
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para o medicamento Sunlenca® (lenacapavir), que passa a ser autorizado no Brasil para profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, ampliando o leque de estratégias de prevenção combinada disponíveis no país. A informação foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU).
O fármaco poderá ser utilizado por adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, desde que apresentem teste negativo para HIV antes do início do uso. A indicação é voltada à redução do risco de infecção pelo HIV-1 por via sexual, principal subtipo do vírus em circulação no mundo.
A decisão acompanha uma tendência internacional: em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o lenacapavir como opção adicional de PrEP, classificando-o como a alternativa mais promissora desde o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV.
Apesar da aprovação pela Anvisa, o Sunlenca® ainda não está disponível comercialmente. O medicamento passará agora pela definição de preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED)
Para que possa ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será necessário um novo processo de avaliação pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), que analisa custo-efetividade, impacto orçamentário e relevância para a saúde pública, seguido de decisão do Ministério da Saúde. Mais no agenciaaids
Nenhum comentário:
Postar um comentário