Após sair perdendo por 2 a 0, Uruçuca reage com apoio da torcida, empata em 2 a 2 e mantém a invencibilidade jogando em casa em 2025
Por Ney Guimarães / TN / Canal de Notícias Edenildo Braga
Foto Vinícius Fontes
A Seleção de Uruçuca se despediu do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025 após um empate em 2 a 2 com Santo Amaro, em jogo dramático e com muita adrenalina na tarde do último domingo (9/11), no Complexo Esportivo Ferreirão na cidade de Uruçuca na presença de 2.138 torcedores que lotaram as arquibancadas, superando todas as expectativas dos diretores da LUFA e Diretoria de Esportes. Depois de sair perdendo por 2 a 0, o time da casa reagiu na etapa final, com Alain descontando e Luiz Felipe, evitando o que seria a primeira derrota de Uruçuca jogando em casa este ano. O resultado não foi suficiente para reverter a desvantagem do jogo de ida das quartas de final, quando Santo Amaro venceu Uruçuca por 2 a 1 no dia 2/11, de virada jogando em seus domínios. A partida foi transmitida pelo Canal de Notícias Edenildo Braga - Narração de Edenildo Braga - Reportagens Ney Guimarães - Imagens Maicon Kerlon. Assista o jogo AQUI

Foto Vinícius Fontes
O jogo
Um balde de água fria no início da partida. O primeiro tempo começou com um inesperado gol de Santo Amaro (por parte de Uruçuca) logo aos dois minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, Fábio Santaluz subiu e de cabeça abriu o placar. O gol desestabilizou a equipe de Uruçuca, que não se acertava em campo. Por outro lado, com tranquilidade no placar, Santo Amaro seguiu priorizando a posse de bola, picotando o jogo e com jogadas perigosas pelas beiradas, com objetividade nas finalizações sabendo o que queria na partida. Uruçuca tentava se organizar, mas as jogadas entre o meio e o ataque não fluíam bem como nas partidas anteriores, deixando a torcida impaciente, mas apoiando a equipe.
Aos 35 minutos mais um duro golpe para a Seleção de Uruçuca. A insistência dos visitantes acabou recompensada, novamente com Fabio Santaluz. Uruçuca perdeu a bola no ataque, Acácio fez lançamento de longa distância para Mateuzinho, que recebeu a bola pela direita e tocou para Jonatas que dominou e chutou, no caminho estava Fábio Santaluz que desviou na pequena área, no canto esquerdo de Netinho ampliando o placar para 2 a 0 e complicando de vez o time da casa.
Depois do gol, o abatimento era visível na Seleção de Uruçuca. O time visitante seguiu com mais volume e começou a segurar a bola, parar as jogadas e ganhar o maior tempo possível, enquanto Uruçuca demonstrava dificuldade para reagir. Aos 41 minutos o jogador Mateuzinho de Santo Amaro recebeu o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso da partida. O primeiro tempo terminou com a larga vantagem de Santo Amaro, que já marcava 4 a 1 no placar agregado. Por outro lado era visível a insatisfação da comissão técnica com a postura da equipe uruçuquense, que pouco conseguiu produzir.
Foto Vinícius Fontes
Segundo tempo
O time de guerreiros voltou para o segundo tempo para tudo ou nada ! O treinador Antônio Carlos - Buba voltou com três mudanças para tentar uma reação. Entraram Alexandre, Cauã e Marcinho (saindo Parrudo, João Neto e Tibe). Do lado de Santo Amaro, só tranquilidade, o time comandado por Eduardo Mendes não tinha pressa para nada, seguia tocando a bola sem muita pressa, enquanto Uruçuca se desdobrava para conseguir chegar ao ataque em busca de diminuir o placar.
Depois dos vinte e dois minutos Cauã cobrou três escanteios seguidos: no primeiro, Adriel acertou uma linda cabeçada, mas o goleiro Ramiro fez uma excelente defesa. Depois a defesa tirou novamente pela esquerda. Na terceira tentativa, Adriel cabeceou para o chão e o iluminado Alain voltou a brilhar: ele chutou rasteiro no canto esquerdo de Ramiro que nada pode fazer, diminuindo e acendendo a esperança da imensa torcida de Uruçuca.
O gol deu um novo ânimo e serviu de alerta para o time uruçuquense, que começou a reagir. Santo Amaro começou a se fechar, e três alteração foram processadas de vez. Entraram Kantê, Joabi e Kailan. A primeira missão era para diminuir a diferença, e foi realizada com sucesso. Em seguida mais duas mudanças em Uruçuca, com Péricles no lugar de Piula e Ícaro na vaga de Marcinho, desta vez para a segunda parte da missão que era buscar empate e aconteceu. Aos vinte e oito minutos, após cobrança de lateral, Pastor recebeu e acionou Péricles que dominou e tocou para Alain que viu Alexandre livre pela direita que recebeu e cruzou na área, Luiz Felipe disputou com o zagueiro, que chegou a tocar na bola que morreu no fundo do gol, deixando a partida igual em 2 a 2. O gol foi creditado ao atacante Luiz Felipe.
O time visitante sentiu o gol de empate e apelava para a tradicional ceira, afinal o resultado ainda lhe dava a classificação no placar agregado em 4 a 3. A Seleção de Uruçuca seguiu insistindo até o fim com o termino da partida aos 55 minutos. Uruçuca se despede do certame sem perder jogando em casa, foram 5 vitórias e 2 empates - fora, 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Ficha técnica

Campeonato Intermunicipal 2025 - 5ª Fase - 14º Jogo - 09/11/25
Seleção de Santo Amaro 2 x 1 Seleção de Uruçuca
Local: Complexo Esportivo Ferreirão - (Uruçuca - Bahia)
Árbitro: Ezequiel Souza Costa (CBF - Macarani / Ba)
Auxiliares: Edevan do Oliveira Pereira (CBF / Itambé - Ba) - Wesley Silva Santos (CBF - Itabuna - Ba)
Reserva: Alex Aranha Cardoso (FBF - Uruçuca - Ba)
Gols: Fabio Santaluz 2' 1ºt e 35' 1ºt (Santo Amaro) / Alain 23' 2ºt e Luiz Felipe 28' 2ºt (Uruçuca)
URUÇUCA: 90-Netinho / 2- Serginho / 3-Alain / 4-Adriel e 6-Parrudo (22-Marcinho / 13-Ícaro) / 5-Piula (11-Péricles) / 7-Pastor / 8-João Neto (15-Cauã) e 10-Ronald / 20-Luiz Felipe e 9-Tibe (14-Alexandre)
Reservas: 1-Neto/ 21-Jarlan / 22-Marcinho / 14-Alex andre / 17-Felipe Gabriel / 19-Juninho / / 18-Ryan / 16-Osvaldinho - 15-Cauã / 12-Sandrinho / 11-Péricles / 13-Ícaro
Treinador: Antônio Carlos - Buba / Auxiliar: César Fontes
SANTO AMARO: 12-Ramiro / 2-Jonatas / 3-Guilherme / 4-Vinícius e 6-Tiaguinho / 5-Max /17-Liedson / 8-Fábio Santa Luz e 21-Acácio / 9-Garrote (19-Kailan) e 11-Mateuzinho (expulso)
Reservas: 1-Natan / 7-Rfinha / 13-Vitinho / 14-Kantê / 16-Joabi / 19-Kailan / 10-Tiago Carnaíba / 15-Wilian Jacaré / 22-Emerson / 23-Jaiminho / 24-Yago / 25-Jadinho
Treinador: Eduardo Mendes
Próximos Passos
Com o placar agregado de 4 a 3 a seu favor, a seleção de Santo Amaro garantiu a classificação e enfrentará a seleção de Castro Alves em um dos confrontos da semifinal do Intermunicipal 2025. A outra semifinal será disputada entre Coaraci e Cachoeira.
PRESIDENTE DA LUFA DESTACA O APOIO DA TORCIDA E PARCEIROS
O presidente da LUFA - Liga Uruçuquense de Futebol Amador, Carlos Alberto - Bebeto, agradeceu o apoio da torcida em todos os jogos que a Seleção atuou em Uruçuca, em especial na partida contra Santo Amaro."Foi a festa dos amantes do esporte, pessoas que não compareciam ao estádio há mais de 20 anos fizeram questão de comprar o ingresso e ir torcer pela nossa equipe, isso nos emociona e nos orgulham, ver idosos, crianças, as mulheres principalmente, gritando e incentivando os jogadores, mostrando como se torce no futebol, sem hostilidade, sem xingamentos, com respeito ao próximo. Nosso torcedor mostrou que é apaixonado pelo futebol.
Ainda aproveito o espaço para agradecer todos os PARCEIROS E COLABORADORES (não vou dizer nomes para não acabar esquecendo alguém), saibam que cada um de vocês foram e são muito importante em nossa caminhada que não para por aqui, ano que vem a LUFA está completando 40 anos de fundação, e com fé em Deus nosso calendário será muito movimentado, logo em breve estaremos passando mais informações, desde já muito obrigado a todos de coração'' agradeceu Bebeto.
Carlos Alberto ainda destacou a UNIÃO COM O PODERES PÚBLICOS, a exemplo da Prefeitura Municipal de Uruçuca, Câmara de Vereadores e Diretoria Municipal de Esportes e Lazer e Imprensa .
''Não poderia deixar de agradecer ao poder Executivo, a Prefeita Magnólia Barreto, ao Vice Alessandro Lebrão, ao Diretor de Esportes Jacó Sena, que é um baluarte no esporte e está sempre junto na parceria com a LUFA, a Câmara de Vereadores, representada pelo Presidente Zé Pedro, a José Carlos Brito, que atua como Secretário Municipal de Finanças e Administração e toda equipe de secretários. Não poderia deixar de destacar o apoio da imprensa regional, da ASCOM Municipal e em especial o Canal de Notícias Edenildo Braga, que chegou pra perto e com muito esforço realizou as transmissões do jogos de nossa Seleção para Uruçuca e o mundo'' , concluiu.
PARABÉNS PARA A COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES
Bebeto afirmou que esta foi uma tarefa difícil, a comissão técnica no comando de Antônio Carlos Buba e César Fontes e demais membros foram importantíssimos para que o sucesso fosse alcançado, nosso muito obrigado pelos serviços prestados em prol do nosso esporte.
"Quase uma década parando na terceira fase. Em 2025 foi um desafio para todos, tivemos grandes embates sim, mas NOS UNIMOS para o bem da nossa Seleção, aproveito para pedir desculpas pelas vezes que me exaltei, é muito complicado lidar com situações que surgem e dependem de nossas atitudes, mas graças a Deus com diálogo conseguimos contornar. Parabenizo a cada um de vocês, chegamos onde Deus permitiu, uma tinha que ficar outra seguir, ficamos, de cabeça erguida, com um time de guerreiros, invictos, jogando em casa, foram 5 vitórias e 2 empates - em Uruçuca manda Uruçuca! Você atleta que vestiu nosso manto, fica nossa gratidão, nosso respeito e admiração. A equipe de apoio, do zelador ao roupeiro, nossa gratidão por fazer parte deste sucesso, Deus abençoe a cada um de vocês.''
AGRADECIMENTO À FBF
''Não poderia deixar de agradecer também a Federação Bahiana de Futebol - FBF, na pessoa do presidente Ricardo Nonato, da diretora Taise Galvão, do diretor de registro Felipe Quadros, do diretor de arbitragem, Jailson Macedo Freitas, por toda atenção dada a nossa seleção, nessa competição difícil que é a Copa do Mundo da Bahia, o Intermunicipal. A FBF é nossa parceira no Campeonato Municipal e outras competições realizadas na cidade de Uruçuca. Nosso muito obrigado !'' finalizou Bebeto.
CAMPANHA DA SELEÇÃO DE URUÇUCA 2025
1ª Fase
Almadina 0x1 Uruçuca
(gol - Inácio 11'2ºt)
Uruçuca 4x0 Itabuna
(gols - Ronald 8'1ºt - Tibi 32 e 42' 2ºt - Alain 48' 2ºt)
Buerarema 2x1 Uruçuca
(gol - Adriel 0:49 seg. do 1ºt )
Uruçuca 2x0 Buerarema
(gols - Pastor e Alexandre)
Itabuna 0x5 Uruçuca
(gols: Luiz Felipe 3x / Péricles / Ronald )
Uruçuca 0x0 Almadina
2ª Fase
Alcobaça 1x2 Uruçuca
(gols - Parrudo 14'2ºt e Adriel 49'2ºt)
Uruçuca 5x0 Alcobaça
(gols - Ronald 21'1ºt (falta) / Luiz Felipe 43'1ºt - 15'2ºt e 34'2ºt / Tibe 41'2ºt )
3ª Fase
LEM 0x1 Uruçuca
(gol - Cauã 44'2ºt)
Uruçuca 2 x 0 LEM
(gols Luiz Felipe 3'2ºt - Ronald 14'2ºt)
4ª Fase
Buerarema 0x0 Uruçuca
Uruçuca 1x0 Buerarema
(gol- PH - 36'2ºt)
Santo Amaro 2 x 1 Uruçuca
(gol - Ronald 10'1ºt)
Uruçuca 2 x 2 Santo Amaro
(gols - Alain 23' 2ºt e Luiz Felipe 28' 2ºt )
'EM URUÇUCA'
5 vitórias
2 empate
0 derrota
2 gols contra
16 gols marcados
FORA 'DE CASA'
4 vitórias
2 derrota
1 empate
5 gols contra
11 gols marcados






Nenhum comentário:
Postar um comentário