Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Ministério da Economia fez uma revisão de projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, reduzindo a perspectiva de queda de 4,7% para 4,5%. Para 2021, a pasta agora espera uma alta de 3,2%. Os cálculos foram realizados pela Secretaria de Política Econômica e divulgados nesta terça-feira (17).
Para o terceiro trimestre, a expectativa é de recuo de 3,9% frente ao mesmo período do ano anterior. Na divulgação anterior, esperava-se um recuo de 4,9%. Em relação ao segundo trimestre deste ano, a projeção é de avanço de 8,3%.
“A melhora na projeção se deveu aos resultados positivos da atividade, destacando os principais indicadores mensais do IBGE (PIM, PMC e PMS)”, diz a secretaria em boletim divulgado na manhã desta terça-feira.
Esses indicadores, acrescenta, “apresentaram expansão – quando comparados aos meses imediatamente anteriores, com ajuste sazonal – em todos os meses do terceiro trimestre, indicando forte crescimento e carregamento estatístico positivo para os últimos meses de 2020”.
Já a estimativa para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi alterada para 3,13% em 2020, ante 1,83% previsto antes, em razão da alta no preço dos alimentos. Para 2021, o projeção para o IPCA é de 3,23%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário