> TABOCAS NOTICIAS

.

.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Idosa de 90 anos entra na escola e conta por que tem vergonha de ser analfabeta

Rinaldo de Oliveira /  snb
Dona Eunice, a idosa de 90 anos que entrou na escola em Araruama (RJ), tinha vergonha de carimbar o dedo para poder assinar documentos. Ela não se conformava. - Foto: reprodução/ Instagram / @seduc.araruama

É emocionante o depoimento dessa idosa de 90 anos, que só agora está realizando o sonho de ir à escola, estudar e aprender a escrever o nome dela. Parece pouco, mas para ela significa muito.

A dona Eunice é de Araruama, no Rio de Janeiro, e conta que a maior vergonha da vida dela era ter que carimbar o dedo para poder assinar documentos. Ela não se conformava.

“O sonho era escrever pra tirar a identidade. Eu só botava o dedo, mas eu tinha uma vergonha. Ficava tudo assim sem graça”, contou no vídeo que está emocionando as redes sociais. Assista abaixo.

A chegada na escola
Quando ela chega toda tímida na turma da noite, na sala de aula do EJA, com tênis, saia e a camiseta da escola, dona Eunice abre as portar para um mundo que ela sempre sonhou em participar.

“Eu entrei pra poder fazer meu nome, eu não sabia fazer. Eu tentava aprender, mas não conseguia. Botava letra demais, botava letra de menos”, contou. Ela foi uma das milhares de crianças que precisaram trabalhar e não puderam estudar na infância.

“Eu não tive oportunidade porque naquele tempo o pessoal mais velho tinha aquela ignorância, porque as meninas não podiam estudar. Podiam trabalhar. Se fosse estudar ia escrever carta para o namorado”, disse à Secretaria de Educação de Araruama.

Proibida de estudar
A pequena Eunice teve vida dura, no campo, desde cedo.

“Eu ia mexer com a terra, criar um cabrito, criar um frango, plantar na roça, torrava farinha”, lembrou.

Mas nunca tirou da cabeça o sonho de estudar: “A pessoa estudando sabe entrar em qualquer lugar e sair, tratar as pessoas bem, não falar ignorância com as pessoas”.

“Ficar sem estudar é tão ruim”
Olhar para as letras e não entender o que está escrito sempre foi uma frustração para a dona Eunice e ela ficava triste por isso, se sentia diminuída.

“Sem estudar, você não chega em lugar nenhum, você não vai crescer. Fica difícil que nem eu, você só vai mexer com a terra e hoje em dia não pode. A gente que fica sem estudar é tão ruim”. Mais no sonoticiaboa

Apesar de evolução, Neymar deve desfalcar o Brasil na estreia da Copa e ser liberado apenas para duelo contra o Haiti

Foto: Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira dificilmente contará com Neymar na estreia da Copa do Mundo de 2026. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista André Rizek, da Globo, na última segunda-feira (8), novas avaliações realizadas pelo departamento médico da CBF apontam que, apesar de positivas, o camisa 10 deverá ser liberado apenas para a segunda partida do Brasil no torneio, contra o Haiti, marcada para o dia 19 de junho.

Embora a recuperação da lesão na panturrilha direita esteja dentro do cronograma esperado, a comissão técnica liderada por Carlo Ancelotti já trabalha com a perspectiva de preservar o atacante no confronto de estreia diante de Marrocos, no próximo dia 13.

Neymar segue realizando atividades específicas de transição física e ainda não foi integrado aos treinamentos com o restante do elenco. A expectativa é que o jogador avance de etapa nos próximos dias, passando a participar gradualmente dos trabalhos em campo.

A lesão do atacante foi diagnosticada pouco antes do início da preparação da Seleção para a Copa do Mundo. Desde então, Neymar tem sido acompanhado diariamente pelos profissionais da CBF, que optaram por mantê-lo entre os 26 convocados confiando em sua recuperação ao longo da competição.

Recentemente, Carlo Ancelotti já havia demonstrado confiança na presença do camisa 10 durante o Mundial. O treinador afirmou que o jogador permaneceria no grupo mesmo sem condições de atuar na estreia, destacando a importância de Neymar para a equipe.

Caso a previsão médica seja confirmada, Neymar ficará fora apenas do duelo contra Marrocos e passará a ser opção para a partida diante do Haiti. O Brasil ainda encerra sua participação na fase de grupos contra a Escócia.

Mais de um terço dos brasileiros atrasou contas em maio

Pesquisa PoderData mostra maior índice de inadimplência entre pessoas de baixa renda e nas regiões Norte e Nordeste
SBT News / Reprodução
Mais de um terço dos brasileiros enfrentou dificuldades para manter as contas em dia no último mês. É o que mostra a Pesquisa PoderData, divulgada nesta terça-feira (9), na qual 37% dos entrevistados afirmaram que deixaram de pagar ou conhecem alguém que deixou de pagar alguma conta no período.

Os índices de inadimplência são mais elevados entre os brasileiros de menor renda. Entre aqueles que recebem até dois salários mínimos, 66% relataram atraso no pagamento de contas, percentual que cai para 13% entre quem ganha de dois a cinco salários mínimos e para apenas 1% entre os que recebem mais de cinco salários mínimos.

Regionalmente, o problema é mais intenso no Norte (54%) e no Nordeste (49%). Já os menores índices foram registrados no Sul (27%) e no Sudeste (29%).

A pesquisa também avaliou a percepção sobre programas de renegociação de dívidas, como o Desenrola, entre os entrevistados que relataram atraso em contas. Nesse grupo, 42% disseram que os programas ajudaram (12% "ajudaram muito" e 30% "ajudaram pouco"), enquanto 33% afirmaram que não ajudaram. Outros 19% disseram não conhecer a iniciativa.

Os dados indicam ainda uma relação entre percepção econômica e avaliação política. Entre os entrevistados que consideram o governo Lula melhor que o governo Bolsonaro , 46% relataram atraso no pagamento de contas. Já entre os que avaliam o governo Lula como pior, esse percentual cai para 27%.

A pesquisa PoderData contou com 2.500 entrevistados em 155 municípios brasileiros, entre os dias 30 de maio e 1 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Quem são os 10 artistas com maiores cachês do São João 2026 na Bahia e por que o forró não aparece na lista

Divulgação
Os dez maiores cachês pagos por 137 prefeituras baianas para o São João de 2026 concentram-se em artistas que não têm o forró tradicional como ritmo. Via Bnews

Os dados, obtidos a partir do portal da transparência do Ministério Público da Bahia (MP-BA), mostram valores que chegam a R$ 1,1 milhão, enquanto nomes históricos do forró recebem até R$ 250 mil. A disparidade gerou críticas de artistas e do público, que cobram valorização da cultura nordestina.

Quem são os artistas com maiores cachês
A lista reúne nomes do sertanejo e de outros estilos populares no circuito comercial de festas. Nenhum deles representa o forró tradicional:
Gusttavo Lima — R$ 1,1 milhão
Wesley Safadão — R$ 1 milhão
Luan Santana / Victor e Léo — R$ 750 mil
Nattan / Ana Castela — R$ 700 mil
Zé Neto e Cristiano — R$ 670 mil
Maiara e Maraisa — R$ 654 mil
Leonardo / Bruno e Marrone — R$ 650 mil

Dos dez artistas, apenas Wesley Safadão e Nattan são nordestinos e ligados ao forró estilizado. Ainda assim, os valores pagos a esse grupo chegam a ser mais de quatro vezes maiores do que os cachês de artistas tradicionais do São João, como Alceu Valença, Elba Ramalho e Alcymar Monteiro.

Críticas e reação dos forrozeiros
A discrepância dos cachês gerou reação de forrozeiros. O cantor Flávio José anunciou o cancelamento de cerca de 15 shows na Bahia. Segundo ele, prefeituras se recusaram a pagar o cachê solicitado para 2026.

“Às vésperas da maior festa de manifestação cultural do Nordeste, eu recebo a notícia que o MP da Bahia resolveu diminuir o meu cachê! Enquanto outros artistas que nada têm a ver com forró, como sertanejos, ganham rios de dinheiro”, disse.

Flávio José cobra R$ 350 mil por apresentação. O valor é 40% maior que o de 2025, o que motivou questionamentos do MP-BA.

A reação foi imediata. Internautas passaram a questionar por que artistas de outros ritmos recebem valores até três vezes maiores sem restrições. O cantor Santanna também criticou:

“A cultura popular nordestina está sendo vilipendiada depois desse ataque ao nosso maior nome do forró”.

Em entrevista ao PipocaCast, ele já havia apontado perda de espaço dos forrozeiros: “Eu notava que já existia uma vontade de tirar a gente. Eu, Flávio José…”.

O cantor e compositor Flávio Leandro também se manifestou, destacando desigualdade nos cachês:
“Existe a farra dos cachês, sim. É clara, nítida; mas tem uma lista de coisas inconclusas e a maior de todas elas é o piso dos cachês de artistas de bairro, dos trios de forró, de Zé, de Maria, de Pedro e de Chiquinha, que se submetem a cachês humilhantes que roubam sonhos, paz e dignidade. E eu, gente, sinceramente não vejo o Ministério brigando por essa dignidade, da qual depende um número imenso de artistas.”

Segundo levantamento feito pelo Uol, há 201 cachês inferiores a R$ 1.000 pagos a artistas locais na Bahia, incluindo apresentações de R$ 200.

Flávio Leandro também saiu em defesa de Flávio José: “Ele tem público para lotar qualquer casa de show do país. Acontece que ele próprio filtra a quantidade de apresentações anuais, prova de que tem uma vida financeira resolvida. É lamentável que o filtro necessário do MP não consiga extrair a grandiosidade de Flávio José para o São João e o trate de forma simplista, apenas com números. Isso é absurdo.”

O que diz o MP-BA
O MP-BA (Ministério Público da Bahia) afirma que atua desde 2022 com um portal de transparência para monitorar os gastos das festas juninas. Segundo o órgão, os valores médios dos contratos subiram de R$ 200 mil para cerca de R$ 700 mil nos últimos quatro anos.

Diante disso, a recomendação para 2026 foi limitar os cachês ao valor pago em 2025, acrescido da inflação. De acordo com o MP-BA, a ação já resultou em uma redução de R$ 18,7 milhões nos cachês, em relação ao ano passado. Até o momento foram revistos 501 contratos em 214 municípios de todo o estado. A expectativa é de que nos próximos dias o corte alcance valores ainda mais expressivos.

O órgão também explicou que as recomendações buscam a adequação do contrato às orientações técnicas dos órgãos de controle, construídas a pedido dos próprios gestores municipais, via União dos Municípios da Bahia (UPB).

O MP-BA também afirmou que notificou mais de cem municípios por pagamentos acima do recomendado, incluindo contratações de Flávio José por R$ 350 mil. O órgão sustenta que critérios como notoriedade e projeção artística influenciam os valores.

Brasileiro apitará jogo de abertura da Copa do Mundo de 2026

Goiano fará sua terceira participação em Copas do Mundo
Foto: Reprodução/Fifa
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou a equipe de arbitragem que comandará a partida inaugural da Copa do Mundo de 2026. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, foi escolhido para conduzir o duelo de abertura entre México e África do Sul, marcado para esta quinta-feira (11), às 16h, no horário de Brasília, na Cidade do México.  Por: Metro1

Na equipe de arbitragem, Wilton contará com o apoio de outros dois brasileiros. Os assistentes escalados para o confronto são Bruno Pires, também de Goiás, e Bruno Boschilia, do Paraná.

A nomeação amplia o histórico do árbitro goiano em competições mundiais. Esta será sua terceira participação em Copas do Mundo promovidas pela Fifa.

Antes de ser convocado para a competição deste ano, Wilton acumulava 26 jogos apitados na temporada de 2026, entre eles a decisão do Campeonato Baiano vencida pelo Bahia sobre o Vitória, na Arena Fonte Nova.

Além de Wilton Pereira Sampaio, o Brasil também terá representantes no quadro principal de arbitragem da Copa do Mundo com Raphael Claus, de São Paulo, e Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina.

Estudantes encerram greve de quase dois meses na USP

Polícia prende seis alunos que tentavam invadir prédio da universidade
Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Os alunos da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), anunciaram na noite desta segunda-feira (8) o fim da greve que faziam há quase dois meses.

Eles reivindicavam melhores condições de alimentação, moradia e aumento das bolsas estudantis.

A decisão pelo fim da greve ocorreu após assembleia que teve 323 votos pelo fim da paralisação contra 255 pela manutenção do movimento.

Segundo decisão coletiva, os cursos podem decidir de forma independente se mantêm ou encerram a greve.

Invasão
Também na noite desta segunda, um grupo de seis jovens, entre 18 e 22 anos, foi detido após invadir o prédio da Administração Central da USP. Segundo a Polícia Militar, que foi acionada, eles bloquearam o acesso ao edifício com barricadas.

Deixar recém-nascido sozinho em casa para ir ao bar configura abandono de incapaz

Mulher condenada por abandono deixou a bebê sozinha e voltou ao bar
Freepik
A 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve por unanimidade uma decisão da 2ª Vara Criminal de Sertãozinho (SP) que condenou uma mulher por abandono de incapaz. A mãe deixou a filha recém-nascida sozinha em casa para ir a um bar. A pena foi fixada em três anos, um mês e dez dias de reclusão em regime semiaberto. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP

De acordo com os autos, a criança tinha apenas 16 dias de vida. A mulher chegou a levá-la ao estabelecimento. No local, a acusada ingeriu bebidas alcoólicas com o bebê no colo. Voltou para casa e deixou a filha sozinha antes de retornar ao bar.

Denúncia à Guarda Civil
A Guarda Civil Municipal foi acionada e encontrou a recém-nascida sem nenhuma supervisão na residência. A mãe foi presa em flagrante.

“O conjunto fático delineado evidencia, de forma inequívoca, a negligência grave da genitora, com exposição da infante a risco concreto, circunstância que extrapola meras falhas pontuais de cuidado e configura o delito de abandono de incapaz”, ressaltou o relator João Augusto Garcia ao confirmar a decisão de primeiro grau.

Os desembargadores Geraldo Wohlers e Pinheiro Franco completaram a turma de julgamento. 
Processo 1513117-95.2025.8.26.0393

Jogadores cobram salários atrasados na porta do presidente do Atlético de Alagoinhas

Instagram/@litoralnoticias24h
O Atlético de Alagoinhas vive um momento delicado nos bastidores. Jogadores do elenco teriam ido até o condomínio onde mora o presidente do clube para cobrar salários atrasados, diante da falta de uma solução para os débitos acumulados nos últimos meses. Via litoralnoticias24h

Segundo informações apuradas, a presença dos atletas no local não foi bem recebida pelo dirigente. Relatos indicam que o presidente teria reagido de forma ríspida e afirmado, em tom de ameaça, que os jogadores estariam "entrando em problema" ao procurá-lo em sua residência para tratar da situação.
Documentos que circulam entre os atletas mostram que apenas a dívida referente aos jogadores já se aproxima dos R$ 150 mil. A planilha salarial aponta valores superiores a R$ 122 mil em salários, mas fontes ligadas ao clube afirmam que, considerando outros compromissos pendentes com o elenco, o montante é ainda maior.

Além disso, a crise financeira não se limita aos atletas. Caso sejam incluídos funcionários, membros da comissão técnica e demais colaboradores do clube, o valor total dos débitos pode ser significativamente superior, ampliando a preocupação sobre a saúde financeira da instituição.

A situação tem gerado revolta e insegurança entre os profissionais que aguardam o recebimento dos valores devidos. Enquanto isso, torcedores acompanham com apreensão os desdobramentos da crise, que pode trazer reflexos dentro e fora de campo.

Até o fechamento desta matéria, a diretoria do Atlético de Alagoinhas não havia se pronunciado oficialmente sobre as cobranças, os atrasos salariais e os relatos envolvendo o encontro entre jogadores e presidente.
O espaço segue aberto para manifestação da diretoria e demais envolvidos.

Jerônimo Rodrigues presta solidariedade à ACM Neto após acidente aéreo: “Agradeço a Deus que tudo deu certo”

Por Eduarda Pinto/bn
Foto: Reprodução / Redes sociais
O governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), divulgou, nesta terça-feira (9), um vídeo em solidariedade ao opositor político Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto (União), após um episódio de tensão durante as viagens de pré-campanha. Na noite desta segunda-feira (8), o avião que transportava o pré-candidato ao governo da Bahia e outros políticos ao município de Livramento de Nossa Senhora sofreu uma despressurização durante voo. VEJA O VÍDEO 

A aeronave perdeu altitude abruptamente, caindo de 30 mil para 10 mil pés. O governador Jerônimo, que concorre à reeleição ao Palácio de Ondina, se manifestou sobre o ocorrido. Ele destacou que o tema é sensível a todos os pré-candidatos que se dedicam a viagens durante a pré-campanha e campanha eleitoral.

"Acabo de saber que o meu opositor, em viagem de pré-campanha, teve que fazer um pouso forçado e eu quero me solidarizar a isso. Todos nós, deputados, pré-candidatos a deputados federais, senadores, nesse momento, é muito difícil para nós, porque a gente vai fazer a agenda na ponta", destaca.

Além de ACM Neto, estavam a bordo o pré-candidato ao Senado e ex-ministro João Roma (PL), a deputada federal Roberta Roma (PL), esposa de João Roma, e o deputado estadual Nelson Leal (PP), um dos coordenadores da campanha.

No vídeo, Jerônimo afirma que “quero me solidarizar a você, ex-prefeito. Rezo a Deus para que a disputa possa ser no ambiente da política". “Então, eu quero todos os meus opositores fazendo o debate, fazendo a pré-campanha, me solidarizo e agradeço a Deus que tudo deu certo", ressalta.

O gestor completa dizendo: “Vamos para frente. A disputa se dá no campo do debate da política. Nossas vidas têm que ser preservadas. É isso aí, um abraço".

"Tiveram seus cachês revisados seguindo um critério técnico''

"Tiveram seus cachês revisados seguindo um critério técnico''. Dentre eles, Flávio José.

É incrível. Sem comentários.

Se formos colocar na balança o peso não bate certo.

Câmara retoma discussão sobre redução da maioridade penal

Votação foi adiada após pedido de vista; relator se mostrou favorável à mudança
Camila Stucaluc/sbt
Texto é debatido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara | Divulgação/Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma, nesta terça-feira (9), a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil. Na sessão, adiada após um pedido de vista, os parlamentares debaterão o texto do ex-deputado Gonzaga Patriota (PSB- PE).

Hoje, adolescentes entre 12 e 18 anos que cometem atos infracionais cumprem medidas socioeducativas — e não penas do sistema prisional comum. As medidas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visando a responsabilização e, ao mesmo tempo, a reinserção social dos jovens.

No geral, o ECA estabelece seis medidas principais, que progridem conforme a gravidade da conduta. São elas: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação (restrito a crimes violentos ou graves).

A proposta de Patriota altera o artigo 228 da Constituição para estabelecer que a maioridade é atingida aos 16 anos. Inicialmente, o texto também previa maioridade civil, o que significa que os jovens passariam a ter todos os direitos da vida adulta, como casar e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, o relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), propôs emendas que limitam o alcance da proposta, prevendo exclusivamente a punição criminal de jovens acima de 16 anos. O parlamentar explicou que retirou a parte dos direitos civis para garantir que a PEC tratasse de apenas um assunto, evitando, segundo ele, “confusão jurídica”.

Para ser aprovada na CCJ, a PEC precisa de maioria simples dos votos dos deputados presentes na sessão. Caso passe no colegiado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), terá que criar uma comissão especial para discutir o texto. Se aprovada pelo colegiado, a proposta seguirá para o Plenário.

Governo é contra

Menino é entubado em estado grave após comer bolo no RJ

Principal suspeita é de intoxicação por chumbinho; Polícia Civil aguarda os resultados dos exames toxicológicos e dos laudos periciais para esclarecer o caso
SBT Brasil
Um menino de 11 anos está entubado em estado grave após passar mal depois de comer um pedaço de bolo de chocolate em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A principal suspeita é de intoxicação por chumbinho, mas o caso ainda é investigado pela Polícia Civil.

Segundo a família, Arthur de Melo da Silva começou a apresentar sintomas após consumir um bolo que teria sido encontrado dentro de sua mochila. Horas depois, precisou ser levado às pressas para o hospital, onde permanece internado há cerca de uma semana.

O pai do garoto, Ademir Melo, afirmou que o alimento estava embalado em plástico e que a possibilidade de intoxicação surgiu após a internação. "Os médicos fizeram uma lavagem e disseram que havia uma substância com aparência de chumbinho, mas ainda é uma suspeita", relatou.

A mãe de Arthur, Lidiane da Silva, afirma que não enviou nenhum bolo para o filho e acredita que o alimento possa ter sido entregue por outro estudante. Segundo ela, o menino teria se desentendido com um colega dias antes do ocorrido, hipótese que ainda não foi confirmada pelas autoridades.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas transcorreram normalmente no dia do episódio e que nenhum outro aluno apresentou sintomas. De acordo com a pasta, cerca de 1.400 estudantes estiveram na unidade escolar naquela data sem registro de ocorrências semelhantes.

A Polícia Civil aguarda os resultados dos exames toxicológicos e dos laudos periciais para esclarecer o que provocou a intoxicação. Testemunhas também devem ser ouvidas nos próximos dias. Até o momento, nenhuma linha de investigação foi descartada.

LAJEDINHO-BA: Prefeitura usa Fundo de Educação para contratar show de artistas e valores ultrapassam R$ 520 mil

Por Mauricio Leiro / Ronne Oliveira/BN
Fotos: Reprodução / Google Maps / Instagram via @manimvaqueiroo e @devinhonovaes
A Prefeitura de Lajedinho, município localizado na Chapada Diamantina, deverá desembolsar R$ 520 mil para contratar atrações da 59ª Festa dos Vaqueiros, que será realizada nos primeiros dias de agosto de 2026. O que chama a atenção nas publicações do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8) é que os recursos destinados ao pagamento dos artistas estão vinculados ao Fundo Municipal de Educação.

Os extratos dos contratos publicados no DOU somam R$ 520 mil. No entanto, uma das publicações aparece em duplicidade.

Para o show do cantor Devinho Novaes, marcado para o dia 1º de agosto de 2026, a prefeitura publicou duas vezes o Extrato de Contrato nº 65/2026. Embora constem como publicações distintas, os documentos possuem o mesmo número de contrato com o mesmo valor global de R$ 300 mil.

"Contratante: O MUNICÍPIO DE LAJEDINHO, através do FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESTADO DA BAHIA. Contratada: OK PROMO LTDA [...] Objeto: Contratação de Pessoa Jurídica para Prestação de Serviços de Show Artístico de 'DEIVINHO NOVAES – O BOYZINHO' [...] Valor Global: R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)", informa o extrato.

O contrato foi assinado em 18 de maio de 2026 por Graziela Silva de Sena Oliveira, gestora responsável pelo Fundo Municipal de Educação, e por Alessandro Lanuse Santos de Araújo, representante da OK Promo LTDA. A contratação ocorreu por inexigibilidade de licitação.

Para a segunda noite da festa, em 2 de agosto, o município firmou o Contrato nº 72/2026 para a apresentação de Manim Vaqueiro. O extrato oficial registra o valor de R$ 220 mil.

"Contratante: O MUNICÍPIO DE LAJEDINHO, através do FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESTADO DA BAHIA. Contratada: MANIM VAQUEIRO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA [...] Objeto: Contratação de Pessoa Jurídica para Prestação de Serviços de Show Artístico de 'MANIM VAQUEIRO' [...] Valor Global: R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais)", acrescenta o documento.

O contrato foi assinado por Graziela Silva de Sena Oliveira, que se apresenta como a representante da prefeitura. Na rede social LinkedIn, apresenta-se como Secretária Municipal de Educação. Na outra parte, conta com a assinatura de Dario Laurindo de Oliveira Sobrinho, representante da produtora do artista.

ENTENDA A QUESTÃO
Embora os recursos sejam formalmente vinculados ao Fundo Municipal de Educação, os documentos apresentam especificações contábeis que direcionam a despesa para a área de eventos. Todos os contratos apontam a seguinte unidade administrativa responsável pelos gastos: "Unidade Orçamentária: Departamento de Cultura, Esporte e Lazer".

A utilização de uma estrutura administrativa unificada (que reúne áreas como Educação, Cultura, Esporte e Lazer) é comum em municípios de pequeno porte. Entretanto, esse Fundo Municipal de Educação é um instrumento financeiro destinado a concentrar e administrar recursos voltados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino público da cidade e seu território.

Por meio desse dinheiro, são custeadas despesas relacionadas com a rede educacional, como infraestrutura escolar das creches, transporte de estudantes da área rural para a cidade, aquisição de materiais pedagógicos, capacitação de profissionais da educação e outras ações previstas na legislação educacional.

Por essa razão, a utilização de recursos vinculados ao fundo para despesas que não estejam diretamente relacionadas à educação costuma despertar questionamentos e demanda análise da origem específica das verbas e de sua destinação orçamentária.

O Bahia Notícias (BN) procurou oficialmente a Prefeitura de Lajedinho e as assessorias de comunicação dos cantores Devinho Novaes e Manim Vaqueiro para que se manifestassem sobre as contratações e a utilização de recursos vinculados ao Fundo Municipal de Educação. Até o fechamento desta matéria, nenhuma das partes havia respondido aos questionamentos.

O espaço permanece aberto para esclarecimentos e futuras manifestações também aqui no Tabocas Notícias.

Menina brasileira de 11 anos já leu 150 livros. O irmão de 7 anos, 90 livros

Rinaldo de Oliveira / SNB
A Maria Clara, uma menina 11 anos leu 150 livros no ano passado e o Benjamin, o irmão de 7 anos leu 90. Eles são do Guarujá (SP). - Fotos: reprodução / Instagram/ @brunarafaellaluz

Que família incrível. Essa menina brasileira de apenas 11 anos mostrou em vídeo postado nas redes os 150 livros que ela leu no ano passado.

Maria Clara, conta que foram 122 livros literários e 28 livros da Bíblia, ao longo de 2025. E outro detalhe: o irmãozinho dela, o Benjamin, está no mesmo caminho.

O menino de 7 anos leu 90 livros no ano passado. Os dois foram apresentados ao mundo da leitura pela mãe, Bruna Rafaella Luz, que é de Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo. Assista abaixo.

Os que mais gostou
Ao lado da pilha de livros, Maria Clara conta que as leituras mais marcantes para ela em 2025 foram: Mulherzinhas, Miss Real Sociedade e Cinderela Chinesa.

Sobre a leitura bíblica, a menina contou: “Eu demorei nove meses, mas valeu a pena perseverar, porque assim eu aprendi mais sobre Deus e como Ele quer que eu viva”, disse no vídeo.

Já o Benjamin disse que o livro favorito dele é Gerônimo Stilton: “é muito engraçado”, contou o garotinho.

Incentivo da mãe
Na legenda do post, Bruna Rafaella contou que a jornada de leitura da filha começou em 2019, ainda na fase de pré-alfabetização. Mais no sonoticiaboa

Ausência de banheiro feminino para servidora gera danos morais indenizáveis

Servidora pública não tinha um banheiro feminino para usar no trabalho
Magnific
A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, a decisão da Vara Única de Patrocínio Paulista (SP) que condenou a prefeitura da cidade ao pagamento de indenização a funcionária pública que trabalhou em uma garagem sem acesso a banheiro feminino. A reparação foi fixada em R$ 10 mil. O colegiado apenas alterou o índice de correção monetária.  Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP

De acordo com os autos, a autora da ação exercia a função de motorista, sendo a única mulher entre aproximadamente 30 funcionários. No local havia apenas um banheiro, utilizado por todos os servidores. As informações juntadas aos autos indicaram que, antes de entrar no sanitário, os colegas costumavam gritar para verificar se ela estava lá dentro, enquanto a servidora frequentemente evitava utilizar o espaço para não se expor a situações constrangedoras.

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Fausto Seabra, destacou que a caracterização do dano moral não dependia da demonstração de assédio ou de comportamento ofensivo por parte dos colegas de trabalho, como alegado pelo município. Para o magistrado, a lesão decorreu da própria omissão da administração pública em assegurar instalações adequadas à única mulher lotada no setor.

Brasil atropela rivais no Pan, fatura seis ouros e registra melhor nota da temporada

A equipe garantiu vaga para o Mundial de Frankfurt
Juliana Rodrigues•galaticosonline
Foto:CBG/Divulgação
O Brasil encerrou o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica com uma campanha histórica no Rio de Janeiro. Neste domingo (7), a seleção conquistou seis medalhas de ouro e confirmou sua força continental tanto nas provas de conjunto quanto nas disputas individuais. O grande destaque ficou para a série de cinco bolas, em que as brasileiras alcançaram 29.250 pontos, a maior nota registrada no mundo nesta temporada. A equipe também venceu a série mista, com 28.900 pontos, superando inclusive marcas recentes de potências europeias.

Nas finais individuais, o domínio brasileiro continuou. Geovanna Santos faturou ouro no arco e na fita, enquanto Bárbara Domingos foi campeã nas maças e liderou uma dobradinha com Maria Eduarda Alexandre, medalhista de prata. O Brasil subiu ao pódio em todas as finais por aparelhos, consolidando uma das melhores campanhas de sua história na modalidade.

Além das medalhas, a competição garantiu classificações importantes para o país. Brasil, Estados Unidos, México e Canadá asseguraram vagas para o Campeonato Mundial de Frankfurt, em agosto, torneio que servirá como etapa fundamental do ciclo olímpico. O desempenho também garantiu presença brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027, reforçando o excelente momento vivido pela ginástica rítmica nacional.

BA: Ruan Vaqueirinho é atingido no rosto por lata durante show em Ruy Barbosa

Até o momento, nem Ruan Vaqueirinho nem sua equipe se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido.
Foto: Ruan Vitor Vaqueirinho / Instagram
Uma situação lamentável marcou a apresentação do cantor mirim Ruan Vaqueirinho na noite do último sábado (6), durante o Festival da Trezena 2026, realizado no Parque de Exposições de Ruy Barbosa, na Bahia.

Segundo informações divulgadas pelo portal Ruy Barbosa Notícias, o artista foi atingido no rosto por uma lata arremessada por uma mulher que estava no público. O incidente aconteceu durante um dos momentos mais aguardados do show, quando Ruan costuma jogar a chamada “água abençoada” para os fãs.

Após ser atingido, o cantor recebeu atendimento médico imediato no próprio local do evento. Felizmente, ele não sofreu ferimentos graves e, mais tarde, retornou ao palco para uma participação especial, tranquilizando os admiradores que acompanhavam a festa.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, a mulher responsável pelo arremesso foi identificada e conduzida por policiais militares para a adoção das medidas cabíveis.

Até o momento, nem Ruan Vaqueirinho nem sua equipe se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido.

Apesar do susto, o jovem cantor foi um dos grandes destaques do Festival da Trezena 2026, reunindo um dos maiores públicos da tradicional festa em homenagem a Santo Antônio.

Menino de 2 anos compra sofá de quase R$ 2 mil, parcela em 10 vezes e família só descobre na entrega

Elaine Sanoli
Matias, de dois anos, comprou um sofá pelo celular da mãe Crédito: Reprodução/ Redes sociais
Uma publicitária compartilhou em suas redes sociais uma situação um tanto quanto inusitada. Após receber em casa um sofá que não havia comprado, ela descobriu que a aquisição tinha sido feita por seu filho de apenas dois anos. do CORREIO

O caso aconteceu em Vila Velha, no Espírito Santo, no bairro de Santa Mônica. O cartão de crédito da família estava cadastrado na plataforma de compras e foi utilizado pelo menino em poucos cliques. Além de concluir a compra, ele ainda parcelou o produto, que custou R$ 1.957,89, em 10 vezes.

Giselle Madeira contou que, embora o menino não tenha o costume de usar o celular, havia entregado o aparelho ao pequeno Matias para que ele tirasse uma foto da família durante um almoço de domingo, no dia 31. O sofá chegou na terça-feira (2). "Ele não fica com o telefone na mão, ele não assiste conteúdo no celular. Ele vê telas, mas pela televisão", relatou.

Após tirar a foto, Matias devolveu o aparelho aos pais. Dois dias depois, Giselle recebeu uma ligação de um entregador informando que ninguém atendia no endereço para onde o produto havia sido enviado, que era a casa de sua mãe, em Santa Mônica. Após o seu contato com os familiares, a irmã de Giselle recebeu a entrega.

Planos de saúde recusam cirurgias de readequação de gênero

Justiça entende que operação de redesignação sexual não é meramente estética e deve ser coberta pelas operadoras
Reclamações à ANS cresceram 11 vezes nos últimos oito anos
Cirurgias de readequação de gênero não são meramente estéticas e devem ser cobertas pelos planos de saúde, conforme decidiu o STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2023. Operações de transgenitalização e de implantação de próteses mamárias para mulheres transexuais também foram incorporadas ao SUS e são reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) como procedimentos de afirmação de gênero.  Fonte: Folha de S. Paulo

Muitas operadoras, porém, ainda negam esses procedimentos, o que fez crescer o número de queixas de pacientes no país.

Reclamações sobre o tema registradas na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aumentaram 11 vezes nos últimos oito anos, passando de 15, em 2018, para 166, em 2025. Até março de 2026 a agência já havia recebido 38 queixas.

O número de processos judiciais também tem aumentado.

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) não possui dados específicos sobre ações relacionadas ao tema, mas levantamento feito na plataforma Jusbrasil indica que o volume de processos saltou de 32, em 2021, para 285, em 2025, considerando buscas com os termos “redesignação sexual” e “planos de saúde”. O levantamento foi feito pela Clínica Pluris, especializada no atendimento à população LGBTQIA+.

Os dados do Jusbrasil não representam a totalidade das ações, mas a plataforma funciona como um bom termômetro, afirma a advogada Anna Goulart, especialista em direto da saúde. “É um indicativo de que o assunto vem ganhando maior presença no Judiciário, seja pelo aumento da demanda, seja pela maior visibilidade jurídica da discussão.”

A assessora de vendas Isabella Carvalho, 23, conta que decidiu ir à Justiça em dezembro do ano passado após ter o pedido de colocação de prótese mamária negado pela operadora Amil. Moradora de Carapicuíba, na Grande São Paulo, ela diz que o plano recusou a cirurgia sob a justificativa de se tratar de um procedimento estético não previsto no rol de cobertura obrigatória da ANS.

Enamed 2026: Inscrições estarão abertas de 15 a 29 de junho

Aplicação das provas ocorrerá em 13 de setembro
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
As inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2026 poderão ser feitas entre os dias 15 e 29 de junho, exclusivamente pelo Sistema Enamed.

No mesmo período, os participantes poderão solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado. Neste último caso, o Inep vai assegurar os recursos de acessibilidade para participantes que comprovem a necessidade e tenham sua solicitação aprovada pela autarquia federal.

As regras e prazos foram definidos no o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem deve participar
O Enamed é obrigatório para estudantes concluintes dos cursos de graduação em medicina habilitados e inscritos pelo coordenador de curso e avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2026.

Também será obrigatória a participação dos estudantes do quarto ano de medicina inscritos pelo coordenador do curso de graduação das instituições de ensino.

Para todos os estudantes nestas duas condições inscritos pelos coordenadores de curso no Enade dos cursos de medicina, a inscrição estará confirmada no Enamed.

Além disso, o exame poderá ser realizado de forma voluntária por médicos já graduados interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027.

Todos os participantes deverão preencher o questionário do estudante destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do candidato e o contexto de sua formação.

Provas
As provas do Enamed serão aplicadas na tarde de 13 de setembro, em todos os estados e no Distrito Federal por uma instituição contratada pelo Inep.

O caderno de prova terá 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e uma única resposta correta.

A nota do Enamed, calculada com base na escala de proficiência da TRI, terá validade de três anos, exceto para estudantes do quarto ano de graduação.

Enare

TJ-BA manda Meta retirar publicações falsas contra prefeito de Brumado e revelar autores

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu liminar determinando que a Meta retire do Instagram publicações falsas e ofensivas divulgadas por perfis anônimos contra o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante).

A decisão reconhece que o conteúdo associa de forma indevida a imagem do gestor a práticas ilícitas, ultrapassando os limites da liberdade de expressão.

Além da remoção, a Justiça determinou que a Meta forneça imediatamente os dados cadastrais e registros de acesso que permitam identificar os responsáveis pelos perfis, incluindo endereços de IP das contas @brumadonalinha e @csibrumado. Os autores serão responsabilizados civil e criminalmente após a identificação.

O juiz Rodrigo Medeiros Sales destacou na decisão que os documentos apresentados comprovam que a manutenção do conteúdo nas redes representa risco concreto à honra e à imagem do prefeito.

A Meta tem prazo de dois dias para retirar as publicações e cinco dias para fornecer os dados cadastrais. O processo tramitará em sigilo.

Atlas diz agora que recorrerá contra suspensão de pesquisa

Após nota em que falava respeito à decisão, diretor da AtlasIntel reiterou que vai contestar liminar que suspendeu levantamento com áudio de Flávio e Vorcaro
SBT News - O diretor da AtlasIntel, Andrei Roman | Divulgação/Esfera Brasil
O diretor-executivo da AtlasIntel, Andrei Roman, afirmou nesta segunda-feira (8) que vai, sim, recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a suspensão de uma pesquisa do instituto que apresentava aos entrevistados um áudio no qual o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pede dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro. O pedido de suspensão foi feito pelo Partido Liberal, partido de Flávio, que vê tentativa de contaminar as respostas.

Em nota divulgada na tarde de hoje, AtlasIntel dizia que a empresa respeitaria a decisão e que confiava no colegiado TSE para reverter a liminar monocrática do presidente do TSE, ministro Kássio Nunes Marques. O comunicado reiterava que a metodologia aplicada não implicava em enviesamento ou prejuízo a Flávio, mas não deixava claro se a empresa iria entrar com recurso contra a decisão do tribunal.

“Vamos recorrer sim. A nota para imprensa afirma que respeitamos a decisão. Isso é muito diferente de concordar com a decisão ou não recorrer dela. Vamos recorrer e confiamos no plenário do TSE para fazer uma justa aplicação da lei”, disse Roman pelo X.

O julgamento da liminar está marcado para às 19h de terça-feira (9) no TSE. Além de Nunes Marques, a Corte Eleitoral é composta por outros 6 ministros.

A ação que motivou a decisão de Nunes Marques foi movida pelo próprio PL, que alegou que o formato do questionário induzia respostas prejudiciais ao pré-candidato à Presidência. O argumento é de que a sequência de perguntas que misturavam temas de intenção de voto com a relação de Flávio e Vorcaro criaram efeitos de “priming, framing e ancoragem" que induziram uma propaganda negativa contra o pré-candidato.

Juiz reconhece maternidade socioafetiva em casal de mulheres

Juiz reconheceu participação da autora da ação nos cuidados da criança desde pré-natal
Magnific
A 2ª Vara da Família da Comarca de Joinville (SC) reconheceu os vínculos familiares construídos pelo afeto e pela convivência diária e declarou a maternidade socioafetiva no contexto de uma dupla maternidade. O caso envolve um casal de mulheres e uma criança criada com a participação de ambas desde a gestação. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SC

Conforme os autos, a criança nasceu após procedimento de reprodução caseira feito em comum acordo pelo casal, consistente em inseminação feita de forma não clínica, com material biológico previamente coletado e utilizado pelos envolvidos.

Desde a gestação, a autora da ação participou do planejamento familiar, acompanhou o pré-natal, esteve presente no parto e dividiu os cuidados com a criança. Segundo a sentença, o estudo psicossocial apontou que ela exerce, em conjunto com sua companheira, as funções maternas, sendo responsável pelos cuidados, educação e assistência material e afetiva da criança, além de possuir reconhecimento social como mãe. Os laudos técnicos também indicaram vínculo afetivo consolidado entre as duas, estabilidade familiar e exercício contínuo das funções parentais.

Na decisão, o juiz destacou que o pedido encontra respaldo na jurisprudência brasileira, que admite a multiparentalidade e o reconhecimento da parentalidade socioafetiva. O magistrado ressaltou ainda que houve consenso entre as partes quanto ao reconhecimento do vínculo.

Ao final, foi determinada a inclusão do nome da mãe socioafetiva e dos avós socioafetivos no registro de nascimento da criança, sem exclusão dos dados da mãe biológica. 

Fifa confirma exclusão de árbitro somali da Copa do Mundo

Omar Artan foi impedido de entrar nos EUA
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Instagram/@omar_artan
A FIFA confirmou nesta segunda-feira (8) que o árbitro somali Omar Artan não poderá atuar na Copa do Mundo de 2026 após ter a entrada nos Estados Unidos negada.

“A Fifa pode confirmar que o oficial de arbitragem Omar Abdulkadir Artan não poderá treinar nem atuar na Copa do Mundo 2026 após ter sua entrada nos Estados Unidos negada. A Fifa não se envolve nos processos de imigração dos países sedes, incluindo concessões de vistos, e foi informada pelas autoridades que a situação do Sr. Artan não será alterada neste momento”, afirmou a federação.

Artan fazia parte da lista de 52 árbitros selecionados pela Fifa para trabalhar no Mundial. A entidade ainda não informou quem será o substituto do somali.

A decisão ocorre em meio às restrições migratórias adotadas pelo governo dos Estados Unidos para cidadãos de alguns países, entre eles a Somália. Até o momento, as autoridades americanas não divulgaram oficialmente o motivo específico da negativa de entrada ao árbitro.

Segundo autoridades da Somália, o árbitro possuía visto válido, mas foi impedido de entrar nos Estados Unidos. O caso ganhou repercussão porque ele seria o primeiro árbitro somali a atuar em uma Copa do Mundo.

Supremo reduz em 70% liminares monocráticas concedidas desde 2022

Supremo Tribunal Federal vem reduzindo número de decisões monocráticas
Antonio Augusto/STF
A adoção de novas regras regimentais pelo Supremo Tribunal Federal, em 2022, resultou em expressiva redução na concessão de decisões liminares monocráticas nos últimos anos. De acordo com o Relatório de Atividades do STF de 2025, o número de medidas cautelares concedidas individualmente pelos ministros caiu 70,6% desde então, refletindo o fortalecimento da apreciação colegiada dos processos.

A redução decorre de mudanças implementadas pelo próprio tribunal para ampliar a participação dos órgãos colegiados na tomada de decisões e conferir maior uniformidade, transparência e previsibilidade à atuação jurisdicional da corte.

A transformação está diretamente relacionada às alterações promovidas no Regimento Interno do STF por meio da Emenda Regimental 58/2022, aprovada pelo Plenário durante a gestão da ministra Rosa Weber na Presidência da corte. A norma passou a prever que, em situações de urgência, as medidas cautelares concedidas individualmente pelos relatores devem ser submetidas imediatamente a referendo do Plenário ou da turma competente, conforme a matéria. A deliberação deve ocorrer, preferencialmente, em ambiente virtual, preservando-se a celeridade necessária às decisões urgentes sem afastar a participação colegiada.

Reprodução/STF
Decisões liminares estão em queda no Supremo
A mudança regimental não restringiu os poderes dos relatores para decidir situações urgentes. As medidas cautelares ainda podem ser concedidas imediatamente quando presentes os requisitos legais. A principal inovação foi estabelecer sua rápida submissão ao colegiado, reforçando a participação dos demais ministros e a legitimidade institucional das decisões. Mais na conjur

Anvisa terá painel de especialistas para aprofundar investigação sobre vacina Butantan-DV

Trabalho conjunto com Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde vai permitir a realização de estudo adicionais
Agência Gov | Via Anvisa
Walterson Rosa/Ministério da Saúde
O Governo do Brasil suspendeu temporariamente uso da vacina do Butantan contra dengue nesta segunda (8)

Nesta segunda-feira (8/6), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que vai instituir um painel de especialistas, com representantes do meio acadêmico e da comunidade científica, para aprofundar a investigação epidemiológica sobre a fabricação da vacina para dengue do Instituto Butantan (Butantan-DV).

O comunicado foi feito durante a coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, que anunciou a descontinuidade temporária da atual estratégia de vacinação da Butantan-DV contra dengue como medida preventiva após o registro de eventos raros inesperados, que suscitaram sinais de alerta relacionados ao imunizante.

O objetivo é aprofundar as análises que vão orientar a atuação da Anvisa na revisão do perfil da vacina. A Agência já solicitou ao Butantan novos dados, que serão avaliados conjuntamente com o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS). Esse procedimento é aberto quando surgem novas informações que podem alterar o balanço de risco-benefício de um imunizante.

A vacina Butantan-DV foi aprovada no Brasil em dezembro de 2025 com base em 16 estudos clínicos de fase 1, além de estudos de fases 2 e 3, que, juntos, avaliaram mais de 11 mil indivíduos, dentro das práticas regulatórias internacionais e seguindo os guias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A medida não afeta as outras vacinas para dengue registradas no Brasil.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Em deslocamento para Livramento de Nossa Senhora, avião de ACM Neto despressuriza e gera pânico em passageiros

Por Mauricio Leiro / Paulo Dourado
Foto: Divulgação
O avião que transportava o pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) e outros políticos sofreu uma despressurização durante voo com destino a Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste do estado, gerando pânico entre os passageiros. A aeronave perdeu altitude abruptamente, caindo de 30 mil para 10 mil pés.

Além de ACM Neto, estavam a bordo o pré-candidato ao Senado e ex-ministro João Roma (PL), a deputada federal Roberta Roma (PL), esposa de João Roma, e o deputado estadual Nelson Leal (PP), um dos coordenadores da campanha.

Segundo interlocutores políticos do grupo, o momento causou grande preocupação entre todos os presentes. O piloto da aeronave também teria ficado em estado de choque com o ocorrido.

Em contato com o BN, o ex-prefeito afirmou que a despressurização foi o "maior susto" da vida dele.

"Maior susto da minha vida. Mas, graças a Deus, estamos todos bem", escreveu Neto em mensagem ao BN.

ITABUNA-BA: Prefeitura programa quatro dias de atenção e cuidado com Mutirão de Saúde

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início nesta terça-feira, dia 9, a partir das 8 horas, a mais uma importante ação de cuidado com a população por meio do Mutirão de Saúde, Mais Saúde, Menos Fila, que acontecerá na área externa do Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna).

Sob a coordenação do Instituto SETES, a iniciativa seguirá até sexta-feira, dia 12, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde, reduzindo filas e garantindo mais agilidade no atendimento aos pacientes.

Durante a ação, serão oferecidas consultas especializadas em ginecologista, endocrinologista, urologista e cardiologista, além de exames e outros procedimentos previamente agendados, que fortalecerão a assistência e a qualidade de vida da população.

Na oportunidade, também serão realizados testes ergométricos, ECG, ecocardiogramas e USGs (Transvaginal, Tireóide, Mamária, Próstata e Vias Urinárias). Vale lembrar que o atendimento será realizado com pacientes previamente encaminhadas pelas Unidades de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, ressalta que no município os Mutirões de Saúde têm sido realizados com regularidade, pois a proposta é promover uma saúde mais acessível, humanizada e eficiente.

“Os pacientes que foram previamente contatados, devem comparecer ao local com documento de identificação, cartão do SUS e demais documentos solicitados no momento do agendamento”, lembra a secretária.
A expectativa é de que durante os quatro dias de Mutirão de Saúde, Mais Saúde, Menos Fila sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos para consultas e exames.

Mais de 3 mil indígenas pataxós podem ser despejados de terra na Bahia

Redes sociais
A ameaça de reintegração de posse contra a Terra Indígena Aldeia Velha, em Porto Seguro, no sul da Bahia, mobiliza lideranças indígenas e acende um alerta entre entidades de defesa dos direitos dos povos originários. A Tarde

A decisão da Subseção Judiciária Federal de Eunápolis determina a desocupação, em até 60 dias, de uma área de 1.275 hectares ocupada pela comunidade Pataxó, onde vivem cerca de 500 famílias, o equivalente a mais de 3 mil indígenas, segundo as lideranças locais.

A medida levou o Movimento Indígena da Bahia (MIBA) a solicitar intervenção urgente do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Presidência da República.

Conflito federativo e suspensão de homologação
A disputa ganhou contornos complexos após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, suspender os efeitos do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia homologado a Terra Indígena no ano passado.

A decisão de cúpula motivou o antigo proprietário a acionar a Justiça Federal em Eunápolis, que concedeu a liminar de desocupação com base na tese do marco temporal, entendimento que já foi considerado inconstitucional pelo plenário do STF.

Indígenas Pataxós fazem manifetações contra decisão judicial de reintegração de posse
Indígenas Pataxós fazem manifetações contra decisão judicial de reintegração de posse – Foto: Angelo Pataxó
Em entrevista ao portal A TARDE, Zeca Pataxó, coordenador do MIBA, apontou um crescimento expressivo da população local em relação aos dados iniciais do processo e critica a fundamentação da liminar de primeira instância.

“Dois meses atrás o ministro André Mendonça suspendeu a homologação do presidente Lula para caminhar outros trâmites que ele acha necessário. A demarcação continua valendo, a carta declaratória continua valendo, o que houve foi a suspensão do efeito da homologação. Os proprietários se aproveitaram desse momento e entraram com ação na Justiça Federal de Eunápolis. O juiz deu a reintegração com base no marco temporal, só que o próprio Supremo já deu isso como inconstitucional”, contextualiza Zeca.

Processo envolve disputa fundiária

Alison Piu é ouro e dá flores para Matheus pela prata: dobradinha brasileira em Estocolmo

Rinaldo de Oliveira / SNB
A dobradinha brasileira em Estocolmo, na Suécia, teve Alison dos Santos, o Piu em primeiro e Matheus Lima, que recebeu flores do amigo. - Foto: Getty Images

Deu dobradinha brasileira neste domingo, 7, nos 400m com barreiras da Diamond League 2026 em Estocolmo, na Suécia, com Alison dos Santos, o Piu, que conquistou a medalha de ouro e Matheus Lima, em segundo, que faturou a prata.

Piu teve a marca de 47.11s e Matheus 47.37s.

É a terceira vitória seguida de Piu na atual temporada da série, a segunda na distância.

Favoritismo do Piu
A vitória do paulista, de São Joaquim da Barra, consolidou o excelente momento dos brasileiros no atletismo mundial.

Piu confirmou seu favoritismo diante de adversários de alto nível na Suécia.

Já o tempo do Matheus Lima foi o melhor da carreira dele até agora. Ele se tornou o segundo brasileiro na história a correr a prova abaixo dos 48 segundos.

Flores para o amigo
E Piu surpreendeu com uma atitude impensável.

Logo após chegar em primeiro, ele deu flores para o Matheus Lima.

E comemorou a prata do amigo brasileiro. Muita humildade mesmo!

3 vitórias
Alison dos Santos já conquistou três vitórias na Diamond League. Ele venceu os 300m com barreiras em Xangai/Keqiao e os 400m com barreiras em Xiamen.

Em 2024, ele também subiu ao topo do pódio na etapa de Doha, ao completar a prova em 46s86.

O resultado representou a quarta melhor marca de sua carreira até então e garantiu ao brasileiro o recorde da competição, que já pertencia a ele mesmo.

Próximas corridas
A próxima corrida do atleta Alison dos Santos pelos 400m com barreiras será nesta quarta-feira, dia 10 de junho, pela etapa de Oslo da Diamond League.

Veja as próximas etapas confirmadas:
10 de Junho: Oslo (Noruega)
19 de Junho: Doha (Catar)
28 de Junho: Paris ( França)
Mais no sonoticiaboa

Cavalo transportado em Kombi chama atenção em rua movimentada de Pernambuco

Animal foi flagrado com a cabeça para fora da janela enquanto veículo circulava por bairro de Igarassu; situação pode gerar multa e retenção do veículo.
Imagem: reprodução
Um cavalo sendo transportado dentro de uma Kombi chamou a atenção de moradores ao passar por uma rua movimentada do bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no Grande Recife.

Nas imagens registradas por um morador e enviadas à TV Globo, o animal aparece com a cabeça para fora da segunda janela do lado esquerdo do veículo enquanto a Kombi seguia em movimento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o transporte do cavalo não configuraria infração caso o animal estivesse totalmente acomodado no interior do veículo e em condições adequadas de segurança.

No entanto, como a cabeça do animal aparecia para fora da janela, a situação seria considerada uma infração grave caso o motorista fosse abordado pelas autoridades.

Nessas circunstâncias, o condutor estaria sujeito a multa de R$ 195,23, além do registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também poderia ser retido até a regularização da situação.

O caso repercutiu nas redes sociais e chamou a atenção de moradores pela cena inusitada do cavalo sendo transportado dentro da Kombi em plena via pública.

Nova delação de Vorcaro não traz fatos inéditos, avaliam investigadores

Primeira versão apresentada em maio já havia sido rechaçada por integrantes da PF e da PGR
Foto: Divulgação/SAP-SP/EFE
A segunda versão da proposta de delação apresentada pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal tem sido vista por investigadores como insuficiente para avançar nas negociações. Segundo integrantes da apuração do caso Master, o material entregue não trouxe informações inéditas e manteve um tom predominantemente defensivo.  Por: Metro1

Apesar da avaliação negativa, uma nova reunião entre a defesa de Vorcaro e os órgãos responsáveis pela investigação deve ocorrer ainda nesta semana para discutir os próximos passos das tratativas. As negociações para um acordo de colaboração já haviam enfrentado obstáculos anteriormente. Em maio, a primeira proposta apresentada pelos advogados do ex-banqueiro foi rejeitada por policiais federais e procuradores, levando a PF a anunciar o encerramento das conversas.

Dias depois, porém, a corporação voltou a considerar a possibilidade de um acordo após receber a sinalização de que Vorcaro poderia fornecer novos elementos para as investigações. Há uma percepção entre esses investigadores de que os novos capítulos narrados pelo banqueiro foram mais detalhados, com contexto, informações e datas, mas ainda sem elementos que eles já não soubessem.

Copa do Mundo: Exames de Neymar apontam 'boa evolução' , afirma CBF

Atacante se recupera de lesão muscular grau 2 na panturrilha
Igor Santos - Repórter da EBC
© Nelson Terme/CBF/Direitos Reservados
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (8) uma nota oficial a respeito da recuperação do atacante Neymar, que se apresentou com uma lesão na panturrilha direita. Segundo o texto, o camisa 10 da seleção do Brasil passou por uma ressonância magnética que mostrou "boa evolução, dentro dos parâmetros esperados". Não há, no entanto, nenhuma previsão sobre o retorno do jogador aos gramados. A nota se limita a dizer que Neymar "seguirá o processo de recuperação e de preparação física planejado pela comissão médica da Seleção Brasileira."

A estreia do Brasil na Copa do Mundo acontecerá no próximo sábado (13), às 19h (horário de Brasília), diante da seleção de Marrocos, em Nova Jersey, local onde a equipe comandada por Carlo Ancelotti vem se preparando. No último sábado, o grupo viajou para Cleveland, onde derrotou o Egito por 2 a 1 em amistoso. Neymar, no entanto, não acompanhou o resto da delegação, mantendo a programação de recuperação.

À época da convocação da seleção para a Copa, no dia 18 de maio, a informação passada pelo Santos, clube de Neymar, era de que o atleta tinha um edema na panturrilha. No entanto, ao se apresentar para os treinos na Granja Comary, em Teresópolis, nove dias depois, o jogador passou por exames complementares que apontaram uma lesão de grau dois na região. No dia seguinte, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, afirmou que Neymar necessitaria de mais duas a três semanas para se recuperar. Segundo este cronograma, a primeira data possível para a volta do jogador seria a próxima quinta-feira, dia 11.

A Fifa permite mudanças na lista de convocados até 24 horas antes da estreia da equipe. No entanto, em entrevista coletiva, também em Teresópolis, no dia 30, Ancelotti confirmou que Neymar não será cortado. Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Justiça da Bahia obriga empresa Sul América a custear vacinas de R$ 10 mil para idosa de 79 anos

Fotos: Reprodução / Google Street View
Em decisão, a 13ª Vara do Juizado de Defesa do Consumidor de Salvador determinou que a operadora de saúde Sul América forneça, de forma imediata, vacinas de alto custo para Josefina Fonseca Beto, de 79 anos. Pensionista do INSS e portadora de doenças crônicas, a idosa faz uso contínuo de corticoides, medicamento que enfraquece gravemente seu sistema imunológico e a deixa em situação de vulnerabilidade clínica.

Devido ao quadro de imunossupressão, ela necessita, com urgência, de imunizantes contra a Herpes Zóster e contra infecções respiratórias graves. Os imunizantes prescritos não são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o perfil da paciente, e o custo estimado do tratamento na rede particular é de cerca de R$ 10 mil.

Sem o suporte financeiro do plano de saúde, a defesa alegou que a idosa estaria exposta a um iminente risco de morte.

A RECUSA
Mesmo diante de um relatório médico detalhado indicando o risco à vida da paciente, a Sul América negou a cobertura das vacinas. A operadora sustentou que os imunizantes preventivos não constam no rol de procedimentos de cobertura obrigatória estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O juiz Léo Andrade Cerveira, contudo, reconheceu a recusa da operadora como abusiva. Em sua fundamentação, o magistrado citou dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso, ressaltando que a legislação brasileira prioriza a medicina preventiva e a garantia da dignidade da pessoa idosa.

A sentença determinou o prazo de 10 dias para que a Sul América forneça as vacinas solicitadas. Além disso, a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 5 mil a título de indenização por danos morais em razão da negativa inicial de atendimento. Para o advogado Michel Torres, que representa a pensionista no processo, a decisão representa uma importante vitória que pode abrir caminhos para outros segurados na mesma condição de vulnerabilidade.

"Saúde preventiva é direito da pessoa idosa. Negar vacinas essenciais a uma paciente imunossuprimida é desampará-la na sua maior vulnerabilidade. Isso viola o dever de cuidado do plano", alega o advogado.

Governo Lula alerta para epidemia de crimes sexuais online

Ministério da Justiça vê transformação em plataformas digitais após ECA Digital e reclassificação indicativa
Basília Rodrigues , Lara Curcino*sbt
Governo Lula alerta para epidemia de crimes sexuais online | Divulgação/Tânia Rêgo/Agência Brasil
O secretário nacional de direitos digitais, Victor Fernandes, afirmou ao SBT News que o Brasil vive uma epidemia de crimes virtuais, de conotação sexual, contra crianças e adolescentes. A secretaria é ligada ao Ministério da Justiça e tem determinado a reclassificação indicativa de plataformas e conteúdos na internet, como parte da aplicação do ECA Digital.

“Vivemos uma epidemia de crimes sexuais cometidos pela internet”, alertou em entrevista ao programa Sala de Imprensa. “É muito comum ver conteúdo produzido por inteligência artificial tomando conta das redes. São novelinhas, vídeos falsos, montagens de uma determinada história, série, que tem enredo que pode ter grande apelo para público infantil juvenil”, orientou.

Uma pesquisa do Unicef, divulgada em março, apontou que 1 em cada 5 adolescentes no Brasil, de 12 a 17 anos, já sofreu sofreu violência sexual facilitada pela tecnologia.

Entre as recentes reclassificações do governo, o YouTube passou a ser plataforma em que apenas maiores de 16 anos podem ter conta própria. A fiscalização segue a mesma orientação de conteúdos off line para pais e responsáveis.

“Essa política de classificação indicativa sempre existiu para filme, novela, programas de televisão. Agora está sendo aplicada no ambiente digital para aplicativos, plataformas e jogos eletrônicos”, explicou.

Vacina da dengue do Butantan é suspensa pelo governo após mortes suspeitas

Medida é preventiva e ocorre enquanto autoridades investigam dois óbitos e dezenas de reações adversas graves registradas após a aplicação do imunizante
Reprodução/Divulgação/Instituto Butantan
O Ministério da Saúde decidiu suspender temporariamente a aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan após o registro de reações adversas graves e duas mortes que estão sob investigação.

Segundo a pasta, foram identificados cerca de 42 casos de eventos adversos considerados graves após a aplicação de aproximadamente 500 mil doses do imunizante. Entre esses registros, há ocorrências com sintomas intensos e casos que resultaram em óbito, ainda sem confirmação de relação direta com a vacina.

O governo afirma que a medida é preventiva e faz parte dos protocolos de segurança da vigilância sanitária, que analisam continuamente possíveis efeitos inesperados após campanhas de vacinação em larga escala.

A vacina do Butantan, que vinha sendo aplicada no país dentro de uma estratégia de imunização contra a dengue, passa agora por reavaliação técnica antes de uma possível retomada da distribuição.

Sigilo de até 100 anos em processos de autorização das bets

Sigilo de até 100 anos em processos de autorização das bets...

RESUMINDO: Uma ou mais gerações não poderão saber como foi ou como é feito todo processo? 

Precisamos ter acesso .

Isso é retrocesso.