Santa Casa de Misericórdia de Itabuna saiu de 3.500 apoiadores em janeiro para 5.353 em julho
Localizada no município de Caetité, Sudoeste baiano, a Associação Deus Acampado, conhecida como Casarão, aumentou em 800% o número de apoiadores na campanha Nota Premiada Bahia após ação de engajamento entre os conterrâneos, realizada durante a festa de Nossa Senhora Santana. Antes da festa, eram apenas 45 pessoas compartilhando suas notas fiscais com a instituição, inscrita no final do ano passado no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Após quatro dias de mobilização, o número subiu para 407. Muitas instituições de pequeno e médio portes vêm adotando estratégias similares, com bons resultados.
A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana, teve o número de apoiadores ampliado de 205 em janeiro para 651 nos últimos sete meses, num incremento de 217%, após intensificar campanha de captação de apoiadores. Já a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna saiu de 3.500 apoiadores cadastrados em janeiro para 5.353 em julho, um aumento de cerca de 50%.
O desafio é alcançar cada vez mais pessoas cadastradas junto ao programa, e, consequentemente, notas eletrônicas que, ao serem associadas ao CPF dos participantes, revertem-se em pontos e recursos financeiros para as entidades apoiadas. O esforço compensa: de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pela Nota Premiada Bahia, a campanha já distribuiu desde o ano passado R$ 16,9 milhões em recursos para as filantrópicas credenciadas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade em todo o Estado.
Atualmente, são 528 entidades ativas no cadastro. Com a associação entre o programa e a Nota Premiada, os participantes, além de doar suas notas às entidades, concorrem a dez prêmios mensais de R$ 100 mil cada, e a prêmios especiais de R$ 1 milhão.