> TABOCAS NOTICIAS : Petróleo e dólar pressionam inflação, mas aliviam pressão sobre contas públicas

domingo, 26 de maio de 2019

Petróleo e dólar pressionam inflação, mas aliviam pressão sobre contas públicas

Foto: Reprodução / EBC
Os principais fatores que estão pressionando a inflação nos últimos meses também ajudam a aliviar as contas públicas, segundo a Agência Brasil. A alta do petróleo no mercado internacional e a valorização do dólar começaram a inflar as receitas do governo em meio à queda da arrecadação de alguns tributos.

A Receita Federal divulgou na última quinta-feira (23) que no mês de abril a arrecadação federal cresceu 1,28% acima da inflação na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Esse crescimento, no entanto, foi inteiramente sustentado pelas receitas não administradas pelo Fisco, que renderam R$ 11,03 bilhões no mês passado, contra R$ 8,421 em abril de 2018, ainda segundo a Agência Brasil.

Quase a totalidade desses recursos não administrados pelo Fisco compõe-se dos royalties de petróleo. Sem essas receitas extras, a arrecadação teria caído 0,34% em abril em relação a abril do ano passado, descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“A produção tem mostrado crescimento e o preço do barril de petróleo e o câmbio têm favorecido a elevação do pagamento das participações”, esclareceu Claudemir Malaquias chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, ao falar sobre a arrecadação de abril à Agência Brasil. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário