> TABOCAS NOTICIAS : Ministério da Agricultura forma 850 pessoas para fiscalização com drones

.

.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Ministério da Agricultura forma 850 pessoas para fiscalização com drones

Projeto começou no Estado de São Paulo em 2023 e hoje é aberta a não servidores; iniciativa foi finalista em premiação interna do Ministério que valoriza comprometimento de equipes
Agência Gov | via Mapa
Divulgação
Aplicação dos drones vai do plantio e criação até fábricas de insumos
O treinamento em operação de drones para fiscalização no âmbito da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deve atingir até o final deste ano mais de mil alunos capacitados. Lançado em 2023 pela Divisão de Aviação Agrícola do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, com apoio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP), o curso teve continuidade em 2024 e 2025 e já capacitou cerca de 850 pessoas. Hoje o treinamento não é restrito a servidores.

A iniciativa foi uma das finalistas do Prêmio Ceres 2025, do Mapa, que busca reconhecer projetos inovadores, eficientes e de alto impacto no Ministério, valorizando o mérito, a criatividade e o comprometimento dos agentes públicos que contribuem de forma significativa para a excelência na gestão pública.

O treinamento abriu as portas acerca do conhecimento e potencial de uso destes equipamentos. Os servidores se sentem mais confiantes para utilizar esta e novas tecnologias, como é o exemplo de softwares de georreferenciamento, que a cada dia surgem no mercado. Além disso, o conteúdo do curso foi disseminado para a sociedade, que dá feedbacks positivos sobre a qualidade e importância do conteúdo na atualidade.

Além de formar servidores qualificados no uso de drones na fiscalização, a iniciativa forma multiplicadores de conteúdo. O material está disponível para servidores de outros órgãos públicos e população em geral na Escola Nacional do Agronegócio (Enagro). Mais na agenciagov

Nenhum comentário:

Postar um comentário