Itabuna continua com uma situação estável no que se refere à infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Mas, mesmo assim, não tem dado trégua e continua realizando ações de prevenção em domicílios.
A campanha “Itabuna contra a Dengue 10 Minutos Salvam Vidas” é uma das ações que vêm sendo realizadas desde o mês de junho, tendo como base ações preventivas e educativas, a exemplo de Pit-Stop sempre às sextas-feiras em várias localidades da cidade.
“A prevenção é feita com ações rápidas e simples, mas que tem resultados muito eficazes que evitam a reprodução do Aedes”, alertou a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro.
O último Levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti – LIRAa, realizado neste ano, aponta um índice de infestação de 0,68%. Com base nesse resultado, Lucimar frisou que Itabuna está em uma situação tranqüila. “Mas, não podemos descansar até porque o verão está se aproximando e este é o período em que devemos ter um maior cuidado”, completou.
A coordenadora do Departamento de Combate às Endemias ainda anunciou que em dezembro será lançada a Campanha “Verão sem Dengue”, cuja abertura contará com uma caminhada pelo centro da cidade.
“No verão, muitas pessoas viajam bastante para outras cidades em férias ou veraneio. Lá podem adoecer e trazer a doença para Itabuna, o que não é bom. Se adotarmos hábitos preventivos onde estivermos, estaremos cuidando para que o mosquito não se prolifere”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário