“Enem na MatérI.A.” combina memes, Inteligência Artificial e conteúdos educativos voltados à preparação para o exame
Foto: Reprodução/Inep

Criado pela agência Artplan, o projeto busca dialogar com a Geração Z, que, segundo pesquisas recentes, vê nos memes uma forma de conexão — mais de 80% dos jovens afirmam que esse tipo de linguagem facilita a comunicação no dia a dia. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site www.enemnamateria.com.br.
A proposta é oferecer materiais que associam conceitos acadêmicos importantes à linguagem bem-humorada dos memes criados com Inteligência Artificial. Os estudantes terão acesso a conteúdos baseados em temas recorrentes do Enem, com vídeos e explicações de professores da Estácio. Nos episódios, os docentes interagem com personalidades históricas — como Pitágoras e Machado de Assis —, participam de eventos marcantes, como a Revolução Francesa, e exploram temas científicos e culturais.
Segundo Renata Tasca, diretora de Estratégia de Marcas e Mídia da Estácio, a iniciativa busca tornar a preparação para o exame mais dinâmica e próxima do universo digital dos jovens.
Um dos diferenciais da plataforma é o desafio premiado, que testará os conhecimentos dos participantes e oferecerá prêmios como bolsas de estudo integrais e uma viagem à Europa com tudo pago. A experiência inclui roteiros temáticos relacionados às áreas do Enem:
Paris: Linguagens e Códigos
Londres: Ciências Humanas
Munique: Ciências da Natureza
Lisboa: Matemática
Madri: Redação e escrita criativa
A viagem incluirá visitas a museus, parques tecnológicos e redações jornalísticas.
De acordo com Ricardo Weitsman, diretor-executivo de Criação da Artplan, o conteúdo foi pensado para traduzir conceitos complexos em experiências audiovisuais acessíveis e atrativas.
Além dos materiais de estudo, os inscritos também terão acesso a conteúdos sobre carreiras, com o objetivo de apoiar a escolha profissional dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário