Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
Os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo vão receber, da Fundação Renova, R$ 600 milhões que serão aplicados em obras de infraestrutura e saúde na Bacia do Rio Doce.
Os recursos fazem parte do processo de reparação do rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais, em 5 de novembro de 2015. No episódio, 19 pessoas morreram e comunidades foram destruídas, como o distrito de Bento Rodrigues. A bacia do Rio Doce foi poluída e a vegetação devastada.
A tragédia provocou o derramamento de 12,8 milhões de metros cúbicos de rejeitos no meio ambiente. A lama ultrapassou a Usina de Candonga, em Santa Cruz do Escalvado, também em Minas, e seguiu pelo leito do rio até a foz, no Espírito Santo.
“As ações compensatórias - R$ 600 milhões - vão fazer uma contribuição significativa para o desenvolvimento econômicos de geração de emprego e renda a longo prazo e na execução de obras nas áreas de saúde e infraestrutura. Estimamos que irão gerar, durante a construção, cerca de 100 mil postos de trabalho”, disse o diretor-presidente da Fundação Renova, André de Freitas. Ele destacou que os recursos serão repassados para os estados que ficarão responsáveis. Mais em https://br.noticias.yahoo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário