Aumento foi de 56,08% em apenas um ano, a maior variação anual já registrada para esse serviço
Corridas por aplicativos ficaram mais caras | Germano Lüders/Exame

Se você teve a impressão de que as corridas por aplicativo ficaram mais caras em 2025, os dados do IPCA confirmam: o aumento foi de 56,08% em apenas um ano, a maior variação anual já registrada para esse serviço.
Em alguns casos, como em capitais de maior demanda, o salto foi próximo a 70%.
Segundo economistas consultados pela Exame, o avanço foi impulsionado por uma combinação de fatores: da entrada da tarifa dinâmica na metodologia do IBGE à alta nos custos operacionais dos motoristas, passando ainda por uma mudança na estratégia das plataformas, que buscam maior sustentabilidade financeira após anos de crescimento baseado em subsídios.
“O preço vem subindo já há alguns anos”, afirma Andréa Angelo, estrategista-chefe da Warren Investimentos. “Em 2021, teve um pico de 33% de alta. Em 2024, já havia subido 10%. Agora, 56%”, diz.
Para ela, a inclusão da tarifa dinâmica no cálculo do IPCA é um dos principais fatores que explicam a maior volatilidade do indicador.
“Existem eventos nas cidades, principalmente em São Paulo, que fazem as tarifas chegarem a 70%, como chuvas fortes ou a própria falta de oferta de motoristas”, diz Andréa. “Além disso, quando o item 'táxi' sobe, os aplicativos acabam ajustando suas tarifas também.” Mais no sbtnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário