Por Mauricio Leiro / BN
Foto: Divulgação
O PCdoB da Bahia praticamente “carrega” o partido por todo o país. Das 19 prefeituras no qual o partido conseguiu eleger nomes para o Executivo municipal, 15 delas foram na Bahia, representando 78% dos prefeitos eleitos pela legenda.
Integrando uma federação com o PT e PV, o PCdoB elegeu 15 prefeitos no estado, sete vice-prefeitos e 173 vereadores. A base do governo Jerônimo Rodrigues e do Partido dos Trabalhadores na Bahia elegeu 309 municípios.
Na Federação, o PCdoB ficou com o segundo maior número de prefeitos, ficando a frente do PV, que teve quatro gestores eleitos no último pleito, porém, ficou atrás do PT. O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 49 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas. O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo.
É o que aponta o levantamento realizado pelo Bahia Notícias mediante os resultados das eleições municipais. Considerando os nove partidos da base, sendo eles PT, PV, PCdoB. Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, e desconsiderando os posicionamentos pessoais dos candidatos, a base de Jerônimo controla 73% das prefeituras baianas.
Veja lista completa:
Professor Tone (Aratuípe)
Edas Justino (Caetanos)
Dilan Oliveira (Chorrochó)
Dr Pedrinho (Encruzilhadas)
Marquinhos (Itagibá)
Chiquinho (Licínio de Almeida)
Bergue de Josias (Macururé)
Dona Nilda (Poções)
Marcos Palmeira (Remanso)
Emanuel Rodrigues (Rodelas)
Neto da Pousada (Seabra)
Gildo Mota (Serrolândia)
Roberto do Sindicato (Tapiramutá)
Danillo (Várzea da Roça)
Daiane (Várzea Nova)
Nenhum comentário:
Postar um comentário