> TABOCAS NOTICIAS : Kodak, ícone da fotografia, alerta que pode encerrar operações após 133 anos

.

.

sábado, 16 de agosto de 2025

Kodak, ícone da fotografia, alerta que pode encerrar operações após 133 anos

Empresa dos EUA enfrenta dívidas bilionárias e dificuldades para manter liquidez; tentativa de refinanciamento é última aposta
Por Portal CINCO
A Eastman Kodak Company, referência mundial no ramo da fotografia, anunciou que pode encerrar suas atividades após 133 anos de história devido à grave situação financeira. Em documento regulatório, a companhia informou que possui dívidas com vencimento nos próximos 12 meses e não dispõe de financiamento ou liquidez suficientes para cumprir as obrigações.

Sediada em Rochester, no estado de Nova York, a Kodak declarou ter US$ 155 milhões em caixa até 30 de junho, sendo US$ 70 milhões disponíveis nos EUA. Apesar do alerta, a empresa afirmou que a menção à “continuidade” é exigência formal e que está confiante em conseguir pagar parte do empréstimo antecipadamente, além de renegociar ou refinanciar o restante.

No ano passado, para reduzir dívidas, a Kodak encerrou seu plano de renda de aposentadoria. O diretor financeiro, David Bullwinkle, disse que espera concluir o pagamento aos participantes até dezembro deste ano.

Fundada por George Eastman em 1880, a empresa revolucionou a fotografia com câmeras icônicas como a Brownie e a Instamatic. No entanto, perdeu espaço para concorrentes e não acompanhou a transição para o digital, entrando em recuperação judicial em 2012. Desde então, se reinventou no setor de impressão comercial e embalagens e, mais recentemente, investiu na produção de insumos para a indústria farmacêutica — incluindo uma nova fábrica para medicamentos regulamentados, prevista para entrar em operação ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário