> TABOCAS NOTICIAS : Enem 2025: Perdi o primeiro dia de prova, posso fazer o segundo?

.

.

sábado, 15 de novembro de 2025

Enem 2025: Perdi o primeiro dia de prova, posso fazer o segundo?

Notas do segundo dia terão apenas caráter de autoavaliação; reaplicação é permitida apenas em casos específicos.
Foto:Reprodução
O Inep confirmou que os candidatos que faltaram ao primeiro dia do Enem 2025, realizado no último domingo (9), estão autorizados a participar normalmente do segundo dia de provas, que ocorrerá neste domingo (16). No entanto, foi esclarecido que, salvo em situações específicas, esses participantes não terão direito à reaplicação do exame.

No primeiro dia, mais de 3,5 milhões de inscritos concluíram a prova. A taxa de abstenção registrada ficou em 27%, número semelhante ao observado em 2024, quando o índice foi de 26,6%. Apesar da ausência inicial, as notas obtidas no segundo dia serão disponibilizadas no boletim de desempenho apenas para autoavaliação, sem validade para participar de processos seletivos como Sisu, Prouni ou Fies.

Além disso, o Inep reforçou que os candidatos isentos da taxa de inscrição devem comparecer ao segundo dia para não perder o benefício na edição seguinte. A orientação foi destacada para evitar prejuízos futuros.

Ainda segundo o órgão, a reaplicação poderá ser solicitada apenas por participantes que enfrentaram problemas logísticos no local de prova ou que foram acometidos por doenças na semana anterior às aplicações. Nessas situações, é permitido participar do segundo dia normalmente, desde que a alta médica seja concedida a tempo. Apenas as provas do primeiro dia, quando não realizadas, poderão ser refeitas.

Entre os problemas logísticos considerados, estão desastres naturais, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade ou falhas operacionais que afetem o andamento do exame. Por esse motivo, candidatos do Paraná atingidos pelo recente ciclone terão direito à reaplicação.

Os pedidos deverão ser realizados entre 17 e 21 de novembro. A reaplicação será aplicada em 16 e 17 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário