> TABOCAS NOTICIAS : Tornado no Paraná causa destruição e deixa 6 mortos; há 437 feridos

.

.

sábado, 8 de novembro de 2025

Tornado no Paraná causa destruição e deixa 6 mortos; há 437 feridos

Parte da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior Paraná, foi destruída por um tornado com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. 
(Foto: Reprodução/x/MetSul)
A região centro-sul do Paraná foi atingida por um tornado por volta das 17h30 desta sexta-feira (7). O fenômeno deixou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu parcialmente destruída. As primeiras informações da Defesa Civil apontavam cinco pessoas mortas e duas desaparecidas. Na manhã deste sábado, o número subiu para seis mortes, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava.

Em Rio Bonito do Iguaçu foram três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos - a idade dele foi atualizada, a informação inicial era de 60 anos.

Também há um desaparecido e duas vítimas dadas como desaparecidas foram localizadas com vida. As autoridades também informaram que 432 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros na cidade, nove delas com ferimentos graves. Um hospital de campanha foi montado para atender as vítimas.

Os ventos entre 180 km/h e 250 km/h, a chuva intensa e o granizo teriam derrubado cerca de 80% das construções da cidade, postes e árvores. Rio Bonito do Iguaçu tem aproximadamente 14 mil habitantes e fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.

Na noite de sexta-feira, 4,5 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica em Rio Bonito do Iguaçu, segundo a distribuidora Copel. Em todo o Paraná, as tempestades provocaram o desligamento de 193,5 mil unidades consumidoras.

O governador do estado, Ratinho Junior (PSD), anunciou que irá para Rio Bonito do Iguaçu na manhã deste sábado (8). "Nós montamos uma força-tarefa para dar todo o apoio necessário para resgate de vítimas e atendimento de saúde. Vamos atender de maneira emergencial todos que precisarem de ajuda. E a partir deste sábado já vamos fazer o levantamento necessário para ajudar a cidade e toda a região na reconstrução", disse.

O governo do Paraná deslocou 50 bombeiros e ambulâncias para o local e colocou todas as equipes de salvamento à disposição para atendimentos emergenciais em municípios próximos: Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro e Candói. Até o começo deste sábado, 25 bombeiros militares estavam atuando em Rio Bonito do Iguaçu e mais 39 estavam em deslocamento para a cidade.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o trabalho está focado na localização e salvamento das vítimas, na triagem e atendimento hospitalar, assim como no policiamento.

A Defesa Civil informou ainda que policiais militares, voluntários, funcionários da prefeitura e dezenas de equipes de saúde estão ajudando nos atendimentos.

Simepar confirma que cidade foi atingida por tornado
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, inicialmente, que o município foi atingido por um tornado com o índice F2, dentro da escala Fujita, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h.

De acordo com o Simepar, "existem fortes indícios de que o tornado pode, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3". O meteorologista Reinaldo Kneib confirmou na manhã deste sábado que a classificação do tornado passou para F3, após análise dos danos e também com a chegada de imagens aéreas.

“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito de Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria", disse Kneib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário