A fala ocorreu durante painel do terceiro dia da 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a vacinação contra o coronavírus não foi exitosa, em razão de uma “desinformação criminosa” que tem sido “bem-sucedida” até agora. A fala ocorreu em um painel do terceiro dia da 76ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), realizada em Belém, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta terça-feira (9).
“Nós fomos em grande parte derrotados na questão da vacinação contra a Covid, a gente tem de assumir isso”, disse Trindade. “Falar de derrota é um pouco forte porque a gente está aí para lutar, mas a gente tem de assumir que nessa vacina específica criou-se de fato uma percepção de risco da vacina maior do que o risco da doença. Temos de trabalhar isso para superar”, afirmou a ministra.
“Superamos a fase da pandemia, mas a Covid continua um problema de saúde pública. Precisamos pensar em outras estratégias, além de campanhas”, disse Trindade. “A vacinação de crianças e adolescentes, que é um direito previsto no Estatuto, foi colocada como livre arbítrio. Liberdade democrática não significa supremacia de uma vontade individual em detrimento do coletivo”.
Trindade citou a dengue como uma doença inserida num quadro de emergências climáticas, com incidência nunca vista e com extensão a países onde a doença não era uma realidade, como o Uruguai. “A dengue já foi vista como uma doença tropical e perdeu essa caracterização”, afirmou a ministra, que prevê uma forte prevalência da dengue também em 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário