Zhang Zhan apareceu com cabelos mais curtos e com ar abatido, dando apenas um leve sorriso no final do vídeo
( screenshot vídeo)
Londres – Após mais de uma semana sem confirmação de que a jornalista Zhang Zhan teria sido libertada da prisão na China na data marcada para o fim de sua pena, ela reapareceu em um vídeo dizendo que estava bem e agradecendo as preocupações do público.
Advogada que virou jornalista cidadã, Zhang Zhan foi condenada a quatro anos por ter transmitido em suas redes sociais notícias sobre a crise da covid em Wuhan, epicentro da pandemia. A pena terminou em 13 de maio.
No vídeo, que segundo a campanha pela libertação da jornalista foi fornecido por um “intermediário”, ela aparece com cabelos mais curto, abatida e aparentemente com olhos inchados.
Em voz baixa e aparentando estar contendo o choro, ela diz em chinês que havia sido levada pela Polícia para a casa do irmão mais velho, em Zangai, no dia 13 de maio, e que estava bem.
Mas ativistas e organizações não estão convencidos. Jane Wang, que lidera o movimento em defesa de Zhang Zan baseado em Londres, afirmou que ela tem liberdade limitada e vê riscos à sua integridade.
Preocupações com futuro da jornalista libertada na China
Segundo o comunicado publicado pela campanha no Twitter / X, suas últimas palavras foram: “Realmente não tenho mais o que dizer”. Leia tudo no mediatalks
Nenhum comentário:
Postar um comentário