinas estão em uma área sísmica muito ativa, conhecida como "Anel de Fogo" do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo. Japão, Indonésia e Tailândia também compartilham a região.

O sismo da última semana foi o mais forte a atingir as Filipinas desde 1976, quando um tremor de magnitude 8,1 gerou um tsunami, matando cerca de 8 mil pessoas.

Lula deve se encontrar com primeira-ministra do Japão e busca agenda com Trump na cúpula do g7

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, em reunião paralela à 52ª cúpula do G7 que ocorre na cidade de Évian-les-Bains, na França, a partir desta segunda-feira (15). Informações da Folha de S. Paulo apontam que os líderes devem tratar do início das negociações de um acordo entre o país asiático e o Mercosul.

À reportagem, membros do Itamaraty afirmaram que há disposição das autoridades japonesas nesse sentido. A Embaixada do Japão em Brasília declarou que pondera as diferentes opiniões em relação a um possível acordo e que vai "continuar considerando como fortalecer a relação com o Mercosul enquanto leva em consideração esses pontos de vista".

A reunião será a primeira de Lula com Takaichi, que foi eleita em outubro do ano passado, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. A última vez que o brasileiro se encontrou com uma autoridade japonesa foi em março de 2025, quando fez uma visita de Estado a Tóquio e se reuniu com o então premiê Shigeru Ishiba.

Além disso, essa será a décima participação do brasileiro no encontro das sete maiores economias do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão, Reino Unido e França).

Na oportunidade, Lula também deve se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, e tentar conseguir uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Com o americano, Lula deve tentar impedir a implementação de novas tarifas contra o Brasil. Uma delas, de 12,5%, pode ser aplicada em decorrência de suposta prática comercial desleal, e a outra, de 25%, por suposto trabalho forçado. Ambas foram anunciadas em maio após investigação do governo americano.

Idosos com 60 anos ou mais entram em festa com novo benefício anunciado

Uso de comprovação cadastral como ferramenta de inclusão e gratuidade interestadual
Idosos com 60 anos ou mais podem ter acesso a benefícios que facilitam deslocamentos, reduzem gastos e ampliam a participação social. Entre eles, a Carteira da Pessoa Idosa ganha destaque por ajudar quem tem renda limitada a comprovar direitos ligados ao transporte e a outros atendimentos prioritários.  Por Larissa Hisashi / terrabrasilnoticias

Que benefício pode ajudar idosos a economizar?
A Carteira da Pessoa Idosa é um documento gratuito voltado a brasileiros com 60 anos ou mais que se enquadram nos critérios de renda. Ela serve para comprovar a condição do beneficiário e facilitar o acesso à gratuidade ou ao desconto em viagens interestaduais.

Esse benefício pode fazer diferença para quem precisa visitar familiares, realizar tratamentos, resolver compromissos em outro estado ou simplesmente manter uma vida mais ativa. Para muitos idosos, economizar na passagem representa mais autonomia e menos dependência financeira.

Idosos de baixa renda podem ter passagem gratuita ou com desconto
Quem tem direito à Carteira da Pessoa Idosa?
O documento é destinado a pessoas com 60 anos ou mais, renda individual de até dois salários mínimos e inscrição no Cadastro Único. A atualização dos dados é importante, porque informações antigas podem dificultar a emissão ou o uso do benefício.

Antes de solicitar a carteira, vale conferir os principais requisitos:
Ter 60 anos ou mais;
Possuir renda individual de até dois salários mínimos;
Estar inscrito no Cadastro Único;
Manter os dados familiares e de renda atualizados;
Apresentar documento oficial com foto quando necessário.

Como funciona o desconto nas viagens?
Em viagens interestaduais, empresas de transporte devem reservar vagas gratuitas para idosos de baixa renda. Quando essas vagas já estão ocupadas, o passageiro pode solicitar desconto mínimo no valor da passagem, respeitando as regras de antecedência e disponibilidade.

É importante entender que o benefício não funciona como passagem livre em qualquer horário ou veículo. O idoso precisa apresentar a documentação correta, pedir o bilhete dentro do prazo exigido e verificar as condições da empresa antes da viagem.

Carteira do Idoso garante mais economia em viagens interestaduais
Como emitir o documento sem complicação?
A emissão pode ser feita pela internet, quando o idoso já possui cadastro atualizado, ou presencialmente no CRAS do município. Quem não tem familiaridade com celular, senha gov.br ou preenchimento digital pode buscar apoio de familiares ou profissionais da assistência social.

Para evitar idas e vindas, é recomendável separar alguns documentos antes do atendimento:
RG ou outro documento oficial com foto;
CPF;
NIS, quando disponível;
Comprovante de residência;
Informações atualizadas sobre renda individual;
Dados da composição familiar no Cadastro Único.

Por que esse benefício exige atenção?
Muitos idosos deixam de usar direitos importantes por falta de informação, dificuldade com serviços digitais ou medo de não serem atendidos corretamente. Por isso, conhecer as regras evita perda de dinheiro e ajuda a transformar um direito previsto em lei em algo realmente presente na rotina.

A Carteira da Pessoa Idosa não deve ser vista como favor, mas como ferramenta de inclusão. Quando o documento está regular e os dados estão atualizados, o idoso ganha mais segurança para viajar, acessar serviços e manter vínculos familiares e sociais com mais dignidade.

Baiano Série B: Feira FC goleia o Grapiúna por 7 a 0 e se mantém no G4

Ronan abriu o placar para o clube feirense aos 38 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa saíram os outros seis gols da partida.
Jefferson Araújo * acordacidade
Foto: Enzo Britto / ASCOM Feira FC
O Feira FC goleou o Grapiúna por 7 a 0 em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Baiano Série B. O resultado da partida, disputada na tarde deste domingo (14), no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), garantiu ao verdão de Feira de Santana a permanência no G4 com 15 pontos.

Ronan abriu o placar para o clube feirense aos 38 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa saíram os outros seis gols da partida. Brito converteu um pênalti aos 18 minutos e, cinco minutos depois, marcou novamente para o Feira.

Depois foi a vez de Flávio anotar o quarto gol, Alvinho marcar o quinto, Gian Lucas fazer o sexto e, novamente, Alvinho balançar as redes para sacramentar a goleada. Placar final: Grapiúna 0 x 7 Feira FC.

Detalhamento dos gols: Grapiúna x Feira FC
Ronan — 0 x 1 (aos 38 minutos do 1º tempo)
Brito — 0 x 2 (aos 18 minutos do 2º tempo)
Brito — 0 x 3 (aos 23 minutos do 2º tempo)
Flávio — 0 x 4 (aos 33 minutos do 2º tempo)
Alvinho — 0 x 5 (aos 34 minutos do 2º tempo)
Gian Lucas — 0 x 6 (aos 38 minutos do 2º tempo)
Alvinho — 0 x 7 (aos 45 minutos do 2º tempo)

Inscrições para o Sisu+ começam nesta segunda-feira (15)

As inscrições para o SISU+ 2026 começam nesta segunda-feira, 15 de junho, e seguem até o dia 19 do mesmo mês. A etapa complementar foi criada pelo Ministério da Educação para preencher vagas ainda disponíveis em instituições públicas de ensino superior e vale para ingresso no segundo semestre de 2026.

A seleção será feita pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e seguirá regras próprias. Como o prazo é curto, o estudante precisa verificar com atenção os cursos ofertados, as notas usadas na seleção e as exigências de cada instituição antes de confirmar a inscrição.

Como funciona o SISU+ 2026
O SISU+ 2026 é uma fase adicional do Sistema de Seleção Unificada. Ele não substitui o Sisu tradicional e não cria uma seleção totalmente independente. Na prática, serve para aproveitar vagas remanescentes após a chamada regular do SISU 2026.

Essa etapa poderá oferecer oportunidades em universidades públicas, institutos federais e outras instituições que aderirem ao processo complementar. A oferta, porém, varia conforme a disponibilidade de vagas em cada curso, campus e instituição participante.

Quem pode participar
Nem todo candidato que fez o Enem poderá se inscrever no SISU+ 2026. A participação é restrita a quem integrou a etapa regular do SISU 2026, realizada no início do ano.

Isso inclui:
candidatos que se inscreveram no Sisu regular de 2026;
candidatos aprovados na chamada regular;
candidatos que não foram selecionados;
estudantes que participaram ou ainda estão na lista de espera da etapa regular.

Mesmo quem já foi aprovado no Sisu regular pode disputar novamente uma vaga no SISU+ 2026. No entanto, a legislação brasileira não permite ocupar duas vagas públicas de graduação ao mesmo tempo. Se houver nova aprovação, o estudante precisará optar por uma das matrículas.

Quem não pode se inscrever
O SISU+ 2026 não ficará aberto para todos os participantes do Enem. Quem não se inscreveu na etapa regular do Sisu 2026 não poderá entrar nesta fase complementar, ainda que tenha feito o exame em 2023, 2024 ou 2025.

Essa regra distingue o SISU+ de outras formas de ingresso baseadas na nota do Enem. A intenção é reorganizar e ampliar o preenchimento de vagas já existentes, e não abrir uma seleção nova e isolada. Mais no vestibulandoweb

Fábio Mota comenta possível recuperação judicial do Vitória

Presidente cita dívidas de Cruzeiro e Botafogo e não descarta medida
Luana Campos•galaticosonline
Victor Ferreira/EC Vitória
Enquanto tenta receber valores de clubes como Cruzeiro e Botafogo, o Vitória vê as cobranças esbarrarem em recuperações judiciais adotadas pelos próprios devedores. O tema levou o presidente Fábio Mota a admitir que o Rubro-Negro também pode recorrer ao mecanismo no futuro.

Segundo o dirigente, casos como o de David Corrêa, vendido ao Cruzeiro, acabam sendo afetados quando o clube devedor entra em recuperação judicial.

"O Cruzeiro pediu recuperação judicial. Quando pede, o valor cai para 20% e entra numa fila", afirmou.

Ao comentar a situação, Fábio destacou que vários clubes brasileiros já adotaram a medida e não descartou que o Vitória siga o mesmo caminho.

"Acho até que amanhã ou depois o Vitória também pode pedir recuperação judicial. Você pega a dívida e alonga o pagamento", disse.

Apesar da possibilidade, o presidente ressaltou que o clube vem fazendo esforços para manter as contas equilibradas e evitar essa necessidade neste momento.

Batinomídeo supergigante: Como esse estranho animal consegue ficar em jejum total por até 5 anos

Os isópodes supergigantes das profundezas marinhas sobrevivem anos sem se alimentar graças a um sistema de sobrevivência em duas partes
O segredo de sobrevivência dos isópodes gigantes do fundo do mar.

Os mistérios escondidos no fundo do mar costumam impressionar, mas cientistas da revista Cell acabam de desvendar como os isópodes gigantes, parentes do tatuzinho de jardim, passam mais de cinco anos em jejum absoluto sem morrer. A pesquisa mostra que essas criaturas monstruosas usam um sistema duplo de sobrevivência que combina um estômago colossal com um gene “roubado” de bactérias para driblar a falta de comida na escuridão.

Como esses crustáceos gigantescos conseguem manter seu tamanho sem comida por perto?
Viver no leito oceânico significa encarar um deserto frio e escuro onde o alimento quase nunca aparece. O grande paradoxo que intrigava os biólogos era entender como esses animais famintos conseguem atingir o gigantismo corporal, que exige muita energia, morando em um lugar tão pobre em nutrientes.

Um grupo liderado pelo pesquisador Yuan Jianbo descobriu que essas criaturas resolveram o problema mudando totalmente a forma como gastam suas reservas de energia. Em vez de buscarem comida o tempo todo, eles simplesmente reprogramaram o próprio corpo para virar uma máquina de economizar combustível quando o estômago esvazia.

De que forma funciona o sistema interno de armazenamento desses animais misteriosos?

Para conseguir vencer o jejum prolongado, esses bichos evoluíram uma estratégia muito inteligente baseada em duas frentes integradas: aumentar a capacidade de estocagem e reduzir o gasto calórico ao mínimo. A anatomia interna deles funciona como uma verdadeira dispensa biológica de alta eficiência. Mais na revistaoeste

Quem tem energia solar em casa deve se preparar para mudança no preço da conta de luz

Imagem de PxHere
A transição para matrizes de energia mais limpas, como energia solar, eólica, entre outras, é uma tendência global dos últimos anos, com cada vez mais incentivos de diferentes governos e do mercado. Um levantamento da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena) revelou que os custos de geração dessas formas de energia limpas registraram quedas históricas nos últimos 15 anos e a tendência é que eles continuem diminuindo ao longo da próxima década. Por Carolina Carvalho / diariodocomercio

No caso específico da energia solar fotovoltaica, os dados oficiais da Irena apontam uma redução expressiva de 87% nos custos entre os anos de 2010 e 2024. Os custos da energia eólica onshore (ou seja, gerada em terra) tiveram uma queda de 55%. A redução mais expressiva foi no segmento de armazenamento em baterias, cujos preços despencaram 93% no mercado, segundo o portal Terra.
Projeções de preços da energia solar e outras formas de energia limpa nos próximos dez anos

Como já mencionamos mais acima, o levantamento da agência aponta que a tendência da diminuição de custos de formas de energia limpa deve continuar nos próximos anos. De acordo com o Terra, a projeção dos analistas é que haja uma redução adicional de aproximadamente 30% nos custos até 2030 e quase 40% até 2035.

No cenário brasileiro, essa viabilidade impulsiona a modernização industrial e o desenvolvimento econômico, com análises de mercado apontando como essa nova realidade de preços beneficia tanto o consumidor comercial quanto o residencial, barateando o acesso a sistemas de microgeração e alívio imediato no orçamento. “Nesse ecossistema de inovação, o avanço de soluções integradas em fontes limpas facilita a transição de parceiros de negócios para matrizes sustentáveis”, aponta o Terra.

Inglaterra recupera carga furtada avaliada em R$ 92 mil

Furto ocorreu durante transporte da carga entre a Flórida e o Missouri; materiais foram recuperados posteriormente
Julia Delaosa / sbt
A delegação da Inglaterra registrou, nesta quinta-feira (11), um furto de materiais avaliados em aproximadamente R$ 92 mil. A informação consta em boletim de ocorrência divulgado pela polícia do Condado de Jackson, no Missouri.

Entre os objetos levados estavam chuteiras especiais de jogadores, camisas autografadas, bolas oficiais da Copa do Mundo, equipamentos de treinamento e até bichos de pelúcia. Todo o material foi recuperado posteriormente.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, havia suspeita de que entre os itens levados estivessem chuteiras utilizadas por Harry Kane e Jude Bellingham.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal inglês The Mirror, o furto ocorreu durante o transporte da carga de West Palm Beach, na Flórida, para o Missouri. Os materiais seguiam para a Swope Soccer Village, complexo esportivo que servirá como base da seleção inglesa durante a disputa da Copa do Mundo.

Como o furto foi descoberto
O documento policial foi divulgado inicialmente pela emissora britânica Sky News. Conforme o boletim de ocorrência, a equipe de logística da Inglaterra recebeu a carga por volta das 17h, no horário local, após o transporte dos materiais desde West Palm Beach, na Flórida, onde a seleção iniciou sua preparação para a Copa do Mundo.

A Polícia do Condado de Jackson, no Missouri, identificou dois suspeitos no caso e registrou a ocorrência. Ambos negaram participação no crime.

Segundo o relato prestado às autoridades, os dois afirmaram que precisaram parar o veículo durante a viagem para reorganizar a carga, que havia se deslocado no compartimento. Nesse momento, alguns objetos teriam sido levados para a cabine. Ambos negaram ter cometido o furto.

Ao abrir o veículo, os integrantes da delegação perceberam que os materiais não estavam organizados da forma como haviam sido embalados. Além disso, notaram a ausência de diversos itens. Diante da situação, os responsáveis pela logística questionaram os dois funcionários responsáveis pelo transporte e apresentaram duas alternativas: permitir a inspeção da cabine ou acionar a polícia.

Segundo o depoimento de um representante da Federação Inglesa, um dos funcionários entregou inicialmente um par de chuteiras e, pouco depois, devolveu o restante dos materiais desaparecidos.

Lista de materiais recuperados

Veja como esvaziar a lixeira do WhatsApp para liberar memória e evita travar o celular

Vitor Guerras / snb
Esvaziar a lixeira do WhatsApp de tempos em tempos é fundamental para não sobrecarregar o aparelho. Ou desative o serviço que salva automaticamente ítens recebidos. - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Se o celular está lento não precisa comprar memória, basta esvaziar a lixeira do WhatsApp que o smartphone volta a ficar rápido de novo. Os vídeos que os colegas mandam nos grupos e a gente sempre esquece de apagar provocam essa lentidão.

E para fazer essa limpeza é simples. Basta acessar o gerenciador de arquivos que você pode apagar manualmente o que já não precisa.

A ferramenta fica na pasta do WhatsApp, não precisa de outro app. Veja passo a passo abaixo.

Mensagens se acumulam
Diferentemente de outros aplicativos, o WhatsApp tem a tendência a juntar mensagens antigas no celular.

É que o app não tem uma lixeira específica. Todos os vídeos e fotos que você recebe, se acumulam na memória interna do próprio dispositivo e muita gente nem sabe.

Por isso é recomendável fazer uma “limpeza” de vez em quando nos arquivos que não são mais necessários. Outra dica é desativar o armazenamento de fotos e vídeos recebidos pelo WhatsApp.

Passo a passo
Veja agora o passo a passo de como esvaziar os itens do WhatsApp e liberar espaço na memória do seu smartphone:
Procure pelo gerenciador de arquivos de seu aparelho
Clique em “Armazenamento de Dados” ou “Armazenamento Interno”
Selecione fotos e vídeos que você recebeu pelo aplicativo e já não faz mais questão de manter
Selecione-os e clique em deletar.

Mas atenção, esses itens às vezes podem ir para uma outra lixeira, do celular. Nesse caso, é preciso que você delete os itens de lá também!

Celular mais rápido

Justiça mantém presos suspeitos de lançar jovem sem corda em salto que terminou em morte

Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, caiu de uma altura de cerca de 40 metros durante prática de rope jump em Limeira; trio responderá por homicídio com dolo eventual
Foto: Reprodução-Redes Sociais
A Justiça de São Paulo converteu em preventiva a prisão dos três homens suspeitos de envolvimento na morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jump na Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior paulista. A decisão foi tomada durante audiência de custódia realizada neste domingo (14).  Por: Metro1 

A jovem morreu na manhã de sábado (13) após ser lançada de uma altura de aproximadamente 40 metros sem estar conectada ao equipamento de segurança que deveria amortecer a queda.

Queda foi registrada em vídeo
Imagens gravadas no local mostram o momento em que Maria Eduarda é arremessada da ponte por funcionários da empresa responsável pela atividade. Logo após o salto, pessoas que acompanhavam a prática percebem que a jovem não estava presa à corda de segurança e começam a gritar.

Segundo as informações da ocorrência, foram realizadas tentativas de reanimação cardiopulmonar até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a vítima morreu no local em decorrência de politraumatismo.

Maria Eduarda foi velada neste domingo no Cemitério Municipal de Jandira, na Grande São Paulo.

Investigação aponta dolo eventual
De acordo com a Polícia Civil, os três investigados assumiram o risco de provocar a morte da vítima ao permitir que ela fosse lançada sem a devida verificação dos equipamentos de segurança.

O boletim de ocorrência relata que, quando os policiais chegaram ao local, encontraram dois homens próximos à vítima. Durante o atendimento da ocorrência, eles teriam fugido em direção a uma área de vegetação, o que motivou buscas com apoio de outras viaturas e de uma aeronave da Polícia Militar.

As autoridades destacaram ainda que o local possui histórico de ocorrências graves envolvendo a prática do esporte, inclusive com registros de mortes anteriores.

Diante dos elementos reunidos na investigação, os suspeitos foram autuados por homicídio com dolo eventual, quando há a assunção do risco de produzir o resultado. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva pela Justiça.

A empresa Entre Cordas, responsável pela atividade, ainda não havia se manifestado sobre o caso até a publicação desta reportagem.

Fim da escala 6x1 avança e Câmara dos Deputados define relator para votação nesta terça

A PEC está na pauta de terça-feira (16). A apreciação corre em regime de urgência
Câmara Federal/Luis Macedo
A PEC está na pauta de terça-feira (16).
AGÊNCIA CÂMARA - A proposta que prevê o fim da escala 6x1 está na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (16). O Projeto de Lei 1838/26, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para fixar a duração normal do trabalho em até 40 horas semanais, aguarda a apresentação do parecer pelo relator.

O texto foi enviado pelo Poder Executivo com regime de urgência e tranca a pauta de votações do Plenário, que não pode deliberar sobre alguns tipos de projetos sem a votação do Projeto de Lei 1838/26.

Relator
Na quinta-feira (11), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), designou o deputado Leo Prates (Republicanos-BA) como relator do projeto.

Prates foi o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduziu a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas e acabou com a escala de seis dias de trabalho por um de descanso (6x1), estabelecendo a escala de cinco dias de trabalho por dois de folga (5x2).

A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 27 de maio e atualmente está em análise no Senado Federal.

Em publicação em suas redes sociais, Hugo Motta afirmou que a intenção é manter no projeto de lei o mesmo texto que foi aprovado na PEC.