Foto: Lázaro Menezes/IPAC-BA
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura, anunciou, nesta quarta-feira (23), o investimento de R$ 9 milhões em iniciativas culturais que abrangem áreas como patrimônio material e imaterial, museus, artes visuais e manifestações culturais.
Os editais fazem parte da ação de fomento da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (Pnab) e estão com inscrições abertas de 17 de outubro a 15 de novembro no site www.bahiapnab.com.br. Com um investimento distribuído em sete áreas, serão apoiadas diversas iniciativas culturais como a manutenção de espaços, preservação do patrimônio material e imaterial, salvaguarda de bens culturais, entre outros.
“Nossa missão é garantir que tradições, saberes e práticas culturais sejam preservados e transmitidos, através de ações que englobam pesquisa, salvaguarda e difusão. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a proteção e promoção do legado cultural do estado, mantendo a história de nossos territórios e comunidades”, afirma o diretor-geral do Ipac, Marcelo Lemos.
Até 2027, o Governo do Estado prevê um investimento de mais de R$ 550 milhões até 2027, para a produção cultural nos 27 territórios de identidade da Bahia.
Para proporcionar uma distribuição mais equilibrada dos recursos entre os municípios do estado, os editais da PNAB Bahia apresentam distribuição territorial que contemplam todos os territórios de identidade. Para cada edital que contemplará entre 7 e 27 projetos será previsto, no mínimo, uma vaga por macroterritório de identidade e cada edital que contemplará a partir de 28 projetos será previsto, no mínimo, uma vaga por território de identidade, além de uma vaga para Salvador.
Todos os editais da Pnab Bahia são constituídos de ações afirmativas com cotas e indutores que estimulam distribuição equitativa dos recursos, com cotas de 50% para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Além disso, os projetos propostos por mulheres, pessoas LGGBTQIAPN+, jovens (até 29 anos), idosos (acima de 60 anos), pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional terão indutores com pontuação diferenciada na avaliação.
Confira a descrição e valor destinado a cada projeto no segmento patrimônio e mais informações no site:www.bahiapnab.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário