> TABOCAS NOTICIAS : Veja os 30 países que já legalizaram casamento homoafetivo; Brasil na lista!

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Veja os 30 países que já legalizaram casamento homoafetivo; Brasil na lista!

Entre os países que legalizaram o casamento homoafetivo estão o Brasil, Argentina, Cuba, Holanda e vários outros da Europa 
Foto: Raphael Renter (Unsplash)
Depois que a Holanda liberou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2000, mais de 30 países seguiram a tendência e também legalizaram o matrimonio homoafetivo. Veja a lista abaixo. Por Vitor Guerra / SNB

Vários desses países estão na Europa e nas Américas e o Brasil é um deles. Em maio de 2011 o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), de forma unânime, equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis.

Ainda que haja uma barreira enorme para superar os preconceitos e acabar com a homofobia, pouco a pouco, o mundo está avançando para uma sociedade mais igualitária, de respeito e justa para todos. Vamos dizer sim ao amor e não ao preconceito!

Mais de 30 países no mundo
Quem deu o pontapé foi a Holanda, em dezembro de 2000. O país foi seguido pelo seu vizinho, a Bélgica, que aprovou o casamento homoafetivo em 2003.

De lá para cá, a dupla virou modelo para outras diversas nações. O método para a aprovação foi diferente em cada um deles, mas todos avançaram em uma só direção: o fim do preconceito!

Veja alguns deles!
Andorra
Argentina
Austrália
Áustria
Bélgica
Brasil
Canadá
Chile
Costa Rica
Cuba
Dinamarca
Equador
Finlândia
França

E no Brasil?
O reconhecimento de direitos de casais homoafetivos no Brasil foi reconhecido de forma unânime. Na prática, uma família de pessoas do mesmo sexo no país é reconhecia como qualquer outra.

O reconhecimento trouxe uma uniformidade nas decisões judiciais no país, que antes do julgamento, ficavam à mercê da interpretação do juiz.

O Brasil ainda teve um marco histórico na decisão. Foi o primeiro país do mundo a reconhecer a união estável homoafetiva na justiça. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário