> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Campanha Nacional Contra a Raiva já alcançou mais de 33 mil animais

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

ITABUNA-BA: Campanha Nacional Contra a Raiva já alcançou mais de 33 mil animais

Até esta segunda-feira, dia 19, Itabuna já imunizou 33,2 mil cães e gatos durante a Campanha Nacional Contra a Raiva. Os números representam 80% da meta que estipulou em 37 mil o número de animais que devem ser vacinados contra o vírus da doença pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os números atualizados de cães e gatos imunizados foram divulgados pelo Departamento Combate às Endemias que atua com a Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) na busca ativa domiciliar em todos os bairros da cidade.

Hoje, os agentes estiveram nos bairros Nova Esperança e Fernando Gomes, na zona oeste, depois do adiamento da ação programada para o final de semana em decorrência das chuvas. O trabalho busca imunizar animais que ainda não tinham sido levados aos pontos fixos.

Nesta terça-feira, dia 20, as equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) e o pessoal do DCZ farão a busca ativa no Castália e Alto Maron. “Nosso trabalho é feito de porta em porta, inclusive em locais onde a campanha já passou”, disse a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro.

Os pontos fixos com vacinadores já foram instalados em todos os bairros da cidade e a partir de amanhã será apenas na Divisão de Controle de Zoonoses ( DCZ), na Rua São José, no Antique, onde cães e gatos vão poder ser vacinados até o dia 6 de setembro quando a campanha termina.

O Departamento de Combate às Endemias estima que nesta semana, Itabuna deve atingir a meta de 37 mil animais, como preconiza o Ministério da Saúde. “Esse balanço é resultado de um planejamento feito pelo Departamento de Vigilância em Saúde e contou com a dedicação de todos os servidores engajados na causa”, disse Lucimar.

Ela destacou ainda a aceitação da comunidade que abraça a Campanha Nacional Contra a Raiva, o que também contribui para a vacinação ter bons resultados. “Os tutores nos receberam bem e estão conscientes da importância de proteger os bichinhos contra a raiva”, falou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário