> TABOCAS NOTICIAS : Fungo eletrônico: Computador construído com cogumelos shiitake e memristores biológicos

.

.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Fungo eletrônico: Computador construído com cogumelos shiitake e memristores biológicos

Foto: LaRocco et al., PLOS One , 2025
Pesquisadores nos Estados Unidos da Ohio State University desenvolveram um componente de computador usando os cogumelos shiitake (Lentinula edodes) como matéria-prima para memristores, ou seja, dispositivos capazes de armazenar muitas mais informações do que os sistemas habituais.  Fonte: Metrópoles

Para isso, a equipe cultivou o micélio desses cogumelos, o desidratou e o conectou a fios elétricos em diversos testes de voltagem e frequência. Como resultado, os memristores biológicos alcançaram transições entre estados elétricos até 5,85 Hz e com precisão de 90%.
A motivação para usar cogumelos vem do fato de suas redes miceliais se assemelharem às redes neurais do cérebro, transmitindo sinais elétricos e químicos — um paralelo com a arquitetura de sistemas de computação neuromórfica, inspirados no funcionamento cerebral humano.

Os pesquisadores destacam ainda que “Ser capaz de desenvolver microchips que imitam a atividade neural real significa que não é preciso muita energia para o modo de espera ou quando a máquina não está sendo usada. Isso pode representar uma enorme vantagem computacional e econômica”, afirmou o autor principal, John LaRocco. E também lembram: “A sociedade está cada vez mais consciente da necessidade de proteger o meio ambiente e garantir sua preservação para as gerações futuras. Portanto, esse pode ser um dos fatores que impulsionam novas ideias ecologicamente corretas como essas”, disse a coautora Qudsia Tahmina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário