Tempestade deve atingir solo com categoria 3 ou 4; autoridades alertam
Foto: NOAA/ Reprodução
A previsão de chegada do furacão Milton na Flórida foi antecipada devido a uma alteração em sua rota, que agora segue mais ao sul.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade pode atingir a costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — ou às 00h de quinta-feira (10), no horário de Brasília — ou ainda nas próximas 12 horas, em uma área próxima ou ao sul de Sarasota.
Além disso, o ponto previsto de impacto do furacão deslocou-se 16 km para o sul desde a manhã desta quarta-feira (9) e 25 km ao sul em relação à previsão da terça-feira (8).
Essa mudança também significa que o furacão passará menos tempo sobre o Golfo do México antes de alcançar o continente, o que explica a antecipação da previsão.
Com isso, resta pouco tempo para que o furacão Milton perca força. Com apenas 12 horas restantes sobre o mar, ele deve atingir a terra como um grande furacão nesta noite, possivelmente com intensidade de categoria 3 ou 4.
O furacão Milton passou por uma intensificação rápida quase sem precedentes, alcançando a categoria 5 devido ao calor extremo das águas do Golfo do México. Mesmo que a tempestade perca força, ela crescerá em tamanho, espalhando seus impactos perigosos por uma área muito maior.
Milton foi considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h. Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida e chegou à região dos pântanos como uma tempestade de categoria 4.
As autoridades estão pedindo que os moradores — ainda se recuperando dos danos causados pelo furacão Helene — evacuem ou se preparem para enfrentar outra tempestade com risco de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário